10 riscos da cadeia de suprimentos e como mitigá-los
Em vez de incorporar soluções improvisadas a sistemas desatualizados, as melhores empresas buscam antecipar-se aos riscos, adotando ferramentas inteligentes de gestão da cadeia de suprimentos na nuvem que integram perfeitamente suas cadeias de suprimentos aos clientes e a todos os ecossistemas operacionais e de negócios.
Os 10 principais riscos da cadeia de suprimentos
Em qualquer sala de diretoria do mundo, ouvimos líderes de negócios conversando sobre os maiores riscos que enfrentam em suas operações da cadeia de suprimentos – e o que devem fazer para mitigá-los. Confira a seguir uma lista dos 10 principais riscos:
1. Agitação política global
Nos últimos anos, surgiram mais desafios geopolíticos que podem levar à escassez de energia e matérias-primas em todo o mundo, impactando o planejamento e a logística de produção da cadeia de suprimentos. Na pesquisa sobre cadeia de suprimentos de 2022 da SAP, de acordo com líderes de negócios, a agitação geopolítica foi o principal problema da cadeia de suprimentos (58%), seguida pela falta de matérias-primas (44%).
Felizmente, as empresas podem manter suas linhas de produção e cadeias de suprimentos em operação de várias maneiras, mesmo em um clima global volátil. Uma das estratégias – descrita por analistas da PWC – é mapear, monitorar e medir a exposição da empresa a eventos geopolíticos em todos os elos e pontos de acesso da cadeia para responder com agilidade aos acontecimentos. Por exemplo, a criação de uma rede mais diversificada de fornecedores e o estabelecimento de conectividade em tempo real com os parceiros de logística podem viabilizar a rápida adaptação das empresas frente à disrupção.
No entanto, essas estratégias ágeis de planejamento exigem soluções de software baseadas em nuvem que ofereçam visibilidade, conectividade em tempo real e avançadas funções analíticas de dados. As melhores soluções incorporam tecnologias como IA, Machine Learning e IoT que agregam automação e inteligência. Além disso, as soluções em nuvem permitem executar cenários hipotéticos e funções analíticas preditivas, receber notícias globais e alertas de disrupção em tempo real e obter insights melhores sobre a cadeia de suprimentos. Também dão suporte à visibilidade e responsividade completas e centralizadas, para que disrupções e problemas de um lugar não gerem atrasos em outros locais.
2. Economia e inflação
Muitas empresas estão sentindo a pressão, pois a ameaça de recessão, a inflação e as más condições econômicas representam aumento nos custos de combustível, energia, mão de obra e negócios em geral.
Para prosperar em tempos de turbulência econômica, as cadeias de suprimentos precisam ter visibilidade e responsividade. E, como indica a mais recente pesquisa do Gartner, os melhores líderes buscam soluções inteligentes de cadeia de suprimentos baseadas em nuvem para vencer a crise. Tais soluções fornecem as ferramentas necessárias, como previsões e funções analíticas de dados de diferentes divisões em tempo real, que podem ajudar as empresas a obter vantagem competitiva.
As soluções digitais inteligentes também oferecem poderosas ferramentas de planejamento e previsão, como a tecnologia de gêmeos digitais, que permite recriar virtualmente a cadeia de suprimentos, simulando resposta e desempenho em diferentes cenários relacionados à inflação. Andy Hancock, vice-presidente global do Centro de Excelência da Cadeia de Suprimentos Digital da SAP, acrescenta que “também veremos gêmeos de processos digitais, ou seja, poderemos modelar a cadeia de suprimentos para ter uma compreensão total dos diferentes elementos móveis e obter visibilidade”.
Em tempos de inflação, enfrentamos também o risco de picos repentinos de preços ou a escassez de materiais. Quando as equipes de P&D e de design estão integradas à cadeia de suprimentos e aos ecossistemas de produção, a empresa pode desenvolver, preventivamente, designs de produtos alternativos para casos de escassez ou inviabilidade financeira de componentes e materiais.
Para alcançar esse nível de visibilidade e continuidade, as empresas modernas têm buscado softwares de planejamento que forneçam uma visão de rede de toda a cadeia de suprimentos, bem como funções analíticas e alertas em tempo real para prever disrupções impulsionadas pela inflação e ficar à frente delas. A solução SAP Integrated Business Planning (IBP) para cadeias de suprimentos oferece suporte à simulação e comparação de diferentes cenários de planejamento de suprimentos para viabilizar decisões mais rápidas e colaborativas.
