Ir para o conteúdo
Colegas trabalhando juntos

O que é gestão de capital humano (HCM)?

O que significa HCM? HCM é o acrônimo para Human Capital Management (gestão de capital humano). É um amplo conjunto de práticas e aplicativos para recrutamento, gestão e desenvolvimento do capital humano de uma empresa, também conhecido como força de trabalho.

 

Como o nome indica, o software HCM considera as pessoas como um capital valioso – um ativo estratégico digno de investimento – em vez de mero custo de fazer negócios. Hoje, esse software de Recursos Humanos (RH) é significativamente diferente do que era no passado, pois agora usa tecnologias avançadas que oferecem mais insights e eficiência do que nunca. 

Os benefícios da gestão de capital humano

Na era digital, a importância da gestão de talentos e das fortes estratégias de HCM não podem ser superestimadas. Criar uma força de trabalho pronta para o futuro requer mais do que apenas atrair e integrar os candidatos certos de maneira eficiente – embora isso também seja essencial. Para combater a escassez de profissionais qualificados em um cenário altamente competitivo, é necessária uma abordagem holística. O melhor software de HCM da categoria pode ajudá-lo a criar pacotes atraentes de remuneração e benefícios, aprimorar e requalificar sua força de trabalho, criar um pool interno de talentos, desenvolver uma nova geração de líderes e proporcionar experiências engajadoras aos colaboradores que mantenham o envolvimento de todos .

 

Veja alguns dos vários benefícios do software HCM: 

  1. Aumentar a produtividade: o software de gestão de capital humano pode simplificar e automatizar vários workflows e processos de RH para ajudar todos a trabalhar com mais eficiência.
  2. Suporte a decisões baseadas em dados: sistemas que centralizam dados de colaboradores, automatizam insights e oferecem recursos avançados de planejamento e funções analíticas preditivas podem ajudar você a tomar decisões de RH mais rápidas e baseadas em evidências. 
  3.  Motivar e engajar os colaboradores: oferecendo uma experiência personalizada aos colaboradores e ferramentas de última geração, como assistentes virtuais, você pode manter os colaboradores motivados e engajados, o que diminui o absenteísmo e o atrito. 
  4. Aumentar o compliance de RH com regulamentações globais e locais: as políticas e regulamentações de RH estão sempre mudando. O software HCM pode ajudar você a se manter atualizado e cumprir regulamentações, como Fair Labor Standards Act (FLSA), Equal Employment Opportunity Commission (EEOC) e Family Medical Leave Act (FMLA).

Uma breve história do HCM: como a função de RH evoluiu

O termo "capital humano" foi cunhado no início de 1960 para refletir as habilidades valiosas dos colaboradores que poderiam ser cultivadas para impulsionar o crescimento dos negócios. As regulamentações das práticas de emprego mais justas foram introduzidas pela primeira vez, e houve um crescente reconhecimento dos motivadores psicológicos no local de trabalho.  

placeholder

 

Fast forward to the introduction of the Internet and the increasing sophistication of HCM software. Increasingly, companies have come to rely on HCM solutions to manage employee data, simplify recruiting, ensure fair compensation practices, and much more. 

 

Today, the demands placed on HR are greater than ever, with a workforce that looks very different from the past. The workforce is much more diverse and spans multiple generations, from Gen Z and Y to Baby Boomers. There is also a rapidly growing segment of  casual workers  – and contributors can be based anywhere on the planet. Employee expectations have also changed, as the employee experience is now a key factor in recruiting and retaining employees. HR had to adapt and  digitally transform  to better meet staff needs. 

 

Now, advanced technologies are essential to help HR manage this complexity. These technologies are revolutionizing the nature of work, the way people work together and the way companies are run. Artificial intelligence (AI)  can now automate routine tasks and offer far more insights than ever before. Virtual reality can be used to create rich and immersive training experiences. Blockchain can quickly verify data accuracy and ensure security and compliance. And, of course, mobile and cloud capabilities open up new possibilities for collaboration and freedom for an empowered workforce. Together, these technologies are shaping new possibilities and helping to spur innovation. 

Recursos e funções do software de gestão de capital humano

  • O melhor software de RH do setor integra processos e competências em todo o ciclo de vida do colaborador. Na SAP, organizamos isso em quatro pilares do HCM: gestão da experiência do colaboradorfunções de Recursos Humanos central, incluindo folha de pagamento (geralmente fornecida por meio de um HRIS), gestão de talentosplanejamento da força de trabalho orientado por funções analíticas.
  • Gestão da experiência dos colaboradores
    A gestão da experiência dos colaboradores busca entender como os colaboradores se sentem em relação às suas experiências no trabalho, começando como candidatos até o dia em que deixam a empresa, e todas as dinâmicas nesse período.  

