XaaS e modelos de negócios por subscrição: Como a inovação do modelo de negócios está a impulsionar estratégias de crescimento
Hoje vivemos num mundo digital com cerca de 2,5 quintiliões de bytes de dados gerados todos os dias, transformando a forma como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios. Para as organizações, este influxo de dados—juntamente com uma mudança global para a tecnologia baseada na nuvem—está a impulsionar a inovação do modelo de negócio que resulta em maior resiliência, competitividade e crescimento para as empresas.
Nos últimos 50 anos, a média de vida útil do modelo de negócio caiu de cerca de 15 anos para menos de cinco. E para sobreviver num ambiente tão dinâmico, as organizações devem ser ágeis, adaptando-se rapidamente às mudanças na tecnologia, nas tendências de mercado e nas expectativas dos clientes.
Implementar novos modelos de negócios em resposta a estas mudanças é fundamental para o sucesso da organização. A inovação do modelo de negócio pode abrir linhas adicionais de receita, expandir a quota de mercado e aumentar a rentabilidade. Também estão a surgir alguns benefícios surpreendentes e inesperados.
O que é um modelo de negócio? O que é inovação no modelo de negócio?
Um modelo de negócio define como uma empresa cria, entrega e captura valor. Os modelos de negócio variam com base em inúmeras dimensões—como ofertas principais, mercado-alvo, recursos da empresa e cadeia de valor empresarial—e são um componente crítico na condução da estratégia de crescimento empresarial de uma empresa.
A inovação do modelo de negócio ocorre quando os modelos existentes são modificados ou novos modelos são construídos. Frequentemente desencadeados por avanços na tecnologia e digitalização, novos modelos de negócios como “tudo-como-serviço” ou “qualquer-coisa-como-serviço” (XaaS) e baseados em subscrição estão a ser rapidamente adotados para ajudar a apoiar a visão estratégica do negócio e o sucesso final.
Um exemplo clássico de inovação no modelo de negócios é a Amazon. Pouco depois de se lançar como uma livraria online em 1995, a empresa começou a oferecer novos serviços além dos livros, como o Envio Super Poupança Gratuito. Ao longo de 10 anos (2005-2015), a expansão da empresa incluiu computação em nuvem (Amazon AWS), eBooks e serviços de streaming (Amazon Music, Amazon Video). Em 2015, a sua capitalização de mercado ultrapassou a do Walmart.
Cada vez que a Amazon se expandiu para incorporar novos produtos ou serviços, ajustou ou criou novos modelos de negócios para apoiar a sua estratégia.
Inovação no modelo de negócio hoje: XaaS e a ascensão dos modelos de negócio baseados em subscrição
Os modelos de negócio e o tipo de inovação que está a acontecer variam muito com base na indústria e na estratégia empresarial. Desde produtos de consumo até alta tecnologia, as empresas estão constantemente a inovar para encontrar novas formas de servir os clientes e aumentar as receitas. Exemplos incluem novos pais que subscrevem serviços de fraldas reutilizáveis em vez de comprar descartáveis, Rolls-Royce fornece serviços de manutenção e substituição de motores para os seus jatos executivos, e empresas automotivas estão a oferecer subscrições de automóveis e até mesmo encomendas como um serviço.
Os exemplos acima refletem a tendência crescente de implementar "tudo-como-serviço"—ou XaaS—e modelos de negócios de subscrição, um tipo ou forma popular de XaaS. Estes tipos de modelos de negócios digitais são o resultado da digitalização de produtos/serviços e da mudança global para tecnologias baseadas na nuvem.
A evolução dos modelos de negócio de produtos e serviços distintos para XaaS.
Aqui estão algumas definições básicas destes termos importantes:
- O que é tudo como um serviço? XaaS é uma ampla categoria de modelos de negócios em que os utilizadores acedem a produtos, ferramentas, tecnologias e/ou serviços “como um serviço.” Mais tradicionalmente e comumente, na indústria de software, exemplos de XaaS incluem software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), mas XaaS não se limita ao espaço tecnológico. Hoje, quase tudo está disponível "como um serviço".
- O que é um modelo de negócio de subscrição? Os modelos baseados em subscrição são um tipo de XaaS, onde um cliente subscreve serviços ou produtos—semelhante ao aluguer—de forma contínua. Esta abordagem gera receita de subscrição recorrente mensal ou anual para o negócio. O foco deste modelo é na retenção de um cliente versus aquisição para aumentar o valor vitalício (LTV) de cada cliente.
Outras formas de XaaS incluem monetização baseada no volume de uso—ou no resultado—bem como abordagens de preço fixo ou variável.
Por que os modelos de negócios de subscrição são tão populares hoje em dia?
