Ir para o conteúdo
Imagem de circuito elétrico

Integração com ERP: quando, como e por quê 

A integração com o ERP não é um conceito novo. Então, por que se tornou um tópico tão importante? Isso tem a ver com a evolução. Os ERPs na nuvem foram além da função tradicional de finanças e sistemas centrais de gestão de processos. Baseados em IA, com bancos de dados poderosos, os sistemas ERP modernos estão se tornando o hub central de todos os processos operacionais da empresa. E, assim como o ERP, os outros aplicativos de negócios também evoluíram e aumentam diariamente em quantidade e sofisticação. Ao mesmo tempo, colaboradores e líderes de equipes continuam a baixar e usar aplicativos de software específicos de negócios sem informar à equipe de TI. Estes aplicativos não estão integrados ao ERP nem são protegidos e monitorados de forma correta.

 

Os métodos tradicionais de integração de aplicativos são lentos e exigem muito código personalizado sujeito a erros. Isso é um desafio para a empresa moderna, que deseja a segurança e a visibilidade da integração de ERP e aplicativos, mas não quer perder a vantagem competitiva devido a processos manuais demorados. O lado bom é que os melhores sistemas ERP na nuvem são prontos para uso, com integrações pré-incorporadas que garantem a conexão rápida e fácil dos aplicativos de negócios mais comuns, mantidas pelo fornecedor de software. À medida que o software e a estrutura de aplicativos da empresa se tornam mais complexos, as soluções de plataforma de integração como serviço (iPaaS) ficam à disposição e são personalizadas para se ajustarem aos melhores ERPs na nuvem. 

O que é integração com ERP?

A integração com ERP é o método pelo qual a empresa conecta seu software ERP a todos os outros aplicativos e processos especializados. 

 

Em recente pesquisa da Deloitte, com altos executivos de procurement, a "má integração entre aplicativos" foi citada por quase metade dos entrevistados como um dos "três problemas principais" enfrentados. As soluções de integração de aplicativos com o ERP na nuvem ajudam a enfrentar o problema com uma abordagem robusta e unificada que combina os recursos operacionais do ERP inteligente com o software de integração criado especificamente para automatizar, simplificar e escalar essas atividades essenciais.

Integração do ERP na nuvem e gestão de API

Alguns anos atrás, quando havia poucos aplicativos empresariais essenciais, era viável implementar manualmente uma interface de programação de aplicativos ou API – software que permite a comunicação entre os sistemas – para conectar aplicativos ao sistema ERP legado. Mas, conforme o número de aplicativos essenciais aumentava, o método manual de gestão de API criou sistemas exponencialmente complicados e o “código-espaguete”, difícil de controlar e decifrar.

 

Em resposta à necessidade crescente de integração simplificada, os melhores ERPs de hoje são fornecidos com vários conectores, APIs e ferramentas de integração predefinidos. Normalmente, as APIs pré-incorporadas no moderno ERP na nuvem são suficientes para gerenciar vários aplicativos, mas sem um software de integração dedicado, você ainda depende muito dos times de TI para gerenciar as APIs, a codificação e o mapeamento personalizados.

 

Áreas prioritárias típicas de integração com o sistema ERP

Com a evolução das soluções ERP e SaaS, novas oportunidades de integração empresarial surgirão. Na maioria dos negócios, os exemplos abaixo mostram as áreas operacionais geralmente integradas.

 

CRM

O CRM é uma ferramenta necessária para os times de vendas e marketing, pois oferece acesso ao histórico e às informações de cada lead. Isso permite personalizar a interação com os clientes, proporcionar uma experiência melhor e aumentar a oportunidade de conversão. A integração CRM/ERP amplia esse processo com informações do mercado em tempo real, métricas de demanda e análise de dados. Com mais informações precisas e relevantes, as mensagens de marketing são mais direcionadas e objetivas, e os times de vendas podem seguir melhor os leads.

 

Business Intelligence

O software de Business Intelligence (BI) está relacionado à compreensão dos dados. Começa pela coleta e curadoria das melhores fontes. As ferramentas de BI usam tecnologia baseada em IA para fazer análises específicas desses dados com o objetivo de oferecer insights extremamente práticos. Muitas vezes, as soluções de BI levam à implementação de novos processos e workflows e até a oportunidades de negócios completamente novas. Com a integração BI/ERP na nuvem, esses insights são centralizados e compartilhados de maneira mais rápida com as pessoas que podem trabalhar com eles.

 

Recursos Humanos

A complexidade do RH e da gestão de capital humano (HCM) está aumentando em ritmo acelerado. Além da disrupção repentina que a pandemia causou nas operações de RH, os times sofrem ainda mais pressão para se tornarem centros de lucro baseados em dados. A integração HCM/ERP permite que as empresas continuem se beneficiando de vários aplicativos e sistemas específicos de RH e consigam ampliá-los com a funcionalidade do ERP na nuvem. Do recrutamento à retenção e à aposentadoria, a integração ao sistema ERP configura e automatiza as atividades desse departamento exigente e de mudanças rápidas.

