Ir para o conteúdo
Mulher usando tablet

Construindo uma estratégia de transformação digital: um guia para criar seu roadmap de transformação

 

Esta página da Web foi traduzida automaticamente para sua conveniência. A SAP não fornece nenhuma garantia em relação à exatidão ou integridade da tradução por máquina. A página original em inglês pode ser encontrada usando o mapa mundial no canto superior direito desta página.

A transformação digital é mais do que uma iniciativa tecnológica. É uma mudança cultural que reúne pessoas, dados e processos – de toda a empresa – para criar uma experiência melhor para o cliente e se tornar mais resiliente e competitiva em um mundo digital-first. E uma estratégia de transformação digital bem-sucedida deve levar todas essas facetas em consideração.

 

Mas o sucesso não é fácil. Desde que as empresas começaram a manter dados sobre iniciativas de transformação na década de 1970, a taxa de falha dos projetos de mudança organizacional corporativa flutua em torno de 60% a 70%. E, sem dúvida, é uma história semelhante até onde você se importaria em ir. Motores a vapor, linhas de montagem e computadores eram todos novos uma vez, e as pessoas tinham que sair de suas zonas de conforto não só para aprendê-los, mas para abraçá-los. E assim que fizeram? Foi quando a inovação e o poder dessas novas tecnologias entraram em ação.

 

Não há dúvida de que o futuro é digital. A transformação digital deixou de ser algo interessante; ela é essencial para qualquer empresa competitiva. Mas fazer acontecer não é mais simplesmente uma iniciativa de TI ou tecnológica.

 

Um relatório da Oxford Economics de 2020 entrevistou 3.000 executivos em 10 setores, incluindo automotivo, bancário, bens de consumo, seguros, produção industrial, petróleo e gás, serviços profissionais, setor público, varejo e serviços públicos. Esta pesquisa revelou que a digitalização – e basicamente toda a transformação empresarial – funciona melhor e melhor; quando todas as partes de uma organização, incluindo seus parceiros externos e clientes, são ágeis e interconectadas. Os executivos precisam garantir que as informações de alta qualidade fluam em todo o ecossistema de negócios, permitindo que todos os participantes interajam de maneiras que promovam as metas da organização.&cotação;

 

Então, como chegar a esse estado ágil e interconectado? Quais dicas ajudarão você a traçar um roadmap para a transformação dos negócios e aumentar suas chances de sucesso?

Sete passos para criar sua estratégia de transformação digital

Como as soluções de software e as novas tecnologias estão no centro de uma transformação digital, alguns líderes empresariais abordaram a transformação como se fosse simplesmente uma atualização de TI. Eles mantiveram os líderes de equipe e os clientes em uma base de "necessidade de saber", criando um grande mural em torno da TI e dos stakeholders dos sistemas – criando de repente uma nova pilha de tecnologia totalmente formada na força de trabalho e na base de clientes.

 

Como o crescente número de histórias de sucesso em transformação mostrou, essa claramente não é a melhor abordagem. As empresas que obtêm os resultados mais rápidos e poderosos de sua transformação abordam isso como uma jornada que não é um sprint – com muitas etapas ao longo do caminho. Começam com a análise e autoavaliação. Eles buscam informações e conhecimentos especializados de seus parceiros de software e de todas as áreas de seus negócios. Eles comunicam marcos e benefícios desde o início aos clientes e à equipe.

Etapas para criar uma estratégia de transformação digital

Mas antes de iniciar uma série de etapas de transformação tecnológica, as melhores empresas começam com um plano de projeto cultural e estratégico e um roadmap de transformação robusto. As sete etapas abaixo são algumas das primeiras necessárias para garantir uma estratégia de transformação digital bem-sucedida.

 

1. Avalie onde você está em suas iniciativas de transformação digital. 

O primeiro passo é auditar seus ativos e sistemas empresariais existentes para determinar suas capacidades tecnológicas. Este também é o momento de avaliar sua concorrência, seu mercado e seu lugar atual nele. Quais são as próximas tendências e riscos? Quais são as oportunidades mais bem posicionadas para aproveitar agora mesmo? Em que você mais precisa trabalhar? Quais são os riscos mais prováveis para sua empresa? E, o mais importante, que planos de contingência você tem em vigor para tais eventos?

