flex-height
text-black

Contadores inteligentes: Ajudar os clientes a reduzir o consumo

default

{}

default

{}

primary

default

{}

secondary

A procura global de energia está a aumentar – prevê-se que cresça quase 50% nas próximas três décadas, de acordo com a Administração de Informação sobre Energia dos EUA. Ao mesmo tempo, espera-se que os fenómenos meteorológicos extremos continuem, colocando à prova as capacidades de uma infraestrutura de serviços públicos envelhecida e de redes energéticas pouco fiáveis. A sensibilização dos consumidores sobre como e quando utilizar a energia é fundamental para otimizar os recursos energéticos. Os contadores inteligentes estão no centro de fornecer aos clientes a informação de que necessitam para reduzir o consumo, baixar as suas faturas e apoiar o ambiente.

O que é um contador inteligente?

Os contadores inteligentes são dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que se instalam em casas e empresas para monitorizar o consumo de energia, água e gás natural. Enquanto os contadores tradicionais apenas medem o consumo total, os contadores inteligentes registam exatamente quando e quanta eletricidade – ou água ou gás – é utilizada e transmitem essa informação às empresas de serviços públicos em tempo quase real.

Utilizando inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, os dados gerados pelos contadores inteligentes podem ser analisados para determinar como reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência e prever a procura. Essa capacidade de monitorizar o uso, analisá-lo e planear com antecedência pode resultar em contadores inteligentes a poupar até 157 mil milhões de dólares americanos até 2035 às empresas de serviços públicos. Os contadores inteligentes são também uma porta de entrada para que os consumidores se tornem prosumidores, permitindo-lhes produzir, armazenar e consumir energia.

O conhecimento é poder, e os dados dos contadores inteligentes beneficiam os consumidores ao ajudá-los a:

Com a capacidade de se adaptarem e reagirem aos padrões de utilização e aos preços da energia, [contadores inteligentes] podem representar uma enorme poupança de energia se forem aplicados à população em geral. A implementação generalizada poderia contribuir para uma rede elétrica mais ecológica e estável para todas as pessoas.
Forbes

O que é um consumidor de nível profissional?

“Prosumer” é uma palavra composta que combina “produtor” e “consumidor.” Os prosumidores de energia normalmente permanecem ligados à rede central. No entanto, também são capazes de produzir e até armazenar energia – normalmente com painéis solares fotovoltaicos e baterias de veículos elétricos. Dependendo da quantidade de energia gerada, esta energia pode ser utilizada para compensar as faturas mensais ou ser vendida como excedente a empresas de serviços públicos ou a outros serviços de distribuição de energia. Este modelo pode ser aplicado tanto a prosumidores residenciais como comerciais, com um número crescente de empresas a ligar os seus painéis solares e frotas de veículos elétricos à rede.

A faturação inteligente de serviços públicos apoia clientes inteligentes e envolvidos

Com os contadores inteligentes, as empresas de energia ganham oportunidades significativas para melhorar a experiência do cliente. Em vez de depender de comunicações transacionais relacionadas com faturação e pagamento, as empresas podem utilizar os dados recolhidos dos contadores inteligentes para promover comunicações que aumentem a satisfação, a confiança e o envolvimento dos clientes.

As empresas podem analisar estes dados e utilizá-los para enviar recomendações personalizadas aos clientes por mensagem de texto, e-mail ou como parte do processo de faturação. Por exemplo, podem oferecer aos proprietários de piscinas bombas de piscina mais eficientes, ou incentivar aqueles que possuem veículos elétricos a carregarem os seus veículos quando a procura de energia – e os custos – são mais baixos. Esta capacidade de personalizar as comunicações, ao mesmo tempo que ajuda os clientes a poupar dinheiro e energia, transforma as empresas de serviços públicos de meros prestadores de serviços em parceiros energéticos valorizados. E numa altura em que há uma concorrência crescente no setor da energia, esta oportunidade de fortalecer as relações com os clientes é fundamental.

