O que é um copiloto de IA?
Uma nova aplicação prática da inteligência artificial (IA) generativa está a tomar o mundo de assalto: copilotos de IA. Um copiloto é um tipo de assistente virtual alimentado por IA que pode usar dados e computação para ajudar nas suas tarefas. Explicamos que tipos de copilotos existem, que benefícios oferecem e como pode usá-los.
O que é um copiloto: Assistente de IA explicado
Se utiliza a Internet regularmente, é provável que já tenha ouvido falar de IA generativa (às vezes chamada de gen AI). Talvez tenhas experimentado uma das plataformas de IA generativa quando ainda eram uma novidade saída diretamente da ficção científica: pediste ao ChatGPT para escrever um poema sobre queijo ou fizeste com que o DALL-E pintasse um gato, tal como o teu, no estilo de van Gogh. Até agora, pode ter usado para redigir e-mails, resumir informações ou ajudar com matemática complexa. Então, como utiliza a IA generativa para o trabalho e tarefas diárias?
Uma aplicação prática da IA generativa é um novo tipo de ferramentas: copilotos de IA. O nome parece adequado porque o que é um copiloto senão um parceiro de confiança para o capitão? Tal como o seu homónimo humano, um copiloto de IA pode ajudar a pessoa responsável—você—a navegar por tarefas complexas e importantes.
Então, no mundo da IA, o que é exatamente um copiloto? Simplificando, um copiloto de IA é um assistente virtual que pode usar dados e computação para ajudá-lo a realizar tarefas de forma mais eficiente: desde gerar conteúdo em segundos até obter insights de dados com um único comando. Como um assistente de IA poderia dizer, um copiloto ajuda a “aumentar a produtividade e a eficiência”—em outras palavras, fazer o seu melhor trabalho enquanto gasta menos tempo e esforço.
Os copilotos vêm em várias formas: alguns são aplicações independentes, como o famoso ChatGPT da OpenAI, enquanto outros podem ser integrados em infraestruturas maiores. No último caso, copilotos podem ser integrados em outras aplicações, como ferramentas de produtividade no local de trabalho, sites de retalho ou ecossistemas de software inteiros. Em todas as aplicações, o objetivo de um copiloto de IA é ajudar o utilizador—você.
Ferramentas de IA generativa que pode ter encontrado:
- ChatGPT: um assistente de IA generativa independente que pode gerar, resumir e traduzir texto, responder a perguntas e manter uma conversa como um chatbot
- DALL-E, Midjourney, e Stable Diffusion: modelos de IA de texto para imagem que podem gerar imagens a partir de descrições em linguagem natural
- Jasper: um copiloto de IA completo que pode gerar conteúdo de marketing, incluindo texto e imagens, e fornecer insights
- Microsoft Copilot: uma ferramenta de produtividade alimentada por IA que fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo aos utilizadores melhorar a criatividade, produtividade e competências
- Joule: um copiloto de IA generativa integrado no software de produtividade do local de trabalho para ajudar na geração de conteúdo, análise, conclusão de código e otimização de processos empresariais
Microsoft Copilot e Joule estarão conectados através de uma integração bidirecional profunda, permitindo que os funcionários realizem mais tarefas no fluxo de seu trabalho através de acesso contínuo a informações de aplicações empresariais na SAP, bem como no Microsoft 365.
Como funciona um copiloto de IA?
Então, o que é um copiloto de um ponto de vista técnico, como funciona, e o que tem a ver com IA generativa? Para entender como funcionam os copilotos de IA, vamos organizar a nossa nomenclatura.
No contexto da inteligência artificial, um copiloto de IA é um assistente virtual inteligente que pode ajudar um utilizador humano a trabalhar mais rapidamente e de forma mais eficiente, graças a três tecnologias subjacentes:
Estas tecnologias são o passo crucial na evolução dos assistentes virtuais: de um chatbot simples baseado em algoritmos com comportamentos roteirizados—para um verdadeiro parceiro na produtividade, que os copilotos podem ser hoje. Um copiloto de IA especializado pode até ser usado com dados de primeira parte e integrado em ferramentas de produtividade e fluxos de trabalho, mas explicaremos mais sobre isso mais tarde.
