Ir para o conteúdo
Duas colegas visualizando informações no laptop

O que é HRIS?

Um sistema de informações de Recursos Humanos (HRIS) ajuda as empresas a gerenciar e automatizar os processos do RH central. Esses sistemas de software de RH dão suporte à administração de benefícios, tempo e presença, folha de pagamento e outros workflows, bem como ao armazenamento de dados dos colaboradores, como informações pessoais, demográficas e de remuneração.

 

A tecnologia substitui os processos demorados baseados em papel e as planilhas complicadas. Com a automação de muitos desses workflows, um HRIS minimiza o erro humano e reduz as tarefas repetitivas para que os colaboradores possam se concentrar no trabalho de maior valor.

 

Com um modelo de dados centralizado em tempo real e processos automatizados, os profissionais de RH, gerentes e colaboradores podem usar o HRIS para acessar rapidamente as informações necessárias e obter um resultado rápido e preciso. Com a simplificação do gerenciamento de dados dos colaboradores e dos processos associados, o software HRIS ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro.

O que faz um HRIS?

Um HRIS gerencia e automatiza processos do RH central. O sistema se estende por todo o ciclo de vida do colaborador, coletando e armazenando dados de RH e outros dados para ajudar a fundamentar decisões e dar suporte a workflows interativos.  

 

Por exemplo, um colaborador acessa o sistema para solicitar ausência. A ação flui automaticamente pelo HRIS para o gerente avaliar e aprovar.

 

Os dados do HRIS são armazenados com segurança, com processos automatizados de gestão de compliance que atendem às exigências corporativas, nacionais e internacionais. As atualizações regulatórias são implementadas automaticamente para dar suporte a padrões de relatórios legais.

 

Os workflows simplificados e automatizados dão suporte aos colaboradores em toda a empresa:

  • Os profissionais de RH podem publicar requisições de vaga, acessar e editar informações dos colaboradores e ajudar a integrar novos colaboradores. 
  • Os gerentes podem supervisionar a estrutura da equipe, controlar tempos e ausências, monitorar e solicitar alterações nos salários dos membros da equipe e aprovar solicitações de férias e folga. 
  • Os colaboradores podem editar dados pessoais, visualizar organogramas, inserir tempo trabalhado e solicitar folga.

Recursos de um sistema HRIS

Os recursos de um sistema de informações de Recursos Humanos oferecem suporte a vários processos e interações de RH. A tecnologia fornece automação inteligente de workflows em todo o sistema e áreas de negócios, incluindo:

 

Pessoas e transações

  • Recursos self-service para aumentar a produtividade da força de trabalho 
  • Informações importantes de RH monitoráveis com base em requisitos específicos do país 
  • Localização integrada para compliance global e melhores práticas de RH 

Estruturas organizacionais

  • Funções analíticas para insights em tempo real de toda a força de trabalho 
  • Recrutamento simplificado para dar suporte aos objetivos de negócios e ao planejamento de sucessão 
  • Estratégias de aprendizagem

Gestão de benefícios

  • Administração automatizada de benefícios
  • Recursos self-service para os colaboradores acessarem, editarem e conhecerem os benefícios 

Gestão de tempo

  • Visões consolidadas da estrutura de compliance, incluindo acordos corporativos e coletivos e leis trabalhistas locais 
  • Calendários de feriados, acumulações de férias e regras de negócios associadas 
  • Cálculos automáticos de tempo e pagamento por perfil de colaborador
placeholder

Aumente a produtividade com um sistema HRIS que automatiza processos e fornece ferramentas de RH self-service para os colaboradores.

A evolução dos sistemas de informações de Recursos Humanos

As organizações começaram a centralizar os dados dos colaboradores nas décadas de 1960 e 1970. Esse novo modelo permitiu melhor manutenção de registros e a capacidade de cumprir com mais facilidade as exigências regulatórias. O repositório de dados central era armazenado em grandes computadores mainframe, com processamento transacional (se existisse algum) limitado à folha de pagamento.

 

Os sistemas de informações de Recursos Humanos entraram em uso na década de 1980, com a mudança de sistemas de mainframe para a tecnologia de cliente-servidor. Isso tornou os sistemas mais acessíveis, fornecendo ferramentas de análise básicas para a empresa.

