Skip to Content
Fale conosco

Blockchain e tecnologia de livro contábil distribuído (ou "digital ledger")

Blockchain – ou “banco de dados distribuído” (ou "digital ledger") – tem o potencial de mudar a forma como as empresas realizam transações em todos os setores. Está quase no topo do ciclo de hype do Gartner e está em todas as listas de tendências sobre tecnologia. Então, o que exatamente é blockchain? Como funciona? E como a SAP está abordando o blockchain para os negócios?

Blockchain explicado pela
perspectiva da empresa

Todos os negócios são baseados em transações. Mas essas transações geralmente passam por intermediários externos, como bancos, advogados e corretores, o que pode torná-las muito demoradas e caras. A tecnologia blockchain é capaz de reduzir o papel dos intermediários, tornando as transações com vários participantes significativamente mais rápidas e baratas, além de assegurar a proteção de todas as partes. Pessoas, empresas, máquinas e algoritmos teriam liberdade para realizar transações e se comunicar uns com os outros sem atrito. Esta é a promessa do blockchain.

Mas a revolução do blockchain ainda não chegou nesse estágio. Existem algumas barreiras para sua adoção (como questões de governança e organizacionais) e a tecnologia ainda está sendo explorada e validada. Embora alguns setores já tenham começado a experimentar o blockchain e os bancos de dados distribuídos (ou "digital ledgers"), a adoção generalizada ainda pode levar alguns anos. No entanto, o potencial impacto que essa tecnologia pode ter no mundo dos negócios é incrível e imenso.

O que é a tecnologia blockchain?

Qual é a definição mais simples de blockchain? Um registro confiável de quem é dono do quê, e quem faz transações do quê. Mas, há vários outros aspectos envolvidos.

O blockchain baseia-se na tecnologia de banco de dados distribuído (ou "digital ledger"), que registra dados (transações, arquivos ou informações) em uma rede par-a-par. Todos os participantes podem ver os dados e verificá-los (ou rejeitá-los) usando algoritmos de consenso. Os dados aprovados entram na contabilidade distribuída como um conjunto de blocos armazenados em sequência cronológica (justificando o nome em inglês: block e chain) e protegidos por criptografia.  

Embora tenha sido originalmente criado como tecnologia subjacente para a realização de transações com a moeda digital Bitcoin, o potencial do blockchain vai além das criptomoedas. Os blockchains podem incluir títulos de propriedade, empréstimos, propriedade intelectual, identidades, votos – praticamente tudo o que tem valor.

Assista ao vídeo de 3 minutos com a visão geral

Como o blockchain
funciona?

Como as transações (blocos) estão ligadas cronologicamente, não é possível alterá-las sem quebrar toda a cadeia de transações na rede. A cadeia é replicada e sincronizada em todos os computadores que usam a rede (em vez de ser armazenada centralmente), criando um sistema imutável de registro, transparência integrada e confiança entre os participantes.

Ao estabelecer um nível adicional de confiança e segurança aos modelos tradicionais, o blockchain dá aos participantes a oportunidade de fazer transações diretamente entre si, reduzindo a necessidade de alguns tipos de intermediários, como por exemplo os bancos. Isso resulta em processos de pagamentos e contratações mais simples e transparentes.

O que é a tecnologia de banco de dados distribuído (ou "digital ledger")?

Um banco de dados distribuído (ou "digital ledger") replica e distribui dados (transações, arquivos ou informações) em diversos locais, países ou instituições – sem administração ou controle centralizado.

Essa tecnologia permite que cada parte da rede acesse e tenha uma cópia idêntica do registro – e todas as mudanças ou acréscimos sejam propagados e refletidos em todas as cópias. Como o registro tem testemunhas e não é armazenado centralmente, é muito mais difícil haver violações de segurança. Um exemplo da tecnologia de livro contábil digital em funcionamento é o blockchain.

O que são contratos inteligentes?

Os blockchains são intrinsecamente digitais e, portanto, programáveis. Dessa forma, os participantes podem configurar regras para acionar automaticamente ações, eventos e pagamentos sempre que as condições forem atendidas. Isso abrirá caminho para contratos inteligentes, ou seja, acordos de autoexecução feitos por várias partes.

Por exemplo, contratos inteligentes podem usar informações do mundo real de dispositivos GPS, RFID ou IoT para desencadear fluxos de trabalho, eventos ou ações da cadeia de suprimentos – como pagamentos ou transferências de ativos.

