O que é rede de cadeia de suprimentos?
A rede de cadeia de suprimentos é uma abordagem estratégica baseada em dados para otimizar o fluxo de mercadorias, informações e finanças em toda a cadeia de suprimentos de uma empresa.
Então, como projetar uma rede de cadeia de suprimentos? Criando um modelo de trabalho que mostre cada parte do processo de entrega do produto, juntamente com os custos e o tempo reais associados a cada etapa. Na projeção da rede de cadeia de suprimentos, você pode:
- Identificar ineficiências.
- Responder a perguntas importantes, por exemplo, seus armazéns estão nos locais ideais ou muitos de seus fornecedores estão no exterior?
- Fazer escolhas entre local da fábrica e custos de frete, ou entre acúmulo de estoque e risco.
- O melhor de tudo é que você pode ajustar seu modelo usando um software sofisticado, antes de firmar compromissos com parceiros ou fazer investimentos físicos caros.
Rede de cadeia de suprimentos: definição
A rede da cadeia de suprimentos é um processo estratégico e contínuo para configurar e otimizar uma cadeia de suprimentos. Isso envolve funções analíticas avançadas de dados, modelagem matemática e tecnologias inovadoras para maximizar a eficiência e a capacidade de resposta. Esta abordagem inclui:
- Otimização tática da rede: explorando maneiras de aprimorar a rede atual para ganhos de eficiência e planejamento a curto prazo.
- Configuração de rede estratégica: alinhando locais de instalação, capacidades e estratégias de mercado aos objetivos de negócios.
- Identificação e redução de riscos: avaliando riscos potenciais por meio de cenários hipotéticos e desenvolvendo planos de ação para cada um.
Juntos, esses elementos abordam as complexidades modernas da cadeia de suprimentos, equilibrando custos, riscos, serviços e sustentabilidade, adaptando-se às mudanças do mercado e promovendo o crescimento sustentável.
Desafios modernos da cadeia de suprimentos
As disrupções enfrentadas durante a pandemia evidenciaram nossa dependência das cadeias de suprimentos e das vulnerabilidades complexas às quais elas podem estar sujeitas se não forem bem projetadas.
- Falta de visibilidade: a visibilidade de ponta a ponta tem sido um objetivo importantíssimo para os gerentes da cadeia de suprimentos. As tecnologias poderosas e conectadas de hoje ajudam a atenuar esses problemas reduzindo ineficiências e atrasos que as empresas enfrentam diante da dificuldade de ter uma visão completa de sua rede e operações.
- Volatilidade na demanda dos clientes: estamos em um momento de mudanças sem precedentes no comportamento e nas expectativas do consumidor. Quando as cadeias de suprimentos encontram dificuldade para atender a essas demandas, isso pode resultar em desafios de planejamento, resultando em excesso ou falta de estoque, bem como em enfraquecimento da agilidade geral da cadeia de valor.
- Complexidade das operações globais: o compliance regulatório torna-se mais difícil a cada dia, agravado pela mudança nas questões geopolíticas e ambientais de região para região. As redes de cadeia de suprimentos multinível enfrentam riscos e desafios crescentes para garantir qualidade e desempenho consistentes em todo o mundo.
- Limitações tecnológicas: as tecnologias legadas e ultrapassadas são muitas vezes inadequadas no ambiente complexo de hoje. Limitações nos recursos de análise de dados, automação e monitoramento em tempo real podem prejudicar seus objetivos de ter uma cadeia de suprimentos mais otimizada e responsiva.
- Preocupações ambientais e de sustentabilidade: das expectativas dos consumidores às metas robustas de sustentabilidade de sua empresa, equilibrar o crescimento com responsabilidade ambiental e social apresenta um desafio único.
- Segurança: o foco duplo na segurança cibernética e física é fundamental para salvaguardar dados confidenciais e ativos físicos contra ameaças crescentes. O design da IoT e das redes conectadas deve abordar esses desafios complexos de segurança.
Principais componentes da rede nas cadeias de suprimentos
Os componentes centrais da rede de cadeia de suprimentos oferecem suporte ao uso de análise de dados e sistemas centralizados de gestão da cadeia de suprimentos para ajudar você a simplificar as operações e vencer os desafios mencionados.
- Otimização de custos: um componente central da prática de design da rede de cadeia de suprimentos gira em torno do equilíbrio entre eficiência operacional e manutenção da relação custo-benefício. Isso inclui a otimização de custos de logística, produção e distribuição por meio de melhor visibilidade e modelagem das atividades atuais.