3. Disrupções causadas por eventos climáticos
De inundações a ondas de calor e incêndios florestais, eventos climáticos extremos têm acontecido com uma frequência alarmante nos últimos anos, causando enorme impacto nas cadeias de suprimentos.
Com melhor visibilidade da cadeia de suprimentos – dos locais de produção dos fornecedores às rotas de transporte – as empresas podem prever e minimizar as disrupções causadas por esses desastres naturais. Soluções de gestão de transportes e logística que dão suporte a vários modos de transporte e colaboração com parceiros de negócios globais aceleram a execução de planos de logística alternativos de acordo com a necessidade. Outra estratégia útil é o mapeamento e o monitoramento de fábricas em toda a cadeia de suprimentos, bem como a diversificação da base de fornecedores. Além de responder à crescente frequência de eventos climáticos extremos, também é interessante ter a capacidade de implementar energia verde e outras iniciativas de sustentabilidade para mitigar o impacto de longo prazo do aumento de temperatura e cumprir as regulamentações ambientais.
Obviamente, essas metas ambiciosas exigem soluções poderosas que acompanhem os sistemas e processos de negócios existentes e também se incorporem a eles. Uma solução integrada de IBP inclui funções analíticas da cadeia de suprimentos, simulações hipotéticas, alertas e muito mais para ajudar sua empresa a se manter à frente de eventos climáticos e a melhorar a sustentabilidade e a eficiência.
E quando se trata de resultados, é fundamental que suas iniciativas de sustentabilidade da cadeia de suprimentos sejam rastreáveis e entreguem valor. Um sistema de execução de produção (MES) em nuvem é desenvolvido para servir de vínculo entre produção e negócios na gestão da cadeia de suprimentos e fornece visibilidade global de todas as operações, conectando os sistemas de negócios da diretoria aos equipamentos da área de produção e garantindo a produtividade e a eficiência.
4. Não conformidade com ESG e determinações relacionadas
Em resposta às preocupações climáticas globais, também temos visto uma crescente complexidade nas regulamentações de governança ambiental, social e corporativa (ESG). E embora estejam eticamente motivadas a cumprir essas metas, as melhores empresas também são estimuladas pelos enormes riscos e prejuízos da não conformidade. Tais riscos incluem multas, sanções e perdas financeiras que ameaçam qualquer negócio. Além disso, a não conformidade pode resultar em disrupções operacionais, incluindo apreensão de estoque, recalls e danos à reputação.
Para vencer esses desafios, você precisa de ferramentas poderosas para rastrear e gerar relatórios sobre as atividades e parcerias da empresa, melhorando a visibilidade e a transparência da cadeia de suprimentos ampliada. Soluções de sustentabilidade que integram dados reais de ESG também podem ajudar. As modernas soluções de gestão da pegada de carbono dos produtos facilitam o cálculo da pegada e de toda a cadeia de valor, incluindo atualizações em tempo real das regulamentações, indicando como e quando elas mudam, e a capacidade de gerar relatórios de progresso rapidamente, conforme necessário.
Estratégias para uma cadeia de suprimentos resiliente
Descubra como gerenciar holisticamente os riscos de negócios em toda a cadeia de suprimentos.
5. Ameaças cibernéticas
Embora os benefícios das cadeias de suprimentos conectadas à nuvem sejam evidentes, também há um risco elevado associado ao crescimento das redes de IoT e de dispositivos e ativos conectados. Como esses sistemas podem fornecer portais adicionais para potenciais cibercriminosos, é aconselhável escolher soluções de software com poderosos recursos de segurança cibernética integrados para combater tais riscos.
Maior simplificação e colaboração em torno de dispositivos, segurança de rede e programas ajudam você a capturar e mitigar essas ameaças. Também é recomendável aumentar os investimentos em treinamento de segurança de colaboradores de acordo com um relatório de 2023 da ASCM (Association for Supply Chain Management). Os riscos de fornecedores também representam mais de 80% dos incidentes cibernéticos em decorrência do comprometimento de fornecedores, segundo um recente artigo da Forbes.
