Ir para o conteúdo
Luzes representando a transformação digital da SAP

O que é transformação digital?

A transformação digital é um componente-chave da estratégia geral de transformação dos negócios e, embora não seja o único fator, é fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer esforço de transformação. As tecnologias certas – aliadas a pessoas, processos e operações – dão às organizações a capacidade de se adaptarem rapidamente a disrupções e/ou oportunidades, atender às novas necessidades do cliente em constante evolução e impulsionar o crescimento futuro e a inovação, muitas vezes de maneiras inesperadas.

 

Na primeira das quatro Revoluções Industriais, a energia a vapor foi a tecnologia disruptiva que mudou o mundo. Na segunda, foi a linha de montagem; na terceira, o computador. Hoje, estamos na quarta Revolução Industrial, e é a vez da digitalização. Tecnologias digitais inteligentes como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, redes de Internet das Coisas (IoT), funções analíticas avançadas e robótica têm o poder de reinventar a forma como trabalhamos e fazemos negócios – e como as empresas interagem com os clientes e com o mundo.

Definição da transformação digital

A transformação digital envolve a integração de tecnologias e soluções digitais em todas as áreas de uma empresa. Trata-se de uma mudança cultural e tecnológica, pois as organizações precisam realizar mudanças fundamentais no modo como operam e proporcionam experiências e benefícios ao cliente. As soluções digitais também ajudam a ampliar a força de trabalho e podem levar à transformação dos processos de negócio e do modelo de negócios.

Descubra como as inovações digitais estão impulsionando a transformação dos negócios

 

Digitalização: conversão de informações e documentos de formato analógico para digital.

Digitalização: integração de tecnologias digitais em processos de negócio já existentes.

Transformação digital: uma revisão fundamental da experiência do cliente, dos modelos de negócios e das operações. Trata-se de encontrar novas maneiras de agregar valor, gerar receita e melhorar a eficiência.

A importância da transformação digital no cenário atual dos negócios

À medida que avançamos na década de 2020, ficou cada vez mais evidente que, se as empresas desejam crescer e competir, precisam tomar medidas para se tornarem mais resilientes, competitivas e responsivas. As empresas devem desenvolver e transformar seu cenário digital – desde as matérias-primas e os primeiros níveis da cadeia de suprimentos até o atendimento às rápidas mudanças nas demandas dos clientes por serviços e atendimento mais personalizados e a modernização e inovação dos modelos de negócios tradicionais.

 

Em sua última pesquisa com executivos seniores, a McKinsey descobriu que, desde a pandemia, há um nítido senso de urgência entre os líderes de negócios para digitalizar e modernizar seus processos e sistemas legados. De acordo com a pesquisa, muitos entrevistados reconhecem que os modelos de negócios das empresas se tornaram obsoletos. Apenas 11% acreditam que seus modelos de negócios atuais serão economicamente viáveis até 2023, enquanto outros 64% dizem que a empresa precisa criar novos negócios digitais para ajudá-los a chegar lá.

 

Para as empresas de hoje, não é mais uma questão de se elas precisam da digitalização para competir no cenário atual dos negócios, mas de quando elas podem iniciar a jornada de transformação digital.

Inovação nos negócios e três facetas da transformação digital

As empresas atuais vivem um momento de rápido aumento da concorrência e das demandas dos clientes. Um dos principais objetivos das iniciativas de transformação digital é ajudar os líderes de negócios e equipes a simplificar suas operações e torná-las mais competitivas. As novas tecnologias (tratadas a seguir) desempenham um papel central na condução da transformação e também nos processos de negócio, modelos de negócios, cultura organizacional e receptividade à transformação.

Todo plano de transformação deve analisar estas três áreas:

 

  1. Transformação dos processos de negócio: envolve a mudança e a adaptação dos principais processos e workflows – geralmente de longa data – para atender às constantes mudanças nas metas de negócios, na concorrência e nas demandas dos clientes. Apesar de os termos serem frequentemente usados de modo intercambiável, a transformação digital é um subconjunto da transformação dos negócios – ela cria uma estrutura tecnológica conectada que dá sustentação e suporte às mudanças nos processos.