- Gestão de riscos: é essencial adotar uma abordagem completa ao compliance regulatório, à gestão e análise de dados e à transparência da cadeia de suprimentos. As boas práticas de gestão de riscos não só protegem sua cadeia de suprimentos, como também ajudam a proteger sua marca e reputação.
- Capacidade de resposta e agilidade: as empresas de hoje precisam se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado, às preferências dos clientes, à dinâmica da oferta e aos eventos globais. As tecnologias modernas são essenciais para ajudar você a mapear e modelar planos de contingência e fazer manobras rápidas e seguras quando o inesperado acontece.
- Acordos de nível de serviço (ANS): ajudam a definir padrões claros e mensuráveis de desempenho, qualidade e serviço entre os stakeholders da cadeia de valor. Isso ajuda a garantir consistência global e confiabilidade na gestão e entrega de todas as suas mercadorias.
- Métricas ESG e de sustentabilidade: há muito em jogo atualmente para garantir a integração de considerações ambientais, sociais e de governança em suas práticas de cadeia de valor. As soluções inteligentes de cadeia de suprimentos ajudam a garantir que essas práticas sejam transparentes em todas as operações globais.
- Funções analíticas de dados e fluxo de informações: os objetivos centrais da gestão da cadeia de suprimentos são os mesmos há anos. O que mudou foi o papel essencial dos dados e da gestão eficaz das informações para garantir eficiência operacional e planejamento estratégico.
- Integração tecnológica: IA, blockchain, gêmeos digitais, funções analíticas avançadas e a gama atual de soluções inteligentes e conectadas são as tecnologias que sustentam a inovação moderna da cadeia de suprimentos e ajudam a otimizar o transporte, a inteligência de localização, a distribuição e o atendimento.
Modelagem e inteligência de localização nas redes de cadeia de suprimentos
Outro componente essencial no projeto da rede de cadeia de suprimentos é a inteligência de localização, que fornece insights vitais para o planejamento estratégico e a eficiência operacional. Por meio da análise em tempo real de dados geoespaciais, suas equipes podem entender melhor o fluxo físico das mercadorias. E, integrando dados de localização com o restante dos dados da cadeia de suprimentos, você obtém uma visão prática da sua rede de logística e de cadeia de valor. Essas informações dão embasamento às suas decisões sobre localizações de depósito, rotas de transporte e previsão de tendências de mercado. Isso significa detectar e evitar gargalos, monitorar o movimento de mercadorias em tempo real e prever a demanda com base em padrões de geolocalização.
Além das otimizações geográficas, o projeto atual da rede de cadeia de suprimentos também incorpora técnicas de modelagem que usam funções analíticas avançadas para fornecer insights preditivos, planejamento de cenários e avaliações de riscos – você pode simular vários cenários da cadeia de suprimentos para melhorar a eficiência, a resiliência e a capacidade de resposta. Essa abordagem permite integrar insights baseados em dados às estratégias de planejamento, garantindo mais agilidade e melhor preparação.
Tecnologias inovadoras na rede de cadeia de suprimentos digital
- Funções analíticas de Big Data: a análise abrangente de conjuntos de dados grandes e complexos melhora a precisão das previsões e o planejamento estratégico. Isso inclui a aplicação de funções analíticas preditivas para prever tendências de mercado e comportamentos do consumidor.
- Inteligência artificial (IA): usadas em funções analíticas preditivas sofisticadas, previsão de demanda e automação, as tecnologias de IA e os algoritmos de Machine Learning que as sustentam simplificam consideravelmente as operações e os processos decisórios.
- Internet das Coisas (IoT): os dispositivos de IoT abrangem um amplo espectro de ativos que podem rastrear, automatizar, comunicar, aconselhar e avisar – tudo em tempo real. A conectividade na nuvem nas redes IoT melhora a transparência, o rastreamento, o controle operacional, a gestão preditiva de ativos e as redes inteligentes de cadeias de suprimentos.
- Blockchain: a tecnologia blockchain oferece transparência e segurança incomparáveis, principalmente em rastreabilidade, procedência e transações seguras. Ela aumenta a confiança entre os parceiros da cadeia de suprimentos por meio do fornecimento da manutenção de registros imutáveis.
- Computação em nuvem: as soluções baseadas em nuvem facilitam o armazenamento e o processamento de dados flexíveis e escaláveis, melhorando a colaboração e o compartilhamento de informações em vários componentes da cadeia de suprimentos. Além disso, elas oferecem suporte à integração perfeita de diversas atividades e sistemas da cadeia de suprimentos.