 

Gestão de projetos

Os clichês duram porque em geral são verdadeiros, como o antigo ditado “não se planeja fracassar, mas se fracassa ao planejar”. No entanto, embora as ferramentas de planejamento sejam importantíssimas, muitas vezes as soluções de gestão de projetos são as mais isoladas em termos operacionais. Pode ser complexo aprender a usá-las, porém após sua incorporação, os times relutam em abrir mão delas. O lado bom é que a integração da gestão de projetos/ERP permite que os melhores sistemas de gestão de projetos sejam integrados separadamente do ERP centralizado. Assim, os times mantêm as ferramentas que já conhecem, mas há uma visão unificada de todos os projetos e times, com modelos de relatórios coerentes e troca de informações em um único banco de dados.

 

E-commerce

Normalmente, os aplicativos de e-commerce estão entre os primeiros a serem integrados em qualquer empresa. Mas hoje o e-commerce é muito mais do que apenas pagar as compras. Agora, as oportunidades mais competitivas vêm da capacidade de aproveitar os dados do ponto de venda. As prateleiras e os carrinhos inteligentes se conectam instantaneamente ao depósito e, em última análise, à cadeia de suprimentos para simplificar o suprimento e a demanda. As equipes de marketing e vendas também se beneficiam de relatórios e dados de compras omnichannel em tempo real. A integração e-commerce/ERP ajuda a conectar aplicativos e processos de e-commerce ao ecossistema de dados maior e mais potente.

 

Gestão de ativos empresariais (EAM)

As empresas que usam qualquer tipo de maquinário, equipamento pesado ou frotas em sua operação foram as primeiras a perceber todo o potencial da tecnologia EAM e IoT. Com a integração ao sistema ERP, os dados da IoT podem ser ainda mais úteis. É ótimo que seus ativos avisem quando precisam de manutenção. Mas, e se também pudessem explicar como gerar workflows para operar com mais tranquilidade e eficiência? E se os dados de IoT ajudassem a mudar o design dos produtos para tornar os processos de produção mais enxutos e ergonômicos? E se a frota de entrega otimizasse automaticamente cargas e rotas para minimizar o desgaste e o consumo de combustível? A integração EAM/ERP reúne a cadeia de suprimentos e as soluções mais inteligentes da produção ao poder analítico do ERP na nuvem.

 

Atendimento ao cliente

Ouvimos falar de compras omnichannel e de como os consumidores de hoje esperam uma experiência perfeita em todos os canais online ou offline escolhidos. Ao lado disso, aumenta a expectativa de atendimento omnichannel. No momento, nas arenas B2C e B2B, a demanda dos clientes é alta, a fidelidade é fictícia e a concorrência é acirrada. A tecnologia baseada em IA, como os chatbots de linguagem natural e os mecanismos de recomendação, ajudam as empresas a manter um toque personalizado nas atividades automatizadas. Mas o atendimento excelente ao cliente requer a capacidade de diferentes departamentos trabalharem juntos em tempo real. Seja uma solicitação de reparo e manutenção, uma reclamação sobre qualidade ou uma pergunta a respeito do faturamento, a integração de atendimento ao cliente/ERP ajuda a unificar vários aplicativos e centralizar a fonte de dados do cliente em todas as áreas operacionais.

Benefícios da integração perfeita com o ERP na nuvem

Os benefícios do ERP na nuvem estão estabelecidos há muito tempo em várias áreas de negócios, com mais produtividade, mais visibilidade e uma fonte centralizada da verdade para toda a organização. Em essência, a integração com o ERP permite às empresas oferecer esses benefícios de forma mais abrangente em todos os negócios.

  • Dados em tempo real. A capacidade de capturar e gerenciar informações complexas e Big Data é um recurso essencial de todos os sistemas empresariais modernos. Mas só é possível perceber o valor real dos dados quando se consegue compreendê-los e agir rapidamente a partir deles. As análises e os relatórios de dados em tempo real dão às empresas uma vantagem competitiva: a capacidade de tomar decisões seguras, fundamentadas e imediatas.
  • Fonte única de informações. No fundo, os silos causam uma grande ineficiência operacional. Uma fonte única de verdade e de informações otimiza as operações, além de ajudar a reduzir o risco à segurança e os erros humanos.
  • Compliance regulatório. Nos últimos anos, houve um recorde de processos judiciais referentes a compliance de RH. A integração do poder do ERP na nuvem a todos os processos regulatórios ajuda a garantir o compliance em todas as operações da empresa.
  • Agilidade e decisões mais rápidas. A mudança rápida das demandas dos clientes e dos negócios força as empresas a se adaptarem de forma veloz e dinâmica. Quando pessoas e processos se integram, toda a empresa obtém a velocidade e a agilidade necessárias para tomar decisões fundamentadas e produzir a rápida otimização operacional.
  • Otimização da cadeia de suprimentos.Desde as matérias-primas e os processos de produção até a casa do cliente, todos os elementos da gestão da cadeia de suprimentos podem ser otimizados com mais visibilidade de ponta a ponta e a capacidade analítica que as soluções ERP na nuvem suportam e promovem.
  • Retorno mais rápido sobre o investimento. A compreensão do ROI, do valor e das margens de lucro depende muito da captura e da análise dos dados certos e de relatórios rápidos e flexíveis. Esta é a base do ERP na nuvem. Você pode até usar a funcionalidade do ERP na nuvem para avaliar o ROI das próprias iniciativas de integração do sistema ERP.
  • Workflows visuais. Para otimizar e automatizar os workflows, primeiro é preciso vê-los e mapeá-los a partir de um ponto de vista centralizado. A integração com o ERP permite esta visão de forma rápida, prática e flexível.
  • Acesso móvel. Desde a pandemia, a tendência ascendente das estatísticas sobre trabalho remoto e híbrido não surpreende. Os melhores sistemas ERP na nuvem oferecem suporte à mobilidade com a usabilidade que independe do dispositivo e que respalda os trabalhadores da mesma maneira, no escritório, em casa ou em trânsito.

