Aprimorar os processos B2B em fases
A MVV Enamic e os especialistas da SAP começaram digitalizando os cálculos de preços individuais para vendas B2B como base para uma visão de 360 graus do cliente. Em seguida, eles criaram um catálogo central de produtos para integrar listas de produtos do parceiro.
Na fase seguinte, o time harmonizou as vendas integrando processos de pré-vendas de parceiros selecionados e entrou em operação com a infraestrutura híbrida para vendas e liquidação em um subconjunto de parceiros. O próximo passo foi criar um canal online para comércio, com o poder do preço fixo e um novo pacote de produtos para eficiência em energia e gás. A primeira entrada em operação de marketing também contou com a funcionalidade de gestão de segmentação e campanhas.
Outras etapas envolveram o desenvolvimento de um mecanismo de pontuação para KPIs e uma plataforma de vendas, incluindo a funcionalidade para ajudar os clientes a gerenciar custos e implementar medidores inteligentes e estações de carregamento de veículos elétricos.
Com a continuidade do trabalho de design e desenvolvimento, os processos de inbound marketing foram refinados, a gestão de permissões de marketing foi automatizada e novos processos foram integrados em todo o consórcio. A entrada em operação da atualização apresentou agrupamento de produtos entre parceiros e automação e monitoramento de marketing, além de incluir processos de liquidação digitalizados.
O projeto culminou na instituição de um processo de lead-to-cash quase contínuo, com orquestração de pedidos em vários parceiros e consolidação total da liquidação. A MVV Enamic provou o conceito de venda em um modelo B2B – como um dos primeiros players de serviços públicos na Europa a fazer essa transição crucial. O modelo online reforça a missão da empresa de continuar sendo uma empresa de energia sustentável com o objetivo de carbono zero até 2040.