Frango com alimentador

CP Foods: O cultivo da "cozinha do mundo" com inovação em sustentabilidade

Logotipo da CP Foods, cliente da SAP

Plantando as sementes para um futuro com emissão zero até 2050

Guiada pelo compromisso "net zero by 2050" e pela visão "Kitchen of the World Through Sustainovation", a CP Foods implementou várias soluções SAP Sustainability para gerar insights estratégicos, viabilizar o compliance e aprimorar a rastreabilidade. Agora, a empresa está estabelecendo novos benchmarks nos setores agroindustrial e alimentício.

SetorRegiãoPorte da empresaParceiro
Agronegócio e bens de consumoBangcoc, Tailândia130.000 colaboradoresYASH Technologies

empresa do agronegócio no mundo a utilizar as soluções SAP Sustainability como arquitetura ponta a ponta para relatórios de emissões dos escopos 1, 2 e 3.

>30

workshops de blueprint de design coordenados em um cronograma de três meses.

1

sistema de registro preciso e auditável para emissões de escopo 1, 2 e 3 no nível corporativo.

Emissão zero é a única solução para as mudanças climáticas. As soluções SAP Sustainability nos dão insights automatizados em tempo real sobre as emissões reais, em vez de recorrer a médias manuais. Isso nos permite tomar decisões de negócios rápidas, embasadas e sustentáveis para nossas operações e o planeta.
Prasit Boondoungprasert
Diretor executivo, Charoen Pokphand Foods Public Company Limited

Experimentar o futuro do crescimento sustentável por meio de inovações ecológicas

O que começou como uma ideia de dois irmãos para abrir uma pequena loja de sementes criou raízes e se transformou em um império global. Hoje, a Charoen Pokphand Foods Public Company Limited (conhecida como CP Foods) é um conglomerado agroindustrial e alimentício tailandês que atua em 17 países, exporta para 50 países e cruzou cinco continentes para alcançar mais de quatro bilhões de consumidores. Fiel ao nome Charoen Pokphand, que significa “prosperidade para os clientes” e “prosperidade na alimentação”, a empresa construiu seus negócios com a promessa de fornecer alimentos e recursos que beneficiem os consumidores.

 

Os negócios da CP Foods estão centrados em três principais categorias: ração, produção agrícola e alimentos. A empresa promove segurança alimentar sustentável e rastreabilidade em toda a cadeia de valor. Desde o fornecimento de matérias-primas e produção de rações até a pecuária e produção de alimentos, o objetivo da empresa é disponibilizar aos consumidores produtos alimentícios de alta qualidade, seguros e ecologicamente corretos. Com a sustentabilidade em todos os pontos da jornada alimentar, a CP Foods compromete-se também a combater as mudanças climáticas e a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

 

Para cumprir a meta de zero emissão – reduzir em 42% as emissões de escopo 1 e 2 e em 30,3% as emissões de escopo 3 até 2030 –, a empresa precisava implementar soluções que simplificassem os dados de GEE e permitissem o compliance regulatório. Ela também buscava estruturar um sistema de relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG), preciso, auditável e padronizado em toda a organização. Estabelecer uma base integrada de apoio para essa gigante global exigiu uma transformação digital composta por múltiplas soluções interoperáveis.

Continuamos empenhados em promover a ‘sustentinovação’ – inovações que promovem o crescimento econômico, social e ambiental equilibrado. Com a integração dos dados de negócios e de sustentabilidade, podemos criar métricas ESG verificáveis que satisfazem os requisitos de compliance em nossas operações globais.
Prasit Boondoungprasert
Diretor executivo, Charoen Pokphand Foods Public Company Limited

Servir a sustentinovação com a ajuda das soluções SAP

A primeira fase do projeto de digitalização da CP Foods se concentrou na unidade de negócios de ração animal na Tailândia. Esta unidade é integrada aos demais setores da empresa, como agricultura e pecuária, e sua cadeia de suprimentos de rações é a espinha dorsal que conecta práticas agrícolas à produção de alimentos. O objetivo do projeto era reforçar a qualidade dos dados, a coleta, a acessibilidade e a rastreabilidade de ponta a ponta — desde a origem da matéria-prima até os agricultores, passando pelo negócio de rações.

 

A equipe de implementação se concentrou no cálculo das emissões de escopo 3 em todos os processos de cadeia de valor, transporte upstream e distribuição da CP Foods. O objetivo era permitir o acesso a insights inspirados em dados para promover a eficiência, dar suporte ao sourcing responsável e se alinhar à visão de sustentinovação da empresa. Para isso, a CP Foods contratou um time dedicado de gestão para controlar dados em sistemas díspares, coordenado com os stakeholders de TI e negócios da empresa responsáveis pelo programa emissão zero.

