Ir para o conteúdo
Foto de lâmpada ativada à luz do dia representando o SAP for Utilities

Serviços públicos

Prospere em um momento de transição de energia com sistemas de gestão de serviços públicos que dão suporte a um futuro sustentável.

Gestão de energia: a pulsação de um mundo em rápida transformação

Da descarbonização à descentralização, as empresas de energia enfrentam um
número sem precedentes de novos desafios e oportunidades.

Imagem representando os principais tópicos de serviços públicos, incluindo a desregulamentação, a descarbonização, a descentralização e a digitalização com o SAP for Utilities
Desregulamentação energética

O setor de energia, que antes era estável, passa agora por disrupção com novos players. Os serviços públicos devem digitalizar seus sistemas legados ou correrão o risco de perderem para concorrentes mais ágeis que podem usar DER (recursos energéticos distribuídos), redes descentralizadas e lidar com energia em "rede de ponta". Com a modernização, os fornecedores tradicionais podem diversificar seus modelos de negócios e obter novos fluxos de receita.

Desafios da descarbonização

As energias renováveis estão cada vez mais acessíveis e atraentes. Mas, com a transição dos serviços públicos para empresas de energia sustentável, eles enfrentam novos desafios, como a variabilidade na geração de energia com controle climático e o impacto nos modelos de demanda. Eles precisam de dados precisos e em tempo real para fornecer com eficiência a energia limpa que os clientes estão exigindo.

Descentralização

Os recursos energéticos distribuídos (DER) – incluindo painéis solares no telhado, armazenamento de bateria e carregadores de veículos elétricos – são de propriedade dos prosumidores, que esperam que sua conta de serviço público reflita tanto a energia que eles usam quanto a energia que geram. Agora, o faturamento deve evoluir de um simples meio de coleta para um ponto de interação e comunicação com o cliente. 

Digitalização: a chave para a resiliência

Com os desastres climáticos em alta, a resiliência da rede é fundamental.  Mas as concessionárias de energia com ativos físicos ultrapassados e sistemas legados baseados em papel não conseguem alavancar as inovações que aumentam a confiabilidade, por exemplo, redes inteligentes, medição inteligente e equilíbrio de energia local. Eles precisam urgentemente de um sistema inteligente, integrado e baseado em nuvem.

Destaques de soluções de gestão de energia e serviços públicos

SAP E-Mobility

Gerencie sua rede de mobilidade elétrica com eficiência em uma plataforma que fornece uma visão clara dos processos de cobrança, incidentes, custos de energia, utilização da rede elétrica e despesas.

SAP Field Service Management

Capacite os técnicos de serviços públicos a resolver problemas rapidamente e elevar a satisfação do cliente com a gestão de serviços externos de ponta a ponta – de ferramentas móveis a recomendações baseadas em IA.

SAP Asset Intelligence Network

Acompanhe os dados de equipamentos e de IoT em um repositório central que facilite a colaboração em manutenção, uso e falhas de ativos e mantenha o melhor desempenho dos ativos de serviços públicos. 

Conferência da SAP sobre serviços públicos

5–7 de julho de 2022, Munique, Alemanha

Explore nossas soluções de gestão de energia e serviços públicos

Minimize o tempo de inatividade e mantenha os ativos de energia, como dutos, centrais elétricas e subestações, operando com o máximo de desempenho. Nossas soluções de gestão de ativos de serviços públicos fornecem uma visão única e em tempo real dos dados para que você possa monitorar de perto as condições da rede inteligente, melhorar o planejamento de ativos e os custos do ciclo de vida e aprimorar a manutenção preditiva da área de produção até o campo.
  • Gestão de portfólio e projetos 
  • Operações e manutenção de ativos 
  • Gestão do desempenho de ativos  
  • Ambiente, saúde e segurança

Melhoria de 5% a 25% na eficácia geral dos equipamentos.

Fonte: BRI

 

 

O SAP Business Technology Platform nos dá a arquitetura integrada e unificada que precisamos. Seu uso na criação de processos de ponta a ponta é uma vantagem fundamental.

Achim Löbke, diretor de arquitetura e otimização, UniperSE

Trabalhe com uma infraestrutura de medição avançada (AMI) que permite coletar e analisar dados de energia, gás ou água em tempo real. Nossas soluções de medição de serviços públicos fornecem funções analíticas avançadas e dashboards para monitorar, gerenciar e prever o consumo de energia. Dê suporte a todo o ciclo de vida do medidor e use tecnologia, como Machine Learning, para automatizar e orientar os usuários em processos complexos. 
  • Gestão do ciclo de vida do medidor 
  • Processamento de leitura discreta 
  • Processamento de dados de série cronológica 
  • Ajuste do consumo de energia e compliance regulatório 
  • Funções analíticas de medição
     

92% das interações com o cliente são automatizadas em um portal self-service para reduzir custos e elevar a satisfação do cliente.

Fonte: FARYS

 

Com o SAP Business Technology Platform, tudo é integrado. Nossos dados estão em um só lugar. Ele revela inteligência, simplifica a inovação e reduz nosso custo total de propriedade em comparação com nossos pares.

Inge Opreel, CIO, FARYS

Promova a rentabilidade e a fidelidade do cliente com uma visão de 360 graus e capacidade para personalizar ofertas a todo momento. Escute e interaja em tempo real com informações relevantes e transforme experiências individuais em jornadas satisfatórias do cliente.​
  • Marketing personalizado 
  • Excelência no atendimento ao cliente 
  • Vendas e comércio omnichannel 
  • Gestão da experiência do cliente

Melhoria de 15% a 40% na satisfação do cliente.

Fonte: BRI

 

Os serviços e suporte do SAP Preferred Success ajudaram a criar um sistema estável para nosso call center operacional, onde fazemos chamadas de emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana, usando o SAP Service Cloud.

Fiona Warburg, gerente do CoE, Dŵr Cymru Welsh Water 

Execute operações de serviço externo mais eficientes – dos compromissos de serviço à gestão de interrupções e emergências. Nossas soluções de gestão de serviços externos podem ajudar você a melhorar a satisfação do cliente e reduzir os custos com programação, planejamento e envio baseados em IA. Aproveite as vantagens das análises e relatórios em tempo real, ferramentas móveis, faturamento automatizado, gestão flexível da força de trabalho e muito mais.
  • Gestão e execução de serviços externos 
  • Gestão da força de trabalho ampliada 
  • Gestão de projetos 
  • Gestão da experiência de serviços

Processamento de informações operacionais 30% mais rápido devido a processos automatizados e uma única fonte de dados.

Fonte: Siemens Gamesa

Com investimento em uma nova plataforma de TI e uma arquitetura de serviços baseada no SAP S/4HANA, a Siemens Gamesa está pronta para o futuro, com capacidade de fornecer modelos de negócios e serviços novos e aprimorados para nossos clientes.
Alan Feeley, CIO, Siemens Gamesa Renewable Energy S.A

Implemente novos modelos de receita e aumente o lucro com uma valiosa solução de faturamento de serviços públicos. Simplifique o processo da cobrança ao recebimento para garantir a gestão rápida e em compliance da receita e aumentar os insights e o controle financeiro.

  • Faturamento de commodities
  • Faturamento de itens que agregam valor
  • Faturamento de assinatura flexível
  • Gestão de faturas
  • Gestão de receita para o setor de energia, água e serviços

40% de redução do custo operacional do atendimento ao cliente.

Fonte: BRI

 

Usamos o SAP Commerce Cloud para digitalizar a maioria dos processos de cotação. Isso permite que o departamento de vendas feche contratos na metade do tempo.

Güngör Saritas, head de negócios, faturamento e serviços ao cliente da MVV Enamic GmbH

Dê os primeiros passos com as soluções da SAP na nuvem para serviços públicos

A SAP ajuda a iniciar ou aprimorar a transformação digital dos serviços públicos, não importa em que ponto você esteja. Se ainda não migrou para o ERP na nuvem, comece a usar o RISE with SAP for Utilities. E se já tem o ERP na nuvem da SAP ou de outro fornecedor, aprimore seus recursos de serviços públicos com nossas soluções setoriais na nuvem.

RISE with SAP for Utilities

O RISE with SAP oferece aos clientes uma transformação completa dos negócios como serviço (BTaaS) em um único pacote. Em seu núcleo estão a suíte SAP S/4HANA Cloud, a inteligência de processos de negócio, os créditos de tecnologia e muito mais. O RISE with SAP for Utilities também inclui soluções para:       

  • Manutenção preditiva e IoT 
  • EAM móvel 
  • Funções analíticas de dados de energia 
  • Faturamento de assinatura

Soluções setoriais em nuvem

Desenvolvidas pela SAP e por nossos parceiros em uma plataforma aberta, as soluções setoriais na nuvem da SAP atendem às necessidades específicas do setor de energia e serviços públicos. Esses aplicativos especializados na nuvem, projetados para funcionar com seu sistema SAP ou de terceiros, promovem a transformação econômica e o crescimento sustentável.

  • Soluções de serviços públicos baseadas na nuvem 
  • Desenvolvidas pela SAP e pelos nossos parceiros 
  • Trabalham com os sistemas existentes 
  • Ampliam seus investimentos atuais

Soluções na nuvem para o setor de serviços públicos

SAP Subscription Billing

Dê suporte a modelos de negócios baseados em assinatura e automatize e simplifique os processos de faturamento de serviços públicos. Gerencie facilmente contratos, planos, pagamentos recorrentes, dados de uso e muito mais.

SAP Predictive Asset Insights

Gerencie a integridade de seus ativos de serviços públicos com manutenção preditiva e planejamento baseados em insights de sensores IoT, funções analíticas, Machine Learning e simulações de gêmeos digitais.

SAP Asset Manager

Prolongue a vida de seus ativos de serviços públicos e melhore a confiabilidade e o desempenho com acesso online e offline a um poderoso aplicativo móvel para EAM (gestão de ativos).

Voltar ao início