flex-height
text-black

Qual é a diferença entre procurement direto e indireto?

O procurement direto envolve a aquisição de materiais e mão de obra que contribuem diretamente para a produção final das mercadorias e serviços que sua empresa vende. O procurement indireto consiste na compra de itens e serviços que dão suporte às operações de negócios diárias, mas não entram na fabricação do produto final.

O procurement direto é responsável por garantir que sua empresa tenha todos os elementos essenciais para fabricar seus principais produtos. O procurement indireto, por sua vez, inclui tudo o que é essencial para manter as operações funcionando com tranquilidade e eficiência.

As atividades de procurement direto envolvem orçamentos maiores e podem ser gerenciadas de modo mais centralizado e estratégico. Contudo, o que muitas vezes passa despercebido é que, em muitas empresas, os custos de procurement indireto ainda podem representar uma parcela significativa das despesas relacionadas ao procurement como um todo. Apesar disso, o suprimento indireto geralmente é descentralizado e gerenciado de modo inconsistente, com enorme potencial de melhoria. As melhores tecnologias e práticas de gestão de despesas da atualidade ajudam você a adotar uma abordagem mais unificada e holística a todos os processos de gestão de despesas, garantindo que as equipes, os dados e os sistemas de sua empresa sejam integrados harmoniosamente e trabalhem bem em conjunto.

O que é procurement direto?

O procurement direto se refere ao processo de compra de matérias-primas, componentes e mão de obra utilizados diretamente na produção das mercadorias ou serviços que sua empresa vende.

Essa atividade de despesa está intimamente ligada às principais operações de negócios, abastecendo a linha de produção com impacto na qualidade dos produtos finais que sua empresa oferece aos clientes. Um exemplo seria um fabricante de automóveis selecionando e contratando fornecedores para comprar aço e pneus. Outra perspectiva do procurement direto é a proximidade imediata dessa função com as operações centrais da empresa. Sem material de escritório, um fabricante de automóveis ainda poderia fabricar carros, mas sem metal ou borracha, a operação principal ficaria paralisada.

Boas práticas diretas geralmente aproveitam soluções e ferramentas de e-procurement, incluindo análises de despesas, sourcing estratégico e planejamento de necessidades de material (MRP). Isso ajuda as empresas a garantir que tenham fornecedores confiáveis e sistemas eficientes para gerenciar o relacionamento com eles, o que idealmente leva a operações mais eficientes e resilientes.

O que é procurement indireto?

O procurement indireto envolve a aquisição de mercadorias e serviços que são importantes para manter as operações de sua empresa, mas que não entram diretamente na fabricação de produtos ou prestação de serviços centrais. Essa categoria de despesa inclui manutenção, reparo e operações (MRO), bem como serviços de TI, assinaturas de SaaS (software como serviço), marketing, bens imóveis, profissionais terceirizados e muito mais.

Embora a definição de procurement indireto não tenha mudado efetivamente em 50 anos, a atual transformação digital levou a uma mudança marcante na forma como as empresas – e seus clientes – fazem negócios. Certas despesas indiretas são permanentes, como serviços de zeladoria ou material de escritório. Mas o que mudou enormemente é o quanto as empresas dependem de soluções SaaS, segurança cibernética e software cada vez mais poderoso e especializado. Hoje em dia, as equipes de gestão de despesas geralmente gastam menos com material de escritório, serviços de publicidade e até mesmo imóveis. No entanto, isso tem mais a ver com a mudança rumo à digitalização, ferramentas self-service para o pessoal de marketing e trabalho remoto do que com a redução de despesas indiretas em geral. À medida que digitalizam seus negócios cada vez mais, empresas e fabricantes descobrem que, apesar de reduzirem algumas despesas “hard” (tangíveis), há uma necessidade crescente de outros tipos de ferramentas e soluções para ajudá-los a crescer e competir.

Quais são as diferenças entre procurement direto e indireto?

A principal diferença entre esses dois modelos de procurement não é como eles são realizados, mas por que e para que são necessários. As melhores práticas – do sourcing ao pagamento – devem ser rigorosamente aplicadas a todas as atividades de aquisição, sejam elas diretas ou indiretas.

Aspecto
Suprimento direto
Procurement indireto
Objetivo
Adquire itens envolvidos diretamente na criação dos produtos da empresa.
Adquire mercadorias e serviços que auxiliam nas funções diárias de negócios, mas não fazem parte do produto final.
Estratégia de procurement
Adota uma abordagem estratégica e centralizada do sourcing.
Pode ser executado de modo espontâneo ou quando necessário.
Volume de compra
Caracterizado pela compra no atacado a intervalos infrequentes.
Envolve compras frequentes de menor quantidade.
Relações com fornecedores
Concentra-se em desenvolver relações de longo prazo com um grupo seleto de fornecedores essenciais.
Muitas vezes, envolve uma gama mais ampla de fornecedores para compras únicas ou ocasionais.
Preocupação principal
Prioriza parcerias para garantir acesso imediato a suprimentos essenciais e de alta qualidade.
Concentra-se no atendimento imediato das necessidades operacionais.
Continuidade dos negócios
Essencial para as operações de negócios; disrupções podem interromper a produção.
O impacto é menos imediato, mas a boa gestão afeta a saúde geral dos negócios.
Estrutura organizacional
Administrado por uma equipe específica de procurement com orçamento e KPIs claros.
Em geral, controlado ou monitorado com menos rigor; pode envolver vários departamentos.