    A comprovação da transformação dos processos de negócio pode ser vista de ponta a ponta nas operações de negócios graças às melhorias na gestão de workflow. Por exemplo, ao implementar um sistema de gestão da cadeia de suprimentos digitalizada baseado em nuvem, as empresas podem reduzir o tempo de inatividade, simplificar a produção e aumentar a rentabilidade.
  2. Transformação do modelo de negócios: a transformação do processo de negócio tem como foco os workflows e as áreas de negócios relacionadas a tarefas, enquanto a transformação do modelo de negócios visa os elementos básicos de como o valor é entregue em um setor específico. Em linhas gerais, as empresas estão usando a transformação digital para mudar os modelos de negócios tradicionais.

    No setor automotivo, as tecnologias digitais permitem centralizar e automatizar modelos de negócios baseados em assinatura e processos de faturamento. Juntamente com as rápidas mudanças nas demandas dos clientes e uma mudança cultural geral, a compra tradicional de carros está sendo transformada com os modelos baseados em assinatura.
  3. Transformação organizacional e cultural: uma transformação digital bem-sucedida deve se alinhar à cultura e aos valores da organização. Uma perda interna de confiança na cultura corporativa pode afetar a produtividade, a iniciativa e o bem-estar da força de trabalho. A adoção lenta ou pessimista de novas tecnologias digitais pode ocasionar perda de metas, de competitividade, de receita e de valor da marca.

    A transformação organizacional é melhor alcançada por meio de colaboração e discussões abertas em todos os níveis hierárquicos – sobre como essa transformação digital afetará funções e workflows e por que as equipes de liderança acham que isso compensará o risco e o esforço no longo prazo.

As mudanças nas preferências do cliente, entre elas a diminuição do interesse em possuir produtos físicos, têm acelerado a mudança para ofertas baseadas em assinatura além do software e do serviço digital.
Boston Consulting Group 2021

Benefícios da transformação digital

A transformação digital integra todos os níveis e funções de uma empresa moderna. As tecnologias inteligentes oferecem às empresas as ferramentas essenciais para que sobrevivam e prosperem. Este são alguns impactos potenciais da transformação:

  • Fornece insights detalhados para fundamentar as decisões em tempo real: para muitas empresas, a avaliação do desempenho e do ROI é um processo atrasado. Quando os dados são reunidos, processados e analisados manualmente, a oportunidade já passou. Com um sistema ERP moderno e funções analíticas avançadas, as empresas podem ver dados em tempo real e personalizar algoritmos de análise poderosos para tomar a decisão mais acertada no momento.
  • Aumenta a eficiência e a produtividade: dispositivos e máquinas de rede IoT transmitem dados continuamente, logs de máquinas e relatórios de desempenho. Com a aplicação de funções analíticas avançadas, esses dados podem dar suporte à manutenção preditiva, reduzir o tempo de inatividade e fornecer insights para workflows mais produtivos e eficientes.
  • Aprimora as experiências do cliente: seus clientes querem que suas necessidades sejam atendidas nos próprios termos. Personalização, acesso omnichannel, planos de serviço personalizados e acesso em tempo real a dados ajudam você a atender às expectativas em constante mudança e, ao mesmo tempo, aumentar os leads e promover a retenção e a fidelidade.
  • Ajuda a impulsionar a inovação do modelo de negócios: não há dúvida de que as mudanças nas demandas dos consumidores e do mercado estão impulsionando um foco maior na inovação do modelo de negócios como meio de criação de valor. Mas para mudar e modernizar os modelos de negócios fundamentais e as experiências dos clientes, as empresas precisam ter capacidade de reunir e analisar dados em tempo real e desenvolver processos automatizados e inteligentes para gerenciar novos modelos de negócios, de pagamentos e de serviços.
  • Oferece suporte a uma estratégia robusta e competitiva de crescimento corporativo: quando as empresas digitalizam suas operações e otimizam seus serviços com tecnologias conectadas, elas encontram novas maneiras de se conectar e colaborar e de simplificar futuras estratégias de crescimento dos negócios, incluindo:
    • Desenvolver novos produtos e serviços
    • Melhorar a lucratividade e fortalecer os canais de receita
    • Atrair e reter novos leads e clientes
  • Estimular a agilidade e a resistência à disrupção: a pandemia de COVID-19 serviu para destacar várias vulnerabilidades nos modernos processos e modelos de negócios. Mas essa foi apenas uma das muitas mudanças culturais, econômicas, políticas e de mercado que as empresas vêm enfrentando cada vez mais nos últimos anos. Agora, as empresas modernas buscam a transformação digital para terem as ferramentas que permitam o rápido desenvolvimento de novos produtos e serviços e as funções analíticas preditivas para observarem melhor as disrupções que surgem ou para preverem mudanças e oportunidades de mercado. Elas querem ser capazes de ampliar e reduzir a escala com facilidade e ter um pacote completo de soluções conectadas à nuvem que possam impulsionar a inovação, sem precisar passar de um provedor para outro.

