Como superar os obstáculos do RH à adoção da IA empresarial
Estratégias para governança de IA e engajamento da força de trabalho
Adoção da IA: o que impede as empresas e o RH de avançar?
A maioria dos líderes de negócios entende que a inteligência artificial (IA) melhora a produtividade e a eficiência, mas a maioria das empresas só começou a investir recentemente em ferramentas de IA empresarial, incluindo a IA generativa. Especificamente, o investimento atual de várias empresas em IA para RH é baixo, apesar de estarem cientes e empolgadas com o valor que a IA pode agregar à função de RH.
Os cientistas de pesquisa de RH do SAP SuccessFactors realizaram uma extensa pesquisa para entender as barreiras que as organizações enfrentam na adoção da IA. A equipe entrevistou 79 profissionais de RH e TI de 59 organizações de clientes do SAP SuccessFactors e coletou respostas de 4.023 colaboradores permanentes em tempo integral em todas as regiões e setores. As descobertas estão consolidadas em nosso novo relatório Guia de RH para adoção de IA empresarial: estratégias para governança de IA e engajamento da força de trabalho.
A IA é um fator determinante da transformação digital. Entender as preocupações das organizações em relação a ela e a suas causas pode ajudar as empresas a superar as barreiras à adoção de IA para que possam aproveitar todo o seu potencial e valor. Nossa pesquisa revelou uma série de barreiras à adoção mais ampla da IA, incluindo preocupações jurídicas e psicológicas, mas uma questão específica lidera a lista: a governança de IA.
A falta de governança de IA é a principal preocupação
O estado atual da governança de IA nas organizações entrevistadas é a falta de maturidade: dois terços (67%) não têm nenhum modelo de governança. Embora a maioria dessas organizações estivesse tomando medidas para desenvolver um modelo, algumas eram menos proativas, planejando controlar a IA como qualquer outra compra de tecnologia, ou contando com a governança externa no nível regional ou federal.
Cerca de um quarto (27%) das organizações têm um modelo de governança de IA implementado, mas nada específico para a IA no RH. A função de RH sempre foi incluída nesses modelos de governança, mas um modelo específico para o RH não era realista devido às diferenças nas regulamentações entre as regiões. Além disso, muitas vezes os profissionais de RH sentiam que precisavam de maior representação nos modelos de governança mais amplos da organização. Apenas 6% das organizações têm um modelo de governança especificamente para a IA no RH, frequentemente implementado em um modelo de governança mais amplo, mas ainda considerando aplicativos e fontes de dados exclusivos na IA para RH.
Um modelo de governança de IA é fundamental para garantir que as empresas estejam desenvolvendo, selecionando, implementando e usando a IA responsável. Além de garantir que os colaboradores usem a IA de maneira consistente, responsável e eficaz, a governança de IA ajuda a garantir o compliance contínuo com os padrões internos e externos de ética em IA. As organizações que querem melhorar suas estratégias de governança de IA devem considerar três fatores importantes, descritos com mais detalhes no relatório:
- Inclusão dos stakeholders
- Fontes orçamentárias para soluções e investimentos em IA
- Critérios para orientar decisões de compra de IA
Receba orientação para a adoção da IA no RH
Veja em detalhes a adoção da IA empresarial para o RH, incluindo como criar um modelo de governança de IA e aumentar a adoção da IA e o engajamento da força de trabalho.
Supere as barreiras à adoção da IA
O que é preciso para que os colaboradores adotem novas ferramentas de IA em uma organização? É melhor perguntar diretamente a eles. O relatório sobre a adoção da IA identifica dez das principais intervenções que devem ser consideradas ao incentivar a força de trabalho a começar a usar novas ferramentas de IA. Essas intervenções incluem treinamento e suporte para o uso da nova ferramenta, além da possibilidade de fornecer feedback sobre ela. Lembre-se de que as intervenções que aumentam a adoção da IA empresarial devem ser multifacetadas e interfuncionais.
Os líderes organizacionais podem tomar medidas para aumentar a adoção da IA, como:
- Adotar uma estratégia de IA de nível empresarial para orientação
- Priorizar o alinhamento das decisões de IA
- Exemplificar o conhecimento, as habilidades e o uso de IA
Ao usar recursos de IA específicos de RH, o RH fica em posição privilegiada para aumentar a adoção da IA de várias maneiras, como:
- Adotar casos de uso de IA de baixo esforço e alta recompensa para dar os primeiros passos
- Fornecer treinamento para aumentar o conhecimento e as habilidades em IA
- Sanar os receios e a hesitação dos colaboradores em relação à IA
A IA está reformulando o futuro do RH. As modernas soluções de RH que mostram aos colaboradores como a IA se encaixa no local de trabalho para melhorar sua experiência – além de encontrar a estratégia e as ferramentas certas – podem ajudar a impulsionar a adoção da IA e gerar resultados significativos para as organizações.
Adoção e prontidão para a IA
Obter conhecimento de IA é o próximo fator importante na adoção da IA organizacional.