Ir para o conteúdo
Céu com nuvens de computação em nuvem

Nuvem 101: O que é tecnologia de computação em nuvem?

A computação em nuvem chegou e todos estão interessados em aprender mais. Seus usuários e clientes estão habituados com seus aplicativos móveis pessoais, como Facebook e Google Docs, onde podem interagir e trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas há muito mais por trás da computação em nuvem do que apenas uma interface Web moderna. Ótimo tempo de resposta, armazenamento de dados, acesso a informações, confiabilidade e segurança são fundamentais para qualquer empresa que esteja buscando uma possível "migração para a nuvem". É mais do que provável que seus pares tenham contado sobre o sucesso deles com a computação em nuvem e como eles têm a tecnologia mais recente, muito mais flexibilidade ou custos de TI mais baixos.

O que é tecnologia de nuvem?

A computação em nuvem fornece serviços como armazenamento de dados, segurança, rede, aplicativos de software e business intelligence via Internet por assinatura.

O que é computação em nuvem

Ao explorar o mundo da computação em nuvem, você vai querer estar familiarizado com alguns termos, definições e escolhas que têm na computação em nuvem. Aqui você encontrará uma variedade de informações pertinentes, incluindo explicações de termos como SaaS, PaaS, IaaS, nuvem pública, nuvem privada, nuvem híbrida e como eles diferem entre si. A nuvem oferece muitos benefícios e vamos analisá-los resumidamente primeiro.

Benefícios da computação em nuvem

  • Confiável: seguro, protegido e disponível. Obtenha acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana ao sistema na nuvem de qualquer lugar, com excelente tempo de resposta.  Administre servidores seguros com uma equipe de especialistas em segurança em tempo integral. Saiba que seus dados têm backup redundante e remoto.
  • Flexível: obtenha o poder computacional necessário na hora certa. Adicione ou reduza servidores, rede ou armazenamento. Conquiste instantaneamente novos usuários. Expanda para novos territórios. Tudo feito com rapidez e simplicidade.
  • Financeiro: pague apenas pelo que precisar. Sem despesas financeiras iniciais com hardware ou instalações. Reduza o tempo da equipe de TI usado na manutenção e atualização dos sistemas. Em vez disso, invista seus fundos e pessoas em projetos geradores de receita.
  • Atualizado: sempre tenha a versão mais recente da plataforma, banco de dados e aplicativos de software. Além disso, aproveite as novas tecnologias, como Machine Learning (ML), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e muito mais.  Mantenha-se sempre atualizado sobre as inovações mais recentes.
placeholder

 

 

Tipos de serviços de computação em nuvem

A computação em nuvem está dividida em três categorias principais de serviços: SaaS, PaaS e IaaS. Alguns provedores combinam esses serviços, e outros os oferecem separadamente.

Tipos de serviços de computação em nuvem

Os três tipos de serviços de computação em nuvem.

O que é SaaS?

 

Com o SaaS (software como serviço), o software é hospedado em um servidor remoto e os clientes podem acessá-lo a qualquer hora, em qualquer lugar, a partir de um navegador da Web ou de uma integração Web padrão. O provedor de SaaS cuida de backups, manutenção e atualizações. As soluções SaaS incluem o planejamento de recursos empresariais (ERP), gestão do relacionamento com o cliente (CRM), gestão de projetos e muito mais.

 

O que é PaaS?

 

A plataforma como serviço (PaaS) é um ambiente de desenvolvimento de aplicativos baseado em nuvem que fornece aos desenvolvedores tudo o que eles precisam para criar e implementar aplicativos. Com o PaaS, os desenvolvedores podem escolher os recursos e serviços em nuvem que desejam por assinatura ou pagamento por uso.

 

O que é IaaS?

 

A infraestrutura como serviço (IaaS) permite que as empresas "aluguem" recursos de computação, como servidores, redes, armazenamento e sistemas operacionais com base no uso. A infraestrutura é dimensionada e os clientes não precisam investir em hardware.

