O que é infraestrutura de dados?
A infraestrutura de dados é uma combinação de arquitetura de dados e soluções de software dedicadas que centralizam, conectam, gerenciam e controlam dados em diferentes sistemas e aplicativos.
Do chão de fábrica à porta do cliente, cada interação, transação e decisão gera dados que podem ajudar a prever, entender e otimizar todas as áreas de operações dos negócios. Isso só é possível se os dados forem analisados e aproveitados.
Definição de infraestrutura de dados
As soluções de infraestrutura de dados permitem conectar e gerenciar todos os dados em tempo real, em diferentes sistemas e aplicativos. Isso possibilita criar uma única fonte da verdade e usar e acessar esses dados quando e onde for necessário – democratizando e automatizando os processos de gerenciamento de dados. Uma infraestrutura de dados também simplifica todos os dados, principalmente em arquiteturas distribuídas complexas, tornando-os prontos para uso em aplicativos de funções analíticas, IA e Machine Learning, por meio do enriquecimento, unificação, depuração e proteção desses dados. Em suma, a arquitetura e as soluções de infraestrutura de dados permitem que as empresas aproveitem os dados, ampliem os sistemas e se adaptem às rápidas mudanças nos mercados.
Malha de dados versus infraestrutura de dados
Malha de dados e infraestrutura de dados são conceitos de arquitetura de dados que visam melhorar o gerenciamento e a integração dos dados em diferentes sistemas, aplicativos e usuários. E embora ambas promovam um gerenciamento de dados mais simplificado, há algumas distinções entre elas que podem ajudar a esclarecer os termos.
Malha de dados é uma arquitetura de dados descentralizada que tem como objetivo capacitar as equipes a terem seus próprios dados e serviços. Ela promove o conceito de “autonomia de dados”, em que diferentes equipes podem reivindicar e gerenciar os próprios dados e serviços e tomar decisões de modo independente a partir deles e de suas necessidades. A malha de dados incentiva as equipes a criar seus próprios microsserviços e promove o uso de APIs para compartilhar dados com outras equipes.
A infraestrutura de dados, por outro lado, é uma combinação de arquitetura de dados e soluções de software dedicadas que centralizam, conectam, gerenciam e controlam dados em diferentes sistemas e aplicativos. Isso permite que as empresas acessem e usem dados em tempo real, criando uma única fonte da verdade e automatizando os processos de gerenciamento de dados.
As duas abordagens têm suas vantagens. A malha de dados é frequentemente vista como uma iniciativa de etapa posterior, depois que as infraestruturas de dados já foram incorporadas. A infraestrutura de dados apresenta uma visão centralizada e unificada dos dados, o que pode ajudar a fornecer insights de dados em todos os sistemas. De uma perspectiva organizacional, essa é a abordagem ideal, uma vez que a infraestrutura viabiliza a otimização em toda a empresa.
Colocando os “negócios” na infraestrutura de dados
Uma infraestrutura de dados de negócios vai além da abordagem tradicional de infraestrutura de dados. Embora simplifique estruturas de dados complexas e forneça dados significativos a todos os consumidores, ela traz ainda mais benefícios e valor ao manter a lógica de negócios e o contexto do aplicativo intactos (em essência, ela mantém o DNA dos dados). Assim, uma infraestrutura de dados de negócios elimina a necessidade de recriar todo o contexto empresarial perdido com extração e replicação de dados, oferecendo a seus stakeholders e consumidores a capacidade de acelerar a tomada de decisões com segurança, garantindo a visualização completa dos dados, independentemente de onde estão armazenados ou como foram projetados.
Arquitetura da infraestrutura de dados
A arquitetura da infraestrutura de dados funciona por meio de conexão, gerenciamento e controle de dados em diferentes sistemas e aplicativos para fornecer uma visão centralizada e unificada. Isso se aplica a equipes e sistemas, onde quer que estejam em sua organização. Alguns dos principais componentes da arquitetura da infraestrutura de dados incluem:
- Conectores de dados: pense nos conectores de dados como pontes que conectam diferentes sistemas em que os dados são armazenados (por exemplo, bancos de dados, aplicativos, sensores) a um local central. Desta forma, todos esses conjuntos de dados diferentes podem ser analisados a partir de um único ponto de vista.
- Gerenciamento de dados: garante que os dados sejam organizados, seguros e de alta qualidade. Atividades como integração de dados (reunião de dados de diferentes fontes), governança de dados (definição de regras de como os dados devem ser usados e gerenciados) e segurança de dados (proteção de dados confidenciais de acesso não autorizado) são incluídas aqui.
- Modelagem de dados e camada semântica: a modelagem de dados ajuda você a entender os dados com o desenvolvimento de uma linguagem comum para eles, em diferentes sistemas. Isso é realizado por meio da criação de um modelo que descreve os dados e uma camada semântica que é a linguagem combinada usada para contar sua história.
