A transformação digital é uma transformação dos negócios e um projeto de gestão de mudanças em toda a empresa. Quando os projetos de transformação digital falham ou são interrompidos, quase nunca é um problema técnico – quase sempre é um problema cultural. Nos relatórios e artigos da McKinsey e de outras empresas, constatamos que a falta de planejamento, a falta de alinhamento dos objetivos e a falta de clareza das estratégias são a causa da maioria dos contratempos da transformação.
Em seu quinto relatório anual State of Digital Transformation, o grupo de pesquisa Altimiter descobre que, normalmente, a maior parte da propriedade é compartilhada entre o CIO e o CEO. Mas a transformação digital não é mais vista como uma iniciativa exclusivamente tecnológica. As empresas estão começando a ter mais confiança nos especialistas internos de processos de negócio para garantir que as integrações de tecnologias digitais tragam o melhor benefício para todos.
É claro que isso varia de negócio para negócio, mas, para a maioria das empresas, um ERP na nuvem moderno e baseado em IA com um banco de dados in-memory é primordial para qualquer empresa digital. No sistema ERP estão os cérebros que analisam, direcionam e processam todos os dados e as informações de toda a empresa.
Comece de maneira simples escolhendo as métricas mais importantes para sua empresa e setor específico (aquisição de leads, produtividade de produção, planejamento preditivo). Descubra onde você está no momento com base nesses critérios, defina objetivos realistas e efetue as medições novamente em pontos fixos no tempo.
Ao contrário das atualizações de software do passado, a transformação digital não é um projeto isolado de TI. A transformação digital afeta todas as áreas e funções de uma empresa e exige resiliência e adaptação tecnológica e cultural. Antes de começar esse tipo de projeto, entre em contato com seu fornecedor de software para garantir que você está traçando o melhor caminho para sua situação exclusiva.