media-blend
text-black

pregos em um quadro com fios coloridos enrolados e presos a eles, criando um padrão e representando o valor do ERP na gestão da cadeia de suprimentos

O valor do ERP na gestão da cadeia de suprimentos

Ao harmonizar os processos de SCM, as soluções ERP potencializam cadeias de suprimentos mais inteligentes, ágeis e rentáveis.

Com as rápidas mudanças nos mercados globais, a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) deve se manter ágil por meio da previsão constante das tendências, proteção contra riscos e descoberta de oportunidades ocultas. Essa flexibilidade requer um comando robusto das informações, reunindo e contextualizando dados de fontes complexas e transformando-os em inteligência proativa. Para alcançar essa ampla perspectiva, os gerentes da cadeia de suprimentos precisarão acessar insights que vão além dos silos de informações tradicionais.

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais oferecem à gestão da cadeia de suprimentos uma perspectiva mais ampla, integrando várias áreas de negócios. Os dados interfuncionais fluem por meio de uma plataforma única e coesa. As funções analíticas integradas canalizam essas informações para estratégias acionáveis da cadeia de suprimentos e processos otimizados. Um sistema ERP para SCM também pode harmonizar as operações com parceiros e stakeholders em toda a cadeia de valor, eliminando efetivamente as barreiras à comunicação e à colaboração. Essa abordagem abrangente aumenta a visibilidade e o controle em tempo real das atividades da cadeia de suprimentos e permite a tomada de decisões fundamentadas a partir de insights baseados em dados.

O conhecimento é sinônimo de empoderamento para as empresas, principalmente em uma era de incertezas econômicas, rápidos avanços tecnológicos e crescentes pressões da mudança climática. Com um sistema ERP robusto na gestão da cadeia de suprimentos, os líderes podem ter as ferramentas e os recursos necessários para aumentar sua vantagem competitiva.

Diferenças entre soluções ERP e SCM

As soluções de planejamento de recursos empresariais e de gestão da cadeia de suprimentos atendem às necessidades operacionais integrais de negócios, principalmente em empresas com processos complexos. Embora muitas vezes se sobreponham em funcionalidade, elas diferem com relação ao foco principal e às capacidades.

Os sistemas tradicionais de gestão da cadeia de suprimentos atendem especificamente ao planejamento da cadeia de suprimentos e à execução dela. As soluções ERP, por outro lado, sincronizam as operações da cadeia de suprimentos com outras áreas de negócios, como finanças, Recursos Humanos e atendimento ao cliente. Essa integração é valiosa para a gestão holística da cadeia de suprimentos, que depende da coordenação harmoniosa dessas áreas para canalizar bens e serviços dos fornecedores para os clientes de maneira eficiente. Para os gerentes da cadeia de suprimentos, o ERP pode expandir seus recursos e insights de SCM das formas a seguir:

Juntas, as soluções de planejamento de recursos empresariais e de gestão da cadeia de suprimentos podem atender a funções diferentes, porém, complementares, dentro de uma empresa. Os sistemas ERP fornecem integração organizacional abrangente, cobrindo uma ampla variedade de departamentos e áreas. E as soluções SCM podem otimizar especificamente as atividades da cadeia de suprimentos. Muitas empresas podem optar por usar sistemas ERP com módulos SCM integrados. Dependendo de suas necessidades operacionais e objetivos estratégicos, elas também podem integrar soluções especializadas de gestão da cadeia de suprimentos à plataforma ERP.

Qual é o papel do ERP na gestão da cadeia de suprimentos?

A gestão da cadeia de suprimentos supervisiona e otimiza todos os elos da cadeia de suprimentos – desde o sourcing de matérias-primas até a entrega dos produtos acabados aos clientes. O ERP pode ajudar a ajustar cada etapa desse processo, incorporando ferramentas que aprimoram a tomada de decisões em todo o sistema. Ao harmonizar os processos de SCM com outras áreas de negócios, os sistemas ERP ajudam as operações da cadeia de suprimentos a se alinharem com os objetivos totais da empresa. Estas são as principais áreas-alvo relacionadas à cadeia de suprimentos em que o ERP pode maximizar a visibilidade, a eficiência e a rentabilidade:

Planejamento da cadeia de suprimentos

Um sistema ERP na gestão da cadeia de suprimentos oferece previsão de demanda robusta, usando dados históricos e funções analíticas preditivas para dar suporte ao planejamento proativo da cadeia de suprimentos. Ao prever a demanda com precisão, as empresas podem maximizar os recursos e minimizar o excesso de estoque. A modelagem de cenário habilitada por IA também ajuda as empresas a prever potenciais riscos e oportunidades de mercado.

