flex-height
text-black

Vista aérea de carros numa autoestrada

Torres de controlo da cadeia de abastecimento: Fornecendo visibilidade de ponta a ponta

Durante a pandemia, todos experienciaram interrupções na cadeia de abastecimento de alguma forma: a falta de papel higiénico nas prateleiras dos supermercados, uma escassez de máscaras N95 e equipamentos médicos, uma escassez de madeira, ou até mesmo a corrida para encontrar um cachorro adotável. A COVID-19 destacou as vulnerabilidades nas cadeias de abastecimento globais de hoje. Quando se combinam essas vulnerabilidades com o Efeito Amazon, desafios geopolíticos e a mudança para reshoring e nearshoring, os líderes empresariais estão mais conscientes do que nunca do potencial de interrupções na cadeia de abastecimento.

Além de tudo isso, as empresas estão agora também a experienciar uma diminuição na lealdade dos clientes juntamente com uma pressão crescente para entregar produtos, serviços e experiências de cliente de qualidade a preços competitivos. Esta confluência de circunstâncias torna hiper-importante que as equipas da cadeia de abastecimento saibam o que está a acontecer na sua cadeia de abastecimento neste momento, por que está a acontecer e como resolvê-lo rapidamente—antes que pequenas interrupções se tornem grandes problemas dispendiosos.

As torres de controlo da cadeia de abastecimento proporcionam a visibilidade que é essencial para as organizações que precisam de navegar nesta complexidade.

Uma pesquisa de 2018 descobriu que o "maior desafio para os executivos de cadeias de abastecimento globais era a visibilidade." E isso foi antes da pandemia.

Statista

À medida que emergimos do caos da COVID-19, a necessidade de visibilidade de ponta a ponta na cadeia de abastecimento para gerir redes complexas e modernas é mais crítica do que nunca.

O que é uma torre de controlo da cadeia de abastecimento?

Uma torre de controlo da cadeia de abastecimento é uma solução baseada na nuvem que aproveita tecnologias avançadas—como inteligência artificial (IA), aprendizagem automática, e a Internet das Coisas (IoT)—para gerir proativamente as cadeias de abastecimento.

As torres de controlo da cadeia de abastecimento oferecem visibilidade em tempo real e de ponta a ponta em toda a rede de uma organização, incluindo fornecedores, fabricantes e parceiros de negócios. Permitem que as organizações gerenciem o que não conseguem ver, planejem para variações desconhecidas ilimitadas e mitiguem interrupções e riscos antes que se tornem problemas. Num mundo onde os dados históricos já não conseguem prever com precisão a procura atual e futura, e as perturbações variam desde condições meteorológicas extremas a guerras comerciais e a petroleiros bloqueando o Canal de Suez, essa visibilidade e acesso instantâneo a informações atualizadas são essenciais para a agilidade e resiliência da cadeia de abastecimento.

Os dados são a força vital das torres de controlo. Estes sistemas recolhem grandes quantidades de dados atualizados de toda a cadeia de abastecimento para fornecer uma visão acessível e utilizável de 360 graus do que está a acontecer em qualquer lugar da sua cadeia de abastecimento em tempo real. Esses dados são usados para:

À medida que as torres de controlo da cadeia de abastecimento evoluíram, elas quebraram silos funcionais para permitir que as organizações se conectem a toda a sua rede de abastecimento—permitindo maior visibilidade, colaboração e otimização da cadeia de abastecimento.

Torres de controlo—ontem e hoje

As torres de controlo da cadeia de abastecimento não são novas, mas nas iterações iniciais eram isoladas e lineares, oferecendo apenas informações sobre uma área específica de operações, como transporte, logística ou armazenamento. Eram geralmente soluções de software no local com capacidades limitadas.

Tipos de torres de controlo incluídas:

As torres de controlo analítico ofereciam análise, mas não orientação prescritiva sobre como resolver problemas, por exemplo. E as torres de controlo de transporte rastreavam dados relacionados com transporte, mas nada além disso. A maioria destas torres de controlo oferecia visibilidade apenas aos parceiros comerciais imediatos. Mas, à medida que a velocidade e a complexidade das cadeias de abastecimento aceleraram, tornou-se mais difícil organizar e resolver problemas em sistemas legados e isolados e torres de controlo.

O aumento da nuvem com o seu poder computacional e capacidade de ingerir e analisar grandes quantidades de dados—combinado com inteligência artificial, aprendizagem automática, IoT, e análises preditivas e prescritivas da cadeia de abastecimento—mudou tudo isso. As torres de controlo da cadeia de abastecimento de hoje oferecem visibilidade de ponta a ponta e contexto profundo em todas as operações da cadeia de abastecimento.

À medida que evoluem para abranger toda a cadeia de abastecimento, as torres de controlo estão em alta demanda. De acordo com Grandview Research, o tamanho do mercado global de torres de controle foi avaliado em USD$2,58B em 2018 e espera-se que cresça para $17,24B até 2027.

Benefícios de uma torre de controlo da cadeia de abastecimento

Ao fornecer visibilidade de ponta a ponta, suporte à decisão e a capacidade de corrigir o curso rapidamente, uma torre de controle da cadeia de abastecimento torna a cadeia de abastecimento de uma organização mais resiliente. E uma cadeia de abastecimento resiliente pode evitar o impacto de interrupções ou recuperar rapidamente das interrupções quando estas ocorrem. Os principais benefícios de uma torre de controlo da cadeia de abastecimento incluem:

Veja, decida, aja: Prevenindo interrupções na cadeia de abastecimento

As torres de controlo da cadeia de abastecimento permitem que os executivos da cadeia de abastecimento vejam, decidam e ajam em tempo real.

Diagrama de como funciona uma torre de controlo da cadeia de abastecimento

Processo de torre de controlo da cadeia de abastecimento

  1. Ver: Identifique as causas das exceções, rastreie problemas até a sua origem e veja através dos silos, incluindo sistemas ERP, gestão de armazém e gestão de pedidos.
  2. Decidir: Use modelagem baseada em cenários e análises da cadeia de abastecimento para criar alertas reativos e preditivos, avaliar o impacto de condições excecionais e compreender e priorizar questões à medida que surgem.
  3. Ação: Tome decisões melhores e mais rápidas com base numa visão abrangente dos dados combinada com visibilidade granular, o que otimiza a cadeia de abastecimento.

Como funcionam as torres de controlo da cadeia de abastecimento?

Tudo o que acontece dentro de uma torre de controlo da cadeia de abastecimento depende de dados—introduzir dados utilizáveis, analisá-los de forma precisa e eficiente, apresentá-los de maneira acionável e aproveitá-los para impulsionar a tomada de decisões informadas e otimizadas. Quanto melhores e mais abrangentes forem os dados que a sua torre de controlo da cadeia de abastecimento utiliza, melhores serão os seus resultados.

Uma torre de controlo da cadeia de abastecimento: