Ir para o conteúdo
Colegas trabalhando juntos

O que é gestão de capital humano (HCM)?

A gestão do capital humano (HCM) é o conjunto de práticas e softwares usados no recrutamento, gestão e desenvolvimento do capital humano de uma organização – também conhecido como força de trabalho.

Nos últimos anos, as operações modernas de RH passaram por mais mudanças e disrupções do que nas duas décadas anteriores. No entanto, as principais prioridades da gestão de capital humano – ou HCM – permanecem as mesmas, inclusive funções como recrutamento, integração, treinamento e folha de pagamento. O que está mudando rapidamente é a demanda para que os departamentos de RH se tornem centros de inovação empresarial – para fornecer análises e insights baseados em dados e assumir o controle do compliance em todas as operações globais. Os times de RH de hoje estão no centro de mudanças profundas na maneira como seus times trabalham e como empregadores e colaboradores se engajam uns com os outros e com seus trabalhos.

 

A força de trabalho moderna é caracterizada pela diversidade e dinamicidade. Tecnologias inteligentes e conectadas tornaram-se essenciais na gestão dessa complexidade. As soluções HCM modernas estão revolucionando a natureza do trabalho, o modo como as pessoas colaboram e o modo como as empresas são geridas. Agora, a inteligência artificial (IA) pode automatizar tarefas rotineiras e oferecer muito mais insights do que havia no passado. A realidade virtual pode ajudar a criar experiências de treinamento ricas e imersivas. O blockchain pode verificar rapidamente a precisão dos dados e garantir segurança e compliance. E, claro, os recursos móveis e de nuvem abrem novas possibilidades de colaboração e liberdade para uma força de trabalho com autonomia. Juntas, essas tecnologias estão moldando novas possibilidades e ajudando a estimular a inovação.

Definição de gestão do capital humano

A gestão do capital humano (HCM) refere-se ao amplo conjunto de práticas e aplicativos usados no recrutamento, gestão e desenvolvimento do capital humano de uma organização – também conhecido como força de trabalho.O software de gestão de capital humano refere-se aos sistemas e soluções usados para realizar e otimizar essas tarefas e dar suporte aos objetivos organizacionais, e muitas vezes é chamado de sistemas de gestão de recursos humanos (HRMS)

O que é HCM? Confira todos os detalhes neste vídeo.

Como a prática do HCM evoluiu ao longo dos anos?

O termo "capital humano" foi cunhado no início de 1960 para refletir as habilidades valiosas dos colaboradores que poderiam ser cultivadas para impulsionar o crescimento dos negócios.As regulamentações padrão de práticas de emprego mais justas foram introduzidas pela primeira vez e houve um reconhecimento crescente da importância do bem-estar e da satisfação dos colaboradores. 

 

Com a introdução da Internet e a demanda por compartilhamento mais rápido de informações, as empresas passaram a contar cada vez mais com sistemas HCM para gerenciar o crescente e complexo mundo do trabalho.

 

Hoje, as exigências para as equipes de RH são maiores do que nunca, considerando-se a alta diversidade e distribuição geográfica da força de trabalho. As expectativas dos colaboradores também mudaram, pois agora a experiência do colaborador é um fator essencial no recrutamento e retenção de colaboradores.O RH precisou se adaptar e atender melhor às crescentes necessidades e expectativas. 

 

Agora, as tecnologias avançadas são essenciais para ajudar o RH a gerenciar essa complexidade. As soluções de RH unificadas e baseadas em IA estão ajudando a integrar equipes, analisar e aproveitar dados complexos e simplificar basicamente todos os componentes da administração e gestão de RH.  

HCM, HRIS e HRMS

Gestão de capital humano (HCM)

Como descrito acima, o termo HCM refere-se tanto a uma prática empresarial como a uma estratégia de gestão de RH e ao conjunto de ferramentas tecnológicas e de software que dão suporte a essas atividades. Um sistema HCM é geralmente referido como um sistema de gestão de recursos humanos (HRMS) e inclui o software HRIS.