- Processamento de dados e funções analíticas: aqui, os dados são processados e analisados para obter insights. Tarefas como data warehousing (armazenamento de grandes volumes de dados), streaming de dados (processamento contínuo de dados à medida que são gerados) e visualização de dados (exibição de dados de fácil compreensão) entram em ação aqui.
- Automação do gerenciamento de dados: funções analíticas de dados podem ser usadas para informar a automação em várias áreas da empresa mas, como um termo arquitetônico, a automação ajuda a garantir que os dados sejam gerenciados com eficiência e consistência. Isso inclui automatizar tarefas como integração, governança e segurança de dados. A automação pode ajudar a reduzir erros, economizar tempo e melhorar a qualidade dos dados.
Benefícios empresariais de uma infraestrutura de dados
Uma infraestrutura de dados permite maior precisão, eficiência e inteligência. E quando as soluções em nuvem são baseadas em IA e Machine Learning, o céu é o limite. Por quê? Porque os insights de IA se tornam cada vez mais precisos e profundos quando recebem mais dados. Descubra a seguir alguns dos principais benefícios empresariais das soluções de infraestrutura de dados.
- Gerenciamento de dados centralizado e simplificado: a dispersão de dados é uma grande desvantagem. Uma infraestrutura de dados ajuda a eliminar barreiras de silos e permite que você encontre dados de todos os seus sistemas e os reúna em um só lugar – como e quando necessário.
- Insights rápidos: as empresas não se dão mais ao luxo de esperar por resultados ou torcer para que as análises sejam precisas. Com essa infraestrutura, todos os dados são aproveitados ao máximo – e tudo é entregue em conjunto, em tempo real.
- Fonte de informações confiáveis: os melhores sistemas de gerenciamento de dados de negócios podem combinar dados e sistemas entre empresas para criar uma visão única. Além disso, essas soluções podem modelar esses dados para que sejam apresentados aos usuários de modo inteligível e que permita ações imediatas.
- Gerenciamento de dados automatizado: a arquitetura da infraestrutura de dados ajuda a automatizar o que antes eram processos manuais lentos e propensos a erros, com a identificação de tendências, eliminação de irregularidades e minimização do risco de erros e imprecisões.
- Adaptabilidade e escalabilidade: as empresas modernas exigem a capacidade de mudanças rápidas e adaptações perfeitas de suas operações e modelos de negócios. As soluções de infraestrutura de dados ajudam você a unificar seus processos para condicionar mudanças ágeis e precisas.
- Controle de dados: a infraestrutura de dados de negócios ajuda as empresas a terem melhor controle sobre os dados com recursos como verificações de qualidade, rastreamento e proteção de dados, garantindo o compliance, a consistência e a segurança dos dados.
SAP Data Unleashed
Saiba mais sobre as inovações para ajudar a desvendar o poder de seus dados de negócios.
Casos de uso da infraestrutura de dados de negócios
Discutimos os benefícios gerais de negócios de uma infraestrutura de dados, incluindo velocidade, precisão, automação e escalabilidade. Mas quais são seus usos mais específicos? Seja qual for a natureza de seus negócios, a maioria das empresas em crescimento compartilha alguns fundamentos operacionais básicos. Conheça algumas das maneiras pelas quais as soluções de infraestrutura de dados podem ter impacto nas seguintes atividades centrais:
- Atendimento ao cliente: dados de clientes chegam diariamente com mais agilidade, mais detalhes e de novas fontes. Desde sistemas próprios de CRM até mídias sociais e avaliações de clientes, informações valiosas estão sendo capturadas. Categorizar e analisar manualmente todos esses conjuntos de dados massivos e dispersos seria quase impossível. Uma infraestrutura de dados permite que você controle a chegada desta avalanche. Ela ajuda você a definir os parâmetros analíticos que deseja estabelecer e os tipos e a natureza dos dados a comparar ou priorizar. Pode ser facilmente automatizada para analisar diferentes conjuntos para vários resultados – e garantir que todas as fontes de dados sejam exploradas.
- Detecção de fraudes e gestão de riscos: crimes cibernéticos e ataques de phishing custam anualmente bilhões de dólares às empresas. Sem falar no dano à reputação que pode acompanhar qualquer risco grave e imprevisto. Com uma infraestrutura de dados, você pode analisar toda a estrutura de negócios, interna e externa, para identificar ameaças e comportamentos arriscados antes que eles se tornem um problema. Isso significa analisar dados de vários sistemas e fontes, como transações, feedback do cliente, relatórios de despesas, itens de centro de custo e registros públicos – até as mídias sociais e itens de notícias que podem alertar sobre o impacto em suas operações. As soluções de infraestrutura de dados podem usar algoritmos de IA e Machine Learning para detectar e identificar padrões e anomalias em grandes conjuntos de dados, o que seria impossível para os humanos. Isso fornece um aviso antecipado de fraude e risco e ajuda a proteger as equipes, os clientes e os resultados.
