flex-height
text-black

Mulher em uma estufa

Guia para sustentabilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta

Por muitos anos, até mesmo os melhores gerentes de cadeia de suprimentos de ponta a ponta acreditavam que você poderia tê-la de forma rápida e lucrativa, ou de forma sustentável – mas não poderia ter os dois. Hoje, o Efeito Amazon significa que os consumidores esperam velocidades de entrega cada vez mais rápidas e são muito mais propensos a escolher um item que possa chegar à sua porta dentro de 2 dias. E, ao mesmo tempo, também houve um aumento constante na demanda por produtos mais verdes, com um movimento em direção ao consumo consciente, particularmente entre os consumidores da geração X.

~90

%

dos consumidores da geração X dizem que estariam dispostos a pagar mais por itens sustentáveis – em comparação com 34% há apenas alguns anos.
Forbes

77

%

dos compradores são mais propensos a fazer uma compra se a entrega for prometida em dois dias ou menos.
Ware2Go

Para que as empresas prosperem e cresçam no mercado atual, elas precisam encontrar maneiras novas e inovadoras de atender (e superar) as crescentes expectativas de velocidade e sustentabilidade. Isso significa que as empresas agora estão analisando melhor o "fim" da cadeia de suprimentos – desde a avaliação de práticas de mão de obra e sustentabilidade até a iteração com base no feedback dos clientes e tudo o que isso envolve.

Quais são alguns processos sustentáveis da cadeia de suprimentos de ponta a ponta?

Hoje, as empresas enfrentam concorrência mais rigorosa e pressões maiores– de órgãos reguladores e do setor, clientes e colaboradores – para atender e superar suas expectativas de sustentabilidade. E é para as cadeias de suprimentos que as empresas buscam ajudá-las a alcançar suas metas de sustentabilidade mais ambiciosas e significativas. Abaixo estão algumas das práticas inovadoras e soluções inteligentes que as empresas estão usando para otimizar e modernizar suas cadeias de suprimentos globais – de uma ponta para outra.

Design de produto sustentável para uma economia circular

Uma economia circular é aquela que busca incorporar práticas sustentáveis em todos os processos de negócios. Não mais satisfeitos com o ajuste dos produtos existentes para obter benefícios de sustentabilidade aqui e ali, as melhores empresas estão começando do zero, aderindo a um conjunto padrão de princípios de design circular que ajudam a construir a sustentabilidade diretamente no DNA de novos produtos. Alguns dos principais componentes dos princípios de design circular incluem:

Planejamento da cadeia de suprimentos de ponta a ponta

A capacidade de prever e prever está no centro do planejamento da cadeia de suprimentos. Os melhores resultados de planejamento ajudam a gerar maior eficiência, menos desperdício e operações mais tranquilas em geral. Esses benefícios podem ser alcançados melhor reunindo e analisando dados, desenvolvendo simulações e cenários e analisando toda a empresa para comparar e contrastar diferentes conjuntos de dados e tendências — em tempo real. Funções analíticas e recursos preditivos são viabilizados com o uso de ferramentas inteligentes de negócios e planejamento da cadeia de suprimentos, como planejamento integrado de negócios, sistemas de planejamento de necessidades de material (MRP), torres de controle da cadeia de suprimentos, otimização de estoque e outras soluções de planejamento de negócios que fornecem ampla visibilidade e insight em toda a cadeia de suprimentos global, de ponta a ponta.

Sourcing sustentável

Além de garantir sua própria conformidade com os padrões ambientais, sociais e de governança (ESG), as empresas precisam estar confiantes de que seus fornecedores e parceiros também podem entender e aderir a esses mesmos valores e diretrizes rigorosos. Ferramentas como sensores e blockchain podem ajudar a gerar um mapa de procedência e manuseio que inclui até os fornecedores dos fornecedores. Isso permite que as empresas tenham maior visibilidade do suprimento e processamento de matérias-primas e garantam que práticas éticas de trabalho e comércio estejam em vigor. O sourcing sustentável significa que as empresas podem trazer novos fornecedores rapidamente e com mais confiança.