Apesar destas vantagens, os contadores inteligentes ainda não atingiram todo o seu potencial. Nos EUA, 75% das casas têm contadores inteligentes, enquanto cerca de 40% do Reino Unido e menos de 25% dos lares australianos os utilizam. À medida que a tecnologia dos contadores inteligentes evolui, os consumidores em breve poderão definir orçamentos e receber alertas através de uma aplicação no telemóvel para serem informados de que deixaram o fogão ligado ou têm uma fuga de água. Também poderão integrar dispositivos IoT, como termóstatos inteligentes ou iluminação inteligente, nas suas redes domésticas para melhor compreenderem e gerirem o seu consumo de energia. E com a utilização de energias renováveis a crescer, os consumidores poderão ligar painéis solares e baterias à rede inteligente, tornando-se prosumidores. Isto permitirá que armazenem energia e vendam o excesso de eletricidade de volta à rede – tornando-os mais ativos e envolvidos na conversa geral sobre energia e ambiente.

Os benefícios da infraestrutura avançada de medição (AMI)

AMI integra contadores inteligentes, redes de comunicação e sistemas de gestão de dados para fornecer comunicações bidirecionais entre os fornecedores de serviços públicos e os clientes.

Os benefícios do AMI incluem:

Os contadores inteligentes e a AMI apoiam as redes inteligentes

Eventos meteorológicos cada vez mais severos têm evidenciado as fragilidades das redes elétricas existentes. E o impacto global das inundações, incêndios florestais, furacões e ondas de calor deverá continuar a aumentar. Como apenas um exemplo, um relatório recente da McKinsey sobre risco climático e resposta referiu que, em “Cidade de Ho Chi Minh, os danos diretos a infraestruturas causados por uma inundação centenária podem aumentar dos atuais cerca de 200 a 300 milhões de dólares para 500 milhões a 1 mil milhão de dólares em 2050.” Isso, aliado ao aumento dos preços da energia, exige uma melhor gestão global da energia, e é aí que entram as redes inteligentes.

As redes inteligentes, que integram contadores inteligentes, tecnologias renováveis, sensores, redes de comunicação e sistemas de monitorização, permitem que as empresas de serviços públicos e os seus clientes troquem informações e energia. Isto melhora a fiabilidade, qualidade e eficiência da rede, otimizando o uso de energia e detetando e ajustando pequenos problemas antes que se transformem em grandes questões.

As redes inteligentes também possuem capacidades de autorrecuperação e previsão. Podem identificar falhas, isolá-las e reagir a elas, reconfigurando o fluxo de energia em torno das áreas afetadas para proteger a rede elétrica mais ampla. Também podem aceder a previsões meteorológicas e de consumo de energia para se adaptarem a situações futuras. Utilizando análise preditiva, também podem antecipar necessidades futuras de manutenção e gestão do sistema.

Podem a medição inteligente e as redes inteligentes ajudar a eliminar sobrecargas?

A resposta curta é “sim.” A natureza conectada e comunicativa dos contadores inteligentes e das redes inteligentes permite uma resposta muito mais detalhada ao uso diário de energia, bem como a sobrecargas e emergências. As redes inteligentes utilizam computação de edge, 5G, IoT, cloud, análises avançadas de streaming e IA para avaliar as condições da rede em tempo real e adaptar-se e responder rapidamente às exigências em constante mudança. Os clientes podem apoiar a gestão de sobrecargas reduzindo o seu consumo em resposta às condições atuais.

Por exemplo, podem responder a alertas e notificações através de aplicações móveis que os aconselham a:

As tecnologias de contadores inteligentes impulsionam soluções energéticas mais ecológicas, limpas e inteligentes

Soluções energéticas como a medição inteligente e as redes inteligentes têm muitos benefícios ecológicos, incluindo a redução do consumo de gasóleo e gás, uma vez que as empresas de serviços públicos deixariam de necessitar de enviar leitores de contadores em viaturas.

Os contadores inteligentes podem suportar:

Mas a energia mais verde não diz respeito apenas à energia que é utilizada; trata-se também da energia que é desperdiçada – cerca de dois terços de toda a energia nos EUA anualmente. Os contadores inteligentes podem identificar o desperdício de energia causado por não desligar as luzes ou deixar dispositivos em modo de espera, ajudando a eliminar o desperdício. Porque a energia mais limpa é aquela que não é utilizada de todo.

Explore soluções de Medição Inteligente

Monitore, gere e preveja o consumo de energia com análises em tempo real.

Saiba mais