 

Sistema de informação de recursos humanos (HRIS)

Os sistemas HRIS oferecem suporte e automatizam os principais processos de RH, como administração de benefícios, tempo e presença, folha de pagamento e outros workflows. As "informações" em um sistema de informação de RH referem-se à gestão e armazenamento de dados de colaboradores. Os melhores sistemas HRIS geralmente usam um dashboard de usuário como consumidor e permitem que empregadores e colaboradores visualizem e gerenciem uma ampla variedade de registros e dados, com controle centralizado sobre segurança baseada em funções e autorização de acesso. Normalmente, um HRIS está incluído em uma suíte HCM (ou HRMS).

 

Sistema de gestão de recursos humanos (HRMS)

Um HRMS contém todas as funcionalidades do sistema HRIS, além de recursos adicionais de gestão de talentos e aprendizagem. Um HRMS também incorpora tecnologias inteligentes e funções analíticas avançadas para adicionar um componente cada vez mais estratégico às operações de HCM. 

 

No diagrama abaixo, o termo abrangente de HXM (gestão da experiência humana) também foi adicionado, pois mostra a mudança cultural da simples gestão de colaboradores como recurso para a criação de um modelo que coloca os colaboradores e sua experiência da contratação à aposentadoria no centro das operações de RH.

Diagrama da relação entre HXM, HCM, HRMS e HRIS

Diagrama da relação entre HXM, HCM, HRMS e HRIS

Explore os principais componentes e funções do software HCM

O HCM, como termo genérico, abrange uma ampla gama de atividades essenciais de RH, nem todas digitais. No entanto, à medida que aumentam os recursos e o software de RH moderno, e também sua agilidade e facilidade de uso, as equipes de RH se tornam cada vez mais dependentes de sistemas HCM integrados para manter suas operações funcionando tranquilamente.
  • Gestão da experiência dos colaboradores
    A gestão da experiência dos colaboradores busca entender como os colaboradores se sentem em relação às suas experiências no trabalho, desde quando são candidatos até o dia em que deixam a empresa e todas as dinâmicas nesse período. 

    As tecnologias e ferramentas de voz do colaborador (VoE) para reunir essas informações incluem 360 avaliações de feedback, pesquisas, análise comportamental e de sentimento e muito mais. Com esses insights, as organizações podem personalizar as experiências de cada colaborador em todo o ciclo de vida, aumentando o engajamento e a produtividade.  
  • RH central e folha de pagamento
    Os recursos do HCM central dão suporte a todas as funções administrativas necessárias para gerenciar o dia a dia – desde dados de colaboradores, folha de pagamento e benefícios até serviços essenciais.  

    Os sistemas HCM integrados na nuvem com uma abordagem mobile-first simplificam esses processos. Eles oferecem suporte a acesso self-service em tempo real a uma única fonte de dados de RH, compliance com exigências de privacidade de dados e muito mais. Esses processos de RH central são suportados usando o software HRIS.
  • Gestão de talentos
    Os processos de gestão de talentos abrangem recrutamento e integração, gestão de remuneração e desempenho, aprendizagem e desenvolvimento e planejamento de sucessão – enfim, tudo o que é necessário para contratar e aposentar colaboradores qualificados tão essenciais para o sucesso dos negócios.

    As  ferramentas de gestão de talentos integradas e automatizadas agilizam a descoberta e contratação de candidatos por meio de ofertas de emprego internas e externas, comunicação bidirecional por meio de dispositivos móveis e chatbots, um processo de contrato simplificado e monitoramento e pré-integração de candidatos.

    Os recursos que dão suporte à definição e monitoramento de metas do colaborador, bem como o coaching e feedback contínuos, podem ajudar você a avaliar, promover e remunerar melhor os colaboradores que apresentam desempenho superior.  
  • Funções analíticas de pessoal e planejamento da força de trabalho
    As funções analíticas e o planejamento da força de trabalho dão suporte a decisões baseadas em dados em todos os processos de RH. Eles fornecem métricas e KPIs, relatórios, modelagem preditiva da força de trabalho, funções analíticas baseadas em IA e muito mais para dar suporte ao planejamento estratégico e operacional e à elaboração de orçamentos e gestão de desempenho.

Os benefícios do HCM

Na era digital, a importância da gestão de talentos e das fortes estratégias de HCM não podem ser superestimadas.Criar uma força de trabalho pronta para o futuro requer mais do que apenas atrair e integrar os candidatos certos de maneira eficiente – embora isso também seja essencial. Para combater a escassez de profissionais qualificados em um cenário altamente competitivo, é necessária uma abordagem holística.  

 

O melhor software de HCM da categoria pode ajudar você a criar pacotes atraentes de remuneração e benefícios, aprimorar e requalificar sua força de trabalho, criar um pool interno de talentos, desenvolver uma nova geração de líderes e proporcionar experiências engajadoras aos colaboradores que mantenham o envolvimento de todos. 

 

Veja alguns dos vários benefícios do software HCM: 

  1. Aumentar a produtividade: o software de gestão de capital humano pode simplificar e automatizar vários workflows e processos de RH para ajudar todos a trabalhar com mais eficiência.
  2. Suporte a decisões baseadas em dados: sistemas que centralizam dados de colaboradores, automatizam insights e oferecem recursos avançados de planejamento e funções analíticas preditivas podem ajudar você a tomar decisões de RH mais rápidas e baseadas em evidências. 
  3.  Motivar e engajar os colaboradores: oferecendo uma experiência personalizada aos colaboradores e ferramentas de última geração, como assistentes virtuais, você pode manter os colaboradores motivados e engajados, o que diminui o absenteísmo e o atrito. 
  4. Aumentar o compliance de RH com regulamentações globais e locais: as políticas e regulamentações de RH estão sempre mudando. O software HCM pode ajudar você a se manter atualizado e cumprir regulamentações, como Fair Labor Standards Act (FLSA) e Employment, Social Affairs & Inclusion Act.

HCM na nuvem e o futuro dos sistemas de RH

De acordo com o Gartner "Até 2025, 60% das grandes corporações globais e empresas em crescimento terão investido em uma suíte de HCM implementada em nuvem para gestão administrativa de talentos e RH". O que isso significa exatamente? Bem, a maioria das empresas – independentemente do porte – já está usando algumas soluções de RH na nuvem. Isso pode incluir aplicativos de controle de horas, sistemas de folha de pagamento e uma variedade de aplicativos HCM independentes. Mas ter vários aplicativos de finalidade única na nuvem não é o mesmo que ter um conjunto unificado de soluções em nuvem. 

 

Aplicativos independentes de fornecedores especializados podem ser ótimos para uma determinada finalidade, mas geralmente eles não se comunicam nem se integram com seus principais sistemas empresariais, como um ERP. Por exemplo, as entradas de um aplicativo de controle de horas não podem ser analisadas juntamente com os dados de desempenho ou da folha de pagamento. Nesse caso, os gerentes não têm uma visão unificada de toda a força de trabalho e das atividades relacionadas. 

 

O que as empresas modernas não precisam é de proliferação de aplicativos de especialidade única. Elas precisam de mais tempo, menos ineficiência e menos silos. Elas querem ver toda a força de trabalho a partir de uma única torre de controle e poder acessar dados e personalizar relatórios em tempo real a qualquer hora, em qualquer lugar. Elas querem que os colaboradores se sintam capacitados com ferramentas self-service e que seus times de RH sejam mais produtivos e apoiados.

 

As soluções HCM na nuvem são ágeis e escaláveis e você pode integrá-las perfeitamente às ferramentas que já está usando, em vez de tentar integrá-las ad hoc, com um número crescente de aplicativos. O HCM na nuvem oferece suporte a um serviço de RH unificado e centralizado com soluções mais rápidas e fáceis de usar.  

Integração do HCM e ERP: o melhor dos dois mundos

Os sistemas ERP são usados para gerenciar várias atividades centrais, incluindo contabilidade, procurement, cadeia de suprimentos, pesquisa e desenvolvimento e muito mais. Os ERPs podem integrar uma infinidade de processos de negócio e combinar conjuntos de dados distintos para análise e geração de relatórios. Eles ajudam a unificar as operações e fornecem uma única fonte da verdade em toda a organização.  

