media-blend
text-black

Interruptor de metro

O que é a gestão de serviços empresariais?

A gestão de serviços empresariais (ESM) é uma abordagem estratégica para a prestação de serviços que unifica, normaliza e automatiza os serviços dentro e entre departamentos, alinhando-se com os seus processos e fluxos de trabalho individuais e promovendo a eficiência em toda a organização.

default

{}

default

{}

primary

default

{}

secondary

Porque é que o ESM é importante?

Em diferentes departamentos empresariais, a definição de “cliente” varia bastante. Dependendo do ramo de atividade, as pessoas que estão a ser atendidas podem ser colaboradores, parceiros, fornecedores, equipas de contabilidade, cidadãos ou consumidores. Mas a única coisa que todos têm em comum são perguntas, questões e pedidos que precisam ser resolvidos.

Durante décadas, os departamentos de TI confiaram em práticas e ferramentas estabelecidas de gestão de serviços de TI (ITSM) para possibilitar a prestação de serviços e o suporte de TI às suas organizações. O ESM adota os princípios da gestão de serviços e estende-os a outros departamentos, como RH, atendimento ao cliente, finanças ou compras, para ajudar a simplificar, harmonizar e digitalizar os seus processos.

Responder aos pedidos de clientes internos envolve frequentemente fluxos de trabalho complexos e interdepartamentais, que muitas vezes incluem etapas de processamento manual—abrandando a resolução de problemas e deixando as pessoas à espera de respostas. Mas, ao substituir o trabalho não estruturado e rotineiro por alternativas modernas baseadas em automação, o ESM elimina silos organizacionais e apoia uma abordagem integrada e orientada para o cliente na prestação eficiente de serviços de ponta a ponta. Desta forma, as organizações melhoram as experiências dos clientes, aumentam a produtividade e reduzem custos.

O que envolve o ESM?

A ESM envolve uma variedade de ferramentas e práticas que ajudam a otimizar a prestação de serviços e a eficiência operacional em toda a empresa. Os principais componentes incluem:

Casos de utilização para ESM

O ESM pode ser aplicado em várias funções organizacionais para melhorar a eficiência, simplificar processos e aprimorar a prestação de serviços. Os casos de uso mais comuns para ESM incluem:

Equipa de Arranque

Quais são os benefícios do ESM?

O ESM oferece uma abordagem holística e integrada à gestão de serviços, que alinha a prestação de serviços com os objetivos e benefícios empresariais, melhorando o desempenho global do negócio e contribuindo para o sucesso organizacional a longo prazo. Aqui estão alguns dos principais benefícios de implementar o ESM:

Como implementar o ESM com sucesso?

O caminho para a implementação do ESM pode ser complexo e apresenta vários desafios, que vão desde a resistência cultural até às complexidades técnicas. Os passos seguintes ajudam a garantir uma implementação ESM bem-sucedida:

Principais tendências em ESM?

O avanço das tecnologias, a mudança dos ambientes de negócios e o aumento das expectativas quanto a uma prestação de serviços eficiente significam que o software de gestão de serviços está a evoluir rapidamente. Aqui estão algumas tendências-chave que estão a moldar o futuro da ESM:

Introdução ao ESM

As organizações que adotam um modelo de prestação de serviços partilhados estarão bem posicionadas para alcançar uma maior eficiência, uma melhor prestação de serviços e uma vantagem competitiva sustentável. Mas como começar?

Soluções como o SAP Enterprise Service Management oferecem capacidades abrangentes de ESM para apoiar serviços partilhados em vários departamentos, desde Recursos Humanos e finanças até aprovisionamento e atendimento ao cliente. Ao contrário de alguns fornecedores que oferecem ferramentas especializadas para áreas de negócio específicas, a abordagem holística da SAP reduz a complexidade e os custos associados à gestão de múltiplos sistemas distintos. Em vez disso, o SAP Enterprise Service Management suporta uma arquitetura ESM fortemente integrada que promove a eficiência, a consistência e a inovação em toda a sua organização.