Estratégias práticas para a fabricação moderna
A inovação encontra a tradição nesta análise de rentabilidade, sustentabilidade, flexibilidade da cadeia de abastecimento e outras questões chave para os fabricantes.
Os executivos de manufatura hoje equilibram muitos pratos girando rapidamente. Juntamente com as disrupções na cadeia de abastecimento, há avanços tecnológicos rápidos, políticas comerciais voláteis e preocupações com a sustentabilidade, além das habituais tarefas de manutenção e produtividade. É como reparar um navio castigado pela tempestade no mar usando ferramentas desconhecidas, com águas inexploradas à frente. Esta coleção de artigos ajuda a encontrar o caminho, com insights de especialistas em matéria da SAP e de toda a comunidade de manufatura.
Entre as principais lições:
- A melhoria das competências dos funcionários atuais é vital para alcançar objetivos avançados de fabricação
- Feita corretamente, a sustentabilidade é lucrativa, com redução de desperdício e aumento de eficiência
- A IA generativa (GenAI) pode acelerar a inovação de produtos agora, além de automatizar o trabalho administrativo e simplificar contratos
- A modernização não é tudo ou nada; adaptar equipamentos mais antigos pode aumentar a produção e reduzir o desperdício
- Construindo cooperação entre tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO)? Experimente co-localização, sessões informativas partilhadas e uma dose de empatia
- À medida que as operações digitalizadas aumentam, a segurança exige mais visibilidade através de uma miríade de protocolos e sistemas
Continue a ler para mergulhos profundos que oferecem dezenas de estratégias práticas na construção de operações de fabricação lucrativas, sustentáveis e orientadas por dados
Modernização das operações fabris
As fábricas são frequentemente enormes, caras e pesadas, e, assim que uma atualização da fábrica é concluída, a próxima onda de tecnologia já está a chegar. Abraçar oportunidades futuras enquanto sustenta investimentos passados é o nome do jogo.
Preencha a lacuna entre TI/OT.
Com novos e modernizados equipamentos circulando pelo chão de fábrica, a convergência TI/OT está no centro da manufatura digital. Os dois departamentos já não podem funcionar separadamente. A cibersegurança é um ponto de partida natural para uma colaboração mais estreita entre TI/OT; outras estratégias incluem formação cruzada e exposição cruzada, programas conjuntos de desenvolvimento de liderança e envolvimento precoce nos projetos uns dos outros. Abordar a divisão tradicional de frente com humor, empatia e dramatização pode ser muito eficaz.
Saiba mais em "Logística de produção e o novo OT"
Atrair o talento de manufatura que você precisa.
Encontrar (e conquistar) contratações na manufatura avançada não é fácil nos dias de hoje, mas a inovação nas descrições de trabalho, deveres e planos de carreira pode reforçar os seus esforços de recrutamento. Comece com uma auditoria da sua marca empregadora para refinar a sua reputação no mercado de talentos, intensifique os seus esforços de formação e considere o apelo do trabalho de integrar cobots, realidade virtual e aumentada, ou outras tecnologias avançadas no seu cálculo de investimento.
Encontre mais estratégias em "Caçando talentos em manufatura avançada: 4 movimentos"
Desenvolva as competências avançadas de fabricação da sua equipa.
“Estamos à beira de uma das mudanças mais substanciais na forma como as coisas são feitas”, diz Michael Gretczko, principal e arquiteto chefe de negócios na Deloitte Consulting. “A força de trabalho da fábrica do futuro será marcadamente diferente do que tem sido desde o início da Revolução Industrial.” Uma nova combinação de capacidades será necessária, incluindo aprendizagem contínua, resolução proativa de problemas, uma compreensão profunda do propósito operacional, um impulso para a inovação e especialização especializada.
Obtenha a lista completa de competências
Aborde estas 12 questões de segurança à medida que as suas fábricas mudam.
Em relação ao ransomware e outras ameaças digitais, "o pior ainda está por vir", diz Stuart Madnick, Diretor Fundador do Consórcio de Cibersegurança do MIT Sloan. À medida que as fábricas implementam tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e IA, alguns riscos de segurança comuns surgem, incluindo visibilidade limitada nos ambientes OT (o que dificulta a deteção e resposta), proteção inadequada dos recursos de computação de borda e sistemas automatizados de edifícios não seguros, como HVAC, iluminação e controlo de acesso.
Aprenda todos os 12 riscos comuns de segurança
Mapear a fábrica do futuro.
Muitas empresas têm dificuldade em construir uma fábrica de hoje, quanto mais de amanhã. Os investimentos de capital, os requisitos de mão-de-obra e a competência em dados necessária são difíceis de acompanhar—especialmente na escala exigida para o gigante da fábrica moderna. As operações de fabricação no futuro podem parecer bastante diferentes das de hoje em vários aspetos. Este relatório especial completo explora estratégias de investimento e desenvolvimento desde a seleção do local até produtividade, segurança, sustentabilidade e mais.