Gestão de procurement

As soluções ERP podem consolidar o sourcing e a coordenação de fornecedores em uma plataforma central. Isso dá aos usuários maior visibilidade e controle das ofertas dos fornecedores, pedidos de compra, faturas, níveis de estoque, atrasos na entrega, compliance com as políticas e níveis de qualidade. As ferramentas de automação incorporadas aceleram ainda mais esses processos, gerando retornos mais rápidos e custos mais baixos. Os insights de dados centralizados também auxiliam nas avaliações de desempenho dos fornecedores e possibilitam negociações favoráveis com eles.

Produção

As soluções ERP para SCM podem ajudar a aprimorar as operações de produção, coordenando os cronogramas de produção com níveis de estoque e demandas de pedidos. Essa sincronização pode reduzir o tempo de processamento, minimizar o desperdício e melhorar a eficiência, otimizando os custos totais de produção em geral.

Desenvolvimento de produtos

A produção bem-sucedida depende de um fluxo confiável de materiais de qualidade. Um gargalo ou falha de qualidade pode comprometer a longevidade do produto no mercado. Isso torna as considerações da cadeia de suprimentos fundamentais no design eficaz do produto. Os sistemas ERP ajudam por meio da harmonização do desenvolvimento de produtos com a cadeia de suprimentos total. Essa colaboração permite escolhas de design que atendem às demandas do mercado e maximizam os recursos e a eficiência logística. As equipes de cadeia de suprimentos e desenvolvimento podem alinhar os produtos às regulamentações de compliance e aos objetivos de negócios.

Logística da cadeia de suprimentos

Os sistemas ERP para SCM podem otimizar a logística de depósitos e de transporte, fornecendo visibilidade em tempo real dos níveis de estoque, status do pedido e programas de remessas. Essa visibilidade permite uma coordenação melhor de remessas, planejamento de rota aprimorado e gestão de depósitos eficiente, reduzindo custos e atrasos. As ferramentas de automação podem simplificar ainda mais esse processo reabastecendo o estoque ou mudando os planos de transporte com base no monitoramento em tempo real.

Gestão da manutenção

A gestão inadequada de ativos pode afetar toda a cadeia de suprimentos, já que tempos de inatividade frequentes resultam em grandes gargalos. O software ERP pode fornecer ferramentas vitais para a manutenção eficaz de equipamentos e instalações. Essas ferramentas ajudam a monitorar e gerenciar o desempenho dos ativos, o estoque de peças de reposição, os cronogramas de manutenção e as ordens de serviço. Isso ajuda os ativos a funcionar da melhor forma possível, reduzindo os tempos de inatividade globais.

Gestão da sustentabilidade

As empresas precisam de monitoramento sólido de dados em toda a cadeia de suprimentos para manter as metas de sustentabilidade e cumprir as diversas regulamentações regionais. O ERP fornece a arquitetura de tecnologia para rastrear métricas precisas do impacto ambiental e do uso de recursos. Isso permite relatórios de sustentabilidade precisos, gerando insights valiosos para ajustar estratégias e atingir metas ambientais.

Gestão financeira da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos deve trabalhar em harmonia com as principais metas financeiras. As soluções ERP dão suporte a isso oferecendo um portal central para gerenciar transações financeiras e relatórios. Os usuários têm acesso em tempo real aos dados financeiros, aumentando a visibilidade e permitindo uma tomada de decisão fundamentada. Os sistemas ERP também automatizam tarefas como faturamento, processamento de pagamentos e reconciliação financeira.

Gestão do atendimento ao cliente

As soluções ERP interconectadas podem sincronizar a comunicação entre a cadeia de suprimentos e as equipes de relacionamento com o cliente, melhorando as experiências gerais do cliente. O acesso aos dados da cadeia de suprimentos em tempo real aumenta a precisão e a entrega dos pedidos e, ao mesmo tempo, oferece suporte a resoluções de problemas. Os clientes também têm transparência sobre suas compras com visibilidade clara das transações financeiras e prazos de entrega.

Sete maneiras pelas quais o ERP fortalece a gestão da cadeia de suprimentos

Quando integradas à gestão da cadeia de suprimentos, as soluções ERP ajudam a sincronizar os processos com as principais metas organizacionais. Da gestão de estoques à previsão da demanda, todos os elementos podem trabalhar em conjunto. Essa centralização capacita equipes e stakeholders em toda a cadeia de valor, enriquecendo suas operações e a tomada de decisões desta maneira fundamental:

