Skip to Content
Fale conosco

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

Definição da Internet das Coisas: a vasta rede de dispositivos conectados à Internet, incluindo smartphones, tablets e quase tudo com um sensor embutido – carros, máquinas em unidades de produção, motores a jato, perfuradores de poço de petróleo , dispositivos wearable, entre outros. Estas "coisas" coletam e trocam dados.
 
A IoT e a tecnologia de máquina a máquina (M2M) subjacente está trazendo uma espécie de "supervisibilidade" a quase todos os setores. Imagine empresas de energia e setor público e de telecomunicações que possam prever e evitar falhas no serviço, companhias aéreas que possam monitorar e otimizar remotamente o desempenho de aviões e organizações de saúde que possam basear o tratamento em análise de genoma em tempo real. As possibilidades são intermináveis.
Previous

A Internet das Coisas Industrial (IIoT)

A IIoT, ou Internet Industrial, está impulsionando insights e eficiências sem precedentes no setor produtivo. Machine learning, comunicação M2M, dados de sensor e tecnologias de automação trabalham juntos para criar máquinas inteligentes autônomas e fábricas conectadas.

O que é Internet de Todas as Coisas (IoE)?

A Internet de Todas as Coisas adiciona conexões inteligentes entre coisas e dispositivos, pessoas, processos e dados. Os sistemas IoE tornam os dados do sensor mais significativos e têm infraestrutura segura e utilizável que permite o compartilhamento de informações práticas em todo o ecossistema de negócios.
Next

Seis aspectos importantes na elaboração de estratégias de IoT

Junto com novas oportunidades exclusivas surgem novos desafios. Veja abaixo alguns recursos essenciais necessários para enfrentá-los e maximizar as possibilidades que a IoT apresenta.
Segurança de IoT
Como as empresas coletam dados além dos limites tradicionais de TI, as medidas de segurança de IoT serão essenciais. Algumas considerações importantes são: ser capaz de proteger e monitorar dispositivos, criptografar dados confidenciais e atenuar riscos nos sistemas.
Collapse
Transmissão de dados
Aplicativos IoT acumulam mais dados do que pode lidar o processamento tradicional em lote. Ter recursos para transmitir dados continuamente é a chave para alimentar com segurança processos de negócios em tempo real e extrair insights oportunos.
Collapse
Plataforma IoT
Uma plataforma IoT possibilita desenvolver, implementar e gerenciar aplicativos IoT e M2M. Automatize processos e conexões de rede, armazene e gerencie dados de sensor, conecte e controle seus dispositivos e analise seus dados.
Collapse
Aplicativos IoT
Aplicativos IoT de última geração devem ser capazes de capturar, coletar, interpretar e atuar em imensos volumes de informações – detectando lacunas de conectividade, tratando de interrupções e atendendo a requisitos específicos da empresa e do setor.
Collapse
Nuvem para IoT
As soluções em nuvem para IoT permitem acesso viável a redes de dados de alta velocidade para ampliar significativamente o alcance e usabilidade de seus aplicativos IoT. As soluções podem oferecer também armazenamento, processamento e análise de dados e gerenciamento remoto de dispositivos.
Collapse
Dados IoT
As tecnologias de gerenciamento de dados IoT asseguram coleta de dados certos na hora certa, mesmo na interrupção da conectividade. Conte com sistemas in-memory para processar volumes massivos de dados gerados por milhares de dispositivos.
Collapse
Previous

Soluções IoT

Saiba mais sobre nossa plataforma IoT, que inclui serviços como telemática e funções analíticas preditivas – e explore nosso portfólio completo de aplicativos IoT.

Serviços de consultoria de IoT

Nossa equipe pode ajudá-lo a desenvolver planos de ação de IoT, implementar arquitetura e aplicativos IoT corretos para sua empresa, garantir interoperabilidade e muito mais.
Next

Veja a tecnologia IoT em funcionamento

IoT: um conto de quatro setores

Neste whitepaper da IDC, saiba como a IoT está transformando quatro setores – tornando-se a Internet de Todas as Coisas (IoE) na saúde e revolucionando bens de consumo, manufatura discreta e varejo.

Back to top