O impacto de uma infraestrutura de dados empresariais na cultura organizacional
A maioria das empresas entende o papel crucial que os seus dados desempenham no impulso do crescimento organizacional, mas que papel desempenha uma estrutura de dados empresariais?
Uma malha de dados empresariais é uma arquitetura de gestão de dados que oferece uma camada de dados integrada e semanticamente rica sobre paisagens de dados subjacentes. SAP Datasphere é a base para uma estrutura de dados empresariais, proporcionando acesso contínuo e escalável aos dados sem duplicação. Cada equipa e departamento tem a informação de que precisam sob demanda, enquanto o IT evita o custo e a complexidade de gerir sistemas e fontes de dados díspares.
Mas o maior impacto de adotar uma estrutura de dados empresariais pode ser o impacto na cultura organizacional da sua empresa. Isso ocorre porque uma estrutura de dados empresariais torna as informações e os insights mais acessíveis às pessoas em toda a organização, o que ajuda a promover uma mudança cultural em direção à tomada de decisões baseada em dados.
Esta mudança cultural capacita tanto os utilizadores de TI como os utilizadores de negócios a oferecerem mais valor à organização—desde melhorar as eficiências operacionais até permitir uma resposta mais ágil às exigências do mercado.
De gestores de dados a analistas de dados
Os gestores de dados tradicionalmente passam a maior parte do seu tempo a manter a infraestrutura de dados, desde a integração de diferentes fontes de dados até à preparação de dados e relatórios para diferentes equipas de negócios. Uma arquitetura robusta de tecido de dados empresariais simplifica estas tarefas, para que os seus gestores de dados possam dedicar-se a um trabalho mais analítico, colaborativo e estratégico.
Além disso, ao aproveitar ferramentas avançadas de análise e aprendizagem automática (ML) como as capacidades disponíveis no SAP Datasphere, os gestores de dados têm uma maior capacidade de obter e fornecer insights. Juntamente com formação focada, os gestores de dados podem estar ainda melhor preparados para melhorar processos e tomada de decisões em toda a empresa.
Acesso self-service para utilizadores de TI e de negócios
Uma estrutura de dados empresariais permite que os utilizadores de TI e de negócios compreendam e interajam com dados de toda a empresa em termos contextuais familiares que eles entendem. Preserva o contexto empresarial dos dados, tornando possível que os utilizadores da linha de negócios acedam aos dados de que necessitam sem depender das equipas de TI para suporte.
Por exemplo, o SAP Datasphere reúne ferramentas de gestão de dados e colaboração numa interface intuitiva e fácil de usar. Os seus utilizadores empresariais podem criar e gerir modelos de dados complexos, esquemas e fluxos de dados por conta própria. Os seus gestores de dados podem rapidamente conectar, integrar e unificar dados de fontes SAP e não SAP na nuvem ou no local, usando conectores pré-construídos e uma extensa biblioteca de API.
Colaboração entre departamentos
Uma estrutura de dados empresariais também promove uma colaboração mais profunda entre departamentos em iniciativas de grande escala, como otimização da cadeia de abastecimento, personalização do cliente ou planeamento financeiro. Com espaços de trabalho partilhados e ferramentas de relatórios, as malhas de dados simplificam a partilha de insights e tornam os dados mais acessíveis, compreensíveis e acionáveis para diferentes departamentos.
Na verdade, a integração do SAP Datasphere com SAP Analytics Cloud permite que os utilizadores empresariais criem visualizações de dados detalhadas mais rapidamente, utilizando dashboards pré-configurados e ferramentas de relatórios personalizáveis. Eles podem construir, partilhar e colaborar em novos modelos de dados e métricas de desempenho, consolidando ainda mais a visão da organização dos dados como um ativo estratégico.
Capacidades chave para a tomada de decisões baseada em dados
As arquiteturas de tecido de dados empresariais permitem que as equipas de TI e de negócios obtenham a informação de que precisam para melhores decisões nas operações diárias, bem como nas atividades de planeamento e inovação.
Ao considerar uma solução de tecido de dados ou mesmo uma abordagem faça-você-mesmo, certifique-se de procurar estas capacidades chave para ajudar a garantir o sucesso:
- Uma visão unificada de todos os dados empresariais que elimina silos de dados, preserva o contexto empresarial e constrói confiança
- Análises avançadas e IA que oferecem insights mais profundos e permitem a automação de processos em várias linhas de negócios
- Modelação de dados personalizável e intuitiva para ajudar cada departamento e equipa a satisfazer as suas necessidades e oportunidades únicas
- Automação de integração e governança de dados para simplificar a conformidade e apoiar projetos de utilização de dados mais ambiciosos
- Desempenho escalável para que possa operar e inovar em escala à medida que a presença do seu negócio e os volumes de dados crescem
Investir nas suas pessoas
A transição para uma arquitetura de tecido de dados empresariais requer consideração cuidadosa, planeamento e gestão de mudanças para aproveitar plenamente os benefícios desta abordagem moderna à gestão de dados. As organizações que investem nas suas pessoas como parte da transição—através de formação e desenvolvimento de competências, definindo os níveis de pessoal adequados e promovendo uma cultura centrada em dados—estão bem posicionadas para prosperar neste novo ambiente.
Comece com a sua própria estrutura de dados empresariais
SAP Datasphere é uma solução económica que pode ajudar a facilitar a transição. Simplifica a integração de sistemas e preserva o contexto dos dados em diferentes sistemas e fontes. Também apoia o fluxo de informações e percepções confiáveis em tempo real entre as equipas de TI e de negócios.