Como lidar com a inflação: Pense em tecnologia digital
Cada mudança econômica é sempre seguida por uma enxurrada de especulação. As empresas querem saber quem sobreviveu, quem fracassou, e quem prosperou. E o mais importante: como eles fizeram isso. Quando se trata de lidar com a inflação, se você tivesse que comprimir 100 anos de sabedoria corporativa em três palavras, elas poderiam ser: planejamento, visibilidade e agilidade. Felizmente, é aí que a tecnologia digital brilha. As modernas soluções empresariais baseadas em IA ajudam as empresas a centralizar suas operações na nuvem – conectando perfeitamente ativos, pessoas e fornecedores. Funções analíticas poderosas colocam os dados em ação, fornecendo relatórios personalizáveis e ajudando a automatizar fluxos de trabalho, tarefas financeiras e muito mais. A tecnologia digital ajuda as empresas a gastar com mais inteligência, reduzir custos e enxergar os cantos.
Como a inflação afeta os negócios
O prevenido vale por dois. Em momentos de instabilidade econômica, cada empresa enfrenta um conjunto particular de desafios e oportunidades . O segredo da sobrevivência e do crescimento é aceitar que a mudança virá e garantir as ferramentas e estratégias necessárias para se preparar para as consequências mais frequentes da inflação.
Veja alguns impactos comuns sobre os negócios:
- O suprimento está sob um microscópio. Com sensibilidade elevada aos gastos, pode parecer um momento assustador para propor despesas empresariais. Mais do que nunca, as empresas precisam ser capazes de realizar rapidamente análises de custo/benefício e determinar o ROI potencial dos investimentos. Durante a inflação, os negócios ficam mais competitivos, por isso é urgente tomar decisões de procurement seguras e informadas com mais rapidez do que nunca.
- As contas a pagar pendentes tornam-se um problema maior. Além de empréstimos ou dívidas operacionais, faturas pendentes também podem levar a perdas. Quando o valor do dinheiro diminui, o custo de suas faturas aumenta quanto mais tempo elas ficam por perto, levando à redução do capital de giro. A inflação coloca pressão adicional sobre as empresas para intensificar suas contas a pagar e a receber.
- A cobertura é mais importante do que o normal. Inflação significa que as coisas custam mais. Isso resulta em seu estoque – de produtos e matérias-primas – valer mais do que nunca. Em tempos como estes, as empresas devem caminhar uma linha fina entre o risco de superávit e o benefício de manter ativos líquidos de maior valor dentro de seus armazéns e fábricas.
- As cadeias de suprimentos obtêm custos de execução mais onerosos. As operações da cadeia de suprimentos ocupam uma enorme parte do uso e das despesas de energia, especialmente para as empresas de produção. A inflação econômica significa que os gerentes da cadeia de suprimentos já enfrentarão um forte impulso para melhorar a visibilidade e o ROI e otimizar todas as atividades de produção e logística.
- É um bom momento para espalhar seu risco. Seus fornecedores e vendedores estão enfrentando seus próprios problemas durante a inflação, incluindo escassez de mão de obra, taxas de juros mais altas sobre a dívida existente e custos operacionais insustentáveis. Se os últimos anos ensinaram uma coisa aos gerentes da cadeia de suprimentos, é o que pode acontecer quando eles dependem demais de uma única ou pequena gama de fornecedores. Assim, quando a inflação atinge, as empresas precisam estar preparadas com soluções que as ajudem a diversificar e espalhar mais facilmente seus riscos quando se trata de fornecedores.
- Matérias-primas e energia custam muito mais. Para as empresas, essas despesas específicas são muitas vezes moldadas por forças políticas e econômicas globais muito além de seu controle. Embora a sustentabilidade e a redução de resíduos permaneçam preocupações ambientais importantes, durante os períodos de inflação, elas também se tornam questões de sobrevivência econômica. Durante a inflação, as empresas buscam medidas extremas para usar menos energia e combustível e para agilizar o uso de materiais na fabricação.
- Suas equipes precisam trabalhar com mais inteligência. Independentemente da economia, seu ativo mais valioso e importante será sempre seu pessoal. A história nos mostrou que agora não é hora de demissões e apertos. As melhores empresas adotam uma abordagem de "esforço em equipe" para aborrecer a economia, ajudando seus executivos e colaboradores a encontrar maneiras mensuráveis de automatizar tarefas e ser mais ergonômico e eficiente.
Como combater a inflação com a tecnologia digital inteligente
Depois de analisar algumas das formas mais comuns de como a inflação impacta as empresas, a grande questão agora é o que fazer a respeito? No passado não tão distante, as tecnologias de negócios independentes viviam em silos e dados acumulados. Os líderes empresariais ficaram frustrados porque, mesmo com o melhor das intenções, a mão direita muitas vezes não tinha ideia do que a mão esquerda estava fazendo.
