Ir para o conteúdo
Refinaria do Motor Oil Group que usa soluções SAP com chama acesa ao entardecer

Motor Oil Group: Lançando a manutenção preditiva para suporte à refinaria digital

Conheça a jornada do Motor Oil Group com a SAP

O Motor Oil Group queria monitorar a integridade e o desempenho de seus equipamentos de refinaria, reduzir paralisações inesperadas e diminuir os custos de manutenção. Para obter uma visão holística dos equipamentos, a empresa adotou Machine Learning e funções analíticas preditivas usando o SAP Business Technology Platform (SAP BTP). 

Mais de 77

%

de precisão na explicação de eventos anormais, com redução de 120 para 20 horas por meio de análise de causa principal baseada em dados históricos.

24x7

previsões prospectivas de séries cronológicas que permitem realizar previsões precisas das futuras medições de sensores.

Nosso piloto de manutenção preditiva inicial é muito preciso. Com o SAP Business Technology Platform, temos uma visão completa do nosso equipamento de refinaria que nos ajudará a reduzir paralisações inesperadas e custos de manutenção.

Dimitrios Michalopoulos
Head da divisão de TI, Aplicativos industriais
Motor Oil (Hellas) Corinth Refineries S.A. (Motor Oil Group)

O desafio

Usar Machine Learning e funções analíticas preditivas para reduzir paralisações

Em qualquer refinaria, a manutenção diligente de equipamentos é fundamental para manter os trabalhadores seguros e as operações em execução com máximo desempenho. Os processos de manutenção preventiva padrão só permitem que os técnicos detectem um possível problema quando fazem revisão de manutenção programada. 

 

O Motor Oil Group queria fazer mais do que apenas prevenir o comportamento anormal dos equipamentos. Para tanto, buscou aproveitar os dados de sensores para monitorar continuamente a integridade dos equipamentos e prever possíveis avarias com antecedência. Desse modo, o grupo evitará desligamentos inesperados e dispendiosos dos principais equipamentos e reduzirá os custos de manutenção, resolvendo possíveis problemas antes que ocorram, para que os equipamentos e peças possam ser consertados em vez de substituídos. Em última análise, o objetivo é aprimorar os processos existentes com manutenção preditiva baseada em dados.

A criação de um modelo de previsão é um processo iterativo. Trabalhando em conjunto com a Accenture e o grupo de ciência de dados da SAP, estamos usando o SAP Business Technology Platform para analisar detalhadamente os dados dos equipamentos e entender as perguntas certas que devem ser feitas para obter os insights necessários.

Dimitrios Michalopoulos
Head da divisão de TI, Aplicativos industriais
Motor Oil (Hellas) Corinth Refineries S.A. (Motor Oil Group)

A solução

Colaboração para criar um piloto de manutenção preditiva com base no SAP BTP

Um workshop sobre o valor dos dados com o grupo Data Science da SAP e o departamento de manutenção de refinarias ajudou a identificar oportunidades para aprimorar os processos de manutenção existentes por meio de Machine Learning e funções analíticas preditivas. Os casos de uso foram priorizados com base no valor comercial imediato que poderiam fornecer. 

 

Um projeto bem-sucedido de prova de conceito analisou quatro anos de dados sobre pressão, temperatura e sensores de vibração de três compressores. O modelo foi alimentado com os limites de deslocamento e de alarme dos sensores para prever quando estes seriam excedidos. 

 

Em seguida, o Motor Oil Group colaborou para criar uma arquitetura piloto – desde a criação de modelos preditivos para eventos anormais baseados em dados de sensores até a apresentação de resultados por meio de dashboards fáceis de usar e notificações por e-mail. A empresa usou o SAP HANA Cloud, o SAP Extension Suite e o SAP Analytics Cloud, todos componentes do SAP BTP, bem como serviços de consultoria e implementação da unidade de inteligência aplicada da Accenture na Grécia.  

O resultado

Entendendo com precisão as medições históricas e futuras

O piloto de manutenção preditiva em compressores críticos para refinarias produziu resultados impressionantes. O Motor Oil Group alcançou precisão de até 77% na explicação de eventos anormais com base em dados históricos e de até 70% na previsão de futuras medições de sensores usando análises de causa principal e de séries cronológicas, respectivamente. A empresa pretende ajustar esses modelos para aumentar a eficácia e estendê-los a outros equipamentos. 

 

Em geral, a empresa obteve uma visão holística de seus equipamentos e beneficiou-se com a redução dos custos de manutenção e a diminuição de paralisações, graças à notificação antecipada de eventos anormais. 

 

Além disso, com um sistema que aprende com seus próprios dados, a empresa pode esperar que as previsões se tornem mais precisas e eficazes com o passar do tempo. 

A SAP ajuda o Motor Oil Group a operar com a máxima eficácia

Principais resultados e benefícios

  • Monitoramento da integridade e do desempenho do equipamento em tempo real e capacidade para prever comportamento futuro
  • Previsão de série cronológica no nível do sensor que ajuda a prever o comportamento de um sensor nas próximas 24 horas
  • Forte previsibilidade de eventos anormais em todos os grupos de equipamentos
  • Visão holística dos equipamentos, que fornece melhor compreensão quanto aos acionadores de eventos e à decomposição geral
  • Análises aprofundadas dos equipamentos, que revelam padrões ocultos e fornecem insights sobre como vários elementos e eventos afetam uns aos outros

Soluções e serviços em destaque

  • O SAP Business Technology Platform reúne gerenciamento de dados, funções analíticas, IA, desenvolvimento de aplicativos, automação e integração em ambiente unificado.
  • O SAP Analytics Cloud combina Business Intelligence, funções analíticas preditivas otimizadas e recursos de planejamento em um ambiente na nuvem, com suporte a funções analíticas avançadas.
  • O SAP Extension Suite ajuda a criar e aprimorar rapidamente processos, experiências e aplicativos empresariais. 
  • O SAP HANA fornece funções analíticas avançadas em dados de multimodelos, on premise e na nuvem.

Sobre o Motor Oil Group

Fundada em 1970, a Motor Oil (Hellas) Corinth Refineries S.A. (Motor Oil Group) é um dos líderes no setor de refino de petróleo bruto e nas vendas de produtos petrolíferos em toda a Grécia e na região do Mediterrâneo Oriental. Seu negócio de refinaria é complexo e inclui usinas auxiliares e instalações de distribuição de combustível que exportam para mais de 45 países.

Setor Região Porte da empresa Parceiro em destaque
Petróleo e gás  Marusi, Grécia Mais de 2.900 colaboradores  Accenture plc
Parceiro em destaque

A Accenture plc, multinacional de serviços profissionais especializada em consultoria e serviços de TI, tem pouco menos de 700.000 colaboradores em todo o mundo e 7.000 clientes atendidos em mais de 120 países. A empresa trabalha com 185 parceiros, 89 dos quais citados na Fortune Global 100. 

Voltar ao início