Que tipos de copilotos de IA existem?
Existem vários tipos de copilotos de IA—e várias maneiras de classificá-los. Aqui estão três classificações que achamos que serão úteis:
Por meio de acesso: um copiloto pode
- Seja acessível diretamente como uma interface de chat no seu navegador, como o ChatGPT
- Venha como software independente para download (por exemplo, como Parthean)
- Tenha opções de integração com as suas outras ferramentas, da mesma forma que o Jasper tem extensões para o seu navegador e integrações com aplicativos de terceiros, como o Google Docs
- Esteja totalmente integrado num ecossistema de produtividade existente ou numa infraestrutura empresarial, da mesma forma que Joule está integrado com as soluções SAP
Por base de conhecimento: um copiloto pode
- Confie apenas em informações externas (ou seja, na Internet e nos conjuntos de dados em que foi treinado) e no que aprende ao interagir consigo
- Seja capaz de integrar com os dados estruturados e não estruturados seus ou da sua empresa, como bases de dados de clientes ou documentos de políticas de RH
Por versatilidade de aplicação: um copiloto pode
- Seja um assistente geral para todos os fins, como o Gemini do Google
- Seja um assistente ou conselheiro específico para a indústria ou uso, como o GitHub Copilot, adaptado especificamente para desenvolvedores e programadores, ou como o assistente financeiro Parthean AI
- Seja um copiloto de trabalho versátil integrado num ambiente existente, mas servindo múltiplos propósitos. Por exemplo, Joule está integrado com várias soluções SAP, atendendo a uma variedade de casos de uso empresarial.
Qual é a diferença entre um copiloto de IA e um chatbot?
Uma das características definidoras de um copiloto de IA típico é que ele pode receber sua entrada na forma de prompts conversacionais. Isto significa que pode "falar" com ele em linguagem natural em vez de código. Então, são os copilotos de IA simplesmente um tipo de chatbot? Não exatamente.
Os chatbots, de alguma forma, já existem há algum tempo. Alguns dos exemplos bem conhecidos dos primeiros tempos datam de bastante tempo atrás e incluem ELIZA (1967) e Jabberwacky (1997). Mas as interações mais sofisticadas e dinâmicas que você espera dos chatbots hoje devem-se aos avanços em aprendizagem de máquina e, especificamente, IA generativa. Portanto, nem todos os chatbots são alimentados por IA generativa, mas algumas plataformas de IA generativa podem ser consideradas chatbots (por exemplo, ChatGPT). Da mesma forma, algumas plataformas, como DALL-E e Midjourney, são IA generativa, mas não chatbots. Certas ferramentas de IA generativa podem, de facto, ser consideradas tanto um chatbot como um copiloto de IA: por exemplo, Jasper e Gemini da Google. No entanto, há uma distinção crucial entre um assistente de IA genérico e um copiloto completo: o uso pretendido e a sua adequação para o trabalho.
Um assistente independente como o ChatGPT pode fornecer respostas e realizar certas tarefas, mas depende de informações externas—como dados da Internet (às vezes de intervalos de tempo específicos). Não "conhece" você ou o seu negócio, não tem acesso às suas ferramentas de produtividade e dados, e pode faltar contexto. Em contraste, um copiloto de IA dedicado pode ser:
- Integrado com as suas fontes de dados para fornecer resultados relevantes ao contexto, em vez de usar apenas os dados externos genéricos
- Integrado em outras ferramentas, incluindo software de produtividade e sistemas empresariais—por exemplo, da mesma forma que o copiloto de IA da SAP, Joule, está integrado com as soluções SAP
- Usado para uma gama mais ampla de ação e tipos de saída, dependendo das tarefas
- Dado o acesso aos seus dados estruturados, tais como, por exemplo, informações de clientes, documentos de política de RH, vários registos, ou dados da cadeia de abastecimento
Por que deve usar um copiloto de IA para o trabalho?