A transformação tecnológica promove a transformação dos negócios

A transformação digital é sustentada por algumas destas tecnologias novas e centrais:

 

ERP moderno e tecnologias de bancos de dados


As melhores soluções ERP na nuvem usam tecnologia de banco de dados in-memory, tornando-as altamente escaláveis e adaptáveis. Isso é importante porque estes são os "cérebros" por trás da transformação digital dos negócios. O ERP integra em um único sistema todos os principais processos necessários para administrar uma empresa, como finanças, RH, produção e cadeia de suprimentos. E quando um ERP moderno está baseado em tecnologias de IA, tem o poder não só de gerenciar e processar Big Data, mas também de analisar e aprender com ele.

 

Funções analíticas avançadas


Para entregar valor, os dados precisam ser explorados e entendidos. Ao usar algoritmos de IA e Machine Learning, as funções analíticas avançadas fornecem insights e relatórios detalhados, precisos e práticos. As empresas também podem fazer customizações on demand das configurações de análises de dados. Isso dá aos líderes de negócios o poder de agir de maneira rápida e decisiva – aproveitando oportunidades ou respondendo a riscos.

 

Conectividade na nuvem


A infraestrutura baseada em nuvem é um componente essencial para o sucesso da transformação digital e do estabelecimento de redes de IoT e sistemas de negócios conectados. Com acesso centralizado on demand a todos os sistemas, ativos e dados, as organizações podem escalar a infraestrutura conforme necessário e alterar ou automatizar rapidamente os workflows. Isso ajuda a dar suporte a rápidas mudanças nas prioridades de negócios e nos modelos operacionais. E, como a
Forrester declara, em 2021, quase 60% das empresas da América do Norte contam com plataformas na nuvem, o que é cinco vezes a porcentagem de apenas cinco anos atrás.

 

Soluções de IA e Machine Learning


O Big Data cresce em conjunto com a IA e o Machine Learning. Para processar e dar sentido ao Big Data, é necessário dispor do poder da IA e do Machine Learning. Para que a IA e o Machine Learning apresentem resultados precisos e significativos, ambos devem ter conjuntos de dados grandes o suficiente para dar suporte a análises e aprendizagem robustas. A parceria entre Big Data, IA e funções analíticas é fundamental para a transformação digital e dos negócios por impulsionar o planejamento preditivo e a automação responsiva.

 

Internet das Coisas


Os dispositivos e as máquinas da rede de IoT podem enviar e receber dados digitais. Os logs de máquinas e relatórios de manutenção são analisados para otimizar o desempenho e a eficiência. Os sistemas de negócios baseados em IA analisam continuamente essas informações buscando padrões, tendências e correlações. Esses insights ajudam a impulsionar a manutenção preditiva e os workflows automatizados, aumentando a eficiência e a produtividade ao longo do tempo, já que aplicativos de Machine Learning "aprendem" com os dados da IoT.

 

Robótica e automação de processo robótico (RPA)


Tanto a robótica como a RPA lançam mão de processos automatizados para executar tarefas repetitivas ou pré-programadas. Os dispositivos robóticos são compostos de partes mecânicas móveis configuradas para executar tarefas físicas específicas. Os processos RPA são programados e automatizados de maneira semelhante, no entanto, eles existem como processos de software em vez de dispositivos físicos, e as tarefas que eles executam são de natureza administrativa.

Exemplos de transformação digital

Cadeia de suprimentos, procurement e produção

Em um relatório de julho de 2020, o Gartner aponta que, se as empresas quiserem prosperar e otimizar suas cadeias de suprimentos, elas "precisam buscar tecnologias inovadoras com potencial para revolucionar modelos operacionais de cadeias de suprimentos e oferecer vantagens competitivas". A transformação digital das cadeias de suprimentos e da produção oferece visibilidade centralizada – de matérias-primas a clientes finais – e gera resiliência.

