Como as empresas em crescimento planejam expandir e simplificar
Sua empresa em crescimento tem como foco a expansão ou o aprimoramento? Temos aqui alguns benchmarks para suas prioridades de expansão e simplificação.
default
{}
default
{}
primary
default
{}
secondary
No caso de uma empresa de moda em crescimento, "a gestão do estoque em diversos canais, a garantia de atendimento rápido e preciso de pedidos e o processamento de grande volume de dados de clientes aumentaram ainda mais a complexidade das nossas operações", afirma o CTO. Então, a empresa busca maneiras de otimizar a gestão de estoque e aproveitar os dados de clientes com novas ferramentas de tecnologia.
Muitas empresas em crescimento estão em uma trajetória semelhante, segundo uma recente pesquisa global SAP Insights com 12.003 líderes sêniores de negócios de empresas que têm de 250 a 1.500 colaboradores. Esses executivos e gerentes relataram que estão trabalhando tanto na expansão dos negócios como na simplificação de processos que se tornaram complexos demais. Em entrevistas de acompanhamento, alguns executivos, como o CTO da empresa de moda, explicaram melhor seus planos e desafios.
É claro que, mesmo quando buscam os mesmos objetivos mais amplos, as empresas podem adotar abordagens diferentes. As empresas chamamos de focadas em expansão optam pelo crescimento por meio da ampliação de seus canais de distribuição e da presença de mercado, enquanto as demais buscam estratégias diferentes.
De maneira semelhante, as empresas podem adotar abordagens diversas para simplificar as operações. As organizações que chamamos de focadas em aprimoramentos se concentram em melhorar seus processos e operações, enquanto as outras estão mais focadas na redução ou eliminação deles. Os entrevistados das empresas focadas em aprimoramentos preferem duas estratégias: mudanças incrementais, como o aumento da integração ou da automação, ou a melhoria de seus processos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Analisamos em mais detalhes como as empresas focadas em expansão e em aprimoramentos estavam buscando seus objetivos e descobrimos que elas compartilham algumas abordagens para alcançá-los. Por exemplo, elas têm maior probabilidade de investimento em tecnologias novas ou atualizadas, como funções analíticas e outras ferramentas de tomada de decisões, do que as empresas entrevistadas que priorizam outras formas de crescimento ou simplificação.
Essas empresas também têm uma ideia um pouco diferente do papel da inteligência artificial em suas organizações. À medida que exploram as possibilidades transformadoras da IA, elas são mais propensas a executar ações que aprimoram a segurança e a privacidade dos dados.
Vamos analisar mais detalhadamente como as empresas em crescimento estão buscando seus objetivos de expansão e simplificação enquanto lidam com os desafios.
A ampliação das redes de distribuição é uma prioridade dessa expansão
A partir de uma lista de seis prioridades, as empresas em crescimento são mais propensas a citar a ampliação de parcerias e de canais de distribuição como a principal estratégia de expansão dos negócios. Cerca de metade (43,3%) delas classificou essa prioridade em primeiro lugar, enquanto 74,6% dos entrevistados a incluíram entre as três principais prioridades.
Um percentual ligeiramente mais alto de entrevistados (79,3%) classificou a ampliação da presença de mercado atual como uma das três principais opções, mas apenas 20% em primeiro lugar. O aumento da escala das operações de negócios apareceu em um distante terceiro lugar. Apenas pouco mais da metade (54,3%) incluiu esta como uma das três principais opções, com 17,7% classificando-a em primeiro lugar.
Desenvolvimento de produtos e integração de sistemas são as principais prioridades de simplificação
A maioria dos entrevistados também estão focados em simplificar as operações. A partir de uma lista de nove prioridades, eles foram mais propensos a classificar o aprimoramento dos processos de desenvolvimento de novos produtos e serviços como a estratégia número um (23%) ou como uma das três principais estratégias (54,5%).
Além disso, também estavam entre as três principais estratégias – o aumento da integração entre sistemas empresariais (51,8%) e o aprimoramento do controle de custos e da gestão de despesas (44,7%).
Embora um percentual mais alto de entrevistados tenha classificado a reestruturação da força de trabalho como a estratégia número um de simplificação, em vez da integração ou do controle de custos, a reorganização ou a redução do pessoal foi, em geral, significativamente menos popular do que as três principais prioridades.
