flex-height
text-black

Dois homens em um escritório analisando dados

5 barreiras à adoção de funções analíticas avançadas em finanças

A análise avançada em finanças é uma das principais prioridades dos CFOs e de suas equipes – e é fácil perceber o porquê. Essas funções analíticas sofisticadas e baseadas em IA podem ajudar os profissionais de finanças a descobrir insights mais detalhados, fazer previsões mais precisas e se destacar em sua função de consultor estratégico para a empresa. Embora mais de 80% das organizações financeiras prevejam o aumento do uso de funções analíticas avançadas em 2021, as taxas de adoção permanecem baixas. Por quê? O que está no caminho? Aqui estão as cinco principais barreiras citadas para adotar funções analíticas avançadas em finanças – e como superá-las.
Os líderes empresariais concordam em grande parte que os dados financeiros geralmente estão desatualizados, inconsistentes ou incompletos.
Gartner

Dados financeiros de baixa qualidade

As equipes de finanças coletam grandes volumes de dados de seus próprios sistemas, de diferentes departamentos e de fontes externas. Mas a qualidade desses dados muitas vezes deixa muito a desejar. Estruturas de dados complexas com vários sistemas e aplicativos isolados dificultam a mesclagem, agregação e padronização de dados em tempo hábil, o que é uma etapa crucial antes de poderem ser analisados. Funções analíticas e, especialmente, funções analíticas avançadas que usam inteligência artificial (IA) e algoritmos de Machine Learning para combinar grandes conjuntos de dados, precisam de dados atuais e de alta qualidade – caso contrário, não produzirão resultados de alta qualidade. Essa questão da má qualidade dos dados é uma das principais barreiras entre as equipes de finanças e as funções analíticas avançadas.

Há várias maneiras pelas quais as equipes de finanças podem melhorar a qualidade dos dados e estabelecer as bases para funções analíticas avançadas, incluindo:

Medo do fracasso

Projetos de transformação digital, como a implementação de funções analíticas avançadas, podem ser desafiadores – e nem sempre são bem-sucedidos. Para muitos líderes financeiros, o medo de falhar, mesmo que um pouco, está impedindo-os.

Esse medo pode ser amplificado em corporações que têm uma “cultura fracassa-fóbica”, onde as pessoas temem ser estigmatizadas por seus erros – ou onde a culpa ou o apontamento dos dedos é uma resposta comum quando as coisas passam mal. Para essas organizações, é necessária uma mudança de mentalidade. Considere que oportunidades inexploradas também são uma forma de fracasso que leva à estagnação e falta de inovação. E empresas que não conseguem se adaptar e inovar correm o risco de ficar para trás.

Dito isso, há melhores maneiras de falhar do que os outros. Para abraçar o fracasso da maneira certa, “falhe pequeno” e “falhe para frente”. Falhar em menor escala significa lidar com projetos de análise financeira em incrementos menores. Dessa forma, as falhas não consomem muito tempo ou impactam significativamente outros projetos. Não avançar significa analisar o que não funcionou e aplicar as lições aprendidas no próximo projeto. Esse tipo de “estágio de fracasso” deve ser incorporado em todos os projetos de inovação, pois é, em última análise, uma força motriz para o sucesso.

Necessidade de adesão executiva e cultural

Às vezes, as maiores barreiras para adotar funções analíticas avançadas em finanças são problemas de percepção ou abordagem. Qualquer grande iniciativa precisa de alguém para liderar e defendê-la. O financiamento precisa ser garantido. E novas formas de trabalho precisam ser adotadas em nível de equipe.

Falta de tempo para iniciativas de funções analíticas avançadas

Sessenta e sete por cento dos CFOs e seus executivos financeiros seniores dizem que muitos de seus recursos estão ligados a sistemas legados e formas tradicionais de trabalho, deixando pouco tempo para inovar.

Embora seja verdade que a função financeira está sob pressão para fazer mais com menos, há maneiras de liberar tempo. Uma solução é terceirizar projetos de implementação para uma agência parceira.

Outra é investir em software e ferramentas na nuvem que simplifiquem os processos financeiros e as atividades diárias. Algumas soluções de finanças e FP&A baseadas em nuvem oferecem Machine Learning integrado, IA, automação de processos robóticos (RPA) e funções analíticas aumentadas que podem automatizar processos e acelerar a adoção de novas tecnologias.

Falta de competências financeiras digitais

A implementação e o uso de funções analíticas avançadas em finanças exigem um alto nível de alfabetização tecnológica. Mas muitos departamentos financeiros não têm as competências e habilidades digitais necessárias. Em uma pesquisa da PWC de 2020 com CFOs, 54% dos diretores executivos de serviços financeiros disseram que a escassez de habilidades interferiu na capacidade de inovar com eficiência. A sustentação dessa lacuna de habilidades é o medo de que a IA e outras tecnologias avançadas de automação tornem os trabalhos financeiros existentes redundantes.

Esses desafios podem ser superados usando uma abordagem multifacetada. Mesmo que o novo talento financeiro com o conjunto de habilidades certo seja escasso, aperfeiçoar os colaboradores existentes é um investimento digno. Além de ajudar a eliminar a lacuna de habilidades, ela contribuirá para o desenvolvimento profissional, a confiança e a satisfação no trabalho. E à medida que ampliam suas habilidades digitais e aprendem a usar essas tecnologias, eles geralmente se preocupam menos com a substituição.

Além do treinamento, incentive os membros da equipe a monitorar tendências, participar de eventos de tecnologia do setor e buscar ativamente novas oportunidades de aprendizagem. Tudo isso aumentará a destreza digital de suas equipes, um termo que o Gartner define como "um conjunto de crenças, mentalidades e comportamentos que ajudam os colaboradores a entregar resultados mais rápidos e valiosos a partir de iniciativas digitais".

2021 é o ano para se adaptar das discussões sobre o futuro para fazer investimentos reais, ver ganhos de curto prazo e custo fora do mercado e ter um plano claro para o futuro.
Gartner
Logotipo da SAP

Produto da SAP

Funções analíticas avançadas para finanças

Elimine barreiras, gere insights mais profundos e tome decisões seguras.

Saiba mais