Este também é um bom momento para analisar sua força de trabalho atual e ver onde podem existir lacunas de habilidades ou chances de treinamento e aperfeiçoamento profissional.

Quanto melhor o quadro de sua empresa – e seus pontos fortes e fracos – melhor posicionados você tomará decisões mais fundamentadas sobre tecnologias e transformação digital.

Sua equipe de marketing faz esse tipo de análise há anos. Acesse a página do playbook e prepare uma análise SWOT sobre transformação digital.

Diagrama de uma análise SWOT
placeholder

Faça uma autoavaliação

Identifique os pontos fortes, a fraqueza e os próximos passos da transformação de sua empresa.

2. Estabeleça KPIs realistas para sua jornada de digitalização.

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) fornecem uma base para a transformação cultural e tecnológica em qualquer empresa. Em vez de metas generalizadas, como "ser mais resiliente" ou "melhorar a produtividade", os KPIs anexam marcos e metas definidos e alcançáveis à sua iniciativa de transformação. Ao definir KPIs, primeiro é importante ser realista. Depois, certifique-se de interagir com especialistas em toda a empresa para ter certeza de que você entende totalmente o impacto e o potencial de cada um dos departamentos e funções dentro de sua empresa.

 

Um bom fornecedor de software pode fornecer diretrizes e modelos para ajudá-lo a simplificar e criar estratégias para a execução de uma estrutura de KPI sólida e robusta.

 

3. Identifique as principais prioridades e ganhos rápidos para fundamentar suas escolhas em tecnologia digital.

Sabemos que a transformação digital é um processo e não acontece da noite para o dia. Dito isso, os líderes de negócios e de equipe têm um resultado e precisam demonstrar o valor de uma iniciativa de transformação o mais cedo possível. No entanto, a resposta não está necessariamente em procurar os processos mais impressionantes para digitalizar, como a automação robótica. Em vez disso, o melhor caminho para uma vitória rápida é muitas vezes procurar processos dentro da empresa que possam proporcionar o melhor aumento no lucro (ou queda na perda) ou contribuir para o aumento mais significativo na satisfação e crescimento do cliente.

 

Os insights obtidos na avaliação de negócios inicial e na auditoria tecnológica (mencionados acima) ajudarão você a definir melhor suas principais prioridades, oportunidades mais fortes e maiores ameaças. Trabalhe com seu parceiro de software e seus líderes de equipe experientes em tecnologia digital para determinar da melhor forma as soluções digitais certas para obter vitórias antecipadas poderosas.

 

4. Torne a gestão de mudanças na transformação digital uma das principais prioridades.

Quando se trata de estratégia de transformação digital, ela não está implementando as próprias tecnologias que causam problemas; é um planejamento míope, comunicação deficiente e silos.

 

As hierarquias corporativas tradicionais são muitas vezes insulares, com pontos cegos maciços de uma parte da empresa para a próxima. Por outro lado, os conceitos fundamentais por trás da transformação e das tecnologias de negócios inteligentes são conectividade e agilidade. Como visto no relatório da Oxford Economics de 2020, as organizações altamente interconectadas são mais capazes de trabalhar rapidamente e se adaptar às mudanças nas circunstâncias, e são propensas a se provar mais resilientes do que as empresas com departamentos isolados.

 

A solução para silos e processos desconectados deve começar com uma mentalidade aberta dos líderes de negócios, colaboração em toda a empresa e compromisso com as mudanças.

 

5. Use insights baseados em dados para impulsionar sua estratégia de transformação digital.

Insights baseados em dados podem dar suporte a uma transformação empresarial mais tranquila e eficiente. E, como a Oxford Economics relata, o gerenciamento robusto de dados e as funções analíticas podem melhorar e otimizar uma série de operações de negócios.

 

placeholder

Um estudo da Oxford Economics de 2020 mostra a importância de insights baseados em dados sobre transformação dos negócios.

Para que a transformação digital seja bem-sucedida, as empresas devem primeiro entender seus processos de gerenciamento de dados – especialmente em relação aos “cinco Vs do Big Data” – e tomar medidas para garantir que seus dados sejam seguros, disponíveis e precisos.

 

Em seguida, os dados podem ser aproveitados por sistemas digitais modernos, como ERP na nuvem, que permitem que as empresas ampliem, adaptem e cresçam em inúmeras direções.