Há anos, as empresas têm sistemas ERP e de gestão da cadeia de suprimentos desatualizados – adicionando aplicativos e soluções até gerar uma verdadeira bagunça de códigos e pontos de acesso vulneráveis. Hoje, convém desenvolver sistemas de gestão da cadeia de suprimentos e de diferentes divisões em um poderoso sistema ERP baseado em nuvem com um banco de dados in-memory escalável. Soluções como essas permitem automatizar as necessidades de segurança em tempo real e integrar com confiança todos os aplicativos de diferentes divisões em uma plataforma segura e unificada.
6. Escassez de produtos e matérias-primas
Para ajudar a compensar a escassez causada pela oferta volátil, quase duas em cada três empresas (64%) têm armazenado mais estoque “por precaução”, segundo uma pesquisa recente da SAP. No entanto, outras empresas, como a ZF Friedrichshafen AG, estão mudando para uma abordagem de planejamento de demanda mais holística que as habilita a “melhorar a disponibilidade e reduzir os estoques” na cadeia de suprimentos multinível – e manter-se à altura da posição de fornecedor confiável de tecnologias inovadoras para a indústria automotiva.
Diante de ameças de falta de suprimentos de matérias-primas e produtos acabados, as empresas precisam desenvolver robustas práticas organizacionais para prever escassez e preparar planos de contingência. Elas também devem aproveitar poderosas soluções de software com recursos integrados que possam ajudá-las a dominar o planejamento de oferta e demanda e a gestão de estoques.
7. Riscos de logística
Nos últimos anos, temos visto muitos problemas de transporte dignos de manchetes, incluindo gargalos de frete marítimo, greves marítimas e fechamentos generalizados de portos. Uma das disrupções mais notáveis envolveu um dos maiores navios contêineres do mundo, que encalhou e bloqueou o Canal de Suez por mais de uma semana, causando danos à cadeia de suprimentos global.
Para minimizar disrupções na cadeia de suprimentos, sua empresa deve adaptar seus modos de transporte dinamicamente, usando informações em tempo real. Processos automatizados de gestão de frete e expedição, colaboração em nuvem e documentação padronizada de frete também ajudam a neutralizar esses riscos.
Como resultado da pressão para acelerar prazos de entrega e competir com as operações globais da Amazon, surgiram outros riscos de logística. Por exemplo, o uso de centros de microexecução – que contêm os SKUs mais pedidos em um pequeno hub com localização central – têm seus próprios riscos, tais como execução complexa, necessidade de reabastecimento frequente das capacidades de fretes de carga inferior a um caminhão e de transporte de carga de caminhão, custos maiores de início das atividades e mão de obra remota, e incerteza sobre a longevidade desse modelo. As empresas correm riscos semelhantes ao usar o modelo de vários centros de distribuição.
Felizmente, o melhor software de logística da cadeia de suprimentos da atualidade oferece recursos de planejamento sofisticados e orientados por IA que ajudam a gerenciar as operações de logística com maior visibilidade e eficiência – do armazenamento à execução complexa, distribuição e sofisticadas operações de entrega de última milha.
8. Volatilidade da demanda
Os ciclos de vida dos produtos estão mais curtos do que nunca. Basta um novo produto ou tendência aparecer no Instagram, que os consumidores querem comprar o respectivo item ali mesmo. Para atender a ciclos de vida de produtos cada vez mais curtos e complexos, as empresas devem integrar suas operações de maneiras inéditas e responsivas. O primeiro passo é coletar dados de tendências de clientes e mídia. Essas novas demandas por produtos e serviços devem ser informadas às equipes de P&D e de design responsáveis pelo desenvolvimento e ajuste de produtos de maneira rápida, seguindo práticas eficazes e sustentáveis. Depois, o pessoal de marketing, vendas e outras equipes operacionais precisam estar integrados para criar interesse e conscientização sobre novos produtos e garantir que todos os componentes de preços, administração e varejo também sejam gerenciados com eficiência.
Para ajudar a coordenar e integrar essas tarefas interdependentes, você pode recorrer a soluções de software de planejamento da cadeia de suprimentos que usam tecnologia de Machine Learning e previsão estatística automatizada para planejamento e detecção de demanda avançados. O planejamento multinível em toda a rede da cadeia de suprimentos, o planejamento global de capacidade que considera restrições de material e a gestão de respostas priorizada automaticamente também podem ajudar a suavizar a volatilidade da demanda. E quando essas soluções de planejamento são integradas com as equipes e tarefas de planejamento de vendas e operações (S&OP), você pode atender (e encantar) os clientes com respostas rápidas e precisas às demandas e expectativas deles.