Mas hoje, a essência dos sistemas empresariais digitais é a integração. Dados de departamentos distintos informam ações e relatórios em tempo real. Pessoas e máquinas em uma cadeia de suprimentos global compartilham informações quando e quando isso acontece. As informações de todos os cantos da empresa e do mundo são centralizadas, protegidas e acessadas de qualquer lugar, levando a maior agilidade e tomada de decisões mais rápidas e seguras.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a tecnologia digital pode ajudar sua empresa durante a inflação:
Gaste de forma mais estratégica
Quando as equipes de procurement conseguem produzir de forma rápida e fácil vários relatórios e perfis de gastos, isso os ajuda a tomar decisões fundamentadas. A capacidade de personalizar a análise de dados e aproveitar ainda mais as funções analíticas preditivas aumenta a precisão e a capacidade aprimorada de percorrer os cantos. Essa camada extra de confiança e insight pode ajudar as empresas a fazer investimentos empresariais e aproveitar o menor custo de dívida (durante a inflação). Também pode ajudar a informar medidas úteis e inovadoras de redução de custos, sem comprometer os padrões.
Previsão do nível ideal de liquidez
As cadeias de fornecimento de azeite romanas voltam quase 2.000 anos e ainda existem registros desses primeiros gerentes da cadeia de suprimentos arrancando o cabelo, tentando gerenciar estoques e prever a oferta e a demanda. Felizmente, as modernas soluções de planejamento da cadeia de suprimentos podem ajudar a centralizar e integrar a previsão de estoque e o planejamento de necessidades de material (com DDMRP). Ao acessar e analisar dados de toda a empresa, essas soluções podem ajudar você a cobrir com mais precisão o valor retido em seu estoque e em suas matérias-primas. E o software de financiamento de estoque pode protegê-lo ainda mais, permitindo que você especule sobre compras futuras a taxas de hoje - em antecipação a uma taxa de inflação que excederá o custo dessa dívida.
Diversificação do sourcing
Mesmo antes das lições ensinadas pela COVID, não era segredo que não era sensato para as empresas colocar todos os seus ovos em uma cesta onde seus fornecedores estavam preocupados. No entanto, se as empresas sabiam dos riscos, por que houve tanta inércia em torno da diversificação de fornecedores? A resposta se deve principalmente ao incômodo e risco de encontrar e integrar novos fornecedores e prestadores de serviços. O que as empresas procuram hoje são sistemas de software que podem ajudá-las a suprir e avaliar novos fornecedores, integrar processos e aplicativos e gerenciar todas as interações em uma única plataforma unificada.
Otimização da produção
As melhores empresas de hoje já têm metas formidáveis de sustentabilidade em vigor. E com o aumento da inflação, não há melhor momento para as empresas minimizarem o desperdício e o uso de energia. Felizmente, as tecnologias de produção inteligentes foram criadas literalmente para esse tipo de coisa. Por exemplo: as redes industriais de IoT não só podem economizar nos custos de manutenção, prevendo manutenção e serviço, como também podem se integrar com ERPs e sistemas inteligentes para recomendar fluxos de trabalho mais ergonômicos e de economia de energia. E com sistemas empresariais integrados, os fabricantes podem tomar suas medidas de redução de custos literalmente de volta ao quadro de desenho. Com análises e simulações, os designers podem reinventar produtos novos e existentes que mantêm a qualidade ainda reduzida na quantidade e no custo das matérias-primas utilizadas na produção.
Simplificação das operações da cadeia de suprimentos
A necessidade e complexidade combinadas de uma cadeia de suprimentos global a tornam um componente vulnerável em sua empresa. Se gerenciada com estratégia e cuidado, sua cadeia de suprimentos pode fortalecer você e superar a concorrência. No entanto, se for permitido ficar isolado e ineficiente, especialmente durante a disrupção econômica, ele pode arrastá-lo para baixo como um saco de pedras. Portanto, não é surpresa que algumas das mais poderosas soluções de software modernas tenham a ver com otimização e eficiência da cadeia de suprimentos, incluindo:
- Torres de controle da cadeia de suprimentos que fornecem visibilidade em tempo real de toda a empresa, em uma plataforma unificada e baseada na nuvem
- Ferramentas integradas de planejamento de negócios para centralizar e otimizar as atividades, de vendas e operações (S&OP) a planejamento de suprimento e respostas
- Simulações baseadas em IA e gêmeos digitais que ajudam a testar novos processos da cadeia de suprimentos e a usar ao máximo os ativos virtuais sem o risco oneroso de danos físicos
Seja mais rigoroso com as contas a pagar e a receber
Durante a inflação, as empresas não querem deixar suas contas a pagar por mais tempo do que precisam. Além disso, em tempos de instabilidade, as empresas querem minimizar o risco de grandes quantidades de contas a receber pendentes. Os processos financeiros tradicionais são complexos e lentos, levando semanas (ou meses) para liquidar contas. Quando a economia é um pouco impressionante, as empresas precisam de soluções de gestão financeira que possam fornecer relatórios personalizados em tempo real e disponibilizar dinheiro mais cedo, antes que a inflação reduza seu valor.
Otimize a força de trabalho e os processos de negócios
Na hora de apertar o cinto, as soluções digitais aumentam a produtividade e a eficiência. No chão de fábrica ou no back office, a tecnologia inteligente da nuvem automatiza tarefas físicas e administrativas. O time se beneficia com a redução das tarefas repetitivas e sujeitas a erros. Mais tempo é liberado para a execução de tarefas com maior valor agregado. As tecnologias conectadas também oferecem uma visão panorâmica da força de trabalho e dos processos de negócios e mostram os gargalos, os problemas e o que fazer para reduzi-los.
Série de webcasts: Supere a inflação
Obtenha as melhores práticas sobre como lidar com custos crescentes nesses webcasts especializados.
Estagflação e inflação
Quando apenas alguns itens encarecem, isto pode ser devido a muitas causas, como escassez isolada ou tendências sociais. A inflação ocorre quando o preço de todos os bens e serviços aumenta na economia como um todo. Ela pode acontecer quando a demanda excede a oferta (inflação de demanda), quando os custos de produção sobem e aumentam os preços (inflação de custos) e também devido à relação entre salários e preços: quando os preços sobem, os trabalhadores esperam um aumento de salário. E, quando os salários sobem, as empresas tendem a aumentar seus preços ao mesmo tempo (inflação inercial).
Obviamente, a inflação não é algo que ninguém quer. Mas não é necessariamente um sintoma de uma doença econômica mais profunda. Nem tudo é ruim com alguns benefícios comerciais, incluindo preços mais altos de adesivo para bens produzidos e dívidas mais baratas. Além disso, os períodos de inflação - e até mesmo a recessão - são geralmente mais rápidos e historicamente levam a períodos de crescimento crescente.
Por outro lado, a estagflação é uma situação muito pior. Felizmente, ela é bastante rara, mas quando acontece, tem a tendência histórica de durar mais tempo. A inflação e a estagflação causam o aumento de preços e a desvalorização do dinheiro. Mas, embora a inflação possa ter causas saudáveis e geralmente temporárias, a estagflação se caracteriza por longos períodos de crescimento econômico mínimo e preços cada vez mais altos.
Além disso, políticas fiscais inadequadas do governo causam estagflação e exacerbam o fato, como quando os governos gastam demais para tentar compensar. Também pode ser provocado por choques de abastecimento duradouros em torno de commodities essenciais como petróleo e gás, como aconteceu nos EUA na década de 1970.
É claro que não é preciso dizer que a COVID e o aumento dos eventos climáticos em nível de crise (como incêndios florestais e inundações) trouxeram uma agitação sem precedentes em todo o mundo. Os economistas ainda estão em terreno abalado quando se trata de determinar o mecanismo de como esses eventos globais podem contribuir para os casos de estagflação. No entanto, há pouca dúvida de seu potencial para interromper as economias a longo prazo.
A hiperinflação está próxima?
Como o prefixo “hiper” implica, a hiperinflação é caracterizada pela velocidade e volume a que os preços sobem durante um curto período de tempo. É muitas vezes desencadeada por um rápido aumento na oferta de caixa, já que os governos literalmente imprimem ou criam mais dinheiro de forma reacionária. Em seu pior, isso muitas vezes leva àquelas histórias que ouvimos sobre países onde você precisa de uma mala cheia de dinheiro apenas para comprar um pedaço de pão.
A hiperinflação está a caminho? No sentido da mala de dinheiro, não. No entanto, não há dúvida de que os países do G8 e outras economias estáveis enfrentam um período de inflação crescente e preocupante. Para evitar isso, o melhor que os líderes de negócios podem fazer é manter o sucesso e o lucro para continuar a inovar e impulsionar a economia.
Como lidar com a inflação: Próximas etapas
As empresas mais fortes e bem-sucedidas sabem que as tempestades econômicas vêm e vão e, historicamente, são muitas vezes defensores de períodos de renovação e inovação, pois tendem a ter um efeito de limpeza. É claro que é essencial estar ciente de alguns riscos e mudanças a serem esperados durante esses tempos e como colocar as melhores tecnologias para trabalhar em seu nome. Mas, no final, as empresas que sobrevivem e prosperam durante os tempos rochosos são aquelas que permanecem calmas e estratégicas – aquelas que integram suas operações e se comunicam de forma clara e aberta com suas equipes, seus fornecedores e seus clientes.
Gerencie seus desafios de inflação
Explore as soluções tecnológicas para a inflação hoje.