Desafios com cadeias de suprimentos
O CFO de um fabricante industrial em crescimento baseado nos EUA está tentando descobrir quem é o responsável na organização pela seleção de fornecedores e por confirmar se esses fornecedores podem executar o trabalho solicitado.
Desde o final da pandemia de COVID-19, as equipes estavam "apenas fazendo o que tinham que fazer para que o trabalho fosse concluído", relata o CFO. "Todos estavam tão ocupados que não conseguiam pensar em como trabalhar melhor e gastar menos. Nossos pedidos se acumulavam… e não importava o quanto isso custava, porque estávamos apenas tentando fazer o trabalho e ganhar dinheiro à medida que fazíamos isso".
Agora que as vendas se estabilizaram, a empresa precisa de processos de sourcing mais controlados e otimizados. É um tema comum. Na verdade, 39,1% dos entrevistados citaram processos frágeis de procurement e de cadeias de suprimentos como obstáculos ao crescimento. Além disso, foram significativamente mais propensos a classificar esse ponto fraco como um dos três principais desafios internos.
Entre os três principais desafios também estavam a falta de qualidade dos dados e de ferramentas para o planejamento e a tomada de decisões (34,9%). Mesmo que tivessem tudo isso, ainda teriam dificuldades para compartilhar seus dados valiosos devido à falta de integração entre sistemas (citada por 33,4%).
Planos para o crescimento
Conforme observamos, os entrevistados da pesquisa citaram com maior frequência a expansão de parcerias e de canais de distribuição ou a ampliação da presença de mercado atual entre as três maiores prioridades de crescimento. Para entender como as empresas estão em busca destas e de outras estratégias, analisamos mais detalhadamente os entrevistados que citaram objetivos focados em expansão, em vez de opções menos populares.
Quase 100% das empresas mais focadas em expansão escolheram a ampliação de parcerias e canais de distribuição ou da presença de mercado como uma das três principais prioridades. Em comparação, menos de um terço das empresas menos focadas em expansão consideram esses objetivos como prioridades.
Entrevistados dos dois grupos classificaram a entrada em novos mercados em terceiro lugar. Cerca de metade das empresas mais focadas em expansão (49,3%) incluíram esta como uma das três principais prioridades, em comparação com 45,3% das empresas menos focadas em expansão.
Em geral, o grupo de empresas menos focadas em expansão tem objetivos mais variados. É notável que 41,8% delas citaram a conclusão de fusões e aquisições como sendo uma das três principais prioridades – objetivo que 97,6% das empresas mais focadas em expansão classificaram em último lugar.
Ao analisar como os entrevistados planejavam atingir seus objetivos, descobrimos que as empresas mais focadas em expansão foram significativamente mais propensas a se concentrar em três áreas:
- Desenvolvimento ou ampliação de habilidades e talentos
- Aprimoramento e/ou expansão das redes atuais de fornecedores e parceiros
- Aumento da automação de processos de negócios
Considerando os objetivos de expansão de parcerias e canais de distribuição, não surpreende ver que a atenção às cadeias de suprimentos está entre os principais planos das empresas mais focadas em expansão. Essas empresas também são significativamente mais propensas a considerar disrupções e pontos fracos do procurement e das cadeias de suprimentos como desafios do que as menos focadas em expansão.
Um varejista dos EUA está adotando uma "abordagem multifacetada" para a expansão da cadeia de suprimentos, relata seu CTO. "Primeiramente, diversificamos nossa base de fornecedores para reduzir a dependência de uma única fonte. Isso nos ajudou a ter mais flexibilidade em nossos processos de procurement. Também investimos em tecnologias que oferecem maior visibilidade de toda a nossa cadeia de suprimentos, permitindo prever possíveis disrupções e reagir a elas com mais rapidez".
Em comparação, as empresas menos focadas em expansão tinham uma probabilidade significativamente maior de estarem reduzindo a complexidade dos processos de negócios para dar suporte a seus planos de crescimento.
Foco nos dados
Os entrevistados mais focados em expansão também foram muito mais propensos a dizer que estavam investindo em produtos de funções analíticas e ferramentas de tomada de decisões (55,1%), bem como em ferramentas e sistemas de software empresariais (51,7%). Além disso, eles têm menor probabilidade de migrar sistemas para a nuvem (possivelmente porque seus sistemas já estão na nuvem) ou de terceirizar os sistemas para um provedor de serviços gerenciados.
