flex-height
text-black

Quatro pessoas numa reunião informal

Estratégia de gestão de talentos para uma força de trabalho ágil num mundo disruptivo

Quando foi a última vez que o seu empregador perguntou se está satisfeito com o seu trabalho e se está equipado com as competências necessárias para prosperar? Estas perguntas são comuns numa empresa com um programa eficaz de gestão de talentos.

As empresas estão a transformar as operações para se manterem à frente da disrupção, seja trabalhando remotamente ou mudando os modelos de negócio. No entanto, à medida que as organizações mudam, as lacunas de talento são ainda mais evidentes. As empresas precisam de atender às crescentes expectativas da experiência dos colaboradores, tendo uma força de trabalho empenhada com as competências certas no lugar. Uma estratégia de gestão de talentos ajuda a alcançar isso – e impulsiona os resultados empresariais.

A gestão de talentos abrange recrutamento, integração, desempenho e objetivos, compensação, aprendizagem, e sucessão e desenvolvimento. Quando todas essas coisas funcionam em harmonia, a gestão eficaz de talentos torna-se uma vantagem competitiva para a empresa.

As tendências que moldam a gestão de talentos

As linhas estão a esbater-se entre o trabalho e a vida pessoal das pessoas, e as empresas estão a transformar a forma como operam como resultado. Uma onda de tendências está a moldar as estratégias de gestão de talentos para apoiar o sucesso e o bem-estar dos funcionários, mas aqui estão três grandes:

Essas três tendências não vão desacelerar tão cedo e irão afetar o local de trabalho e o resultado final de maneiras que exigem elevar os fundamentos da gestão de talentos.

Mulher a trabalhar em casa, em chamada de vídeo com colegas de trabalho

5 melhores práticas para uma estratégia eficaz de gestão de talentos

Apesar das melhores intenções, barreiras comuns podem impedir o mais cuidadoso planeamento de gestão de talentos. Estes desafios incluem dados imprecisos, processos manuais e díspares, falta de apoio executivo e preconceito inconsciente na tomada de decisões.

Existem cinco fundamentos de uma estratégia eficaz de gestão de talentos que podem ajudar as empresas a superar estes e outros desafios comuns.

1. Alinhar objetivos e determinar métricas

Se as pessoas e as suas competências são fundamentais para um negócio, não deveria a gestão de RH e de talentos ajudar a construir a visão e os objetivos de uma empresa? Quando os Recursos Humanos são uma parte ativa do negócio geral e não operam isoladamente, os objetivos dos funcionários e do negócio alinham-se mais estreitamente, de cima para baixo.

Sob uma Estrela do Norte, o alinhamento de objetivos ajuda os funcionários a entenderem suas responsabilidades mais claramente. Isto leva a uma maior responsabilidade, bem como a um desempenho de trabalho mais forte e à apropriação pelos funcionários do sucesso da empresa. Tudo isto requer comunicar claramente os objetivos da empresa em toda a organização, com os gestores a poderem aceder e visualizar os objetivos de outros departamentos para reduzir a redundância e construir apoio interfuncional. Com todos a trabalhar juntos para os mesmos objetivos, as equipas podem atuar com maior confiança e rapidez.

Quando o fornecedor da indústria automóvel Kongsberg Automotive, que possui 25 instalações de produção globais, percebeu que precisava das competências e habilidades certas para se adaptar ao aumento da automação na fabricação, ligou as suas necessidades empresariais e expectativas à sua abordagem de aprendizagem e requalificação. O seu sistema de gestão de aprendizagem de RH tornou-se totalmente digital e deu aos funcionários mais controlo, e portanto responsabilidade, sobre o seu desenvolvimento profissional e carreiras.

Para atender à maior prevalência de IA e realidade aumentada e virtual (AR/VR) na indústria automóvel, a Kongsberg Automotive está a proporcionar desenvolvimento contínuo para que os funcionários trabalhem mais de perto com as máquinas – o que está alinhado com os objetivos empresariais.