Os contratos inteligentes estão nas etapas iniciais de desenvolvimento e a tecnologia (e as melhores práticas) ainda estão sendo definidas. Os recursos empresariais relacionados a código, ciclo de vida do contrato, manutenção e escalabilidade deverão oferecer rentabilidade e eficiência quando estiverem disponíveis.
 

Público, consórcio ou privado?

Há quatro formas principais de estabelecer sistemas de blockchain: pública, consórcio, semiprivada e privada.
 
Blockchains de consórcio e semiprivadas (ou “blockchains com permissão”) são indicados para a maioria das empresas. Como o processo de consenso envolve atores confiáveis, a manutenção de um livro contábil compartilhado é mais simples e rápida – e as empresas podem manter a privacidade.

Blockchains públicos:
Todos podem ler e enviar transações e participar do processo de consenso em um blockchain público. Absolutamente todas as transações são públicas, e os usuários podem permanecer anônimos. Bitcoin é o primeiro blockchain público. Ethereum é outro exemplo de destaque.

Blockchains de consórcio:
Em um blockchain de consórcio, o processo de consenso é controlado por um grupo predefinido – um grupo de instituições financeiras, por exemplo. O direito de ler e enviar transações para o blockchain pode ser público ou restrito aos participantes. Um exemplo de blockchain de consórcio é a implementação do Hyperledger.
 
Blockchains semiprivados:
Os blockchains semiprivados são administrados por uma única empresa que concede acesso a qualquer usuário que atenda aos critérios preestabelecidos. Não há barreiras para o acesso e, em alguns casos, esses blockchains podem ser totalmente abertos. Os blockchains semiprivados são mais direcionados a casos de uso de B2B (business to business) e aplicações governamentais.

Blockchains privados:
Os blockchains totalmente privados são controlados por uma única organização, que determina quem pode ler e enviar transações e participar do processo de consenso. No entanto, falta a esses livros contábeis privados um ingrediente-chave do blockchain: a descentralização. Dessa forma, eles são mais adequados a organizações que estão explorando a implementação do blockchain (ou seja, para uso como sandbox ou ambiente de teste), mas não para produção real.

Blockchain como serviço (BaaS)

O blockchain como serviço permite que as empresas experimentem a tecnologia de banco de dados distribuído (ou "digital ledger") na nuvem. Por eliminar a necessidade de um grande investimento de capital inicial, o BaaS é possivelmente o gateway mais fácil e de menor risco para a adoção do blockchain empresarial. Você pode usar o BaaS para:      

  • Experimente e brinque com o blockchain para ver como ele pode beneficiar seus negócios      
  • Usar padrões abertos para criar redes de blockchain privadas e baseadas em consórcios      
  • Desenvolver protótipo, testar e criar aplicativos de blockchain personalizados e contratos inteligentes

O blockchain é o primeiro meio digital nativo para transações de valor, assim como a Internet foi o primeiro meio digital nativo para informações.- Harvard Business Review
Previous

10%

do PIB global será armazenado em blockchain até 2027 [1]

 

 

00:20

para transferência monetária internacional com auxílio do blockchain [2]

 

Next

Benefícios do blockchain

Não há dúvidas de que blockchains e bancos de dados distribuídos (ou "digital ledgers") mudarão o cenário atual. Veja alguns dos benefícios esperados:
Previous

Menos intermediários

O blockchain é uma verdadeira plataforma par-a-par, que reduzirá a necessidade de alguns tipos de intermediários externos, como bancos, advogados e corretores.

Processos mais rápidos

O blockchain é capaz de acelerar processos em cenários com vários participantes e permitir transações mais rápidas que não são limitadas por horário comercial.

Transparência

As informações contidas nos blockchains podem ser visualizadas por todos os participantes e não podem ser alteradas. Isso reduz risco de fraudes e gera confiança.

Next
Previous

ROI

Os bancos de dados distribuídos (ou "digital ledgers") proporcionarão ROI rápido, ajudando empresas a criar processos mais enxutos, eficientes e lucrativos.

Segurança

A natureza distribuída e criptografada do blockchain dificulta a ação de hackers. Isso mostra promessa para os negócios e segurança de IoT.

Automação

O blockchain é programável – o que permite acionar automaticamente ações, eventos e pagamentos sempre que as condições forem atendidas.