9. Falta de transparência
Transparência e visibilidade da cadeia de suprimentos são duas coisas diferentes. Boa visibilidade é um benefício interno e significa que você tem uma visão completa e em tempo real de suas operações em uma plataforma unificada, enquanto transparência se refere à visão de fora para dentro de sua empresa e à sua capacidade ou disposição para expor suas práticas. Por exemplo: a procedência de seus produtos e matérias-primas e os padrões éticos de suas práticas de sourcing e mão de obra. É aqui que a visibilidade e a transparência se reúnem na cadeia de suprimentos, pois sem visibilidade de ponta a ponta, a transparência total é quase impossível.
Felizmente, os avanços na gestão de Big Data, Inteligência Artificial e tecnologias de rastreamento, como sensores RFID e blockchain, permitem níveis de transparência nunca vistos antes. Por exemplo, a IA pode ser usada para rastrear o status e a localização de pacotes. Com a tecnologia blockchain, a origem de um produto (e das respectivas matérias-primas e componentes) é armazenada em um registro irrefutável que pode ser atualizado com novas informações à medida que o produto se move pela cadeia de suprimentos. Sensores RFID podem ser instalados em produtos e materiais, e os requisitos de sensores para seus parceiros e fornecedores podem lançar luz sobre áreas antes obscuras na cadeia de suprimentos. Rastreamento de geolocalização e alertas preditivos baseados em regras também ajudam a reduzir esses riscos.
10. Riscos de informações de negócios
Os dados e as informações de que você precisa para promover operações perfeitas de produção e cadeia de suprimentos podem vir de várias fontes, incluindo redes IoT, desenvolvedores de produtos, clientes, parceiros de logística ou até de outras áreas operacionais, como RH ou vendas. E é absolutamente essencial que esses dados sejam consistentes e confiáveis. Soluções de produção digital baseadas em nuvem e IA ajudam a garantir que todos os dados valiosos sejam integrados e padronizados para fornecer as informações confiáveis e em tempo real necessárias para tomar decisões fundamentadas e responder rapidamente aos riscos.
Estratégias de mitigação de riscos da cadeia de suprimentos
Os tipos de risco que as empresas têm enfrentado estão evoluindo, mas as tecnologias digitais inteligentes que ajudam as empresas a aprimorar suas estratégias de gestão têm acompanhado essa evolução. Confira uma recapitulação de alguns métodos de detecção, avaliação, planejamento e execução de riscos que podem ajudar.
- Aumente e melhore a visibilidade da cadeia de valor e fornecedores usando um software em nuvem que fornece funções analíticas e KPIs para monitorar o desempenho global e no nível da fábrica – bem como Machine Learning que pode executar análises de causa raiz.
- Monitore a cadeia de suprimentos em tempo real com tecnologias como IA, Machine Learning, funções analíticas avançadas e IoT para obter melhor visibilidade e alertas em tempo real que aceleram os tempos de resposta.
- Reaja rapidamente às mudanças por meio da realocação de recursos e do uso de contratos de prazo mais curto.
- Regionalize o sourcing com nearshoring (mudar a produção para países próximos), friend-shoring (mudar a produção de estados autoritários para aliados) e integração de conhecimento para reduzir a dependência de fornecedores globais em períodos de atraso e agitação.
- Adote o planejamento ágil para lidar com incertezas e manter mais estoque de segurança disponível “por precaução”.
- Melhore a transparência e a rastreabilidade para impulsionar o desempenho da cadeia de suprimentos, detectar gargalos e cumprir as exigências de sustentabilidade.
- Desenvolva práticas circulares e sustentáveis, como a integração de benchmarks de responsabilidade ambiental em áreas como design de produtos, sourcing de materiais, gestão de mercadorias no fim da vida útil e uso de plásticos reciclados para impressão 3D.
- Fortaleça o relacionamento com os fornecedores diversificando sua base de fornecedores e otimizando a colaboração e o planejamento da cadeia de suprimentos a partir do compartilhamento de dados baseado em padrões e em software na nuvem.
- Desenvolva planos de cadeia de suprimentos baseados em riscos por meio da execução de simulações, projeção do impacto de fatores como picos de demanda por meio do planejamento de cenários e uso de funções analíticas avançadas de dados para obter insights sobre todos os riscos.
Produto SAP
Crie uma cadeia de suprimentos resiliente aos riscos
Veja como mitigar riscos e apoiar a sustentabilidade em toda a empresa.