2. Crie uma marca empregadora forte

Cada vez mais candidatos a emprego estão a fazer perguntas que exigem que os recursos humanos repensem o planeamento de talentos e o recrutamento muito além do salário e dos benefícios. “É esta uma empresa pela qual terei orgulho de trabalhar? Esta empresa está alinhada com os meus valores?” Essas são apenas algumas das questões que as melhores práticas de gestão de talentos devem ajudar a resolver.

Sustentabilidade, DEI, e esforços de bem-estar não devem ser limitados ao escritório de responsabilidade social corporativa. Os recrutadores devem estar bem cientes de que estão em uma posição mais fraca para atrair e reter talentos de topo sem uma forte marca empregadora. E uma estratégia eficaz de gestão de talentos garante que existam múltiplas formas para os funcionários se manterem envolvidos e encontrarem apoio para os seus valores.

3. Foque na experiência do funcionário

Os funcionários esperam o mesmo tipo de experiência de nível de consumidor quando acedem aos seus benefícios online, tal como quando fazem compras em sites de comércio eletrónico. Soluções de RH modernas baseadas na nuvem (como gestão de capital humano (HCM) e ferramentas de gestão de talentos) podem agora oferecer uma experiência melhorada com interfaces de utilizador modernas que apoiam uma força de trabalho móvel em uma ampla gama de processos de gestão de RH e talentos. Isto facilita um alto desempenho – assim as pessoas podem concentrar-se nos seus trabalhos e a produtividade melhora. E, o mais importante, as empresas podem agora procurar continuamente feedback dos funcionários, permitindo que os líderes ouçam e respondam às necessidades das suas pessoas.

A empresa ferroviária de Kansas, Watco Companies, por exemplo, experimentou um crescimento massivo seguido por um aumento na papelada para lidar com as informações dos membros da equipe. Isto prejudicou a experiência de trabalho para os 5.000 funcionários da empresa e membros da equipa de RH. A empresa lançou um novo software HCM que ajuda a focar na experiência do funcionário e agora a informação está instantaneamente disponível quando e onde é necessária. Os dados pessoais, por exemplo, estão disponíveis eletronicamente para todos os outros fins de RH uma vez inseridos. Mais autoatendimento, acesso móvel e uma interface fácil contribuíram para uma melhor experiência para os funcionários, o que se traduz numa melhor experiência para os clientes. O software HCM também pode apoiar estratégias gerais de gestão de talentos para manter os funcionários envolvidos, focados e motivados.

4. Incentivar uma cultura de alto desempenho

As melhores estratégias de gestão de talentos ajustam o aprendizado e desenvolvimento, a compensação e recompensas, e as promoções internas para que os funcionários se sintam motivados, produtivos e capazes de atuar no seu máximo. E quando os objetivos estão alinhados, a gestão de talentos pode ajudar os funcionários a serem o seu melhor e melhorar os resultados empresariais.

Em uma cultura de alto desempenho, a gestão contínua de desempenho parecerá mais uma lista de tarefas do que um projeto de fim de ano demorado e insatisfatório. Quando os funcionários recebem feedback mais frequente e específico, em vez de ouvir "Bom trabalho", podem crescer profissionalmente enquanto avançam nos resultados empresariais.

5. Obtenha uma visão única dos funcionários

Gestores e funcionários procuram flexibilidade, consistência e visibilidade, especialmente à medida que as necessidades do negócio mudam. Um sistema flexível com uma visão de ponta a ponta da força de trabalho permitirá que líderes de várias funções identifiquem lacunas de aprendizagem e reconheçam o potencial dos funcionários que abre novos caminhos de carreira. E uma única fonte de dados permitirá que funcionários, gestores, RH e outros líderes reavaliem regularmente e de forma transparente o desempenho e acompanhem o desenvolvimento de qualquer funcionário.

Colhendo os benefícios de uma estratégia de gestão de talentos bem-sucedida

Como sabe se a sua estratégia de gestão de talentos está a funcionar? A satisfação dos funcionários mensurável deve mostrar que as pessoas se sentem valorizadas e relatam oportunidades para aprender e crescer. E as taxas de retenção de funcionários mostrarão não apenas se as pessoas querem permanecer numa organização, mas as taxas de mobilidade interna e promoção também podem mostrar que os funcionários estão a adquirir as competências para se moverem para novas posições. Os resultados proliferam a partir daí, começando com o aumento da produtividade e do envolvimento dos funcionários de alto desempenho.