    As tecnologias e ferramentas de voz do colaborador (VoE) para reunir essas informações incluem 360 avaliações de feedback, pesquisas, análise comportamental e de sentimento e muito mais. Usando esses insights, as organizações podem personalizar as experiências de cada colaborador em todo o ciclo de vida, aumentando o engajamento e a produtividade.  
  • RH central e folha de pagamento
    Os recursos do HCM central dão suporte a todas as funções administrativas necessárias para gerenciar o dia a dia – desde dados de colaboradores, folha de pagamento e benefícios até serviços essenciais.  

    Os sistemas HCM integrados na nuvem com uma abordagem mobile-first simplificam esses processos. Eles oferecem suporte a acesso self-service em tempo real a uma única fonte de dados de RH, compliance com exigências de privacidade de dados e muito mais. Esses processos de RH central são suportados usando o software HRIS.
placeholder

Aumente a produtividade com um sistema HRIS que automatiza processos e fornece ferramentas de RH self-service para os colaboradores.

  • Gestão de talentos
    Os processos de gestão de talentos abrangem recrutamento e integração, gestão de remuneração e desempenho, aprendizagem e desenvolvimento e planejamento de sucessão – enfim, tudo o que é necessário para contratar e aposentar colaboradores qualificados tão essenciais para o sucesso dos negócios.

    As ferramentas integradas e automatizadas agilizam a descoberta e contratação de talentos globais por meio de ofertas de emprego internas e externas, comunicação bidirecional por meio de dispositivos móveis e chatbots, um processo de contrato simplificado e monitoramento e pré-integração de candidatos.  

    Os recursos que dão suporte à definição e monitoramento de metas do colaborador, bem como o coaching e feedback contínuos, podem ajudar você a avaliar, promover e remunerar melhor os colaboradores que apresentam desempenho superior.  
  • Funções analíticas de pessoal e planejamento da força de trabalho
    Os recursos nesta área dão suporte a decisões baseadas em dados em todos os processos de RH. Eles fornecem métricas e KPIs, relatórios, modelagem preditiva da força de trabalho, funções analíticas baseadas em IA e muito mais para dar suporte ao planejamento estratégico e operacional e à elaboração de orçamentos e gestão de desempenho.
placeholder

Acesse pesquisas de melhores práticas de engajamento ou crie o próprio questionário com nossa ferramenta flexível.

Melhores práticas de RH

Aproveite o poder da nuvem, IA, mídias sociais, mobilidade e outras tecnologias para implementar essas melhores práticas de HCM.

  • Crie uma cultura de remuneração por desempenho na qual as valiosas contribuições do colaborador são reconhecidas e recompensadas.
  • Crie diversidade e inclusão diretamente nos processos de RH para combater atitudes tendenciosas inconscientes.
  • Alinhe as estratégias do pessoal e organizacionais às metas organizacionais e dos colaboradores.
  • Cative uma força de trabalho multigerações que abrange desde a geração Z até os Baby Boomers com ferramentas sociais e móveis integradas.

O que procurar no software HCM

Veja alguns recursos e funcionalidades importantes nos sistemas e ferramentas HCM atuais:

  • A gestão da força de trabalho móvel e self-services junto com processos de RH na nuvem para tornar o software ágil, fácil de usar e acessível de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
  • Prontos para o futuro e escaláveis com opções modulares de implementação em nuvem para fácil acesso a inovações tecnológicas. Integração com ERP, CRM e outros processos de negócio, bem como os dados operacionais.
  • Ferramentas orientadas por IA que podem fazer recomendações inteligentes, desde o surgimento automático de opções de treinamento personalizadas até a conexão de cada colaborador aos recursos certos de bem-estar com base nas necessidades deles.
  • Recursos de aprendizagem e desenvolvimento para aprimorar as habilidades dos colaboradores, concluir certificações de treinamento e desenvolver liderança. Procure ferramentas sociais colaborativas integradas, conteúdo de terceiros, ambientes de realidade virtual e recomendações automatizadas para elevar a experiência do aluno.

  • HCM global, incluindo suporte a diferentes moedas e compliance com regulamentações em nível global, federal e local.
  • A capacidade de coletar e analisar feedback, opiniões e dados comportamentais dos colaboradores e usá-los para proporcionar experiências personalizadas aos colaboradores.
  • Tecnologias inteligentes integradas, como Machine Learning e chatbots, para fornecer orientação e automatizar tarefas repetitivas e demoradas.
  • Cobots e chatbots de colaboradores que ajudam as equipes a encontrar informações e gerenciar solicitações usando comandos de voz para proporcionar uma experiência mais atraente e produtiva aos colaboradores.
  • Processos colaborativos e responsivos combinados com automação e tecnologia de IA para aumentar a agilidade organizacional.
  • Acompanhamento , monitoramento e medidas de metas que podem ser alinhados com as metas organizacionais estratégicas.

placeholder

Capture os esforços, as conquistas e os comentários dos colaboradores – tudo com a conveniência de usar qualquer dispositivo, a qualquer hora, em qualquer lugar.