Tanto a adoção como o desenvolvimento de generative AI estão em ascensão, e é bastante provável que os copilotos de IA vieram para ficar. Então, que vantagens e desafios pode esperar ao usar um copiloto de IA para o trabalho?
Para os funcionários, os assistentes de IA ajudam a melhorar no trabalho: com um copiloto de IA, pode estar no seu melhor—mas com menos tempo e esforço. E para os empregadores, eles prometem aumentar a produtividade: se cada funcionário tiver um melhor desempenho, toda a empresa também pode melhorar.
Embora ambas as expectativas sejam razoáveis, a IA generativa tem limitações e nuances que vale a pena ter em mente. Nos ambientes de trabalho, os copilotos de IA precisam ser usados de forma responsável, sensata e de uma maneira que seja clara e aceitável tanto para o empregador quanto para os empregados.
Quais são os benefícios de usar um copiloto para trabalho e negócios?
E se os seus dados pudessem falar? Um copiloto de IA pode falar linguagem natural, agir e gerar insights ou conteúdo. Com quase qualquer tarefa em que se concentre—o seu copiloto está sempre pronto para ajudar. Assim como um colega rápido, confiável e competente que conhece o seu negócio de dentro para fora, o copiloto de IA certo pode ajudá-lo a economizar tempo e recursos, obter insights mais confiáveis e alcançar melhores resultados.
Isso é especialmente verdadeiro para um copiloto de IA que realmente entende o seu negócio. Quando funciona com as suas ferramentas, os seus dados empresariais e as suas tarefas específicas, um copiloto pode ser mais eficaz:
Relevante
Com IA desenvolvida para negócios e incorporada nos seus fluxos de trabalho, o seu copiloto tem o contexto e a infraestrutura para gerar impacto imediato nos negócios exatamente onde você deseja.
Fiável
Quando o copiloto de IA está baseado em os dados da sua empresa, pode obter respostas rápidas e insights inteligentes sob demanda, sem gargalos e com menos risco de erro humano. Isto ajuda-o a tomar decisões com mais confiança.
Responsável
Dados e ferramentas proprietárias requerem privacidade, segurança e conformidade. Um assistente de IA genérico que não "sabe" nada sobre o seu negócio pode ser menos eficaz. Mas, assim como não confiaria a um estranho informações sensíveis sobre si, os dados da sua empresa não devem ser partilhados com modelos de IA que não conseguem mantê-los seguros. E essa é outra razão para usar um copiloto de IA dedicado incorporado nas suas soluções empresariais, onde pode manter total controlo sobre a tomada de decisões e a privacidade dos seus dados num ambiente seguro.
Em tempo real
Por um tempo após o ChatGPT ter se tornado popular, seu conhecimento incluía dados apenas até setembro de 2021. Para uma empresa, confiar em informações desatualizadas é uma receita para se tornar notícia de ontem. Mas quando o seu copiloto de IA está integrado no seu ecossistema empresarial, pode acompanhar automaticamente cada mudança nos seus dados. Conhecimento atualizado é um pré-requisito para perceções mais precisas—e melhores resultados.
Gratificante
Quase ninguém conhece o seu negócio e os seus clientes melhor do que você; o truque é aproveitar bem esse conhecimento. Por exemplo, os dados de primeira parte são um tesouro que, surpreendentemente, muitas empresas subutilizam. Um copiloto de IA integrado com os seus dados ajuda a colocar esse conhecimento arduamente conquistado em bom uso e tornar os seus dados de primeira parte meticulosamente coletados, ferramentas e fluxos de trabalho poderosos, e infraestrutura—acessíveis e ao seu serviço.
Quais são os casos de uso comuns de copiloto de IA?
