flex-height
text-black

Vista aérea de carros em uma rodovia

Torres de controle da cadeia de suprimentos: fornecendo visibilidade de ponta a ponta

Durante a pandemia, todos vivenciaram algum tipo de disrupção na cadeia de suprimentos: falta de papel higiênico nas prateleiras de supermercados, escassez de máscaras N95 e equipamentos médicos, falta de madeira serrada ou mesmo dificuldade para encontrar um filhote de cachorro para adoção. A COVID-19 colocou em foco as vulnerabilidades nas cadeias de suprimentos globais da atualidade. Somadas ao Efeito Amazon, aos desafios geopolíticos e à mudança para reshoring (retorno ao país de origem) e nearshoring (terceirização para países próximos), essas vulnerabilidades deixaram os líderes de negócios mais cientes do que nunca do potencial de disrupções na cadeia de suprimentos.

Além disso, as empresas também vêm sentindo a diminuição da fidelidade dos clientes, junto com a crescente pressão para fornecer produtos, serviços e experiências de qualidade a preços competitivos. Diante dessa confluência de circunstâncias, é de extrema importância que as equipes da cadeia de suprimentos saibam quais problemas acontecem na função, o que os gerou e como resolvê-los rapidamente – antes que pequenas disrupções tornem-se problemas onerosos demais.

Torres de controle da cadeia de suprimentos proporcionam visibilidade essencial para as organizações que precisam navegar por essa complexidade.

Uma pesquisa de 2018 descobriu que o “maior desafio para os executivos globais da cadeia de suprimentos foi a visibilidade”. E isso foi antes da pandemia.

Statista

À medida que saímos do caos da COVID-19, a necessidade de visibilidade total da cadeia de suprimentos para gerenciar redes complexas e modernas alcançou importância nunca vista antes.

O que é uma torre de controle da cadeia de suprimentos?

Uma torre de controle da cadeia de suprimentos é uma solução baseada em nuvem que aproveita tecnologias avançadas – como IA (inteligência artificial), Machine Learning e IoT (Internet das Coisas) – para gerenciar proativamente as cadeias de suprimentos.

As torres de controle da cadeia de suprimentos oferecem visibilidade completa e em tempo real de toda a rede de uma organização, incluindo fornecedores, fabricantes e parceiros de negócios. Elas permitem que as organizações gerenciem o que não podem ver, planejem variações desconhecidas ilimitadas e mitiguem disrupções e riscos antes de se tornarem problemas. Em um mundo em que os dados históricos não permitem mais prever com precisão a demanda atual e futura, e as disrupções vão desde condições climáticas extremas até guerras comerciais e petroleiros que bloqueiam o Canal de Suez, essa visibilidade e o acesso instantâneo a informações atualizadas são essenciais para a agilidade e a resiliência da cadeia de suprimentos.

Os dados são a força vital das torres de controle. Esses sistemas coletam grandes volumes de dados atualizados de toda a cadeia de suprimentos para fornecer, em tempo real, uma visão de 360 graus acessível e útil do que está acontecendo em qualquer lugar da cadeia de suprimentos. Esses dados são usados para:

À medida que evoluíram, as torres de controle da cadeia de suprimentos eliminaram silos funcionais para permitir que as organizações se conectem a toda a rede de suprimentos, proporcionando maior visibilidade, colaboração e otimização da cadeia de suprimentos.

Torres de controle – ontem e hoje

As torres de controle da cadeia de suprimentos não são novidade, mas em seus primórdios, eram isoladas e lineares, oferecendo apenas insights sobre uma área específica de operações, como transporte, logística ou armazenamento. Geralmente, eram soluções de software on premise com recursos limitados.

Os tipos de torres de controle incluíam:

As torres de controle analíticas ofereciam análises, mas nenhuma orientação prescritiva sobre como resolver problemas, por exemplo. As torres de controle de transporte rastreavam dados relacionados ao transporte, mas nada além disso. A maioria dessas torres de controle só oferecia visibilidade aos parceiros comerciais imediatos. Contudo, com o aumento da velocidade e da complexidade das cadeias de suprimentos, tornou-se mais difícil organizar e resolver problemas em sistemas legados isolados e torres de controle.

A ascensão da nuvem com seu poder computacional e capacidade de absorver e analisar grandes volumes de dados – combinada com inteligência artificial, Machine Learning, IoT e funções analíticas preditivas e prescritivas da cadeia de suprimentos – mudou tudo isso. As torres de controle da cadeia de suprimentos atuais fornecem visibilidade completa e contexto detalhado de todas as operações da cadeia de suprimentos.

À medida que evoluem para abranger toda a cadeia de suprimentos, há grande demanda pelas torres de controle. De acordo com a Grand View Research, o tamanho do mercado global de torres de controle foi avaliado em US$ 2,58 bilhões em 2018 e deve aumentar para US$ 17,24 bilhões até 2027.

Benefícios de uma torre de controle da cadeia de suprimentos

Fornecendo visibilidade completa, suporte à tomada de decisões e capacidade de corrigir o curso rapidamente, uma torre de controle torna a cadeia de suprimentos de uma empresa mais resiliente. E uma cadeia de suprimentos resiliente pode evitar o impacto de disrupções ou se recuperar rapidamente quando elas ocorrerem. Os principais benefícios de uma torre de controle da cadeia de suprimentos incluem:

Veja, decida, aja: Prevenindo disrupções na cadeia de suprimentos

As torres de controle da cadeia de suprimentos permitem que os executivos da função vejam, decidam e ajam em tempo real.

Diagrama de como funciona uma torre de controle da cadeia de suprimentos

Processo das torres de controle da cadeia de suprimentos

  1. Veja: identifique as causas das exceções, rastreie os problemas até a origem e enxergue além dos silos nos sistemas ERP e na gestão de depósitos e de pedidos.
  2. Decida: use a modelagem baseada em cenários e funções analíticas da cadeia de suprimentos para criar alertas reativos e preditivos, avaliar o impacto das condições de exceção e entender e priorizar os problemas à medida que eles surgirem.
  3. Aja: tome decisões melhores e mais rápidas a partir de uma visão abrangente dos dados, combinada à visibilidade granular que otimiza a cadeia de suprimentos.

Como funcionam as torres de controle da cadeia de suprimentos?

Tudo o que acontece em uma torre de controle da cadeia de suprimentos depende de dados – da inserção de dados úteis, da análise precisa e eficiente, de dados apresentados de modo prático e usados como base para a tomada de decisões fundamentadas e otimizadas. Quanto maior a abrangência e a qualidade dos dados usados na torre de controle da cadeia de suprimentos, melhores serão os resultados.

As torres de controle da cadeia de suprimentos: