Ir para o conteúdo

O que é blockchain?

Blockchain explicado do ponto de vista empresarial

O blockchain tem o potencial de revolucionar o modo operacional das empresas.

O que é a tecnologia de blockchain?

Qual é a definição mais simples de blockchain? Um registro de transações detalhado, confiável e difícil de violar. O blockchain baseia-se na tecnologia de banco de dados distribuído (ou "ledger distribuído"), que registra informações com segurança em uma rede par a par. Embora tenha sido originalmente criado para a realização de transações com Bitcoins, o potencial do blockchain vai além das criptomoedas, podendo incluir títulos de propriedade, empréstimos, identidades, manifestos de logística – enfim, praticamente tudo o que tem valor. A tecnologia ainda é nova, mas pode ter um impacto incrível e imenso no mundo dos negócios.

O que é a tecnologia de banco de dados distribuído?

Um "ledger distribuído" é um banco de dados de transações compartilhado e sincronizado entre vários computadores e locais, sem um controle centralizado. Cada parte tem uma cópia idêntica do registro, que é atualizado automaticamente assim que alguma inclusão é feita. 

Como o blockchain funciona?

O blockchain registra os dados em uma rede par a par. Todos os participantes podem ver os dados e verificá-los (ou rejeitá-los) usando algoritmos de consenso. Os dados aprovados entram no banco de dados distribuído como um conjunto de "blocos" e são armazenados em sequência cronológica (justificando o nome em inglês: "block" e "chain"), que não pode ser alterada.

O que são contratos inteligentes?

Contratos inteligentes são contratos autoexecutáveis baseados na tecnologia de blockchain, que desencadeiam ações ou pagamentos quando as condições são atendidas. No futuro próximo, esse tipo de contrato usará informações em tempo real, como dados de localização de ativos (GPS), para desencadear um evento, como uma transferência de propriedade e recursos financeiros.

Quatro tipos de rede de blockchain

Das quatro maneiras de criar uma rede de blockchain, o consórcio é o modelo mais aceito atualmente no mundo dos negócios.

Consórcios de blockchain

Em um consórcio de blockchain, o processo de consenso é controlado por um grupo predefinido – de corporações, por exemplo. O direito de ler e enviar transações para o blockchain pode ser público ou restrito aos participantes. Os consórcios de blockchain são considerados “com permissão” e são os mais indicados para a maioria das empresas. 

Blockchains semiprivados

Os blockchains semiprivados são administrados por uma única empresa que concede acesso a qualquer usuário que atenda aos critérios preestabelecidos. Embora não seja realmente descentralizado, esse tipo de blockchain com permissão é mais interessante para casos de uso de B2B (business to business) e aplicações governamentais.

Blockchains privados

Os blockchains privados são controlados por uma única organização, que determina quem pode ler e enviar transações e participar do processo de consenso. Como são 100% centralizados, os blockchains privados funcionam bem como áreas restritas (sandbox), mas não são indicados para ambientes de produção.

Blockchains públicos

Todos podem ler e enviar transações ou participar do processo de consenso em um blockchain público, pois esse tipo de blockchain não requer "permissão". Todas as transações são públicas e os usuários podem permanecer anônimos. Bitcoin e Ethereum são exemplos bastante conhecidos de blockchains públicos.

A era das transações com blockchain

A proliferação dos dispositivos móveis está criando mais transações digitais a partir de outras fontes, e os sistemas tradicionais de processamento de transações não conseguem acompanhar esse fenômeno. Confira por que muitos analistas acreditam que os bancos de dados distribuídos de blockchain são a resposta.

Confira os fatos

10 %

do PIB global será armazenado em blockchain até 2027

Fórum Econômico Mundial

00:20 s

é o tempo total para transferência monetária internacional com auxílio do blockchain.

Prova de conceito da SAP

44 %

das organizações usam a tecnologia de blockchain para documentar transações de maneira segura.

Avaliação de prontidão digital da SAP

Benefícios do blockchain

Menos intermediários

O blockchain é uma verdadeira rede par a par que reduzirá a necessidade de alguns intermediários externos, como bancos, advogados e corretores.