- Previsão de vendas: a arquitetura da infraestrutura de dados de negócios melhora a previsão de vendas, permitindo que as empresas integrem e analisem dados de uma ampla variedade de fontes internas e externas em tempo real. Isso ajuda a criar uma visão abrangente dos dados de vendas da empresa, que pode ser usada para fazer previsões confiáveis e precisas. Quando as empresas conseguem aproveitar facilmente a maior variedade possível de dados holísticos de vendas, elas são mais capazes de alocar recursos, estar preparadas para picos e imersões e, em última análise, fornecer o melhor serviço a seus clientes.
- Operações de RH mais tranquilas: a arquitetura da infraestrutura de dados de negócios pode ser usada para integrar dados dos colaboradores existentes, bem como de seus candidatos e novos contratados. Isso dá vantagem à sua empresa e oferece uma visão geral das operações de RH, desde o controle de horas até a satisfação do colaborador. E também fornece às equipes de RH as informações necessárias para identificar e resolver pequenos problemas antes que eles se tornem grandes. Uma visão unificada dos dados dos colaboradores ajuda a garantir a criação de um local de trabalho envolvente, inspirador e adequado.
- Compliance e regulamentações: nos últimos dois anos, as empresas tiveram um recorde de acordos em litígios trabalhistas de ações independentes e coletivas. Com o aumento de pessoal remoto em casa, locais de trabalho corporativos cada vez mais descentralizados e uma mudança geral em questões culturais, muitas empresas estão sobrecarregadas com a quantidade de regulamentações locais, nacionais e internacionais que precisam acompanhar. Contar com esforços manuais para se manter informado de problemas de compliance é cada vez mais utópico. Por isso, convém que as soluções de infraestrutura de dados possam ser automatizadas para referenciar as mais recentes regulamentações locais e globais, examinar sistemas e registros de ponta a ponta e notificar você sobre quaisquer riscos de compliance.
Exemplos da infraestrutura de dados em ação
Agora que abordamos algumas das maneiras pelas quais as soluções de infraestrutura de dados dão suporte a operações de negócios essenciais, vamos dar uma olhada em alguns dos setores que estão colocando a inovação do gerenciamento de dados em ação para se manterem atualizados e competitivos:
- Saúde: as soluções de infraestrutura de dados ajudam a criar uma visão centralizada e em tempo real dos dados dos pacientes. Ao integrar dados de EHR de várias fontes, os profissionais de saúde podem ter uma visão mais completa do histórico médico de um paciente, o que pode levar a diagnósticos e planos de tratamento mais precisos. A eficiência dos ensaios clínicos também pode ser melhorada por meio da integração de dados de várias fontes (como dados do paciente e resultados de laboratório) em um único local, facilitando o rastreamento e a análise do progresso do ensaio.
- Produção: da matéria-prima à porta do cliente, poucos setores têm mais pontos de geração de dados do que o setor de produção. Para atender às demandas dos clientes por transparência e procedência ética, muitas empresas integram dados RFID e soluções de rastreamento de blockchain em seus locais de produção no exterior. Uma visão de ponta a ponta das cadeias de suprimentos também permite procurar ao longo da cadeia para identificar gargalos de fase inicial e antecipar a escassez. Além disso, as redes de IoT oferecem uma janela para toda a gama de ativos e máquinas de produção – e informam quando a manutenção é necessária, o que evita paralisações dispendiosas. Por fim, os ciclos de vida dos produtos estão mais curtos do que nunca, de modo que as empresas precisam permanecer atualizadas com as tendências a todo momento. Ao analisar dados de mercado e de mídias sociais, as empresas podem ver as próximas tendências e comunicar as mudanças de design às equipes de P&D em tempo real.
- Setores de petróleo, gás e energia: ao integrar dados de sensores e outras fontes de campo, as empresas identificam padrões e tendências que podem indicar riscos potenciais ou problemas mecânicos. Neste setor, interrupções são duplamente dispendiosas, pois os equipamentos costumam ser muito especializados e os reparos são caros, além da redução da produção de energia gerar perdas no processo. As soluções de infraestrutura de dados também podem melhorar a eficiência do planejamento da produção por meio da integração de dados de várias fontes, como de sensores, mercado e clima, em um único local. Isso possibilita que os fornecedores de energia aloquem melhor os recursos e planejem as disrupções econômicas e políticas inesperadas a que o setor está propenso.