 

Especialistas da SAP, inclusive um gerente de programas e arquiteto chefe de solução, serviram de principais pontos de contato do time executivo da CP Foods para liderar e gerenciar o ciclo de vida do projeto do planejamento até o pós-lançamento. Isso envolveu gerenciar a governança do projeto, resolver rapidamente os problemas e garantir que a arquitetura da solução SAP da empresa fosse projetada para refletir com precisão os requisitos e casos de uso de negócios, bem como os padrões da SAP.

 

Em cada fase da implementação, os especialistas da SAP também trabalharam em estreita colaboração com a parceira YASH Technologies, que forneceu recursos técnicos e funcionais significativos para garantir o sucesso e a tranquilidade da entrada em operação.

 

Em última análise, a CP Foods implementou as soluções SAP Sustainability Control Tower e SAP Sustainability Footprint Management, bem como a solução de gestão ambiental EHS do SAP S/4HANA Cloud Private Edition, parte das soluções SAP Cloud ERP. Esta abordagem multinível de soluções gera insights sobre os processos de negócios baseados na sustentabilidade. Também respalda o compliance com a regulamentação de carbono de vários mercados, como a tarifa do Mecanismo de Ajuste Fronteiriço de Carbono (CBAM) da UE e a divulgação de risco climático da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA.

Fizemos parceria com a SAP porque ela investe na tecnologia que evolui conosco. Em essência, somos agricultores de terno e gravata, e agricultores que se preocupam com o meio ambiente.
Thossaporn Petporee
Vice-presidente sênior de transformação digital, Charoen Pokphand Foods Public Company Limited

Elaboração de um cardápio ecológico com sustentabilidade em cada garfada

A automação da coleta de dados com o SAP Sustainability Control Tower transformou o processo manual complicado em sistema centralizado em torno do ERP. Essa transformação estabeleceu um sistema de registro preciso e auditável para emissões de escopo 1, 2 e 3. A solução também fornece métricas dos GEE que subsidiam diretamente o desempenho da sustentabilidade. Agora, a CP Foods pode gerar relatórios ESG, como os relatórios do CBAM, para atender aos requisitos regulatórios atuais e futuros.

 

O SAP Sustainability Footprint Management calcula as emissões de carbono no nível corporativo de escopo 1, 2 e 3 para que a CP Foods obtenha a transparência da pegada de carbono. Este cálculo inclui emissões florestais, terrestres e agrícolas (FLAG) e emissões não FLAG, em compliance com os padrões da iniciativa de metas baseadas na ciência (SBTi). A empresa obteve clareza de carbono nos negócios de rações com o aproveitamento dos dados mestres e transacionais existentes do SAP S/4HANA Cloud para a gestão ambiental EHS. Com o SAP Sustainability Footprint Management, agora a CP Foods consegue identificar pontos problemáticos, ajustar a redução e determinar o impacto de carbono global da empresa de rações animais em toda a organização. O aprimoramento da estrutura de sustentabilidade da CP Foods com o SAP S/4HANA Cloud para gestão ambiental de EHS também viabilizou o compliance operacional e o alinhamento por meio de um sistema de registro preciso e centralizado para avaliação, monitoramento, análise e otimização dos processos de ar, água e resíduos.

 

Além disso, a capacidade de coletar e calcular as emissões de escopo 1, 2 e 3 permite que a CP Foods substitua sistemas ineficientes por fontes de energia renováveis para reduzir as emissões de GEE, o uso de água e os resíduos industriais.

Nutrir a sustentabilidade para criar um futuro com prioridade ecológica

A CP Foods segue comprometida em fazer da sustentabilidade o elemento essencial em cada etapa da jornada do campo ao prato. A empresa continuará a utilizar tecnologia inteligente, adotar energia renovável, promover práticas sustentáveis e selecionar fontes responsáveis para garantir segurança alimentar, acessibilidade e preços justos.

 

A escolha pelas soluções SAP Sustainability foi conduzida pelos líderes da estratégia de sustentabilidade e pelo programa emissão zero, fundamentada na meta comum de uma plataforma de TI integrada e escalável que permita expansão para outros processos. Isso envolve implementar a solução SAP Green Ledger para cálculos da pegada de carbono ao nível de produto e, futuramente, a rastreabilidade do material.

 

Reconhecendo o valor holístico das soluções SAP Sustainability — do gerenciamento eficiente de dados e conformidade à promoção de mudanças relevantes e mitigação de riscos futuros —, a CP Foods aproveitará novos recursos à medida que traça sua trajetória rumo à emissão zero até 2050.

Quer saber mais sobre a CP Foods?

Parceiro em destaque

A YASH Technologies é líder em integração de tecnologia e se especializa em ajudar os clientes a promover a transformação dos negócios. A abordagem centrada no cliente e o histórico comprovado da YASH ajudaram o time da SAP a implementar com sucesso as soluções SAP Sustainability e SAP Cloud ERP na CP Foods.

twitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixeltwitter pixel