A integração com ERP e 4 métodos de gerenciar APIs

A estrutura de integração é complexa. Há mais de 800 ferramentas e sistemas de integração, desde ferramentas gratuitas de gestão de API de código aberto a soluções sofisticadas de iPaaS. Os modelos ponto a ponto (P2P) e de barramento de serviço corporativo (ESB) são métodos mais antigos e, embora algumas empresas ainda dependam da integração de API, as soluções escaláveis de integração iPaaS na nuvem se tornaram o padrão ouro.

 

Aqui estão alguns métodos comuns de integração ao ERP e seus prós e contras.

Edit Table Feature Comparison Component

O que é iPaaS e como funciona?

As soluções de plataforma de integração como serviço (iPaaS) usam conectores e regras de negócios predefinidos para determinar as interações em ambientes para vários usuários. Em outras palavras, elas foram criadas para simplificar e acelerar o desenvolvimento dos fluxos de integração de várias operações de negócios. 

 

Hoje, isso é muito relevante para as empresas cujos aplicativos essenciais estão na nuvem. O ERP moderno na nuvem é fornecido com várias APIs padrão e funcionalidades básicas de integração. Essas ferramentas de gestão de APIs prontas para uso podem ser suficientes para as empresas que precisam de poucos aplicativos e APIs centrais. No entanto, a maioria das empresas modernas têm uma estrutura de aplicativos muito mais complicada e precisam do poder de uma plataforma iPaaS integrada para simplificar e gerenciar facilmente suas necessidades mais complexas de integração de aplicativos. Isso significa que os usuários podem especificar o tipo de aplicativo requerido, e a solução de integração na nuvem gerenciará a configuração subjacente de API, os protocolos e o código predefinido necessários para integrar rapidamente o aplicativo ao ERP e garantir que ele funcione com tranquilidade e segurança.

Jornada de integração com o ERP: lista de verificação

Seus processos de negócios não ficarão menos complexos. A expectativa dos clientes não deixará de mudar. Para obter mais valor com seu software empresarial, escolha as soluções desenvolvidas para crescer e escalar de acordo com suas necessidades. O ERP na nuvem é o núcleo das operações de sua empresa. Assim, quando a integração empresarial se torna uma prioridade, é crucial investir em uma solução iPaaS nativa em nuvem, respaldada pelo suporte e serviço de que você precisa, e que seja desenvolvida para integração com seu ERP na nuvem.

 

Cada empresa tem metas e desafios próprios, mas ao iniciar a jornada de integração com o ERP, é importante verificar esses itens iniciais com seu fornecedor de software.    

 

Para começar a jornada de integração com o ERP, procure soluções que:

  • Integrem sistemas e aplicativos diferentes com os protocolos de segurança mais recentes, com patches de segurança que possam ser atualizados automaticamente na nuvem
  • Otimizem processos de negócios essenciais e funções de ERP entre os negócios
  • Conectem vários aplicativos e silos de dados
  • Simplifiquem a integração entre aplicativos de terceiros e fontes de dados
  • Ofereçam uma série robusta de integrações pré-incorporadas 
  • Permitam criar, publicar e gerenciar APIs
  • Facilitem o desenvolvimento, a disponibilidade e a gestão do ciclo de vida de APIs
  • Usem integrações pré-incorporadas para reduzir o esforço de implementação e a manutenção da integração
  • Tenham uma interface assistida por IA e recursos low-code/no-code para promover o desenvolvimento de APIs
  • Apresentem um ambiente de desenvolvimento de integração híbrida na nuvem habilitado para IA, de modo a reduzir a complexidade e obter recomendações mais inteligentes
  • Ofereçam suporte a parceiros de negócios e integração B2B a parceiros comerciais
placeholder

Dê os primeiros passos na integração com o ERP

Explore o SAP Integration Suite – um iPaaS que ajudará você a ampliar a integração.

Newsletter SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura complementar

Voltar ao início