- Varejo: todos já ouvimos falar do varejo omnichannel e da capacidade de migrar perfeitamente da loja física para as opções de compra e entrega online. A revolução omnichannel afeta muito mais do que o local onde você realiza as compras, abrangendo todas as formas de personalização da experiência do varejo pelos compradores. Isso inclui sistemas de ponto de venda avançados, como prateleiras e carrinhos inteligentes, opções de pagamento sem intervenção manual e recursos de personalização cada vez mais sofisticados, o que leva à criação e captura de dados. Uma infraestrutura de dados permite que os varejistas combinem os dados de compras dos clientes com a cadeia de suprimentos e conjuntos de dados de depósito para criar um ecossistema de varejo altamente preciso e preditivo.
- Serviços financeiros: dados acionáveis de clientes podem vir de uma variedade de fontes, incluindo bancos e cartões de crédito, investimentos, seguros e aplicativos fiscais. Uma infraestrutura de dados pode ajudar os prestadores de serviços financeiros a gerenciar, analisar e proteger esses dados vulneráveis e valiosos. As apostas são muito altas nesse setor quando se trata de segurança cibernética, e qualquer falha pode se transformar rapidamente em um abismo. As soluções de infraestrutura de dados podem ajudar as empresas do setor a corrigir essas falhas e eliminar áreas off grid (fora da rede) em suas operações, garantindo que os protocolos de segurança e a visibilidade estejam em vigor nos negócios.
Próximas etapas para tornar as soluções de infraestrutura de dados uma realidade para sua empresa
Há muitas formas pelas quais a organização pode se beneficiar da transformação com as soluções de infraestrutura de dados, mas esse tipo de mudança não acontece da noite para o dia. Como em qualquer iniciativa valiosa, ela começa com um bom planejamento, uma excelente comunicação e a definição realista de metas. Abaixo estão algumas das etapas iniciais que muitas das melhores empresas seguem na jornada rumo ao gerenciamento unificado de dados.
- Avalie a atual arquitetura de dados: para mapear seu destino, é preciso saber onde você está agora. É essencial realizar a auditoria de seus processos e sistemas atuais para entender melhor as fontes de dados, os sistemas e os fluxos de dados existentes. Isso ajudará a identificar as lacunas e os desafios que precisam ser enfrentados para implementar uma infraestrutura de dados com mais eficiência.
- Defina a estrutura de governança de dados: ao planejar a gestão, a integração e a governança dos dados em toda a organização, é essencial primeiro definir claramente as políticas, os processos e os padrões esperados. Isso garantirá que todos os seus dados sejam precisos, consistentes e seguros – e ajudará a proteger você contra riscos e preocupações.
- Projete a arquitetura da infraestrutura de dados: após concluir as duas primeiras etapas, você precisará projetar a arquitetura da infraestrutura de dados. Isso exigirá que você identifique todas as suas fontes de dados e crie um modelo semântico deles, além de estabelecer planos, governança de dados e protocolos de segurança.
- Integre os dados: depois que a arquitetura da infraestrutura de dados for projetada, a próxima etapa envolverá a conexão das várias fontes de dados, dentro e fora de sua organização. Em seguida, será necessário integrar esses dados em todos os sistemas e usuários da estrutura para criar uma visão unificada.
- Implemente governança e segurança de dados: você definiu os protocolos de governança e segurança com os quais deseja trabalhar. Agora precisa colocá-los em prática. Isso inclui a implementação de qualidade, linhagem e processos de mascaramento de dados, bem como a definição de protocolos de acesso e autorização do usuário.
- Execute funções analíticas de dados: assim que a infraestrutura de dados for implementada, a próxima etapa será executá-la. As melhores soluções de software ajudarão você a chegar daqui até lá. Isso inclui uma integração tranquila de sistemas e aplicativos existentes, movimentação segura de conjuntos de dados e insights baseados em IA que ajudam a desenvolver, automatizar e implementar configurações de funções analíticas que fornecem os insights e resultados mais práticos, relevantes e em tempo real.
- Gestão de mudanças e comunicações: a implementação de uma arquitetura de infraestrutura de dados requer uma mudança cultural, para garantir que sua organização esteja preparada para adotar as novas práticas de gerenciamento de dados e promover o uso de dados em diferentes equipes e áreas de negócios.
Dados são informações, e informação é poder. As soluções de infraestrutura de dados facilitam a colaboração de suas equipes, agora empoderadas com as informações certas e os insights mais precisos baseados em dados. Há um potencial oculto incalculável em seus sistemas e equipes. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber como desvendar esse poder em toda a empresa.
Desvende o poder da infraestrutura de dados
Explore o SAP Datasphere – uma experiência unificada para todos os seus dados de negócios.
Desvende o poder da infraestrutura de dados
Explore o SAP Datasphere – uma experiência unificada para todos os seus dados de negócios.