flex-height
text-black

Integração com ERP: quando, como e por quê

default

{}

default

{}

primary

default

{}

secondary

A integração com o ERP não é um conceito novo, então por que ela recentemente se tornou um tópico tão importante? Tem a ver com evolução. Os Cloud ERPs evoluíram além da função tradicional de finanças e dos principais sistemas de gestão de processos. Orientados por IA e bancos de dados poderosos, os sistemas ERP modernos estão se tornando o hub central de todos os processos operacionais em toda a empresa. Assim como os ERPs evoluíram, outros aplicativos de software empresarial crescem diariamente em sofisticação e números. Ao mesmo tempo, os funcionários e líderes de equipe continuam baixando e usando aplicativos de software específicos de negócios sem informar sua equipe de TI. Esses aplicativos não são integrados ao ERP nem são devidamente protegidos e monitorados.

Os métodos tradicionais de integração de aplicativos são lentos e exigem a escrita de um monte de código personalizado propenso a erros. Isso representa um desafio para as empresas modernas que querem a segurança e a visibilidade que vem com a integração de aplicativos e ERP, mas não querem perder sua vantagem competitiva, ficando atoladas em processos manuais e demorados. A boa notícia é que os melhores sistemas ERP na nuvem são prontos para uso com integrações pré-incorporadas que garantem uma conexão rápida e fácil entre alguns dos aplicativos empresariais mais comuns – e são mantidos pelo fornecedor de software. E à medida que a estrutura de software e aplicativos de sua empresa se torna mais complexa, as soluções de plataforma de integração como serviço (iPaaS) estão prontas para uso – personalizadas para se adaptarem aos melhores ERPs na nuvem.

O que é integração com ERP?

A integração com ERP é o método pelo qual uma empresa conecta seu software ERP a outros aplicativos e processos especializados – em toda a sua empresa.

Em uma recente pesquisa da Deloitte com executivos seniores de procurement, "má integração entre aplicativos" foi citada por quase metade dos entrevistados como um dos "três principais problemas" que enfrentavam atualmente. As soluções de integração de aplicativos ERP e na nuvem ajudam a resolver esse problema com uma abordagem poderosa e unificada – combinando os recursos operacionais de um ERP inteligente com um software de integração, desenvolvido especificamente para automatizar, simplificar e dimensionar essas atividades essenciais.

Integração do ERP na nuvem e gestão de API

Há alguns anos, quando havia apenas alguns aplicativos empresariais essenciais, era viável implementar manualmente uma interface de programação de aplicativos ou API — software que permite que os sistemas conversassem entre si — para conectar aplicativos a um sistema ERP legado. Mas à medida que o número de aplicativos essenciais decolou, os métodos manuais de gerenciamento de API levaram a sistemas exponencialmente complicados e "espaguete de código" que se tornaram difíceis de gerenciar e desvendar.

Em resposta à necessidade crescente de integração simplificada, os melhores ERPs de hoje são fornecidos com vários conectores, APIs e ferramentas de integração predefinidos. Normalmente, as APIs pré-incorporadas no moderno ERP na nuvem são suficientes para gerenciar vários aplicativos, mas sem um software de integração dedicado, você ainda depende muito dos times de TI para gerenciar as APIs, a codificação e o mapeamento personalizados.

Áreas prioritárias típicas de integração com o sistema ERP

À medida que as soluções ERP e SaaS evoluem, novas oportunidades de integração empresarial surgirão. Mas para a maioria dos negócios, os exemplos abaixo representam algumas das áreas operacionais comumente integradas.

CRM

O CRM é uma das ferramentas necessárias para as equipes de vendas e marketing, pois lhes dá acesso a informações e histórico sobre leads individuais. Isso permite que eles personalizem suas interações com os clientes para proporcionar uma experiência melhor e aumentar a oportunidade de conversão. Uma integração CRM/ERP aumenta esse processo fornecendo informações de mercado em tempo real, métricas de demanda e análise de dados. Com informações mais precisas e relevantes, as mensagens de marketing são mais direcionadas e pontuais, e as equipes de vendas podem nutrir melhor os leads.

Business Intelligence

O software de Business Intelligence (BI) tem a ver com entender os dados. Começa pela curadoria e coleta das melhores fontes. As ferramentas de BI usam tecnologias baseadas em IA para executar análises específicas nesses dados com o objetivo final de fornecer insights altamente acionáveis. Muitas vezes, as soluções de BI levam à implementação de novos processos ou fluxos de trabalho – e, às vezes, oportunidades de negócios totalmente novas. Com integrações de BI/ERP na nuvem, esses insights podem ser centralizados e compartilhados mais rapidamente com as pessoas mais bem posicionadas para agir com base nelas.