- Robótica e automação avançadas: a melhoria da eficiência operacional, principalmente em tecnologias de armazenamento, logística, robótica e automação, reduz erros humanos e aumenta a produtividade. Essas ferramentas são essenciais em ambientes operacionais de alto volume e alta velocidade.
Gêmeos digitais na rede de cadeia de suprimentos
Além das importantes tecnologias listadas acima, os gêmeos digitais representam um avanço no modo como as cadeias de suprimentos são gerenciadas e otimizadas. Com o desenvolvimento de réplicas virtuais de cadeias de suprimentos físicas, os gêmeos digitais permitem análises detalhadas, simulações e otimizações. Como não há risco físico de danos a esses ativos digitais, os gerentes da cadeia de suprimentos podem testar as operações rotineiras e várias disrupções extremas. A integração de dados em tempo real com esses modelos permite ainda mais refinamento e adaptação contínuos, tornando os gêmeos digitais uma ferramenta inestimável para o projeto dinâmico e resiliente da rede de cadeia de suprimentos.
Principais benefícios da rede otimizada de cadeia de suprimentos
- Eficiência e redução de custos: cada pedacinho de espaço desperdiçado em um veículo ou depósito, todos os pequenos atrasos que se somam e ficam grandes, cada quilômetro desnecessário que suas equipes precisam percorrer – tudo isso pode prejudicar seus resultados. O projeto eficaz da rede de cadeia de suprimentos pode ajudar a identificar essas pequenas lacunas e coordenar respostas mais preditivas com economia na produção, otimização das operações e redução do desperdício.
- Sustentabilidade e integração da cadeia de suprimentos reversa: cumprir e superar suas metas de sustentabilidade é um desafio que vale a pena, mas ainda assim é um desafio. As soluções de projeto da rede podem ajudar a detectar áreas em que é possível economizar energia, embalagens e carbono – incluindo a área dispendiosa e com alto consumo de recursos da logística reversa.
- Maior satisfação do cliente e reputação da marca: é claro que entregas rápidas e confiáveis estão no topo da lista de prioridades de seus clientes. Mas com uma cadeia de suprimentos bem projetada e integrada, você também pode fornecer rastreamento, serviço, suporte e assistência em tempo real que ajudam a fortalecer sua reputação.
- Maior agilidade: uma cadeia de suprimentos bem projetada não só gera e reúne dados, como também usa funções analíticas avançadas para aproveitar e entender esses dados. Dessa maneira, você se preocupa menos com as disrupções inesperadas por ter planos e opções responsivos implementados, independentemente do que o futuro reserva.
- Melhor tomada de decisões: um componente importante do aumento da agilidade é a capacidade de agir com base nas informações de maneira rápida, confiante de que elas são precisas e robustas e de que suas decisões serão as corretas.
Novas tendências da cadeia de suprimentos
As tendências atuais em gestão da cadeia de suprimentos e em projeto de rede estão reformulando o setor. As empresas estão priorizando (mais do que nunca) suas metas de sustentabilidade, incluindo um foco maior na logística verde reversa. Há uma ênfase crescente em resiliência e gestão eficaz de riscos, com estratégias focadas na diversidade e flexibilidade de fornecedores. As abordagens centradas no cliente estão se tornando cada vez mais predominantes, adaptando as cadeias de suprimentos para se alinharem às preferências em evolução dos consumidores de e-commerce. Globalmente, há um movimento em direção a uma gestão comercial mais sofisticada, lidando com regulamentações complexas e demandas de compliance. Além disso, a tendência de "near sourcing" e produção local está ganhando força, reduzindo a dependência de cadeias de suprimentos ampliadas globalmente e aumentando a capacidade de resposta ao mercado.
Por que escolher a SAP para a rede de cadeia de suprimentos?
As soluções SAP Business Network adotam uma abordagem abrangente ao projeto e gestão da rede de cadeia de suprimentos, integrando funções analíticas avançadas e visibilidade de ponta a ponta a uma cadeia de valor global e coesa. Isso proporciona agilidade operacional e resiliência, dá suporte à gestão financeira e de ativos e incorpora práticas sustentáveis, oferecendo à sua empresa vantagem competitiva no mercado complexo de hoje.
Visibilidade da cadeia de suprimentos para obter vantagem competitiva
Transforme suas operações de negócios com a visibilidade avançada da cadeia de suprimentos.
Visibilidade da cadeia de suprimentos para obter vantagem competitiva
Transforme suas operações de negócios com a visibilidade avançada da cadeia de suprimentos.