Ouça a empresa de soluções para saúde e produção farmacêutica, Kiara Health, e saiba como ela aumentou a eficiência e garantiu o futuro dos negócios graças ao sistema ERP.

 


Setores de serviço e RH

Na década passada, as tecnologias digitais alavancaram mudanças no local de trabalho. A RV, os chatbots e os dispositivos móveis estão customizando o processo de integração e melhorando o serviço e o suporte ao colaborador. O blockchain está assegurando a privacidade e a precisão das informações. O Machine Learning está ajudando a eliminar preconceitos e garantir que as empresas sejam defensoras da diversidade e da inclusão.

Descubra como o chatbot de colaboradores da EY melhorou a produtividade e ofereceu suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 


Saúde e ciências da vida

As tecnologias digitais no setor de saúde têm carga de trabalho complexa. Os programas de pesquisa e diagnóstico dependem muito de IA e Machine Learning. Os dispositivos médicos e cirúrgicos exigem velocidade e precisão de tecnologias poderosas de nuvem e banco de dados. Os profissionais do setor de saúde que prestam assistência e suporte ao paciente estão melhorando as opções móveis e de monitoramento para que os usuários se sintam seguros e confiantes com tecnologias móveis de autoatendimento.

 

Setor bancário

Segundo um relatório de 2020 da JD Power: "...é seguro dizer que atingimos um ponto crítico, no qual bancos com fórmulas digitais corretas estão colhendo ganhos intensos tanto em adoção como em satisfação". A transformação digital no setor de serviços financeiros oferece serviços customizados e hiperpersonalizados, funcionalidades móveis melhores e acesso remoto gratuito a serviços mais complexos, como planejamento financeiro e gestão de crédito.

 

Varejo

A transformação digital no varejo pode automatizar e otimizar as redes de logística, customizando e acelerando a entrega. Como em qualquer setor de consumo, a crescente demanda por serviços personalizados também impulsiona a inovação digital. Um recente estudo da Epsilon mostra que 80% dos compradores estão mais propensos a escolher um varejista que ofereça serviços personalizados – incluindo chatbots 24 horas por dia, 7 dias por semana, sugestões personalizadas de produtos, recomendações preditivas e mobilidade omnichannel constante.

 

Setor automotivo

A indústria automotiva foi uma das primeiras a adotar robótica e automação digital na produção. Mas, como um dos setores mais competitivos do mundo, muitas de suas inovações digitais mais recentes se relacionam ao atendimento ao cliente e sua retenção. Personalização e aplicativos de interface com o motorista proporcionam segurança e satisfação e oferecem à empresa dados valiosos para aumentar a precisão do desenvolvimento do produto, do marketing e da provisão da experiência do cliente.

Os maiores desafios da transformação digital

Estudos de formadores de opinião como a McKinsey e a Harvard Business Review nos mostraram que até 70% das iniciativas de transformação digital e dos negócios não são bem-sucedidas. Mas se você analisar atentamente, verá que não são as novas tecnologias nem as inovações de negócios que falham. Os pontos fracos são a falta de planejamento, a falta de comunicação e estratégias de mudança e a falha geral dos líderes e gerentes de projetos em incluir e buscar adesão de todas as equipes afetadas pela mudança. Em outras palavras, das três principais áreas de transformação digital mencionadas acima, a “transformação cultural” é muitas vezes a menos discutida, mas na realidade pode ser a mais crucial de todas.

 

Em 2020, a Oxford Economics realizou uma ampla pesquisa com mais de 3.000 executivos em 10 dos maiores setores globais. Eles descobriram que a transformação dos negócios funciona melhor "quando todas as partes de uma organização, incluindo parceiros e clientes externos, são ágeis e interconectadas. Os executivos precisam garantir que informações de alta qualidade fluam em todo o ecossistema de negócios, permitindo que todos os participantes interajam de modo a promover os objetivos da organização".

placeholder

Melhores práticas na transformação

Empresas interconectadas demonstram liderança e resiliência.

Preparando-se para a transformação digital dos negócios

Em um clima de negócios desafiador, as empresas precisam aproveitar todas as vantagens competitivas – e, cada vez mais, essas vantagens são digitais. Em 2018, mais de 89% dos executivos tinham adotado uma política de empresa digital em primeiro lugar. E em 2021, esse número só cresceu. No entanto, como discutimos anteriormente, muitos projetos de transformação digital ficam parados pela falta de comunicação e planejamento.