Então, o que pode fazer com copilotos de IA? Dependendo dos seus objetivos e do copilot exato que utiliza, há uma variedade quase infinita de aplicações em muitas indústrias e funções. Aqui estão alguns exemplos comuns de como pode usar um copiloto de IA para o trabalho (esta lista não é exaustiva):
Desenvolvimento de software e conclusão de código
Útil para: desenvolvedores de software, pessoal de TI e empresas que trabalham nas suas próprias aplicações.
O seu copiloto de IA pode ajudá-lo a: escrever código, configurar lógica de aplicação e simplificar a geração de modelos de dados, entidades de serviço, dados de exemplo e anotações de interface do utilizador.
Exemplo: com SAP Build Code, pode usar o copiloto de IA da SAP, Joule, para codificar, testar, integrar e gerir ciclos de vida de aplicações Java e JavaScript.
Recrutamento e gestão de pessoas
Útil para: recrutadores, gestores de contratação e RH.
O seu copiloto de IA pode ajudá-lo a: escrever descrições de trabalho, simplificar a avaliação de candidatos, preparar-se para entrevistas, ajudar a promover o crescimento profissional dentro da empresa.
Exemplo: com soluções SAP SuccessFactors HCM, pode usar o copiloto de IA da SAP, Joule, para escrever descrições de trabalho precisas e equitativas mais rapidamente, evitar o viés cognitivo durante a avaliação de candidatos, gerar perguntas para a entrevista com base na descrição do trabalho e apresentar sugestões de aprendizagem adaptadas aos objetivos profissionais de cada funcionário.
Capacitação de vendas e otimização de negócios
Útil para: equipas de vendas, gestores de crescimento empresarial, e a maioria das operações principais (desde finanças e logística até fabrico e compras).
O seu copiloto de IA pode ajudá-lo a: escrever e-mails e outras comunicações para clientes e potenciais leads, obter informações relevantes mais rapidamente, navegar em software de produtividade e outras ferramentas empresariais com facilidade, maximizar a eficiência das suas operações empresariais, otimizar processos de tomada de decisão, e muito mais.
Exemplo: com SAP CX AI Toolkit, pode usar o copiloto de IA da SAP, Joule, para encontrar insights ocultos, gerar conteúdo relevante e proporcionar interações de vendas eficazes.
Marketing e experiência de cliente
Útil para: equipas de marketing, profissionais de desenvolvimento de conteúdo, gestores de experiência do cliente e outros.
O seu copiloto de IA pode ajudá-lo a: gerar e iterar rapidamente conteúdo atraente, automatizar e acelerar segmentações de público, melhorar a experiência do cliente e criar estratégias baseadas em dados.
Exemplo: com SAP Customer Data Platform, pode usar o copiloto de IA da SAP, Joule, para criar jornadas de clientes, segmentos e indicadores mais rapidamente, visualizar perfis de clientes, obter insights de clientes em tempo real, alimentar experiências personalizadas e muito mais.
O futuro dos assistentes de IA: tendências a observar
Os exemplos acima representam apenas uma fração das potenciais aplicações para copilotos de IA. Muitos outros usos já existem, e ainda mais provavelmente serão descobertos ou tornados possíveis num futuro próximo à medida que os assistentes virtuais se tornem comuns. Os gigantes da tecnologia já estão a apressar-se para introduzir e promover os seus produtos copiloto de uso geral, mesmo enquanto empresas de outros setores estão a desenvolver copilotos de IA especializados para os seus nichos e indústrias: desde a educação à saúde e desde as finanças ao imobiliário. Os analistas mais proeminentes parecem esperar que a IA generativa impacte profundamente a economia global e a produtividade—sem mencionar, a vida e o trabalho diários das pessoas. Dada a sua proeminência atual e prevista, é natural questionar a segurança e a regulamentação da tecnologia alimentada por IA generativa.
