Skip to Content
Fale conosco

O que é Internet das Coisas (IoT)? 

Definição da Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos – veículos, máquinas, eletrodomésticos e muito mais – que usam sensores e APIs para se conectarem e trocarem dados pela Internet.
Previous Next
Ilustração da plataforma de IoT

Plataformas e arquitetura de IoT

A arquitetura e as plataformas de IoT baseadas na nuvem conectam os mundos real e virtual. Elas ajudam as empresas a gerenciar a conectividade e a segurança de dispositivos IoT, coletar dados de dispositivos, ligar dispositivos a sistemas de back-end, assegurar a interoperabilidade de IoT e criar e executar aplicativos de IoT. 

Ilustração representando o Big Data na IoT

Aproveitando a explosão de dados de IoT

Dispositivos inteligentes geram grandes volumes de dados de IoT que precisam ser analisados e usados em tempo real. É nesse momento que as funções analíticas preditivas e de Big Data entram em ação. O machine learning também é usado para adicionar contexto aos dados – e iniciar ações sem a intervenção humana.

Ilustração de uma máquina inteligente conectada à IIoT

A Internet das Coisas Industrial (IIoT) e M2M

Na produção, a IoT tornar-se a Internet das Coisas Industrial (IIoT) – também conhecida como a Internet Industrial ou Indústria 4.0. A IIoT usa a tecnologia M2M (machine-to-machine) para dar suporte a tudo, desde monitoramento remoto e telemetria à manutenção preditiva.

Desvendando o valor da IoT

Confira os fatos

20.4B

de dispositivos inteligentes estarão conectados à IoT em 2020

Gartner

$11T

é o impacto econômico anual potencial da IoT em 2025.

McKinsey

50%

de todos os novos ativos operacionais serão autossustentáveis em 2020.

IDC

Benefícios da Internet das Coisas

Previous Next

Novos modelos de negócio e receita

Reabastecimento automático de produto? Serviços de assinatura? Aplicativos? A IoT está revolucionando modelos de negócio tradicionais e criando grandes oportunidades para as empresas criarem novos serviços baseados em informações e dados de sensores em tempo real.

Eficiência operacional

Um dos maiores benefícios da IoT é a eficiência que ela oferece. Muitas empresas estão usando-a para automatizar processos de negócio e de produção, monitorar e controlar remotamente as operações, otimizar cadeias de suprimentos e preservar recursos.

Produtividade da força de trabalho

Os "wearables" e outros dispositivos habilitados para IoT estão aumentando a produtividade da força de trabalho e a satisfação no trabalho em vários setores verticais. A tecnologia está ajudando os colaboradores a melhorar a tomada de decisão, automatizar tarefas de rotina, acelerar a comunicação e muito mais.

Aprimoramento da experiência do cliente

Da integração do atendimento ao cliente com o desempenho e uso reais do produto até a entrega de produtos e serviços altamente personalizados, a IoT oferece vários meios de criar experiências mais atraentes para os clientes nos dois mundos, digital e físico.

Casos de uso de IoT nos principais setores da economia

A Internet das Coisas está impactando profundamente vários setores e linhas de negócios diferentes. Estes são os três principais setores:

Saiba como criar uma estratégia de IoT vencedora

Amplie seu conhecimento com cursos gratuitos sobre IoT

Fique informado sobre as novidades e tendências da IoT

Back to top