O que procurar em uma empresa de HCM

Ao comparar fornecedores de software HCM, aqui estão algumas perguntas a serem feitas:  

  • Mantendo o poder: Há quanto tempo a empresa fornece software específico de RH? Quantos clientes ela tem?
  • HCM na nuvem e investimento em inovação: os fornecedores oferecem implementação na nuvem para ajudar você a acompanhar as inovações mais recentes? Que tipo de tecnologia e ferramentas o software deles oferece? 
  • Histórico comprovado: o fornecedor de HCM foi reconhecido em relatórios de analistas, como o Quadrante Mágico do Gartner para Pacotes de HCM na nuvem, da IDC MarketScape sobre as modernas suítes de aquisição de talentos para grandes empresas no mundo todo e nos EUA, ou por clientes no site Gartner Peer Insights?
  • Dados e segurança cibernética: eles têm um data center localizado no seu país para atender aos requisitos de residência de dados locais? Quais medidas eles usam para garantir que os dados confidenciais dos colaboradores estejam seguros e protegidos contra violações à segurança?
  • Ecossistema de parceiros: eles têm uma ampla rede de parceiros, integrações de API e aplicativos de terceiros que funcionam com sua plataforma de software escolhida? Nenhum fornecedor pode fazer tudo, mas parcerias fortes podem ajudar você a fazer implementações mais rapidamente, personalizar a funcionalidade e fazer a integração com as ferramentas que você usa. 
  • Responsabilidade social corporativa: seus valores e contribuições para a sociedade estão alinhados com os de sua organização? Por exemplo, igualdade de gênero, metas sustentáveis das Nações Unidas e igualdade de remuneração na mesma função são algumas das questões que transformarão nosso mundo e nossas organizações.
placeholder

Explore as soluções HCM

Veja como criar uma força de trabalho flexível, engajada e uma empresa resiliente.

Glossário de software de RH

A gestão de capital humano (HCM) é um amplo conjunto de práticas e aplicativos para recrutamento, gestão e desenvolvimento do capital humano de uma empresa, também conhecido como força de trabalho. Gestão de capital humano é geralmente usado como o termo genérico para descrever toda a categoria de software de RH .

HXM (gestão da experiência humana) é a visão da SAP para o futuro da gestão do capital  humano (HCM). Ele se baseia no que há de melhor nas soluções HCM da SAP e dá maior ênfase às experiências e ao engajamento dos colaboradores.

Um sistema de informações de Recursos Humanos (HRIS) é um software que ajuda as empresas a gerenciar e automatizar os processos de RH central, como recrutamento, monitoramento de candidatos, tempo e presença, administração de benefícios e folha de pagamento. O software também inclui um banco de dados de colaboradores (a parte de "informações" do HRIS) para organizar e gerenciar dados de colaboradores, desde nomes e endereços até números de previdência social e permissões de trabalho. Alguns softwares de HRIS também oferecem ferramentas self-service para colaboradores, localização incorporada e compliance regulatório, geração de relatórios e muito mais.

Um sistema de gestão de Recursos Humanos (HRMS) é um tipo de software que inclui todos os recursos oferecidos em um sistema HRIS mais recursos adicionais de gestão de talentos. Esses recursos variam de HRMS para HRMS , mas geralmente incluem gestão de desempenho, aprendizagem e desenvolvimento, planejamento de sucessão, análise de pessoal, planejamento da força de trabalho e gestão da experiência do colaborador. 

O sistema de informações de Recursos Humanos (HRIS) e o sistema de gestão de Recursos Humanos (HRMS) são às vezes usados de maneira intercambiável e, às vezes, as definições variam para cada um. No entanto, na SAP, vemos uma distinção clara. Um sistema HRIS inclui um banco de dados de colaboradores e funcionalidade para processos de RH central. Um sistema HRMS é mais amplo. Ele inclui um HRIS mais recursos adicionais de gestão de talentos, como aprendizagem do colaborador, desenvolvimento, gestão de desempenho e funções analíticas.

Um sistema de acompanhamento de candidatos (ATS) é um tipo de software usado por recrutadores e empregadores para acompanhar os candidatos durante todo o processo de contratação. O software ATS pode publicar e gerenciar anúncios de emprego em vários sites, coletar as candidaturas recebidas, classificar e avaliar candidatos, automatizar respostas, enviar lembretes de entrevistas e muito mais.

Aquisição de talentos é o processo contínuo de aquisição dos colaboradores certos para atingir os objetivos de negócios. Isso inclui todos os processos que os empregadores usam para encontrar, recrutar, monitorar, avaliar e entrevistar os candidatos à vaga e para integrar novos contratados. O uso do software de recrutamento para dar suporte às suas necessidades de aquisição de talentos ajudará a simplificar a contratação, a otimizar os workflows, e permitirá consistência com automação, regras e ferramentas self-service.

A gestão de talentos segue a aquisição de talentos. A gestão de talentos é o processo contínuo de desenvolvimento e retenção de colaboradores. Inclui treinamento, avaliações e gestão de desempenho, desenvolvimento de liderança, planejamento de sucessão e muito mais.

Newsletter do SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início