 

Quando os sistemas HCM e ERP são integrados, o poder combinado de ambos ajuda a sincronizar a gestão da força de trabalho com os objetivos e prioridades gerais da empresa. Isso pode levar à otimização da formação de equipes e contratação sazonal para cadeias de suprimentos, melhor análise do desempenho do colaborador através de registros de vendas e de aquisição de leads e, geralmente, uma visão melhor e mais preditiva de possíveis lacunas na formação de equipes ou mudanças nas necessidades de negócios.  

 

Ao escolher suas soluções de HCM, leve em conta a facilidade de integração do ERP. Afinal, os dados de RH não ficarão menos complexos, as exigências de prestação de contas não vão diminuir e você nunca vai querer menos visibilidade em tempo real de todas as suas operações de negócios.  

Próximos passos para a transformação do HCM

O melhor software de RH do setor integra processos e competências em todo o ciclo de vida do colaborador. Na SAP, organizamos isso em quatro pilares do HCM: gestão da experiência do colaborador, funções de Recursos Humanos central incluindo folha de pagamento (geralmente fornecida por meio de um HRIS), gestão de talentos e planejamento da força de trabalho orientado por funções analíticas. Saiba mais sobre o software SAP SuccessFactors HCM e como encontrar as soluções perfeitas para atender às suas necessidades e desafios exclusivos de RH.  

placeholder

Transforme seus sistemas de RH

Explore as soluções SAP SuccessFactors HCM ainda hoje.

Glossário de software de RH

A gestão do capital humano (HCM) refere-se ao amplo conjunto de práticas e aplicativos usados no recrutamento, gestão e desenvolvimento do capital humano de uma organização – também conhecido como força de trabalho.O software de gestão do capital humano refere-se aos sistemas e soluções usados para realizar e otimizar essas tarefas e dar suporte aos objetivos organizacionais. O software HCM é muitas vezes chamado de HRMS ou sistema de gestão de recursos humanos.

Um sistema de informação de Recursos Humanos (HRIS) ajuda as empresas a gerenciar e automatizar os processos do RH central. Esses sistemas de software de RH dão suporte à administração de benefícios, tempo e presença, folha de pagamento e outros workflows, bem como ao armazenamento de dados dos colaboradores, como informações pessoais, demográficas e de remuneração.

Um sistema de gestão de Recursos Humanos (HRMS) contém todas as funcionalidades do sistema HRIS, além de recursos adicionais de gestão de talentos e aprendizagem. Um HRMS também incorpora tecnologias inteligentes e funções analíticas avançadas para adicionar um componente cada vez mais estratégico às operações de HCM. 

A diferença entre um sistema de informação de Recursos Humanos (HRIS) e um sistema de gestão de Recursos Humanos (HRMS) é que o HRIS é um banco de dados de colaboradores e uma funcionalidade para processos de RH central, e o HRMS é mais amplo. Ele inclui um HRIS além de recursos adicionais de gestão de talentos, como aprendizagem do colaborador, desenvolvimento, gestão de desempenho e funções analíticas.

HXM (gestão da experiência humana) é a visão da SAP para o futuro da gestão do capital humano (HCM). Ele se baseia no que há de melhor nas soluções HCM da SAP e dá maior ênfase às experiências e ao engajamento dos colaboradores.

A gestão de talentos é a prática de dar suporte a todo o ciclo de vida do colaborador, do contato inicial como candidato ao planejamento da sucessão.

Um sistema de gestão de talentos, ou TMS, é uma plataforma de software integrado que respalda os principais processos de gestão de talentos, como recrutamento, integração de colaboradores, gestão de desempenho, aprendizagem e desenvolvimento profissional, gestão de remunerações e planejamento da sucessão. Normalmente, esses processos e a capacidade técnica por trás deles são realizados com módulos de software. 

Newsletter SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura complementar

Voltar ao início