 

Considere estes quatro passos iniciais à medida que você avança em sua jornada de transformação digital e peça ajuda ao seu fornecedor de software na elaboração de uma estratégia de transformação e de um roadmap, e para saber quais são as melhores soluções para suas necessidades exclusivas de negócios.

  1. Determine seu ponto de partida. Faça uma auditoria nos sistemas e ativos existentes. Quais máquinas já estão digitalizadas? Quais precisam de gateways IoT? Seu ERP é moderno e escalável ou ainda é executado em banco de dados com memória em disco? Para ter vantagem inicial no seu projeto, identifique primeiramente os processos do seu negócio que tenham alta prioridade operacional e um caminho mais simples para transformação.
  2. Defina suas prioridades. Não gaste energia antes da hora! O que a transformação digital tem de melhor é que não é necessário acontecer tudo de uma vez. Assim como os módulos, as tecnologias inteligentes são projetadas para evoluir, escalar e integrar. 
  3. Crie seu roadmap. Um benefício significativo das tecnologias inteligentes é a imensa escalabilidade e capacidade de rápida adaptação e reconfiguração. Um bom roadmap de transformação deve viabilizar agilidade e crescimento, mas comece com um roadmap que tenha algumas metas sólidas e atingíveis. Crie também no seu plano estratégias sólidas de migração e de gestão de mudanças. A transformação digital é uma jornada tanto humana quanto tecnológica. Estas são etapas iniciais importantes. Procure o suporte de profissionais especializados que entendam suas necessidades específicas e possam ajudar a traçar o melhor caminho para seus negócios.
  4. Prepare suas equipes. Thoreau já dizia, "as coisas não mudam; nós é que mudamos". As tecnologias inteligentes podem ajudar a reduzir tarefas tediosas e repetitivas, a melhorar o engajamento de colaboradores e a dar suporte à colaboração. Mas esses benefícios somente podem ser alcançados quando todo o seu pessoal compra a ideia. Não deixe de compartilhar as notícias com sua equipe. Aprenda com as opiniões e ideias deles, fale abertamente de suas preocupações e dê a eles tempo para mudar.
placeholder

Comece hoje a sua transformação digital

Trace seu roadmap de transformação com um ERP moderno.

Outros destaques desta série

Perguntas frequentes: as perguntas comuns sobre a transformação digital

A transformação digital é uma transformação dos negócios e um projeto de gestão de mudanças em toda a empresa. Quando os projetos de transformação digital falham ou são interrompidos, quase nunca é um problema técnico – quase sempre é um problema cultural. Nos relatórios e artigos da McKinsey e de outras empresas, constatamos que a falta de planejamento, a falta de alinhamento dos objetivos e a falta de clareza das estratégias são a causa da maioria dos contratempos da transformação.

Em seu quinto relatório anual State of Digital Transformation, o grupo de pesquisa Altimiter descobre que, normalmente, a maior parte da propriedade é compartilhada entre o CIO e o CEO. Mas a transformação digital não é mais vista como uma iniciativa exclusivamente tecnológica. As empresas estão começando a ter mais confiança nos especialistas internos de processos de negócio para garantir que as integrações de tecnologias digitais tragam o melhor benefício para todos.

É claro que isso varia de negócio para negócio, mas, para a maioria das empresas, um ERP na nuvem moderno e baseado em IA com um banco de dados in-memory é primordial para qualquer empresa digital. No sistema ERP estão os cérebros que analisam, direcionam e processam todos os dados e as informações de toda a empresa.

Comece de maneira simples escolhendo as métricas mais importantes para sua empresa e setor específico (aquisição de leads, produtividade de produção, planejamento preditivo). Descubra onde você está no momento com base nesses critérios, defina objetivos realistas e efetue as medições novamente em pontos fixos no tempo.

Ao contrário das atualizações de software do passado, a transformação digital não é um projeto isolado de TI. A transformação digital afeta todas as áreas e funções de uma empresa e exige resiliência e adaptação tecnológica e cultural. Antes de começar esse tipo de projeto, entre em contato com seu fornecedor de software para garantir que você está traçando o melhor caminho para sua situação exclusiva.

Newsletter do SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início