Recursos Humanos

As complexidades do RH e da gestão de capital humano (HCM) têm se agravado em ritmo acelerado. Além da disrupção quase da noite para o dia que a pandemia trouxe para as operações de RH, a pressão adicional é que essas equipes sejam centros de lucro baseados em dados. Com as integrações HCM/ERP, as empresas podem continuar a se beneficiar de uma série de aplicativos e sistemas de RH desenvolvidos para uso e podem ampliar esses sistemas com a funcionalidade do Cloud ERP. Do recrutamento à retenção à aposentadoria, a integração do sistema ERP ajuda a informar e automatizar as atividades nesse departamento exigente e em rápida mudança.

Gestão de projetos

Os clichês duram porque geralmente são verdadeiros — e nada mais do que o velho ditado: “Você não planeja falhar, não consegue planejar”. No entanto, apesar de as ferramentas de planejamento serem tão importantes, as soluções de gerenciamento de projetos são muitas vezes uma das mais isoladas operacionalmente. Eles podem ser complexos de aprender e, uma vez incorporados, as equipes relutam em desistir. Mas a boa notícia é que um gerenciamento de projetos/integração ERP significa que os melhores sistemas de gerenciamento de projetos podem ser integrados separadamente com um ERP centralizado. Assim, as equipes podem continuar com as ferramentas com as quais estão familiarizadas, mas ainda pode haver uma visão unificada de cada projeto e equipe, incluindo modelos de relatórios e trocas de informações consistentes em um único banco de dados.

E-commerce

As aplicações de e-commerce são normalmente uma das primeiras a serem integradas em qualquer empresa. Mas o e-commerce de hoje é muito mais do que apenas pagar por coisas. Neste momento, as oportunidades mais competitivas vêm com a capacidade de aproveitar os dados do ponto de venda. Prateleiras e carrinhos inteligentes podem se conectar instantaneamente aos depósitos – e, em última análise, às cadeias de suprimentos – para simplificar a oferta e a demanda. As equipes de marketing e vendas também podem se beneficiar de relatórios e dados de compras omnichannel em tempo real. As integrações de e-commerce/ERP podem ajudar a conectar seus aplicativos e processos de e-commerce ao ecossistema de dados maior e mais poderoso.

Gestão de ativos empresariais (EAM)

Empresas que usam qualquer tipo de maquinário, equipamentos pesados ou frotas em suas operações foram as primeiras a perceber todo o potencial das tecnologias de EAM e IoT. Mas com a integração do sistema ERP, os dados de IoT podem funcionar ainda mais. É ótimo quando seus ativos podem lhe dizer quando precisam de serviços, mas e se eles pudessem lhe dizer como criar workflows que os ajudariam a serem executados com mais eficiência e mais frio? E se seus dados de IoT pudessem ajudá-lo a mudar seu design de produto para que os processos de produção fossem mais enxutos e ergonômicos? E se sua frota de entrega pudesse otimizar automaticamente as cargas e rotas para minimizar o combustível e o desgaste? As integrações EAM/ERP ajudam a reunir as soluções mais inteligentes de cadeia de suprimentos e produção, com o poder analítico do Cloud ERP.

Atendimento ao cliente

Ouvimos falar sobre compras omnichannel e como os consumidores de hoje esperam uma experiência perfeita em todos os canais online ou offline que escolherem para comprar ou comprar. Bem, junto com isso, aumenta a expectativa de atendimento omnichannel. No momento, nas arenas B2C e B2B, as demandas dos clientes são altas, a fidelidade é inconstante e a concorrência é acirrada. Tecnologias baseadas em IA, como chatbots de linguagem natural e mecanismos de recomendação, estão ajudando as empresas a manter um contato personalizado em suas atividades automatizadas. Mas um excelente atendimento ao cliente requer a capacidade de diferentes departamentos trabalharem juntos em tempo real. Seja uma solicitação de serviço e reparos, uma reclamação de qualidade ou uma pergunta de faturamento, as integrações de atendimento ao cliente/ERP podem ajudar a unificar uma variedade de aplicativos e centralizar uma fonte de dados do cliente em todas as áreas operacionais.

Benefícios da integração perfeita com o ERP na nuvem

Os benefícios do Cloud ERP já estão estabelecidos há muito tempo em várias áreas de negócios, incluindo melhor produtividade, visibilidade aprimorada e uma fonte centralizada da verdade em toda a organização. Essencialmente, a integração com o ERP significa que as empresas podem oferecer todos esses benefícios em operações de maior abrangência e profundidade em toda a empresa.

