flex-height
text-black

Campo de flores coloridas

O que é a otimização da cadeia de abastecimento hoje?

A otimização da cadeia de abastecimento consiste em melhorar a eficiência e a eficácia de uma rede de cadeia de abastecimento. Hoje, isto inclui o uso de tecnologias modernas e análise de dados para se adaptar rapidamente às exigências dos consumidores e aos desafios e disrupções complexos.

As principais prioridades de otimização da cadeia de abastecimento não mudaram realmente durante décadas, até mesmo séculos: Garantir que os clientes estejam satisfeitos, aumentar a eficiência e a rentabilidade, e equilibrar a oferta e a procura. E enquanto essas prioridades centrais permanecem na vanguarda, as empresas hoje encontram-se enfrentando níveis de mudança e incerteza que nunca viram antes. A má notícia é que coisas como eventos climáticos, convulsões económicas e agitação geopolítica parecem tornar-se mais complexas a cada ano que passa. Mas a boa notícia é que agora pode aproveitar as tecnologias e ferramentas inteligentes para melhorar as estratégias de otimização da cadeia de abastecimento cada vez mais sofisticadas.

A evolução da otimização da rede de cadeia de abastecimento

Com a globalização e os avanços tecnológicos, o alcance e o benefício potencial em toda a empresa da otimização da cadeia de abastecimento expandiram-se significativamente ao longo dos anos.

As etapas da otimização da cadeia de abastecimento

Para alcançar os resultados mais eficientes e eficazes, o processo de otimização da cadeia de abastecimento é normalmente segmentado em três fases. Esta abordagem visa alcançar objetivos estratégicos de negócios enquanto impulsiona o desempenho geral e melhora a satisfação do cliente.

  1. Design da cadeia de abastecimento

Esta fase estabelece a base para todas as atividades subsequentes. Envolve criar a estrutura da sua cadeia de abastecimento para alinhar com os objetivos estratégicos do seu negócio.

  1. Planeamento da cadeia logística

O planeamento estratégico é um componente crítico da otimização da cadeia de abastecimento, focado na construção do seu modelo de negócio contínuo e no estabelecimento de metas alcançáveis e indicadores-chave de desempenho (KPIs).

  1. Execução da cadeia de abastecimento

A execução na otimização da cadeia de abastecimento é onde o planeamento estratégico encontra a aplicação no mundo real. É o estágio onde as estratégias e planos concebidos são colocados em ação.

Colaboração e integração B2B na otimização da cadeia de abastecimento

A capacidade de colaborar com a sua rede B2B numa plataforma unificada é um componente essencial nos seus esforços estratégicos para otimizar. No passado, alcançar os objetivos desejados das três fases de otimização da cadeia de abastecimento (design, planeamento e execução) era um processo linear, envolvendo comunicação um a um, com atrasos nas respostas e eventos que muitas vezes já tinham ocorrido antes de alguém estar a par deles.

Quando pode conectar-se com os seus parceiros comerciais em tempo real, partilhando dados acionáveis e insights significativos à medida que acontecem, pode gerir a disrupção, mitigar riscos, executar planos de contingência e integrar rapidamente e comprar de novos fornecedores, se necessário.

Exemplos de otimização de processos da cadeia de abastecimento

Aqui estão alguns objetivos principais de otimização para ajudar a tornar as suas funções principais da cadeia de abastecimento mais resilientes:

  1. Otimização de armazém
    • Algoritmos avançados de IA analisam dados históricos para prever necessidades futuras de estoque e otimizar o espaço do armazém. Dispositivos IoT rastreiam o inventário em tempo real, fornecendo informações valiosas sobre o movimento de estoque, reduzindo o desperdício e garantindo que os produtos estejam disponíveis quando necessário.
  2. Otimização de inventário
    • Ferramentas sofisticadas de análise preditiva processam dados de vendas, tendências sazonais e flutuações de mercado para prever a procura com precisão. Isto previne excedentes, reduz os custos de armazenamento e minimiza o risco de rupturas de stock, garantindo um inventário equilibrado.
  3. Otimização de logística
    • A IA permite-lhe integrar dados em tempo real de várias fontes, ajudando-o a conceber rotas e horários de entrega mais eficientes. Isto reduz o consumo de combustível, diminui os tempos de entrega e melhora a eficiência geral do transporte.
  4. Otimização de fabricação
    • O feedback dos clientes combinado com prototipagem rápida e processos de fabricação ágeis significa uma adaptação mais rápida às tendências do mercado e ciclos de desenvolvimento de produtos mais rápidos, reduzindo o tempo de entrada no mercado.
  5. Otimização do serviço ao cliente
    • A análise de dados de vendas e revisões fornece insights mais profundos sobre o comportamento e as preferências dos clientes. Isto permite-lhe oferecer suporte e serviços personalizados e melhorar a satisfação e lealdade dos clientes.
  6. Sustentabilidade otimizada
    • A análise do consumo de recursos e das práticas da cadeia de abastecimento ajuda a tomar decisões informadas que reduzem o impacto ambiental, como otimizar rotas para menores emissões e selecionar materiais sustentáveis.
  7. Otimização de sourcing
    • A avaliação do desempenho, fiabilidade e fatores de risco dos fornecedores leva a estratégias de aprovisionamento mais eficazes. Isto garante uma aquisição eficiente e económica, mantendo a integridade da cadeia de abastecimento e os padrões de qualidade.

Usar software de otimização da cadeia de abastecimento para unir tudo

Nos desportos, uma equipa vencedora tem de ser mais rápida, mais forte e ter melhores habilidades do que os seus concorrentes. Mas isso é apenas parte do jogo. As verdadeiras vitórias acontecem quando todos os membros de uma equipa entendem por que devem trabalhar juntos e como devem jogar com as fraquezas e forças uns dos outros para se tornarem mais fortes do que a soma das suas partes. Este tipo de pensamento obviamente não é nada novo – seja para uma equipa desportiva ou uma equipa empresarial. O que é novo, no entanto, e o que surgiu poderosamente nos últimos anos, são as muitas novas tecnologias e soluções que estão disponíveis para apoiar, impulsionar e gerar colaboração perfeita e visibilidade da equipa da cadeia de abastecimento de ponta a ponta.

As cadeias de abastecimento já não se limitam a mover coisas de A para B. Como aprendemos durante a pandemia, uma cadeia de abastecimento pouco saudável pode paralisar o resto do seu negócio – enquanto uma boa e fluida pode impulsioná-lo à frente dos seus concorrentes. As melhores soluções de otimização da cadeia de abastecimento de hoje têm uma visão holística do seu negócio, considerando a sua cadeia de abastecimento no contexto de todos os seus outros objetivos, ameaças e planos estratégicos – o que significa que as suas equipas e parceiros da cadeia de abastecimento podem trabalhar juntos para responder a qualquer coisa que este mercado em rápida mudança possa lançar sobre eles.

Por que escolher a SAP para software de otimização da cadeia de abastecimento

A SAP tem várias soluções para otimização da cadeia de abastecimento. Com SAP Business Network pode colaborar com os seus parceiros de rede B2B em tempo real, para ajudar a evitar interrupções antes que aconteçam, e responder com rapidez e agilidade quando ocorrerem. Com SAP Integrated Business Planning para cadeia de abastecimento, pode criar planos coordenados e adaptáveis para um futuro sustentável e resiliente ao risco. E com o nosso portfólio de SAP supply chain solutions, pode otimizar processos em toda a fabricação, logística, PLM e mais.

Saiba mais