Além dos avanços em tecnologia digital e na nuvem, há várias razões importantes pelas quais os modelos baseados em subscrição estão a aumentar em popularidade. Primeiro, vender como um serviço é mais lucrativo. Por exemplo, Apple entrou no mercado na década de 1970 como um fornecedor de hardware. Em 2008, a empresa ofereceu o seu primeiro serviço, a App Store, vendendo aplicações de terceiros para o seu iPhone e iPod Touch. Em 2019, o seu negócio de serviços registou margens brutas de 63,7%, quase duplicando as da sua divisão de produtos, que registou uma margem bruta de 32,2%.
Em segundo lugar, um modelo baseado em subscrição é também uma fonte de receita previsível e estável para as empresas, o que é especialmente crítico durante tempos de incerteza—como uma pandemia.
E terceiro, do ponto de vista do cliente, é benéfico para qualquer pessoa sensível ou relutante em investir em grandes despesas de capital. Um modelo baseado em serviços elimina a necessidade de as empresas fazerem investimentos significativos em tempos turbulentos, ao mesmo tempo que abre a porta para novos produtos e serviços a um custo razoável que anteriormente estavam fora de alcance. Para pequenas e médias empresas, isto pode fazer uma grande diferença—dando-lhes acesso a novas ferramentas para competir e crescer.
Produto SAP
O que é a gestão de subscrições?
Saiba como o software de gestão de subscrições ajuda a monetizar modelos de negócios.
Exemplos de inovação de modelo de negócio e XaaS
Um bom exemplo da mudança para XaaS (mais amplamente referida como "servitização") é dentro da indústria de manufatura. Os fabricantes podem agora fornecer acesso aos seus produtos em vez de os venderem (XaaS), agrupados com serviços associados como manutenção e reparação (baseado em subscrição).
Hoje, empresas de manufatura em todo o mundo estão a adotar modelos de negócio XaaS. Considere Autodesk como exemplo. Como fornecedor de software para algumas das empresas de arquitetura, engenharia e construção mais avançadas do mundo, estão a lançar as bases para novos modelos de negócios com um sistema ERP central e tecnologia IoT.
Os benefícios do XaaS
A importância de diversificar e ajustar modelos de negócios para se adaptar às condições atuais do mercado é crítica. Existem muitos benefícios óbvios para as empresas, mas também algumas vantagens surpreendentes do XaaS que podem ter um impacto mais amplo sobre como as empresas fazem as coisas, como os consumidores utilizam produtos e serviços, e o ciclo de vida do produto/serviço.
Aqui estão os principais benefícios dos modelos XaaS e de subscrição do ponto de vista de um negócio:
- Crescimento através de novas fontes de receita e mercados
- Maior previsibilidade e rentabilidade
- Resiliência e competitividade melhoradas
Do ponto de vista do cliente, os benefícios incluem:
- Maior variedade e qualidade melhorada de produtos e serviços
- Custos mais baixos para clientes e consumidores
- Menor risco conforme partilhado com o prestador de serviços
- Mais previsibilidade nas operações e desempenho garantido
De uma perspetiva mais ampla, a mudança para XaaS e a servitização de produtos pode promover uma economia circular—especialmente na indústria de manufatura. Neste setor, há uma mudança de foco da criação de um produto num momento específico para o uso contínuo desse produto ao longo de um período prolongado. Com esta mudança vem uma maior ênfase na qualidade, uso, longevidade, manutenção e eliminação ou reciclagem do produto.
Com maior propriedade dos ativos ao longo de toda a sua vida, garantir a conformidade e minimizar o desperdício, o uso de energia ou as emissões de carbono faz sentido para os fabricantes; também incentiva a reutilização de produtos, materiais e resíduos de reciclagem. Isto pode até gerar novas oportunidades. Na indústria de veículos elétricos, baterias usadas ou “de segunda vida”, por exemplo, estão a ter um efeito no setor de armazenamento de energia e potência—um ótimo exemplo de como a sustentabilidade faz sentido para os negócios.
O futuro do modelo como serviço
Explore a tendência para a servitização e o seu impacto.
Escolher uma estratégia de modelo de negócio adequada
Como os modelos de negócios variam com base na indústria e na estratégia empresarial, não existe um "tamanho único para todos". Em vez disso, deve considerar as necessidades únicas da sua empresa e as estratégias de crescimento específicas que pretende implementar.
Fatores comuns a considerar incluem:
- Tecnologia: A sua infraestrutura existente é capaz de apoiar a visão estratégica da empresa? A inovação do modelo de negócio exigirá produtos conectados que sejam em rede, digitais e até equipados com sensores—e a capacidade de usar os dados dos produtos e equipamentos conectados em novos processos.