A integração com ERP e 4 métodos de gerenciar APIs

A estrutura de integração é complicada. Existem mais de 800 ferramentas e sistemas de integração diferentes, que vão desde ferramentas gratuitas de gerenciamento de API de código aberto até soluções sofisticadas de iPaaS. Os modelos ponto a ponto (P2P) e Enterprise Service Bus (ESB) são métodos mais antigos e enquanto algumas empresas ainda contam com integrações de API, soluções de integração iPaaS escaláveis e baseadas em nuvem se tornaram o padrão ouro atual.

Aqui estão alguns métodos comuns de integração ao ERP e seus prós e contras.

Método
Prós
Contras
Integração ponto a ponto (P2P)
Para sistemas muito básicos com apenas algumas APIs, este processo manual requer
pouco suporte ao sistema.
O P2P é manual e depende da codificação e implementação humana. Isso pode ser lento, impreciso e não confiável para empresas maiores.
Enterprise service bus (ESB)
O ESB é uma versão mais estruturada e sistemática do P2P. Pode ser uma solução de baixo custo para empresas menores e com modelo operacional menos complexo.
Assim como o P2P, o ESB exige muito suporte manual. O ESB não oferece suporte à automação inteligente e deve ser configurado manualmente a cada instância.
Gestão de APIs
O ERP moderno pré-configurado para várias APIs e integrações de sistemas permite que a gestão de APIs seja simplificada e padronizada, com resultado mais rápido e confiável.
A gestão de APIs ainda requer suporte manual e não facilita a integração e a automação rápidas, os fluxos de dados híbridos ou a sincronização de dados. Também não é pré-configurada para a arquitetura baseada em eventos.
iPaaS
O iPaaS oferece suporte a modelos de dados híbridos, implementação em nuvem para atualizações automatizadas e correções de segurança e reduz ou elimina barreiras à integração de sistemas multifuncionais. IA e Machine Learning dão suporte à automação cada vez melhor. Os componentes low-code/no-code podem ser usados por mais pessoas.
O iPaaS é um custo inicial extra. Se combinado ao custo da nova solução ERP na nuvem, ele pode demorar um pouco mais para atingir o ROI total. Mas, como a estrutura de API não ficará menos complexa, é a opção de solução mais inteligente e escalável, pronta para o futuro.

O que é iPaaS e como funciona?

As soluções de plataforma de integração como serviço (iPaaS) usam conectores e regras de negócios predefinidos para definir interações em ambientes multilocatários. Em outras palavras, eles são criados especificamente para simplificar e acelerar o desenvolvimento de fluxos de integração em uma gama diferente de operações de negócios.

Hoje, isso é especialmente relevante para empresas cujos aplicativos essenciais vivem na nuvem. Um Cloud ERP moderno virá com uma variedade de APIs padrão e funcionalidade básica de integração. Essas ferramentas de gerenciamento de API prontas para uso podem ser suficientes para empresas que só precisam de alguns aplicativos e APIs centrais. No entanto, a maioria das empresas modernas tem uma estrutura de aplicativos muito mais complexa e exigirá o poder de uma plataforma iPaaS integrada para ajudá-las a simplificar e gerenciar suavemente suas necessidades de integração de aplicativos mais complexas. Isso significa que os usuários podem especificar os tipos de aplicativo que precisam usar, e uma solução de integração na nuvem gerenciará a configuração de API subjacente, os protocolos e o código predefinido necessários para integrar rapidamente o aplicativo ao ERP e garantir que ele esteja funcionando com tranquilidade e segurança.

Jornada de integração com o ERP: lista de verificação

Seus processos de negócios não ficarão menos complexos. As expectativas dos clientes não vão parar de mudar de repente. Para obter o melhor valor de seu software empresarial, escolha soluções desenvolvidas para crescer e escalar de acordo com suas necessidades. O Cloud ERP está no centro das operações de sua empresa. Assim, quando a integração empresarial se tornar uma prioridade, você vai querer investir em uma solução iPaaS nativa da nuvem, apoiada pelo suporte e serviço que você espera, e foi criada especificamente para integrar com seu Cloud ERP.

Cada empresa tem metas e desafios exclusivos, mas, ao iniciar sua jornada de integração com o ERP, aqui está uma lista de itens iniciais que você vai querer analisar com seu fornecedor de software.

Para começar a jornada de integração com o ERP, procure soluções que:

Produto SAP

Dê os primeiros passos com a integração com o ERP

Explore o SAP Integration Suite – um iPaaS que ajudará você a dimensionar as integrações.

Saiba mais