Ir para o conteúdo
Imagem de peças de automóveis manipuladas por robôs em uma montadora com data warehouse da SAP

Porsche: Impulsionando a eficiência, o desempenho e a inteligência 

Conheça a jornada da Porsche com a SAP

A Porsche tem sido guiada pelo princípio de sempre tirar o máximo proveito de tudo – inclusive de seus dados. A lendária fabricante de carros esportivos conseguiu automatizar processos, eliminar silos e obter insights mais detalhados baseados em dados, implementando as soluções SAP Analytics Cloud e SAP Data Warehouse Cloud.

Os dados estão no centro de tudo o que fazemos na Porsche e é por isso que usamos o SAP Analytics Cloud e o SAP Data Warehouse Cloud para melhorar a eficiência, o desempenho e a inteligência. Juntas, essas duas soluções nos ajudaram a transformar nossos recursos de dados em toda a empresa.

Markus Hartmann
Líder de gerenciamento de projetos de TI
Porsche

O desafio

Trazer dados corporativos para o motor de uma empresa de alto desempenho

A Porsche se esforça para transformar o desempenho em sucesso “da maneira mais inteligente possível”. Esse estímulo à inovação pode ser visto nos veículos de alto desempenho da empresa vendidos em todo o mundo.

 

Os dados são parte essencial do compromisso da Porsche com a inovação inteligente. No entanto, a empresa precisava de um ambiente uniforme e controlado.

 

No passado, diferentes linhas de negócios e regiões tinham suas próprias soluções de dados. Quase sempre, a equipe TI ficava no escuro, pois todo mundo carregava e descarregava dados, provocando perda de governança na geração de relatórios.

 

Obter os dados de vendas corretos de sua rede de mais de 600 concessionárias também era um processo demorado. A Porsche dependia muito de extrair dados de várias fontes e de inseri-los em planilhas para obter insights. Com esse processo manual, a preparação de reuniões de vendas poderia levar dias e atrasar o fechamento de negócios.

Precisávamos de uma solução que reunisse todos os nossos sistemas existentes e assegurasse que os usuários finais certos pudessem acessar com facilidade os dados necessários. O SAP Data Warehouse Cloud foi a solução perfeita para transformar nossa arquitetura de dados sem grandes investimentos.

Markus Hartmann
Líder de gerenciamento de projetos de TI
Porsche

A solução

Transformação dos dados com funções analíticas e data warehouse híbridos

A Porsche já tinha vários sistemas em funcionamento, incluindo SAP (como a solução SAP BW/4HANA e o aplicativo SAP ERP) e soluções de outros fornecedores. Com todos esses sistemas em uso, a empresa não queria adicionar mais itens ao mix. Em vez disso, precisava de uma camada virtual única para conectar todos esses sistemas e otimizar o fluxo de dados.

 

Todas essas realizações precisariam acontecer em um ambiente controlado para evitar qualquer tipo de erro. A ampliação do SAP BW/4HANA para a nuvem com o SAP Data Warehouse Cloud viabilizou tudo isso e muito mais.

 

A Porsche também simplificou a estratégia de dados com o SAP Analytics Cloud. 

O resultado

Capacitar as operações de vendas e negócios com uma estrutura de dados controlada

Ao reorganizar a estrutura de dados com o SAP Analytics Cloud e o SAP Data Warehouse Cloud, a Porsche eliminou a redundância, removeu silos e automatizou processos para que suas linhas de negócios possam poupar tempo e extrair insights valiosos que ajudem a moldar a tomada de decisões.

 

Agora, um novo data warehouse híbrido habilita os colaboradores da Porsche a conectar e modelar dados em um ambiente seguro e controlado. Começando pelo departamento de vendas, os administradores de TI deram acesso ao recurso Spaces, no qual os usuários podem experimentar os dados por meio da virtualização e compartilhar modelos, pois a equipe de TI sabe que os dados originais estão seguros e protegidos.

 

As concessionárias da Porsche podem configurar um dashboard visual com o SAP Analytics Cloud e ver instantaneamente os dados de vendas, informações de leads e o que está no pipeline em um nível mais detalhado. Elas podem extrair e entender rapidamente os dados relevantes para suas operações, enquanto os líderes de vendas obtêm uma visão mais ampla das tendências de negócios. Tudo isso reduziu o tempo de preparação de reuniões de vendas de dias para poucas horas.

 

Esses dashboards também causaram impacto nas operações diárias. Agora, os integrantes da equipe de vendas podem começar o dia verificando os dashboards para obter uma visão geral em tempo real do que precisa ser realizado. Com o sucesso deste projeto, o SAP Analytics Cloud passou a ser usado em toda a organização, com 3.000 usuários em diversos departamentos – de relacionamento com os clientes a controlling e recursos humanos.

O SAP Data Warehouse Cloud e o SAP Analytics Cloud são as principais ferramentas que nos auxiliam em nossa estratégia de transformação digital. Juntas, essas duas soluções funcionam perfeitamente para ajudar todos os stakeholders da Porsche a extrair valor dos nossos dados.

Markus Hartmann
Líder de gerenciamento de projetos de TI
Porsche

Planos futuros

Ampliar o poder da gestão unificada de dados e funções analíticas

Agora que os profissionais de vendas podem acessar facilmente os dados e os insights mais profundos que precisam, a Porsche planeja implementar os recursos self-service do SAP Data Warehouse Cloud em outros departamentos para fornecer insights avançados a diferentes linhas de negócios. 

 

A plataforma aberta do SAP Data Warehouse Cloud se conecta ao SAP Analytics Cloud para que os usuários possam tirar o máximo proveito dos dados. Essa arquitetura de dados renovada, com o SAP Data Warehouse Cloud no centro, ajuda a Porsche a continuar transformando o desempenho em sucesso.

A SAP ajuda a Porsche a operar com a máxima eficácia

Principais resultados e benefícios

  • Melhoria no desempenho dos negócios da maneira mais inteligente possível, ampliando a implementação existente do SAP BW/4HANA
  • Modernização de toda a estrutura de dados com boa relação custo-benefício e sem investimentos pesados
  • Reorganização da estrutura de dados para eliminar redundâncias, remover silos e automatizar processos
  • Criação de um ambiente seguro para experimentar dados por meio da virtualização
  • Acesso facilitado e acelerado a informações e insights mais profundos para ajudar os stakeholders a extrair maior valor dos dados empresariais

Soluções e serviços em destaque

 
  • O SAP Analytics Cloud otimiza os dados de vendas para uma rede global de concessionárias.
  • O SAP Data Warehouse Cloud leva os recursos baseados em dados para além das concessionárias de vendas, alcançando o restante da organização.

 

Sobre a Porsche

Sinônimo de alto desempenho, a Porsche é especializada na fabricação de alguns dos carros esportivos, SUVs e sedãs mais cobiçados do mundo. Com sede na Alemanha, a empresa é de propriedade da Volkswagen AG e sua linha de produtos atualmente inclui o 718 Boxster/Cayman, 911 (992), Panamera, Macan, Cayenne e Taycan.

Setor Região Porte da empresa
Setor automotivo EMEA Mais de 36.000 colaboradores
Voltar ao início