Produção sustentável e fábricas verdes

As fábricas verdes são aquelas que simplificam seus processos para minimizar o desperdício e o uso de energia. Uma das chaves para uma iniciativa de fábrica verde bem-sucedida é a capacidade de os fabricantes conectarem seus ativos, seus fornecedores e suas ferramentas de planejamento de recursos – em uma única plataforma baseada em nuvem. Essa maior visibilidade ajuda a reduzir o excedente, dar suporte a estoques virtuais sob demanda e usar dados e análises de desempenho para ajudar a desenvolver processos de produção mais ergonômicos e eficientes.

Logística verde

O passo mais óbvio em direção à logística mais ecológica é o esforço para reduzir o uso de combustível baseado em carbono – desde o cargueiro de carga até a entrega final na porta do cliente. Mas e-veículos e combustíveis alternativos são apenas parte do quadro de logística verde. Quando as remessas de carga oceânicas gigantes são atomizadas em milhões de pedidos individuais, cada um desses itens tem um destino único e prazo de entrega. Para os atuais gerentes de cadeia de suprimentos e logística, as tecnologias inteligentes mantêm a chave para gerenciar esses milhões de pedidos em tempo real e com a máxima eficiência. Alguns dos principais desafios da logística verde incluem:

EAM sustentável (gestão de ativos empresariais)

A gestão de ativos empresariais depende da conectividade, um componente fundamental das tecnologias da Indústria 4.0. Quando uma rede de internet das coisas industrial (IIoT) conecta todos os ativos de sua empresa na nuvem, os gerentes da cadeia de suprimentos podem planejar e medir todas as suas atividades operacionais em um sistema unificado. Os sensores ajudam a dar suporte à manutenção preditiva e manter operações eficientes em termos de energia. As funções analíticas de dados baseadas em IA podem avaliar a eficiência de processos automatizados e recomendar melhorias. E o uso de gêmeos digitais e simulações de cadeia de suprimentos ajuda as empresas a colocar sistemas e ativos virtuais por meio de cenários rigorosos de testes sem risco ou uso de energia no mundo real.

Homem monitorando desempenho de maquinário com tablet

Dicas e etapas de sustentabilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta

As melhores empresas são sinceras em seus objetivos de serem bons cidadãos e bons custodiantes dos recursos e energias do nosso planeta. Mas para seus acionistas, seus colaboradores e seus clientes, é essencial que eles também permaneçam rentáveis e capazes de continuar inovando em seus respectivos campos. Abaixo estão algumas dicas de planejamento da cadeia de suprimentos para ajudar a otimizar suas operações em toda a jornada da cadeia de suprimentos.

Visibilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta: quanto mais você sabe, mais cresce

Todos nós ouvimos o ditado “se você não pode medi-lo, você não pode gerenciá-lo”. Em um mundo onde produzimos centenas de milhões de terabytes de dados todos os dias, uma quantidade surpreendente desses dados está relacionada às cadeias de suprimentos. As atividades associadas a compras online, logística global, planejamento de suprimento e demanda e processos de produção – todas criam conjuntos de dados exclusivos e complexos. A melhor gestão da cadeia de suprimentos de ponta a ponta não só busca coletar e gerenciar todos esses dados e informações, mas também usá-los para entendê-los... para aproveitá-los. E a boa notícia é que, à medida que as demandas dos consumidores e os desafios de negócios cresceram, as tecnologias da cadeia de suprimentos também cresceram. Tecnologias inteligentes, como IA, conectividade na nuvem e gerenciamento de Big Data, contribuem para uma cadeia de suprimentos de ponta a ponta mais rápida, mais visível, mais econômica e mais sustentável do que nunca.