 

Desde então, a tecnologia evoluiu. Em vez de focarem em processos transacionais de RH, os sistemas modernos oferecem suporte a um modelo mais interativo que enfatiza a experiência do colaborador para profissionais, gerentes e trabalhadores de RH.

 

Hoje, um HRIS automatiza workflows usando a inteligência artificial (IA) para lidar com tarefas repetitivas e demoradas. Esses sistemas podem integrar o feedback e ajustar automaticamente as estruturas de relatórios com base nas alterações das regras de negócios e no compliance regulatório, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência eficiente e positiva a todos os colaboradores que interagem com eles.

 

O software HRIS pode ser implementado on premise ou na nuvem, com sistemas modernos predominantemente hospedados em uma nuvem privada ou pública. Uma plataforma em nuvem fornece uma série de benefícios, incluindo maiores capacidades de armazenamento de dados, maior segurança e integração mais fácil com aplicativos complementares, como folha de pagamento, monitoramento de candidatos e outros sistemas de RH.

Quem usa o HRIS?

Historicamente, as organizações com uma base de colaboradores de médio a grande porte, em sua maioria, se beneficiavam de um sistema de informações de Recursos Humanos. Hoje, no entanto, graças aos custos mínimos de infraestrutura e implementação com sistemas hospedados na nuvem, agora as organizações em crescimento podem aproveitar os benefícios e a eficiência de um HRIS.

 

Veja alguns exemplos de empresas de todo o mundo e de todos os setores que contam com um HRIS para simplificar os processos de RH.

  • Chr. Hansen, desenvolvedora de soluções de ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola, desenvolve seus processos de pessoal para ajudar a garantir as pessoas certas com as habilidades certas e promover um ambiente de trabalho inspirador. 
  • Takween, líder em tecnologias de conversão plástica, transforma o RH de função administrativa em um verdadeiro parceiro de negócios, capacitando os colaboradores a darem o melhor de si, concentrando-se na inovação e entregando produtos de alta qualidade. 
placeholder

Explore hoje o software de HRIS

Essa tecnologia automatiza os processos de RH central e aprimora a experiência do colaborador. 

Perguntas frequentes sobre o HRIS

Sistemas de informações de Recursos Humanos (HRIS), sistemas de gestão de Recursos Humanos (HRMS) e gestão de capital humano (HCM) são termos geralmente usados de modo intercambiável, mas existem algumas diferenças importantes entre eles. Enquanto o HRIS  lida com processos de RH central, o HRMS (sistema de gestão de Recursos Humanos) inclui esses recursos além da gestão de talentos, como aprendizagem, desenvolvimento e planejamento de sucessão. De modo mais geral, o HCM (gestão de capital humano) é usado para descrever o amplo conjunto de práticas e software para gerenciar a força de trabalho de uma organização.

As empresas em crescimento e aquelas com uma base de colaboradores de médio a grande porte, principalmente em diferentes estados, países ou continentes, podem obter valor significativo do modelo de dados centralizados e em tempo real e dos workflows automatizados de um HRIS.

 

Com um HRIS, a empresa pode cumprir facilmente as regulamentações locais de emprego e proteção de dados. Uma experiência de usuário localizada e regional tem suporte ao acesso fácil para profissionais de RH, gerentes e colaboradores de todo o mundo.

O HRIS beneficia todos da organização, ou seja, o pessoal de RH, os gerentes e todos os colaboradores. Os workflows automatizados e os dados centralizados e em tempo real geram eficiência que, por sua vez, aumentam a produtividade em toda a organização.  

O sistema pode resolver vários problemas empresariais persistentes, incluindo: 

  • Workflows manuais e demorados para o pessoal de RH e colaboradores 
  • Falta de continuidade entre sistemas, com armazenamento descentralizado de dados 
  • Informações obsoletas e desatualizadas do RH e dos colaboradores  
  • Alinhamento limitado da estratégia de RH com a estratégia corporativa 
  • Supervisão regulatória inconsistente de leis trabalhistas corporativas e governamentais 

Um HRIS deve ser resiliente e capaz de se adaptar às necessidades em constante mudança da empresa. Outras considerações: 

  • Gestão adequada da transferência de dados dos sistemas legados para o HRIS
  • Escalabilidade do HRIS à medida que a organização cresce   
  • Compliance com as exigências regulatórias regionais e globais 
  • Adoção rápida com colaboradores bem treinados para aproveitar todo o valor do HRIS quando ele entra em operação

Newsletter do SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início