Desafios comuns com o procurement direto

Muitos dos desafios nessa categoria de despesas podem se originar fora da empresa. Para lidar com tais problemas, é essencial que a organização promova a boa colaboração entre suas equipes e as de seus fornecedores, e garanta que as atividades de despesas diretas sejam centralizadas e baseadas em dados.

Desafios comuns com o procurement indireto

Os desafios de procurement indireto geralmente surgem dentro da organização, o que pode ser bom ou ruim. Esta é uma má notícia para empresas que continuam tolerando silos, além de ferramentas e práticas desatualizadas. Entretanto, se sua empresa está pronta para superar esses desafios porque, ao contrário de questões políticas e eventos climáticos, eles estão dentro do seu raio de ação, esta é uma boa notícia.

O impacto do procurement direto e indireto na gestão de despesas

Embora representem uma parcela significativa dos custos totais, as despesas diretas oferecem oportunidades de economia por escala e descontos por volume que podem manter efetivamente os custos de estoque sob controle. Por outro lado, embora não tenham o mesmo impacto no custo dos produtos vendidos, as despesas indiretas são cada vez mais essenciais para o sucesso dos negócios, pois ineficiências podem aumentar as despesas e levar a disrupções e atrasos operacionais. Portanto, a gestão holística de despesas torna-se essencial para equilibrar essas e as demais categorias de despesas, garantindo que cada uma delas contribua o máximo possível para a saúde financeira geral, o crescimento e a fluidez operacional de sua organização.

Logotipo da SAP

Produto SAP

Inovações digitais na gestão de despesas

Escolha uma tecnologia que impulsione a capacidade de sua empresa de integrar, personalizar e automatizar suas atividades de gestão de despesas, mantendo a fluidez operacional e os custos de estoque sob controle.

Confira agora

O que buscar no software de procurement direto/indireto

Ao avançar na jornada de transformação digital, escolha um software com funcionalidades que impulsionem a capacidade de sua empresa de integrar, personalizar e automatizar as atividades de gestão de despesas, incluindo:

  1. Recursos de integração abrangentes: a integração em todos os sistemas ERP e de gestão de despesas garante que os dados de procurement estejam alinhados com as necessidades operacionais e de produção, o que é essencial para estabelecer o equilíbrio entre procurement direto e indireto.
  2. Funções analíticas avançadas e relatórios: considerando os diferentes focos e impactos do procurement direto e indireto, as funções analíticas são vitais para distinguir e gerenciar os desafios e oportunidades exclusivos de cada um deles.
  3. Interface fácil de usar: A eficácia de qualquer ferramenta é proporcional à disposição e à capacidade de suas equipes de utilizá-la. Procure um software com interfaces e dashboards intuitivos e simples.
  4. Gestão de workflows automatizados: a automação simplifica processos, reduz tarefas manuais e aumenta a precisão e a velocidade, permitindo que as equipes se concentrem em assuntos estratégicos, confiantes de que as tarefas manuais são monitoradas de modo consistente.
  5. Ferramentas robustas de gestão de fornecedores: independentemente de quais serviços ou mercadorias o fornecedor entrega, recursos padronizados e confiáveis de gestão de fornecedores são essenciais para manter a qualidade e a confiabilidade no procurement direto e indireto.
  6. Opções flexíveis de personalização: de relatórios a workflows e processos automatizados, a personalização ajuda a garantir que as equipes possam se adaptar às necessidades e aos desafios exclusivos associados a cada fornecedor, provedor ou atividade operacional.
  7. Recursos de segurança e compliance: quando se trata de compliance regulatório e proteção de dados transacionais e confidenciais, recursos robustos de segurança orientados por IA são mais do que essenciais para proteger a reputação, os clientes, os fornecedores e os colaboradores de sua empresa.
  8. Soluções otimizadas para dispositivos móveis: à medida que as atividades de procurement se tornam mais precisas e integradas em toda a empresa, é importante garantir que suas soluções de gestão de despesas ofereçam suporte ao uso flexível, seja em desktops ou em dispositivos móveis.
Logotipo da SAP

Produtos SAP

Inovações digitais na gestão de despesas

Escolha uma tecnologia que impulsione a capacidade de sua empresa de integrar, personalizar e automatizar suas atividades de gestão de despesas, mantendo a fluidez operacional e os custos de estoque sob controle.

Confira agora