- Dados: Os seus dados estão centralizados ou isolados? A inovação do modelo de negócio depende de modelagem de dados avançada e capacidades preditivas para apoiar a análise e a previsão.
- Infraestrutura de TI: O seu núcleo de TI é robusto e flexível o suficiente para partilhar dados ao longo da cadeia de valor para suportar uma gama de modelos, como a colaboração entre tecnologia da informação/tecnologia operacional (TI/TO)?
- Preços e embalagens: Quão sofisticados são os seus modelos de preços e embalagens? Será necessário ajustar isto para apoiar um novo modelo de negócio?
Também deve considerar o apoio organizacional. A inovação do modelo de negócio muitas vezes requer que a empresa e os stakeholders individuais mudem o que podem ser perspetivas de negócio há muito mantidas. Com que facilidade a empresa se ajustará a um modelo de negócio centrado no cliente em vez de centrado no produto?
O negócio também terá de mudar de um modelo financeiro pontual (geralmente vendas de capex) para um modelo financeiro recorrente (geralmente opex). Isto afeta a compensação, margens e relatórios—uma grande mudança, especialmente para vendas. Estas alterações serão apoiadas por todas as equipas ou será necessário um esforço adicional para envolver todos? E, tem uma forte rede de negócios de parceiros que estão abertos à colaboração?
Inovação em tecnologia e modelo de negócio—onde começar
Compreender onde começar no caminho para a inovação do modelo de negócio é desafiador, especialmente quando se tem um negócio estabelecido com várias bases de clientes, fontes de receita e partes interessadas.
Começar com uma base sólida usando um sistema ERP baseado na nuvem inteligente com inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática incorporadas é essencial. Procure um sistema que possa:
- Gerencie sem esforço uma variedade de contratos que incluem diferentes tipos de produtos, serviços e preços
- Construa e execute modelos de subscrição e/ou faturação recorrente facilmente
- Gerir o reconhecimento de receita e liquidação de parceiros
O sistema deve ser flexível e adaptável, suportando alterações de contrato, como preço, duração do contrato e outros detalhes. Um bom sistema ERP incluirá estas capacidades de faturação ou pode ser adquirido como um complemento ao seu sistema ERP existente e licenciado separadamente.
À medida que a sua estratégia de modelo de negócio amadurece e você ganha acesso a dados de uso e outras inteligências de dados, como Internet of Things (IoT) data de equipamentos e produtos, pode desenvolver modelos de receita adicionais, como medição baseada em faturação. Isto requer produtos inteligentes e conectados que suportem o fluxo e a partilha de dados. Também requer uma rede colaborativa de ativos onde dados e processos são compartilhados.
O que é servitização?
Servitização refere-se à tendência de afastar-se de uma única venda, em direção ao uso de produtos para vender serviços adicionais. Estes podem ser contratos de serviço e manutenção, tudo como um serviço (XaaS), ou "resultado como um serviço".
Esta é uma tendência comum na indústria de manufatura, onde os fabricantes passam de simplesmente construir e vender um produto. Eles começam a adicionar serviços e produtos adicionais e podem vender diretamente aos consumidores. Nesta abordagem, os fabricantes aproximam-se dos clientes, oferecem-lhes mais valor e retêm-nos, proporcionando diferentes níveis de diferenciação de serviço.
Existem quatro níveis de servitização dentro da fabricação:
- Produtos e serviços distintos: Esta é a base das empresas de manufatura nas quais produtos e equipamentos são construídos e depois vendidos aos clientes. Há uma participação muito limitada dos clientes uma vez que os produtos são vendidos, e também uma receita limitada.
- Pacotes de produtos: Semelhante ao acima, mas os produtos são mais personalizados.
- Serviço pós-venda e de subscrição, reparações e monitorização de condições: Neste nível, a manutenção de um produto fornece uma fonte contínua de receita para os fabricantes.
- Serviços avançados: Levando o pós-venda para o próximo nível, os serviços avançados são mais focados em relacionamento e centrados no cliente do que apenas vender e manter um produto. Em muitos casos, serviços avançados são entregues num modelo de subscrição em que o consumidor paga pelo resultado.
O que é um modelo de negócio baseado em resultados?
Um modelo de negócio baseado em resultados é um tipo de XaaS em que os clientes são cobrados por serviços com base na quantidade ou volume de uso de um serviço. Este modelo requer que você recolha e monitorize, e fature, de acordo com a quantidade de serviço utilizada.
Produto SAP
Qual é a combinação certa para o seu negócio?
Saiba mais sobre modelos de preços de subscrição comuns e funcionalidades de software.