  1. Trabalho em equipe colaborativo
    Os sistemas ERP incentivam a colaboração entre departamentos e parceiros externos fornecendo uma plataforma centralizada para comunicação. Com a eliminação de silos e a melhoria do fluxo de informações, as empresas podem coordenar suas metas coletivas em toda a cadeia de suprimentos. Esse ambiente de suporte é crucial, pois a SCM exige parcerias proativas para gerenciar complexidades e se adaptar às mudanças.
  2. Visibilidade e transparência ampliadas
    Os ecossistemas da cadeia de suprimentos do ERP reúnem dados de várias fontes em uma plataforma coesa e contextualizada para facilitar a compreensão. Isso permite que as equipes compartilhem e acessem informações dos stakeholders em tempo real. O ERP oferece insights legíveis de cada fase do processo, do procurement à entrega, ajudando as equipes da cadeia de suprimentos a resolver ineficiências e maximizar os recursos.
  3. Insights aprimorados
    Os sistemas SCM e ERP oferecem às equipes poderosas funções analíticas para entender as tendências que reformulam a cadeia de suprimentos. Essas ferramentas podem transformar dados em relatórios personalizáveis, detalhando todos os aspectos das operações da cadeia de suprimentos. Os recursos de previsão também exploram o futuro próximo em busca de oportunidades de mercado para dar suporte ao planejamento estratégico. Essas funções analíticas ajudam as empresas a tomar decisões fundamentadas, identificar áreas de melhoria e monitorar o desempenho em relação às principais métricas.
  4. Maior eficiência
    Os sistemas ERP na gestão da cadeia de suprimentos podem simplificar os principais processos automatizando as tarefas rotineiras, como monitoramento de estoque, pedidos e faturamento do cliente. A automação reduz a carga de trabalho manual e os erros, liberando os recursos de talentos para tarefas mais estratégicas. Isso permite que as equipes trabalhem com maior agilidade e eficiência.
  5. Resiliência a riscos
    A gestão da cadeia de suprimentos geralmente precisa lidar com exigências regulatórias e reduzir vários riscos. Os sistemas ERP auxiliam esses trabalhos fornecendo ferramentas para garantir a adesão aos padrões do setor e manter registros detalhados para auditoria. Eles também oferecem recursos de avaliação de riscos que ajudam as equipes a prever e responder a possíveis disrupções.
  6. Maior escalabilidade
    O software ERP de gestão da cadeia de suprimentos pode se adaptar ao crescimento dos negócios e à evolução das demandas do mercado. Sua escalabilidade garante que, à medida que as empresas ampliam as operações ou entram em novos mercados, a cadeia de suprimentos possa responder rapidamente, mantendo o desempenho e a competitividade.
  7. Redução de custos
    Ao refinar todos os aspectos das operações da cadeia de suprimentos, as soluções ERP ajudam as equipes a alcançar mais metas e, ao mesmo tempo, economizar recursos financeiros. Por exemplo, o rastreamento logístico abrangente pode identificar e reduzir ineficiências e desperdícios caros. Os workflows automatizados reduzem erros manuais e custos de mão de obra. Ao mesmo tempo, dados abrangentes e previsões dão suporte a negociações com fornecedores que geram economia de custos.
ícone de livro

O futuro das cadeias de suprimentos baseadas em IA

Descubra neste relatório da IDC como as mais recentes soluções de negócios baseadas em dados e IA estão transformando a eficiência e a resiliência da cadeia de suprimentos.

Leia mais

Como o Cloud ERP está remodelando a gestão da cadeia de suprimentos

O principal valor de negócios do ERP está na harmonização de processos diversos e díspares em um todo coeso e integrado. O Cloud ERP expande ainda mais esses recursos com a implementação por meio da Internet em vez de redes on premise. A conectividade em tempo real é particularmente transformadora para a gestão da cadeia de suprimentos, em que a agregação e a análise de dados se tornam mais complexas em mercados em rápida mudança. Quando combinados com as soluções SCM baseadas em nuvem, os sistemas Cloud ERP podem fornecer:

As inovações do Cloud ERP que impulsionam o SCM

Muitos avanços tecnológicos na gestão da cadeia de suprimentos são nativos da nuvem, usando o poder de conexão e a agilidade da nuvem para atualizar e evoluir rapidamente. Usando o Cloud ERP junto com as soluções SCM na nuvem, as empresas podem integrar as ferramentas mais recentes sem revisões dispendiosas de infraestrutura e processos. As principais inovações do Cloud ERP que aceleram os recursos de SCM incluem:

Como escolher o Cloud ERP certo para a excelência na cadeia de suprimentos

Para as empresas que já usam o ERP e para aquelas que a adotaram recentemente, as soluções Cloud ERP podem transformar o modo como as organizações trabalham internamente e com outros stakeholders. A integração eficaz depende da escolha do sistema certo que atenda às necessidades atuais e impulsione metas futuras – maximizando os recursos da empresa ao mesmo tempo. Essa decisão é particularmente crucial para a gestão da cadeia de suprimentos, em que a complexidade e a interconectividade das operações exigem uma solução Cloud ERP robusta, flexível e adaptada a diferentes necessidades de negócios. Considere esses fatores ao selecionar o sistema Cloud ERP certo.