Além disso, uma estratégia de gestão de talentos frutífera mostrará progresso em direção a um negócio além do preconceito. Isso significa usar análises e métricas que podem mudar o comportamento em direção à inclusão e reduzir o preconceito inconsciente na tomada de decisões ao longo de todo o ciclo de vida do funcionário.

Com mais flexibilidade, inovação e personalização para as preferências e necessidades dos funcionários, as empresas verão valor num sistema que pode continuamente escalar e adaptar-se à medida que uma organização muda. E com um mercado que se move mais rápido a cada dia, as organizações têm pouca escolha senão começar a pensar na gestão de talentos de forma holística. Esses são os lugares onde as pessoas escolherão trabalhar e dar o seu melhor.

Logótipo da SAP

Produto SAP

Explore o software de gestão de talentos

Atrair, desenvolver e reter os melhores talentos que o seu negócio precisa para ter sucesso.

Saiba mais

Perguntas frequentes sobre a estratégia de gestão de talentos

O que é a gestão de talentos?
Gestão de talentos abrange recrutamento, integração, desempenho e objetivos, compensação, aprendizagem, e sucessão e desenvolvimento. A gestão eficaz de talentos vai além dos processos tradicionais para oferecer experiências de talento que permitem às organizações contratar, desenvolver e reter os melhores talentos. Pode incluir a procura de talentos locais e globais, uma excelente experiência para candidatos e funcionários, aprendizagem e desenvolvimento eficazes, um programa otimizado de compensação e reconhecimento, e mais.
Quais são os principais componentes da gestão de talentos?
Existem muitos componentes chave na gestão de talentos. Incluem objetivos e métricas alinhados, uma marca empregadora forte com valores que envolvem os funcionários, e um foco na experiência do funcionário. A gestão eficaz de talentos também incentiva uma cultura de alto desempenho e fornece uma visão única dos funcionários.
O que é um processo de gestão de talentos?
Os processos de gestão de talentos apoiam todo o ciclo de vida do colaborador, desde o recrutamento até à sucessão e desenvolvimento. Por exemplo, o processo de recrutamento para identificar os melhores candidatos enquadra-se na gestão de talentos. Também poderia incluir o desenvolvimento de um grupo de talentos internos altamente qualificados como um processo de planeamento de sucessão.
Por que é importante uma estratégia de gestão de talentos?
Uma estratégia de gestão de talentos ajuda a identificar e preencher lacunas de competências chave, apoia uma força de trabalho produtiva e engajada, e impulsiona os resultados empresariais. À medida que a força de trabalho espera cada vez mais uma experiência de empregado ao nível do consumidor e os empregadores se envolvem numa luta por talento, uma estratégia eficaz de gestão de talento proporcionará aos empregadores uma maior retenção e a capacidade de competir na economia global. Estas organizações podem adaptar-se mais agilmente a novas oportunidades e disrupções.
Quais são os objetivos da gestão de talentos?
O objetivo final da gestão de talentos é alcançar os objetivos empresariais de uma empresa. Para tal, a gestão de talentos esforça-se por ter colaboradores de alto desempenho e pela retenção de talentos de topo. Embora diferentes organizações tenham objetivos empresariais variados, os melhores resultados da gestão de talentos incluem maior satisfação dos funcionários, taxas de mobilidade interna e promoção, e uma força de trabalho mais diversa e inclusiva.
Quais são os modelos de gestão de talentos?
Uma empresa cria o seu modelo de gestão de talentos para apoiar os objetivos do negócio. Como uma empresa atrai, retém e desenvolve os seus colaboradores deve estar alinhado com a visão de como e onde uma organização quer liderar e crescer. O modelo também deve considerar futuras disrupções ou recessões, e como as pessoas e novas tecnologias podem ser redistribuídas para sustentar o crescimento da empresa em meio a condições macroeconómicas desafiadoras.