Entretanto, um escritório de advocacia fez a atualização de um sistema ERP on premise para um sistema financeiro atualizado baseado na nuvem, em parte porque essa atualização oferecia uma nova suíte de ferramentas de funções analíticas. A equipe agora pode emitir relatórios em tempo real, diz o CTO. "De posse de dados melhores, conseguimos ampliar os negócios. Fizemos uma análise da rentabilidade da equipe." Por exemplo, se a empresa estiver trabalhando em cinco acordos para a aquisição de hospitais, poderá determinar mais facilmente qual deles é o mais lucrativo e usar essa informação para decidir como montar a equipe do próximo.
Assim como os entrevistados de maneira geral, as empresas mais focadas em expansão também se preocupam com a simplificação. Esse grupo tem uma probabilidade significativamente maior de classificar a simplificação dos processos de desenvolvimento de novos produtos e serviços como uma das três principais estratégias de simplificação (60,8%) quando comparado com as empresas menos focadas em expansão (47,2%), mesmo sendo essa a opção mais popular nos dois grupos.
Abordagens diversas para simplificar
Da mesma forma que procuramos insights sobre como as empresas abordavam o crescimento, tentamos esclarecer como tratavam a simplificação. Descobrimos que as empresas focadas em aprimoramentos usaram duas estratégias distintas. Uma delas é a simplificação por meio de um conjunto de mudanças incrementais. A outra se concentra na simplificação dos processos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Entre as empresas engajadas em mudanças incrementais, 92,4% classificaram o aumento da integração dos sistemas empresariais como uma das três principais estratégias de simplificação, juntamente com o aumento da automação de processos (86,2%) e o aprimoramento do controle de custos e da gestão de despesas (71,2%).
Um varejista da Austrália, por exemplo, está aprimorando a integração do ciclo de vida de desenvolvimento de produtos aos processos da cadeia de suprimentos. "Estamos implementando um sistema adequado de gestão do ciclo de vida dos produtos no qual tudo é centralizado, fica sob um banco de dados único e todos têm processos a seguir, em vez de cada desenvolvedor de produtos ter sua própria planilha de especificações técnicas", diz o head de TI do varejista. "Com esses sistemas, temos um repositório central de tudo que pode ser integrado diretamente no sistema ERP principal, que impulsiona os processos da cadeia de suprimentos".
Entre as empresas com foco no aprimoramento de processos, 80,5% classificam essa estratégia como uma das três principais prioridades, seguida pelo aumento da integração (68,8%). As empresas classificam o aprimoramento do controle de custos e da gestão de despesas (49,9%) em um terceiro lugar mais distante, em comparação com o grupo de mudanças incrementais.
Quando uma empresa de serviços profissionais decidiu oferecer um serviço baseado em IA, buscou terceirizar em vez de começar um projeto complexo de desenvolvimento a partir do zero, o que poderia duplicar a tecnologia existente. Inicialmente, foram solicitadas informações aos fornecedores existentes sobre seus planos em relação à estratégia de IA. A empresa também trabalhou com dezenas de startups para aprender mais sobre "possíveis oportunidades para repensar e inovar fazendo algo muito diferente do que estávamos fazendo", diz o CIO. O desenvolvimento personalizado é a última opção. "Se não conseguirmos encontrar exatamente o que nossa estratégia precisa, falaremos com os desenvolvedores para ver como podemos resolver isso e desenvolver por nós mesmos".
Ao contrário desses dois grupos, as empresas menos focadas em aprimoramentos tendem a se concentrar em estratégias de otimização de suas operações, como a reestruturação da força de trabalho e a transferência de responsabilidades para fornecedores e parceiros.
Por exemplo, uma empresa de produção industrial está utilizando recepcionistas virtuais em alguns de seus escritórios menores. Os visitantes podem entrar, pressionar um botão e, por meio de uma tela, falar com uma recepcionista em outro local.
Os dados também são importantes para a simplificação
Os dois tipos de empresas focadas em aprimoramentos consideram o investimento em produtos de funções analíticas e ferramentas para a tomada de decisões, a integração de sistemas e os softwares empresariais como sendo as três principais prioridades tecnológicas.
