Ir para o conteúdo

O que é Internet das Coisas (IoT)? 

Definição da Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos – veículos, máquinas, eletrodomésticos e muito mais – que usam sensores e APIs para se conectarem e trocarem dados pela Internet.

O torna possível a IoT?

A IoT depende de uma série de tecnologias, por exemplo, interfaces de programação de aplicativo (APIs), que conectam dispositivos à Internet. Outras tecnologias de IoT importantes são as ferramentas de gerenciamento de Big Data, funções analíticas preditivas, AI, machine learning, nuvem e identificação por radiofrequência (RFID).

Plataformas e arquitetura de IoT

A arquitetura e as plataformas de IoT baseadas na nuvem conectam os mundos real e virtual. Elas ajudam as empresas a gerenciar a conectividade e a segurança de dispositivos IoT, coletar dados de dispositivos, ligar dispositivos a sistemas de back-end, assegurar a interoperabilidade de IoT e criar e executar aplicativos de IoT. 

Aproveitando a explosão de dados de IoT

Dispositivos inteligentes geram grandes volumes de dados de IoT que precisam ser analisados e usados em tempo real. É nesse momento que as funções analíticas preditivas e de Big Data entram em ação. O machine learning também é usado para adicionar contexto aos dados – e iniciar ações sem a intervenção humana.

A Internet das Coisas Industrial (IIoT) e M2M

Na produção, a IoT tornar-se a Internet das Coisas Industrial (IIoT) – também conhecida como a Internet Industrial ou Indústria 4.0. A IIoT usa a tecnologia M2M (machine-to-machine) para dar suporte a tudo, desde monitoramento remoto e telemetria à manutenção preditiva.

Insights sobre o futuro da Internet das Coisas

Perguntamos a 21 acadêmicos, empreendedores, engenheiros e futuristas sobre o futuro da IoT. Saiba o que eles pensam sobre a evolução de dispositivos inteligentes, a nova jornada do cliente, a estratégia de IoT e muito mais.

Confira os fatos

20.4 B

de dispositivos inteligentes estarão conectados à IoT em 2020

Gartner

$11 T

é o impacto econômico anual potencial da IoT em 2025.

McKinsey

50 %

de todos os novos ativos operacionais serão autossustentáveis em 2020.

IDC

Benefícios da Internet das Coisas

Novos modelos de negócio e receita

Reabastecimento automático de produto? Serviços de assinatura? Aplicativos? A IoT está revolucionando modelos de negócio tradicionais e criando grandes oportunidades para as empresas criarem novos serviços baseados em informações e dados de sensores em tempo real.

Eficiência operacional

Um dos maiores benefícios da IoT é a eficiência que ela oferece. Muitas empresas estão usando-a para automatizar processos de negócio e de produção, monitorar e controlar remotamente as operações, otimizar cadeias de suprimentos e preservar recursos.

Produtividade da força de trabalho

Os "wearables" e outros dispositivos habilitados para IoT estão aumentando a produtividade da força de trabalho e a satisfação no trabalho em vários setores verticais. A tecnologia está ajudando os colaboradores a melhorar a tomada de decisão, automatizar tarefas de rotina, acelerar a comunicação e muito mais.

Aprimoramento da experiência do cliente

Da integração do atendimento ao cliente com o desempenho e uso reais do produto até a entrega de produtos e serviços altamente personalizados, a IoT oferece vários meios de criar experiências mais atraentes para os clientes nos dois mundos, digital e físico.

Casos de uso de IoT nos principais setores da economia

A Internet das Coisas está impactando profundamente vários setores e linhas de negócios diferentes. Estes são os três principais setores:

Automotivo

Os fabricantes de carro e empresas de tecnologia estão usando a IoT para ajudar os motoristas em carros conectados (ou carros inteligentes) a evitar acidentes, prever problemas de manutenção, encontrar vagas de estacionamento e muito mais. A IoT e o machine learning estão também colocando veículos autônomos no mercado.

Amplie seu conhecimento com cursos gratuitos sobre IoT

De que maneira a IoT vai mudar a sociedade

Neste curso, os especialistas em IoT exploram como a IoT e serviços inteligentes vão mudar a sociedade. Você verá também as principais tecnologias de IoT e os desafios e oportunidades futuros.

Parte 1: “Imagine a IoT”

Este curso IoT 101 trata dos aspectos fundamentais, inclusive como a IoT funciona e como ela está mudando nosso modo de viver. Você vai explorar também casos de uso de IoT e criar seu próprio protótipo com ferramentas fáceis de usar.

Parte 2: “Toque a IoT”

Tenha experiências mais práticas com a IoT. Experimente o SAP Connected Goods, uma solução que conecta-se a produtos equipados com sensor e os monitora, e participe de um desafio de protótipo.

Fique informado sobre as novidades e tendências da IoT

Bernd Leukert
Produtos e inovação
SAP

IoT: de megatendência a commodity

A Internet das Coisas tornou-se parte integrante de todas as estratégias de digitalização e evoluiu para abranger várias tecnologias com vasto potencial de negócios.

Derek Klobucher
Jornalista de marca
SAP

Tirando o melhor proveito da tecnologia para agregar valor aos negócios

Confira como as empresas estão usando as tecnologias de blockchain, IoT e Machine Learning para resolver problemas específicos e identificar novos modelos de negócios no processo.

Rick Price
Contador de histórias de clientes
da SAP

Usando drones, dados e IoT para proteger a vida selvagem

Com a tecnologia da IoT, a Elephants, Rhinos, and People, uma organização sem fins lucrativos, pode rastrear os movimentos de animais em risco de extinção e apoiar a preservação.

Voltar ao início