IaaS vs. PaaS vs. SaaS

Compare SaaS, PaaS e IaaS e descubra o que você pode esperar de cada modelo "como serviço". Agora, a maioria das empresas usa uma combinação dos três – e as linhas entre eles podem às vezes se confundir.

Edit Table Feature Comparison Component

Tipos de implementação na nuvem

Existem três tipos diferentes de implementação em nuvem: pública, privada e híbrida. Muitas empresas escolhem mais de uma abordagem e configuram um ambiente multinuvem.

Tipos de implementação de computação em nuvem

Opções de implementação em nuvem

  1. Nuvem pública: com uma nuvem pública, os serviços são fornecidos aos clientes por meio de uma rede disponível para ser usada pelos clientes do provedor. As nuvens públicas oferecem eficiência e acessibilidade e geralmente servem a vários usuários, ou seja, o provedor executa seu serviço em um ambiente compartilhado.
  2. Nuvem privada: com uma nuvem privada, os serviços são mantidos em uma rede privada protegida por firewall. Você pode criar uma nuvem privada no seu data center ou assinar uma hospedada por um fornecedor. As nuvens privadas oferecem mais segurança e controle.
  3. Nuvem híbrida: uma nuvem híbrida é a combinação de nuvem pública, privada e infraestrutura on premise. As nuvens híbridas permitem que você mantenha informações confidenciais em um data center ou nuvem privada tradicional enquanto aproveita os recursos de nuvem pública.

Nuvem pública vs. privada vs. híbrida

Compare os três diferentes tipos de implementações na nuvem para descobrir qual funcionaria melhor para sua empresa.

Edit Table Feature Comparison Component

Segurança na nuvem

A nuvem é realmente segura? O grau de segurança na nuvem depende de como ela foi implementada e dos recursos do provedor de serviços de nuvem. Mas foi demonstrado que, na maioria dos casos, a nuvem oferece mais segurança do que as instalações on premise. Existem vários motivos para isso:

 

Localização dos dados: uma implementação on premise significa que seus dados estão em sua instalação. Vale ressaltar que o primeiro passo para alguém roubar seus dados é saber onde eles estão localizados. Os grandes provedores de nuvem têm muitos servidores em vários locais, por isso é difícil para qualquer pessoa identificar a localização dos dados.

 

Segurança: com uma solução on premise, sua equipe mantém todos os procedimentos de segurança e atualizações de software. Recentemente, uma grande e conhecida companhia de seguros sofreu uma violação de segurança e descobriu que o departamento de TI não instalava atualizações de segurança há muitos meses. Com um provedor de nuvem de reputação, as empresas contam com especialistas em segurança profissional em tempo integral para manter os dados seguros.

 

Backup: em uma implementação tradicional de aplicativo legado em sua instalação, você é responsável por fazer regularmente o backup de suas informações valiosas. Se a sua empresa fizer isso, ainda será necessário ter cópias atuais armazenadas fora da empresa.

Fornecendo novas tecnologias pela nuvem

Os departamentos de TI estão sob crescente pressão para deixarem de ser centros de custo para serem geradores de valor – e agora precisam assumir a responsabilidade quando o assunto é inovação. A computação em nuvem e a plataforma como serviço (PaaS) podem ser um catalisador para CIOs que desejam manter com sucesso um ambiente de TI bimodal que estimule a inovação rápida e, ao mesmo tempo, apoie com segurança o núcleo estável e essencial de negócios.

Continue desenvolvendo sua expertise em nuvem

Você quer fazer a transformação para uma estrutura de nuvem híbrida? Neste curso online gratuito do openSAP, você conhecerá todas as estruturas de nuvem híbrida, incluindo as melhores práticas para integração, segurança e operações. Além disso, explore os próximos passos e estratégias para iniciar sua jornada de transformação em nuvem híbrida.

placeholder

Serviços e tecnologia de nuvem da SAP

A SAP oferece uma plataforma de tecnologia robusta que atende às suas necessidades de negócios.

Newsletter SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início