Como integrar com sucesso o ERP e a gestão da cadeia de suprimentos

A integração do ERP com a gestão da cadeia de suprimentos precisa de uma abordagem estratégica para garantir o alinhamento operacional e a eficiência. A integração bem-sucedida melhora a visibilidade dos dados e a tomada de decisões e simplifica as operações em toda a cadeia de suprimentos. Estas são as principais etapas para alcançar o sucesso da integração:

Desenvolva um plano de integração detalhado

Crie um plano detalhado descrevendo as etapas necessárias da integração, incluindo cronogramas, recursos e marcos. Para dar suporte a uma abordagem holística, envolva os principais stakeholders de departamentos relevantes, como TI, procurement e logística. Considere os possíveis obstáculos e prepare planos de contingência para gerenciá-los de maneira proativa.

Prepare dados para a transição

O sucesso da integração depende muito da precisão e da consistência dos dados. Estabeleça protocolos de gerenciamento e migração de dados, garantindo que os dados existentes sejam depurados, padronizados e transferidos com eficiência para o sistema ERP. Concentre-se no desenvolvimento de uma estrutura robusta para uma governança de dados contínua.

Configure e personalize sistemas

Alinhe o sistema ERP às configurações e também aos workflows, bancos de dados e módulos existentes da organização. Os sistemas ERP modernos também oferecem opções de personalização para atender às necessidades específicas da cadeia de suprimentos. Isso permite que as empresas adaptem as soluções aos requisitos e às metas operacionais.

Faça testes-piloto dos processos

Realize testes antes de implementar completamente um novo sistema ERP. Considere usar um banco de dados de teste com dados reais para validar a saída, a precisão, os workflows e a integração com software de terceiros. Este processo de avaliação ajuda a descobrir e resolver possíveis erros e gargalos antes do lançamento oficial do sistema ERP.

Treine as equipes e ofereça suporte a elas

Invista em treinamentos abrangentes dos colaboradores para incentivar a adoção total em seus workflows diários. O treinamento deve incluir habilidades técnicas, mudanças de processo e os benefícios da integração. Forneça suporte contínuo para ajudar as equipes a superar os desafios e empregar totalmente os recursos do sistema.

Monitore o progresso e o desempenho

Após a integração, monitore continuamente os processos da cadeia de suprimentos para identificar áreas de melhoria. Aproveite as ferramentas analíticas e de relatórios do sistema ERP para SCM a fim de obter insights de métricas de desempenho. Aprimore os workflows com base nesses insights, ajustando as estratégias para atingir as metas operacionais.

Perguntas frequentes

O que é ERP na gestão da cadeia de suprimentos?
O ERP na gestão da cadeia de suprimentos é uma solução de software que harmoniza todos os dados e processos da cadeia de suprimentos. Essas ferramentas podem gerenciar atividades centrais, como procurement, estoque, processamento de pedidos e distribuição, garantindo eficiência no planejamento de recursos e na tomada de decisões .
O ERP é necessário para a otimização da cadeia de suprimentos?
Os sistemas ERP são vitais para ajudar as empresas a ganhar mais agilidade na cadeia de suprimentos. Eles aprimoram a otimização da cadeia de suprimentos, simplificando os processos de procurement, estoque, produção e distribuição. O resultado expande a visibilidade em todo o sistema, acelera a eficiência e reduz custos operacionais.
Como o ERP melhora a gestão de estoques?
O ERP aprimora a gestão de estoques por meio de visibilidade e controle em tempo real dos níveis de estoque, automatização dos processos de reabastecimento, redução de erros e otimização dos níveis de estoque. Com a consolidação dos dados entre departamentos, o ERP aprimora a previsão geral, o rastreamento e a geração de relatórios. O resultado reduz custos e otimiza a experiência de atendimento ao cliente.
Quanto tempo leva para implementar o ERP na gestão da cadeia de suprimentos?
Os cronogramas para implementar o ERP na gestão da cadeia de suprimentos variam de acordo com o porte da empresa, complexidade do sistema, necessidades de personalização e disponibilidade de recursos. Geralmente, a implementação pode levar de alguns meses a mais de um ano. O planejamento adequado e o envolvimento dos stakeholders podem ajudar a gerar um processo mais simples e pontual.
Como o ERP oferece suporte à automação da cadeia de suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos em sistemas ERP pode automatizar os principais processos de rota para gestão de pedidos, procurement e rastreamento de estoque. Esses workflows automatizados reduzem a intervenção manual, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais.
Logotipo da SAP

Produto SAP

Prepare sua cadeia de suprimentos para o futuro

Crie cadeias de suprimentos mais ágeis, eficientes e lucrativas com o SAP Business Suite.

Conheça o SAP Business Suite