Além disso, o grupo de aprimoramento de processos é significativamente mais propenso (52,6%) do que as empresas menos focadas em aprimoramentos (49,4%) a se concentrar em funções analíticas, enquanto os dois grupos, de aprimoramento de processos e de mudanças incrementais, estão priorizando a integração e os softwares empresariais.
Para as empresas menos focadas em aprimoramentos, a terceirização de sistemas e, em menor grau, o investimento em ferramentas de colaboração de pessoal, estão entre as maiores prioridades de investimento em tecnologia.
Prioridades para o uso da IA
Em meio ao acelerado desenvolvimento da tecnologia de IA, a maioria dos entrevistados da pesquisa relata que utiliza essa tecnologia e parece estar otimista em relação aos seus benefícios. Quando perguntados sobre a importância da IA para a transformação de uma gama de processos de negócios, mais de 80% disseram que a prioridade variava de média a alta.
Mas o foco das empresas pode depender de seus objetivos. Descobrimos que as empresas mais focadas em expansão, assim como as mais focadas em aprimoramentos, são significativamente mais propensas a considerar a IA como muito importante, comparadas a seus pares com menor foco em expansão ou em aprimoramentos.
Por exemplo, uma empresa de serviços profissionais com foco em expansão do setor de petróleo e gás está "impulsionando muito o crescimento por meio da IA e da IA generativa em particular", disse o CISO. Foi criada uma interface de IA para permitir o acesso mais fácil e rápido dos clientes a seus dados e em um formato muito mais acessível. A empresa também está permitindo aos clientes o acesso remoto a seu data center. "Há dois anos, algumas empresas menores de petróleo e gás normalmente não seriam nossas clientes porque os custos seriam muito altos", disse o CISO. "Agora, como estamos oferecendo um ambiente muito mais dinâmico e com acesso remoto, a utilização de nossos serviços é mais viável economicamente para elas".
Enquanto isso, um varejista dos EUA com foco em aprimoramentos está usando a IA para entender a experiência e a jornada do cliente: o que ele compra, porque compra um item e não outro, por que um cliente adiciona alguma coisa a um carrinho, mas não continua o processo. "Estamos examinando esses tipos de componentes analíticos", disse o diretor de TI.
O varejista também está usando a IA, incluindo chatbots, para ampliar a equipe do call center. "Devido às restrições de custos, tínhamos uma quantidade limitada de pessoal no call center para lidar com os problemas dos clientes", como devoluções ou verificações de status de pedidos, disse o diretor de TI. A IA pode resolver a maioria dessas solicitações rotineiras.
Para os entrevistados em geral, a IA não é tão prioritária quanto a preparação para ameaças de segurança cibernética. Mas é significativamente mais provável que esta seja a principal preocupação também de empresas focadas em expansão e em aprimoramentos.
As transformações dos processos de negócios orientados por IA refletem as preocupações delas. Todos os três grupos são significativamente mais propensos a classificar a transformação da segurança e privacidade de dados com a IA como muito importante, em comparação com entrevistados de empresas menos focadas em expansão e em aprimoramentos.
Conclusão
Não há uma estratégia única que se adapte às estratégias de expansão e de simplificação de empresas em crescimento. Mas, como a pesquisa deixa claro, praticamente todas as empresas estão tentando fazer as duas coisas. E as descobertas revelam alguns perfis distintos.
Em relação ao crescimento, as empresas podem priorizar a expansão e optar por ampliar a presença de mercado e os canais de distribuição. Outras empresas estão buscando estratégias diferentes, como ampliar os negócios atuais ou entrar em novos mercados.
Quando se trata de simplificar as operações, as organizações focadas em expansão adotam duas abordagens distintas: ou elas fazem mudanças incrementais por meio do aumento da automação e da integração, ou aprimoramentos nos processos de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Por outro lado, as empresas menos focadas em aprimoramentos são mais propensas a priorizar a redução ou a eliminação de aspectos das operações.
Esses perfis sugerem abordagens diferentes para investimentos em tecnologia. O nível de foco de cada empresa em expansão ou aprimoramento tem forte relação com seus planos para produtos de funções analíticas e ferramentas de tomada de decisões, integração de sistemas, softwares empresariais e IA.
Qual perfil melhor se adapta à sua organização? Use este artigo para fazer benchmark de suas próprias estratégias de expansão e de simplificação – não importa se você está em busca de expansão, aprimoramento ou de ambos.