Ir para o conteúdo
Duas pessoas olham tablet com software de gestão de desempenho

O que é gestão de desempenho empresarial (EPM)?

O software de gestão de desempenho empresarial ou EPM é especializado em orçamento, previsão e gestão financeira. Ele oferece análise de dados, relatórios e modelagem de previsões para que as organizações possam analisar, compreender e planejar seus negócios estrategicamente.

 

Com o software EPM, as empresas podem alinhar a estratégia à execução dos negócios. A tecnologia usa o feedback obtido com os dados gerados por sistemas, processos e atividades de toda a organização. O resultado dessa análise ajuda a identificar os motores de negócios e apresenta outros insights. As empresas podem avaliar novas oportunidades, aumentar a rentabilidade dos negócios existentes e reagir com mais agilidade à disrupção e a mudanças inesperadas.


O software de gestão de desempenho empresarial ajuda a fundamentar decisões futuras, gerar eficiência e melhorar o desempenho financeiro e operacional da empresa.

Quais são os principais elementos do EPM?

Como a maioria dos softwares tradicionais, os primeiros sistemas de gestão de desempenho empresarial eram instalados on premise. Atualmente, cada vez mais sistemas de software EPM são executados em plataforma na nuvem que traz uma série de benefícios, como maior capacidade de armazenamento de dados, mais segurança e integração mais fácil com aplicativos complementares de consolidação financeira, fechamento financeiro, planejamento, relatórios fiscais, rentabilidade e custo, conciliação de contas e outros.

 

Veja como costuma ser o processo EPM:

  1. Acesso aos dados em todas as unidades de negócios. Aproveite a agilidade da nuvem para acessar dados financeiros e operacionais em todas as unidades de negócios da organização, como TI, marketing, RH, operações e vendas. Os dados podem ser obtidos em sistemas de e-commerce, aplicativos de front-office e back-office, data warehouses e fontes de dados externas. Tome decisões mais seguras e reaja à disrupção com mais rapidez usando dados completos e precisos.
  2. Criação de um plano estratégico. Use a análise de dados do EPM para criar modelos de previsão e simulações ad hoc em várias dimensões. Tome decisões baseadas em dados que maximizam a rentabilidade e o desempenho e promovem o alinhamento com o plano estratégico.
  3. Orçamento. Colabore em todas as linhas de negócios para elaborar planos de crowdsourcing e criar orçamentos flexíveis. Aproveite o fluxo de trabalho automatizado e tenha um processo limpo e eficiente.
  4. Acompanhamento e relatório. Use dados em tempo real para avaliar o desempenho de toda a empresa e determinar se há necessidade de ajustes. Prepare relatórios alinhados às orientações corporativas e regulatórias.
  5. Avaliação e análise. Avalie o desempenho e a rentabilidade em relação ao plano estratégico. Identifique oportunidades em novas áreas, resolva o baixo desempenho e use informações para configurar o próximo ciclo de planejamento estratégico.

Benefícios do sistema EPM

Aqui estão alguns benefícios importantes do EPM:

  • Rentabilidade: analise as margens existentes e preveja com precisão a rentabilidade futura em uma série de casos e cenários de negócios. A tecnologia EPM ajuda a aumentar a margem, maximizar o retorno e identificar novas oportunidades de crescimento da rentabilidade e do desempenho.
  • Estratégia de negócios integrada: consolide os dados de todas as linhas de negócios e tenha uma visão coesa do desempenho atual e futuro. O EPM oferece insights com base em dados e em tempo real para as empresas explorarem oportunidades diversas e tomarem decisões mais rentáveis e eficientes.
  • Processos financeiros modernos e automatizados: elimine planilhas demoradas, erros humanos e fluxos de trabalho descoordenados de planejamento. O EPM conecta os dados e processos de toda a organização e possibilita uma visão abrangente dos negócios.
  • Supervisão regulatória: no fechamento financeiro, nas demonstrações financeiras corporativos e nas declarações fiscais, garanta o compliance frente às constantes mudanças nos requisitos legais e fiscais. O EPM permite vários padrões de relatórios com informações precisas e atuais, elimina a necessidade de vários sistemas de geração de relatórios e acelera os ciclos.
  • Conciliação contábil mais rápida: elimine os atrasos do fechamento financeiro. O EPM oferece um fluxo de trabalho automatizado que elimina riscos e agiliza com segurança a conciliação contábil global.

