Ir para o conteúdo
Mulher revisando o planejamento financeiro e analisando os resultados com soluções SAP

O que é xP&A?

Como o nome sugere, planejamento e análise ampliados (xP&A) ultrapassam os limites de planejamento e análise financeiros (FP&A) tradicional. Aqui, o "x" não é uma variável que representa qualquer departamento, como vendas, cadeia de suprimentos ou RH. Em vez disso, denota a eliminação de silos entre finanças e todos os outros departamentos, além da capacidade de conectar e sincronizar planos em toda a organização.

 

 

Definição de xP&A

xP&A é uma abordagem de planejamento que utiliza os melhores recursos de planejamento e análise financeiros (FP&A) , como planejamento contínuo, previsão, funções analíticas avançadas e monitoramento de desempenho, além de estendê-los a toda a empresa. O xP&A dá o poder do FP&A aos departamentos operacionais e também elimina as barreiras tradicionais entre finanças e operações e conecta planos estratégicos, financeiros e operacionais em tempo real. Essa abordagem inovadora abrange o conhecido processo de planejamento de vendas e operações (S&OP), para garantir que os planos estratégicos de alto nível estejam vinculados a planos operacionais de médio a longo prazo, e que a demanda e a oferta sejam equilibradas.

 

Ao sincronizar planos em toda a organização, o xP&A ajuda as empresas a melhorar a visibilidade e a se tornarem muito mais ágeis e adaptáveis. Isso nunca foi tão importante, quando a mudança constante é o novo normal, e a capacidade de articulação rápida não é apenas uma coisa boa de se ter – é uma necessidade. 

Principais benefícios do xP&A

Qualquer sistema ERP moderno oferece uma ampla lista de recursos de software com base no setor que atendem e nos módulos que oferecem. No entanto, todos os sistemas de gestão de recursos empresariais devem ter estas 10 principais características:

  1. "Única versão da verdade" em que os dados são consistentes e adaptados para usuários aprovados
  2. Informações e alertas atualizados, com relatórios self-service em todas as operações
  3. Apresentação visual das informações com dashboards, KPIs e funções analíticas para auxiliar em decisões rápidas e bem fundamentadas
  4. Escolha de implementação, como na nuvem, on premise ou híbrida
  5. Processos de negócios padrão e avançados, como automação com IA e Machine Learning

Planejamento ampliado e o fim dos silos

Vendas, marketing, RH, procurement e cadeia de suprimentos contribuem para o resultado final, além de criar os próprios planos operacionais. Por exemplo:

  • O time de vendas desenvolve planos para alcançar seus objetivos
  • O marketing cria planos para campanhas, promoções e lançamentos de produto
  • O RH cria planos para atender a necessidades futuras da força de trabalho
  • O procurement planeja o que comprar, de qual fonte e quando
  • Os times de cadeia de suprimentos criam planos com base na demanda de produção, estoque e muito mais

Todos esses planos são tradicionalmente criados em silos, em ferramentas de planejamento separadas e planilhas independentes, sem insights do impacto de uns sobre os outros. Por exemplo, se as vendas excederem suas metas, a produção estará pronta? O pessoal certo estará posicionado?

 

A vinculação de planos para identificar impactos potenciais em diferentes departamentos está no núcleo do xP&A. Isso permite que as empresas reajam rapidamente quando o lançamento de um produto de marketing decola, quando há uma interrupção na cadeia de suprimentos ou uma mudança repentina nas necessidades de pessoal. Quando um plano muda, todos os outros se adaptam, e o navio pode permanecer no curso.

 

Naturalmente, o xP&A não apenas vincula planos operacionais, mas também os vincula a metas financeiras e a objetivos estratégicos. Isso ajuda os CFOs e seus times a prever, monitorar e avaliar tudo holisticamente, além de se destacar na função de consultor estratégico para os negócios. Embora os recursos de FP&A sejam estendidos a diferentes departamentos com xP&A, os times financeiros ainda estão no comando e perfeitamente posicionados para orquestrar o planejamento estendido em toda a empresa.

 

Por exemplo, para lidar com possíveis disrupções na cadeia de suprimentos, os executivos podem realizar rapidamente simulações de demanda, suprimentos e mudanças financeiras com o software de planejamento da cadeia de suprimentos ágil e integrado, dar suporte à análise hipotética e comparar cenários de planejamento para tomar decisões rápidas e informadas em toda a empresa.

Resumo

Uma das muitas realidades reveladas pela rápida turbulência e pelas incertezas da COVID-19 é que, mesmo quando a pandemia passar, os antigos métodos de planejamento não serão mais suficientes. Em vez disso, o planejamento contínuo em toda a empresa será a chave para se recuperar da pandemia e seguir em frente. Em 2021, entramos oficialmente na era do xP&A que chegou para ficar.

Explore o SAP Analytics Cloud

Saiba como ampliar e conectar o planejamento em toda a empresa.

Outros destaques desta série

Newsletter SAP Insights

Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início