Copilotos de IA: ética, governança e fiabilidade
Como a maioria das tecnologias revolucionárias, os copilotos de IA vêm com implicações éticas. Governos, empresas e sociedades precisarão harmonizar o seu potencial progressivo e positivo—contra os riscos de uso indevido que as tecnologias mais impactantes apresentam. Como os copilotos de IA dependem de IA generativa, estas considerações éticas e de governança aplicam-se a eles também. Aqui estão algumas preocupações sobre IA generativa que vale a pena ter em mente, especialmente ao usar um copiloto de IA para o trabalho:
Viés
Embora inteligência artificial opere com dados e modelos de IA, em vez de opiniões e sentimentos, como os humanos fazem, o conteúdo gerado por IA não está imune a preconceitos. Como os desenvolvedores podem treinar a IA usando uma variedade de conjuntos de dados de fontes externas, como a Internet ou fornecedores de dados de terceiros — esses dados podem conter preconceitos. Além disso, a seleção de dados em si pode ser inerentemente tendenciosa e até discriminatória.
Questões a considerar: quais são as fontes de dados de treino, e quão transparentes são os modelos de IA usados pelo seu copiloto de IA?
Saída não confiável
A IA generativa pode, por vezes, produzir resultados enganosos ou defeituosos. Num fenómeno chamado "alucinação", uma plataforma de IA pode gerar conteúdo plausível, mas factualmente incorreto. Por exemplo, um chatbot com tecnologia de IA pode incluir falsidades aleatórias nas suas respostas.
Questões a considerar: o desenvolvedor do copiloto de IA que está a utilizar toma medidas suficientes de garantia de qualidade? O utilizador está informado sobre a natureza e as limitações da IA generativa?
Segurança e conformidade
À medida que as pessoas se habituam a depender da IA generativa no trabalho, a conformidade com as práticas de privacidade de dados, sem mencionar a segurança, pode tornar-se uma preocupação para os empregadores. Por exemplo, um funcionário pode compartilhar as informações proprietárias da sua empresa com um copiloto de IA desenvolvido e gerido por um terceiro, inadvertidamente dando a uma fonte externa acesso não autorizado a dados internos. Isto criaria um risco de segurança. Alternativamente, um funcionário pode inferir informações sensíveis ou privadas às quais não deveria ter acesso—usando um copiloto que utiliza dados da empresa.
Questões a considerar: a organização está familiarizada com IA e oferece formação em IA aos funcionários? O desenvolvedor do copiloto de IA está atento à segurança e conformidade?
Muitas destas preocupações legítimas podem ser resolvidas utilizando um copiloto de IA dedicado incorporado no seu fluxo de trabalho, em vez de um genérico externo. Por exemplo, Joule, o copiloto de IA generativa da SAP, pode ajudar os recrutadores, que utilizam as soluções de recrutamento SAP SuccessFactors, a evitar o viés cognitivo durante a avaliação de candidatos e a escrever descrições de trabalho livres de viés de género. Em particular para os empregadores, será importante antecipar-se à tendência da IA. Se a empresa oferecer proativamente um copiloto de IA funcional e eficaz integrado aos sistemas de trabalho, os funcionários podem ter mais facilidade em aprender a usá-lo corretamente e responsavelmente—em um ambiente seguro.
Como começar com um copiloto de IA?
Dependendo do tipo de copiloto de IA que deseja usar, começar pode ser muito fácil. Um assistente de IA para todos os fins, como o ChatGPT, não é difícil de entender: eles são frequentemente acessíveis diretamente através do seu navegador ou de uma aplicação descarregável. E muitos copilotos especializados são ainda mais fáceis: se já estiverem integrados nas ferramentas que utiliza, só precisa começar a colocá-los a trabalhar.
Perguntas frequentes
Saiba mais sobre como copilotos de IA revolucionam negócios.
Produto SAP
Conheça Joule: o copiloto de IA que realmente entende o seu negócio.
O inovador copiloto de IA da SAP, Joule, atua como seu copiloto de trabalho em todas as aplicações SAP.