Mergulhe no relatório especial "Building the future factory"
Lucrar com a sustentabilidade
Não existe fábrica moderna sem considerar e implementar operações sustentáveis. Não só os clientes podem rejeitar os produtos (ou pior ainda, a marca como um todo), mas, eventualmente, é provável que o seu negócio acabe por gastar ainda mais tentando acompanhar as regulamentações.
Transforme a sua fábrica num refúgio sustentável.
Construir fábricas menores e ecocêntricas que integrem energia renovável, reciclagem de água e até blocos de construção biológicos é o caminho do futuro. A ideia é que as fábricas do futuro devem contribuir positivamente para o ambiente circundante, não retirar dele. A perguntar-se como? Este artigo descreve opções para criar sistemas regenerativos capturando e transformando emissões, e mais.
Veja como a fábrica sustentável é feita
Reduzir, reutilizar e reciclar com técnicas de economia circular.
Produtos concebidos para durações curtas estão a desaparecer. “Globalmente, os clientes estão a pedir às empresas que os ajudem a alcançar os seus objetivos de neutralidade carbónica, a reduzir a sua pegada de carbono, a diminuir o desperdício e a ser um fornecedor responsável”, diz John Gagel, diretor de sustentabilidade da Lexmark. “Participar na economia circular desempenha um grande papel nestes fatores que agora são considerados essenciais.”
Encontre novos usos para resíduos e subprodutos.
Para a empreendedora Shriti Pandey, a pergunta que mudou a sua vida foi: "E se os resíduos agrícolas pudessem ser usados como material de construção?" Com um diploma em engenharia civil, mas sem experiência na indústria, ela transformou restos de colheita em painéis duráveis e acessíveis usados na construção—superando barreiras culturais, inovando durante a pandemia e até construindo um hospital de COVID-19 com 75 camas em apenas 45 dias.
Siga a jornada de um empreendedor na redução de resíduos
Confronte as suas preocupações com a sustentabilidade.
Este artigo aborda mais de 20 questões comuns que moldam a sustentabilidade corporativa—e mostra como algumas empresas estão ganhando vantagem ao reduzir as emissões da cadeia de abastecimento, diminuir o desperdício e aumentar a eficiência energética. Saiba por que esperar por mandatos governamentais é caro e arriscado, como a sua cadeia de abastecimento—desde frotas até armazéns—pode tornar-se mais ecológica, e por que não precisa esperar por materiais de ficção científica para construir produtos mais sustentáveis.
Descubra o que vem a seguir na sustentabilidade corporativa
Aplicando análise e IA
A análise de dados e a IA estão entre as tecnologias que mudam mais rapidamente e são mais fundamentais a agitar a indústria hoje. O desafio de incorporá-los nas operações de fabricação significa que os primeiros a mover-se ainda ganham uma vantagem.
Compreenda melhor as suas operações com gémeos digitais.
Desde a nave espacial Apollo dos EUA em 1970 até fábricas modernas e até mesmo áreas municipais inteiras, os gémeos digitais ajudaram a identificar problemas, a melhorar a eficiência operacional e a realizar trabalhos de planeamento de cenários "e se".
Veja "Digital twins at work: 8 exemplos"
Procure por aplicações iniciais de IA Generativa.
GenAI ainda é novo, mas os casos de uso são agora. Este artigo mostra como os fabricantes já o estão a utilizar para melhorar as operações. As primeiras oportunidades incluem a simplificação da manutenção de equipamentos, a melhoria dos fluxos de trabalho de produção e o aprimoramento da formação dos trabalhadores. GenAI também ajuda a mitigar a escassez de mão de obra ao acelerar a integração, melhorar as competências dos trabalhadores juniores e preservar o conhecimento especializado para o futuro.
Acelere o desenvolvimento de produtos com IA.
Os principais inovadores transformam tecnologia em ouro empresarial—e GenAI é a mais recente ferramenta brilhante para fazer isso acontecer. Mas não é tão simples como pedir ao ChatGPT para apresentar o seu próximo best-seller. Aqui está como a GenAI pode ajudar a redesenhar produtos, inspirar novas ideias de produtos, iniciar a sua jornada de casos de uso e tornar-se o seu próximo colaborador criativo.
Saiba mais em "Como apoiar-se no GenAI para novas ideias de produtos"
Corrija o ponto cego da fabricação por contrato.
Confiar na fabricação por contratantes sem ter visibilidade dos seus processos cria um risco desnecessário para a conformidade regulatória, bem como para a disponibilidade do produto. A tecnologia para corrigir este ponto cego está disponível agora; sistemas de nuvem e sensores IoT permitem o compartilhamento de dados sem interrupções entre proprietários de marcas e fabricantes contratados. O verdadeiro problema? Falta de confiança! Preencha essa lacuna criando valor compartilhado e escrevendo contratos mais inteligentes.