Processos mais rápidos

O blockchain é capaz de acelerar processos em cenários com vários participantes e permitir transações mais rápidas que não são limitadas por horário comercial.

Transparência

As informações contidas nos blockchains podem ser visualizadas por todos os participantes e não podem ser alteradas. Isso reduz risco de fraudes e gera confiança.

ROI

Os bancos de dados distribuídos proporcionarão ROI rápido, ajudando empresas a criar processos mais enxutos, eficientes e lucrativos.

Segurança

A natureza distribuída e criptografada do blockchain dificulta a ação de hackers. Isso é promissor para os negócios e a segurança da IoT.

Automação

O blockchain é programável – o que permite acionar automaticamente ações, eventos e pagamentos sempre que as condições forem atendidas.

Casos de uso de blockchain

O blockchain é uma grande promessa para muitos setores e linhas de negócios. Estes são os três principais casos de uso:

Cadeia de suprimentos

A tecnologia de blockchain tem potencial para melhorar a transparência e a prestação de contas em toda a cadeia de suprimentos. As empresas já usam aplicativos para rastrear e monitorar os materiais desde o início do processo, testar a autenticidade e origem, antecipar-se aos recalls e acelerar o fluxo de mercadorias.

Setor público

O setor público está analisando a possibilidade de usar o blockchain para servir de registro oficial de ativos governamentais e de propriedade de cidadãos, como edifícios, casas, veículos e patentes. O blockchain também pode facilitar a votação, reduzir a fraude e melhorar as funções administrativas, como compras.

Serviços públicos

As soluções de software de blockchain estão sendo testadas em uma ampla gama de aplicativos no setor de energia e serviços públicos: vendas de energia solar par a par entre vizinhos, comércio de energia entre conglomerados de serviços públicos, cobrança automática para estações de carregamento de veículos elétricos autônomos, e muito mais.

Confira como as empresas estão usando a tecnologia de blockchain

Identificando produtos farmacêuticos falsificados

Saiba como a Boehringer Ingelheim – uma indústria farmacêutica global e cliente de coinovação da SAP – está usando um sistema baseado em blockchain para verificar a autenticidade dos produtos farmacêuticos e combater falsificações.

Combatendo a burocracia com blockchain

A região italiana do sul do Tirol é pioneira no uso de blockchain para substituir sistemas legados ineficazes, eliminar a excessiva burocracia do governo e atender às regulamentações europeias de compartilhamento de dados.

Introdução à tecnologia de blockchain

Participe do Consórcio de blockchain da SAP

Fique à frente da concorrência explorando os benefícios que a tecnologia de banco de dados distribuído pode proporcionar à sua empresa. Conheça os casos de uso do setor e confira como essa tecnologia está sendo usada para solucionar problemas do mundo real.

  • Comunique-se com os colegas por meio de nossa rede
  • Permaneça à frente das tendências do setor
  • Ouça de palestrantes convidados e especialistas da SAP

Explore as tendências mais recentes de blockchain dos experts em tecnologia

Gil Perez
SVP Produtos e inovações, Iniciativas digitais do cliente
SAP

Blockchain: um estudo baseado na realidade

Uma pesquisa recente da SAP investigou os casos de uso atuais de blockchain e as promessas para o futuro – e os resultados trazem uma mensagem clara para a comunidade empresarial: é hora de sermos realistas.

Stefan Foerster
Responsável pelo produto SAP Transportation Management
SAP

Formando ondas no transporte marítimo e no comércio global

O B/L (conhecimento de embarque) em papel – um título de mercadorias exigido por lei no comércio internacional – está sendo reformulado graças à tecnologia de blockchain.

Gil Perez
SVP Produtos e inovações, Iniciativas digitais do cliente
SAP

Cadeias de suprimentos digitais: a solução de blockchain

Novas tecnologias emergentes lideradas por blockchain, impressão 3D e IoT podem transformar a cadeia de suprimentos da atualidade no novo modelo de negócios do futuro.

Voltar ao início