Bem-estar no local de trabalho para um mundo em constante mudança
O bem-estar no local de trabalho também está ganhando força como prioridade de negócios. No relatório Global Human Capital Trends 2020 da Deloitte, 80% dos entrevistados citaram isso como uma prioridade "importante" ou "muito importante", tornando-se a tendência mais bem classificada do ano. Hoje, as empresas bem-sucedidas também estão adotando essa visão mais ampla e inclusiva do bem-estar dos colaboradores. Por quê? Os dados suportam isso. As empresas veem os benefícios organizacionais de longo prazo que podem acompanhar uma força de trabalho bem e feliz. De acordo com um artigo de 2020 da revista Forbes, algumas das várias maneiras pelas quais as iniciativas de bem-estar no local de trabalho estão valendo a pena para as empresas modernas incluem maior lealdade, melhor desempenho e melhor engajamento.
Com a pandemia de COVID-19 veio uma mudança repentina e sísmica para uma força de trabalho remota. As iniciativas de bem-estar no local de trabalho que já estavam em andamento foram interrompidas à medida que o foco mudou – quase da noite para o dia – para os desafios de apoiar uma base de colaboradores recém-remota. Com esse “novo normal” ainda em fluxo e a saúde de muitos colaboradores em risco ainda maior, a pressão para que grandes empresas tenham soluções de bem-estar flexíveis, escaláveis e inovadoras para atender às necessidades do mundo do trabalho em constante mudança é ainda maior.
Benefícios do bem-estar no local de trabalho
O bem-estar no local de trabalho começa com funcionários individuais e se estende por equipes e departamentos até a organização como um todo. De acordo com o Human Capital Trends 2020 da Deloitte, as organizações que implementam iniciativas de bem-estar da força de trabalho podem descobrir que "reduz a necessidade de remediação dos efeitos negativos do trabalho, liberando recursos para investir em outras áreas e aumentando as contribuições individuais e da equipe para os resultados organizacionais". Assim, os benefícios imediatos de produtividade também geram ganhos de longo prazo, como resiliência do trabalhador e maior desempenho organizacional.
Um recente artigo da McKinsey demonstra como “boa saúde é um bom negócio”. Quando as empresas assumem um compromisso significativo com as iniciativas de bem-estar no local de trabalho, elas podem esperar benefícios duradouros e de longo prazo, incluindo:
- Colaboradores mais saudáveis com menos dias de doença
- Maior capacidade de se concentrar no trabalho
- Menos aposentadorias antecipadas
- Menores custos com serviços de saúde
- Uma força de trabalho ampliada
Como as empresas com visão de futuro estão melhorando o bem-estar dos colaboradores
Com até 90% dos colaboradores trabalhando remotamente, os líderes de RH estão redefinindo o bem-estar dos colaboradores, adaptando e expandindo criativamente programas além dos programas padrão de academia e assistência aos funcionários. De acordo com a pesquisa da Fidelity Investments and Business Group on Health, 78% dos empregadores globais agora ajudam os funcionários a melhorar seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e 95% incluem programas de saúde emocional e mental em suas plataformas de bem-estar corporativo.
Aqui está uma pequena amostra de ideias específicas que os líderes de RH podem desenvolver nos programas de bem-estar dos colaboradores:
- Desenvolva ferramentas de suporte personalizadas para ajudar os colaboradores a navegar pelas opções de serviços de saúde e pelo sistema de saúde.
- Subsidiar atividades saudáveis ou oferecer incentivos de bem-estar financeiro, dando aos funcionários uma escolha de várias atividades de bem-estar – como "perder a COVID 15" ou "10.000 etapas por dia".
- Crie um portal online para oferecer aulas pequenas, como ioga ou culinária saudável, exclusivamente para membros da equipe. Incentive os membros a se vincularem compartilhando ideias e sugestões.
- Forneça aconselhamento online subsidiado e confidencial para ajudar os colaboradores na transição para novas formas de trabalho e gerenciar estressores da vida profissional e pessoal.
- Considere horas de trabalho flexíveis e remunerações para tecnologias relacionadas ao trabalho para dar suporte a trabalhadores remotos.
- Dê suporte aos colaboradores quando retornarem ao espaço de trabalho físico, minimizando riscos e implementando procedimentos claros e solidários de saúde e segurança.
Como as tecnologias de RH dão suporte ao bem-estar no local de trabalho
As tecnologias de RH podem ajudar os colaboradores a se sentirem e terem melhor desempenho. Soluções inteligentes e baseadas em dados já ajudam as equipes de RH a identificar e resolver problemas físicos dos colaboradores, como desconforto ergonômico ou fadiga, e problemas mentais e emocionais, como sentir-se sobrecarregado ou ansioso.
Sensores e wearables, gamificação de metas e marcos de bem-estar e aplicativos de fitness e bem-estar permitem altos níveis de engajamento. A inteligência artificial (IA) para RH e funções analíticas avançadas de dados pode ajudar a criar programas eficazes e personalizados para os indivíduos e recomendar melhorias à iniciativa geral de bem-estar dos colaboradores.
Como implementar soluções de bem-estar e mudanças
- Seja seletivo. Comece pequeno ao escolher e implementar novas iniciativas e tecnologias de bem-estar. Coloque-os em um truque em vez de um dilúvio. Use soluções inteligentes de RH para determinar as reações mais positivas dos colaboradores e avaliar o ROI.
- Seja transparente. Demonstre e explique como essas tecnologias e programas funcionam. Mostre aos colaboradores que sensores e outras tecnologias de bem-estar são voluntários e projetados para melhorar a experiência no local de trabalho e não supervisioná-la.
- Mantenha a confiança. Assegure os funcionários sobre sua privacidade e anonimato. Use exemplos como: “Aqui estão as leituras de sensores de um funcionário anônimo. Percebemos altos níveis de frustração e fadiga, por isso demos a ela menos trabalho administrativo repetitivo e tarefas mais criativas de resolução de problemas – que ela prospera e gosta.”
- Não presuma. Todos têm um nível diferente de tolerância ao estresse, e alguns são mais “aderentes” do que outros. A beleza da moderna tecnologia de RH é que ela personaliza soluções para atender às necessidades individuais. Dê aos colaboradores acesso, suporte e incentivo para usar ferramentas e programas de bem-estar, mas não os ajude nem os torne obrigatórios.
- Escute e aprenda. Muitos líderes de RH estão em território inexplorado em um local de trabalho que mudou rápida e drasticamente. É vital aproveitar as novas tecnologias de RH para reunir e analisar dados. Use funções analíticas avançadas o máximo possível para ajudar a determinar onde os colaboradores precisam de mais suporte e quais soluções estão funcionando melhor.
Soluções corporativas de bem-estar para o mundo do trabalho em constante mudança
O ano passado produziu desafios imprevistos que mudaram permanentemente o mundo do trabalho. Felizmente, o conhecimento e a tecnologia baseada em dados já existem para ajudar as empresas a transformar seu local de trabalho. Mesmo que a grande maioria dos colaboradores volte a um local de trabalho físico, a ênfase no bem-estar do local de trabalho continuará – e isso é uma boa notícia para as empresas e seus colaboradores.
Produto da SAP
Ferramentas que apoiam o bem-estar no local de trabalho
Ajude seu pessoal a dar o melhor de si com as soluções SAP SuccessFactors.