 

Next

Blockchain nos setores e


linhas de negócios

O blockchain é uma grande promessa para muitos setores e linhas de negócios. Destacamos, aqui, quatro áreas principais: blockchain na cadeia de suprimentos, no setor público, nas concessionárias de energia e nos serviços financeiros.

Casos de uso de blockchain no BlockShow

Veja os casos de uso do blockchain e os modelos de negócios discutidos no BlockShow Europe 2017, a maior conferência de blockchain da Europa na atualidade. Os conferencistas apresentaram casos de uso que vão além do setor bancário – tratando, também, de gestão de cadeia de suprimentos, distribuição de conteúdos, propriedade intelectual e obras de arte.

Como posso saber se o blockchain
pode me ajudar?

Determinados setores sofrerão fortes impactos da tecnologia de blockchain e banco de dados distribuído (ou "digital ledger") em um futuro próximo. Empresas atentas às mudanças que estão por vir já estão se mobilizando, colocando em risco as demais de serem deixadas para trás. Para saber se você deveria explorar os casos de uso, analise as seguintes perguntas com relação a seus negócios. Sua empresa:

  • Baseia-se em processos com vários participantes e informações distribuídas?
  • Fornecendo serviços a parceiros comerciais, como intermediários?
  • Está aumentando ou revendendo algo criado originalmente em outro lugar?
  • Dependendo substancialmente de livros contabilísticos ou pagamentos?
  • Baseia-se no pressuposto de que outras empresas precisam de você porque não sabem ou não confiam em seus colegas?

Se você respondeu "sim" a qualquer uma dessas perguntas, você provavelmente não pode deixar de olhar para o blockchain e as possíveis implicações para sua empresa.

Conheça os próximos passos

Como estamos levando o blockchain


para as empresas

Na SAP, vemos o blockchain como uma forma promissora de simplificar processos complexos que envolvem muitos participantes e estabelecer confiança entre eles. Estamos usando nossa experiência em 25 setores e em todas as linhas de negócios para explorar ativamente a tecnologia de blockchain e ajudá-lo a aproveitar seu potencial. Graças ao SAP Leonardo Blockchain e ao SAP Cloud Platform, nossos clientes poderão redefinir seus negócios acessando serviços de blockchain (BaaS), estendendo ou criando novas aplicações.

Leia o artigo: SAP launches SAP Cloud Platform Blockchain Service

Previous

Co-inovação hoje

Seja nosso parceiro de inovação usando blockchain. Descubra como sua empresa pode aproveitar a tecnologia de banco de dados distribuído (ou "digital ledger") e ajude-nos a definir e projetar os futuros recursos do blockchain em todos os aplicativos SAP.

Rede de cadeia de suprimentos

Saiba como estamos criando recursos de blockchain nas aplicações na nuvem e na rede de negócios do SAP Ariba – para oferecer novos valores às cadeias de suprimentos globais com procedência e movimentação de ativos transparentes.

Transferências internacionais

Entre junho e setembro do ano passado, o ATB Financial do Canadá transferiu $ 1.000 para um banco alemão em 20 segundos – em vez gastar de dois a seis dias úteis. Saiba mais sobre os pagamentos internacionais de alta velocidade.
Next

Explore alguns dos últimos recursos dos especialistas em blockchain da SAP

Previous

Como o blockchain está transformando os negócios

São raras as vezes em que uma nova tecnologia vem acompanhada do potencial de perturbar não apenas um, mas todos os setores. O blockchain é uma dessas tecnologias. Veja quais setores têm mais a ganhar com a implementação do blockchain e por que os pioneiros podem surpreendê-lo.

Leia o artigo

A era das transações com blockchain

A proliferação dos dispositivos móveis – como smartphones, wearables, dispositivos IoT e beacons – está criando mais transações digitais a partir de mais fontes, e os sistemas tradicionais de processamento de transações não conseguem acompanhar esse fenômeno. Descubra por que muitos analistas acreditam que os livros contábeis de blockchain são a resposta.

Próximos passos com o blockchain

Muitas empresas já estabelecidas estão aguardando o motivo perfeito para explorar o blockchain, mas elas talvez estejam perdendo tempo. Conheça os usos do blockchain que valem a pena investigar agora – e veja como algumas empresas já estão experimentando a tecnologia.

Next
Back to top