 

Obviamente, se suas práticas atuais de gerenciamento de dados ou sistema ERP não estiverem prontas para o zero, isso não significa que você não possa prosseguir com suas iniciativas de transformação digital. Isso significa apenas que você vai querer trabalhar em estreita colaboração com seu fornecedor de software e seus especialistas em dados internos para garantir que você estabeleça bons protocolos de governança de dados desde o início do projeto.

placeholder

Hora de um upgrade de ERP?

Explore dicas sobre como substituir seu ERP legado e calcular o ROI.

6. Veja os clientes como força motriz em sua jornada de digitalização.

Nenhum outro que não o Jeff Bezos, da Amazon, é rápido para apontar que: “Se você deixa os clientes infelizes no mundo físico, eles podem dizer a cada um seis amigos. Se você deixa os clientes infelizes na Internet, cada um pode dizer a 6 mil amigos”. Um dos principais catalisadores da transformação digital é encontrar melhores maneiras de atrair, reter e interagir com os clientes – encontrando soluções digitais para tornar a experiência dos clientes mais gratificante e personalizada. Uma boa estratégia de marketing e comunicação de estágio inicial pode ajudar a garantir que seus clientes estejam ansiosos para o futuro digital com sua empresa – e que eles entendam os benefícios e as novas possibilidades. Dessa forma, você pode ajudar a garantir que as avaliações e publicações em mídias sociais de seus clientes ajudarão a promover sua iniciativa de transformação digital, em vez de eliminar inesperadamente o resultado.

 

O feedback e a opinião dos clientes estão cada vez mais na vanguarda do planejamento empresarial. Em um estudo da Deloitte, mais de 80% dos líderes empresariais entrevistados relataram que o feedback dos clientes é "a principal contribuição para as decisões de negócios", em comparação com apenas 45% que consideraram essa visão em 2013. Em um exemplo específico, um estudo da pesquisa do SAP Insights identificou um segmento de mercado influente, chamado Passionates, que se preocupa profundamente com muitas questões globais, como mudanças climáticas, acesso à saúde e desigualdade de renda. Se o seu negócio não mostrar que seus valores se alinham aos deles, eles não vão comprar de você, trabalhar para você ou até respeitá-lo.

 

7. Estabeleça um roadmap de transformação digital e instale as pessoas certas.

Com base em sua análise SWOT, agora você precisa analisar com mais cuidado as 5 semanas e como vai se transformar.

 

  • Por que: Você manteve o ritmo da inovação tecnológica? Você está atendendo às demandas dos clientes? Você está atrasado para os concorrentes?
  • Onde: onde sua empresa está hoje, tanto internamente quanto dentro do mercado global?
  • O quê: quais são seus objetivos e metas, e como você avaliará e acompanhará a realização deles? Quais transformações tecnológicas e culturais são as melhores para você?
  • Quem: quem são as pessoas que você precisa incluir na jornada (incluindo equipe e clientes) e como você pode definir as novas funções e aprender com elas durante esse processo?
  • Quando: Quando todas as suas equipes estarão prontas e em quanto tempo elas começarão?

Um roadmap de transformação digital fornece a estrutura estratégica para ajudar você a aproveitar as oportunidades e implementar novos sistemas e processos o mais rápido e perfeitamente possível.

 

Você deve garantir que seu fornecedor de tecnologia oferece serviços para ajudá-lo na preparação e execução de seu roadmap exclusivo. Isso significa não apenas ajudar você a integrar seu novo software e ferramentas, mas também a trabalhar com você para otimizar seus processos empresariais e identificar novos modelos de negócios. O suporte e as soluções sob medida para sua empresa ajudam você a obter o melhor retorno sobre seu investimento – para se adaptar mais rapidamente à constante evolução das demandas dos clientes e para ser mais ágil e responsivo a oportunidades e ameaças. 

 

À medida que sua empresa cresce e muda, seu software pode evoluir junto com você. Cada ação e passo que você adota para alcançar suas metas de transformação digital ajuda sua empresa e suas operações a serem mais visíveis e mais capazes de responder a riscos e mudanças – com resiliência e flexibilidade.

placeholder

Comece sua jornada
de transformação

Planeje seu roadmap digital com um ERP moderno.

Mais nesta série

Newsletter SAP Insights

placeholder
Assine ainda hoje

Receba insights importantes assinando nossa newsletter.

Leitura adicional

Voltar ao início