Evolução da gestão de desempenho empresarial

Rentabilidade e desempenho positivos são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Tradicionalmente, esse trabalho cabia à gestão financeira, com planilhas e processos manuais para acompanhar o progresso e o alinhamento com os objetivos corporativos.

 

Cada linha de negócios operava no próprio silo, e as equipes de finanças tinham dificuldade de consolidar os objetivos, orçamentos e dados dos departamentos em uma estratégia única e coesa para os negócios. Esse trabalho era demorado e muitas vezes apresentava falhas devido a erros humanos ou à incapacidade de cumprir as constantes mudanças na legislação regulatória e fiscal.

 

Dados imprecisos e obsoletos constituíam um desafio adicional e impossibilitavam reagir com rapidez às mudanças no negócio; o baixo desempenho só aparecia muito mais tarde no ciclo.

 

Os sistemas de gestão de desempenho empresarial começaram a ser usados na década de 1990. Instalados no local, esses sistemas automatizaram os processos de geração de relatórios e consolidação financeira. Muitos fluxos de trabalho manuais foram eliminados, resultando em eficiência e coerência significativas nos relatórios e no compliance regulatório.

 

Nos anos seguintes, os sistemas EPM migraram para a nuvem e tornaram a tecnologia mais acessível a organizações e departamentos que não tinham capacidade nem orçamento para manter a infraestrutura local. O EPM baseado na nuvem trouxe eficiência adicional e, mais importante, acesso a dados operacionais e financeiros em tempo real para monitoramento da rentabilidade e do desempenho a cada momento. 

 

Apesar dessa melhora, o EPM não tinha condições de assumir o planejamento e a gestão de desempenho fora da sala do CFO e sair da visão histórica para a visão voltada para o futuro. Hoje, com soluções que oferecem planejamento e análise em toda a empresa  ou planejamento e análise estendidos,  xP&A, as empresas podem implantar uma abordagem holística e integrada que reúne todos os planos com perfeição. Cada departamento ou unidade de negócios mantém a flexibilidade de gerenciar seu próprio plano, mas faz parte de uma visão integrada dos planos financeiro e operacional, com abordagem mais colaborativa do planejamento e da gestão de desempenho, além de mais precisão e agilidade.

Comece hoje mesmo

Analise, planeje, orce, preveja e se prepare – tudo em uma única solução de planejamento.

Perguntas frequentes sobre gerenciamento de desempenho empresarial

A tecnologia de gestão de desempenho empresarial ou EPM é especializada em previsão e gestão financeira. Ela oferece relatórios, análise de dados e modelagem de previsão para que as organizações possam analisar, compreender e planejar estrategicamente seus negócios. As modernas soluções financeiras combinam os recursos de EPM em uma solução abrangente de planejamento e análise financeira (FP&A) que permite analisar, planejar, orçar, prever e se preparar em uma única ferramenta.

ERP é um sistema de registros da empresa que contém e vincula todas as transações que ocorrem no momento, como vendas, despesas, custos e outros itens relacionados ao balanço (por exemplo, a compra de ativos). As soluções EPM oferecem uma visão em tempo real dos dados do ERP de maneira consumível para serem comparados com os orçamentos e planos e para prever resultados futuros.

Embora antes os sistemas EPM fossem instalados on premise, hoje a maioria dos aplicativos é implementada na nuvem. A abordagem de software como serviço (SaaS) ajuda as empresas em crescimento a utilizar uma operação mais moderada e fácil de dimensionar conforme a necessidade.

O EPM depende de dados financeiros e operacionais de várias fontes, como ERP, aplicativos de front-office e back-office,  data warehouses e fontes de dados externas. A tecnologia se integra facilmente aos sistemas existentes, como os de consolidação contábil, fechamento financeiro, planejamento, declarações fiscais, rentabilidade e custo, conciliação contábil e outros.

O software EPM monitora as transações, o acesso de usuários e os dados mestres – uma supervisão importante na gestão do compliance com as normas e os requisitos do setor. Esses recursos atenuam o risco ligado a fraudes, pagamentos, vazamento de dados, ineficiência nos negócios e outras áreas.

 

O EPM automatiza os fluxos de trabalho e garante reprodução e conformidade dos processos com os requisitos regulatórios. É fácil integrar novas regulamentações ao fluxo de trabalho existente, com supervisão atualizada.

Newsletter do SAP Insights

Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início