Ir para o conteúdo
Carro de corrida com o SAP S/4HANA Cloud

Equipe de Fórmula E Mercedes-EQ: Vencendo com inteligência e experiências excepcionais para os torcedores

Conheça a jornada da equipe de Fórmula E Mercedes-EQ com a SAP

Competindo a velocidades de até 250 km/hora em ruas de diferentes cidades, os pilotos de Fórmula E contam com carros de corrida elétricos que devem evoluir constantemente para otimizar o desempenho, a eficiência e a agilidade. Na equipe de Fórmula E Mercedes-EQ (MFE), essa vantagem competitiva é viabilizada pelas soluções SAP S/4HANA Cloud e Experience Management (XM) da SAP e Qualtrics.

13

semanas do kick-off ao início de operação.

2

equipes MFE trabalhando em meio período e 5 profissionais da SAP implementaram a solução.

0

pessoas de suporte de TI contínuo necessárias.

Ian James
Chefe da equipe de Fórmula E Mercedes-EQ

Nossa parceria com a SAP tem sido excelente em todos os aspectos. Com as soluções SAP S/4HANA e XM manteremos a liderança sobre a concorrência.

O desafio

Superar curvas fechadas e cronogramas apertados para dar a largada perfeita

A princípio, a startup MFE contava com pouquíssimos profissionais de finanças, nenhuma infraestrutura de TI e nenhum sistema ou processo operacional, mas precisava implementar uma solução ERP para começar a competir na Fórmula E.

 

A equipe MFE queria uma tecnologia inovadora de veículo eletrônico para controlar as operações e o desempenho. No entanto, a organização também precisava administrar um negócio eficiente e sustentável, além de proporcionar uma experiência excepcional para conquistar fãs e estimular o engajamento. A equipe tinha três meses para alcançar tudo isso.

 

A rapidez na largada foi crucial, pois a equipe MFE não gira em torno apenas de modernos carros de Fórmula E e vencer corridas. Há outros objetivos importantes, como criar os melhores veículos elétricos sem emissão de poluentes, orientados por software, e capazes de ajudar a combater as mudanças climáticas e entregar um futuro sustentável. 

 

Para ajudá-la a concretizar essa visão e acelerar o sucesso, a equipe MFE escolheu as soluções SAP S/4HANA Cloud e XM da SAP e Qualtrics.

 

Se durante a pandemia de COVID-19 não tivéssemos o SAP S/4HANA, que nos permite operar em cinco locais diferentes ao redor do mundo, totalmente conectados e sem transtornos, simplesmente não poderíamos trabalhar.

Ian James
Chefe da equipe de Fórmula E Mercedes-EQ

A solução

Acelerar a implementação de tecnologias inteligentes baseadas em nuvem para vencer

Quando milésimos de segundos importam e os torcedores podem votar para influenciar os resultados, tecnologias inteligentes e experiências excepcionais podem significar a diferença entre chegar ao pódio e não se qualificar.

 

Após uma avaliação completa das opções do mercado, a MFE escolheu o SAP S/4HANA Cloud por sua agilidade, precisão, velocidade e recursos móveis para manter equipes e back-office conectados em todo o mundo.

 

“Entramos em operação em três meses”, disse Laura Goodrick, CFO da equipe MFE. “Compare esse período com os 18 meses de uma implementação típica. Desde a linha de largada, contamos com ferramentas de finanças e contabilidade para gerenciar custos, acompanhar a lucratividade, prever o fluxo de caixa e executar previsões.”

 

Os eventos de Fórmula E permitem que os torcedores premiem pilotos com uma carga extra de energia durante a corrida. Portanto, o rastreamento e a gestão da experiência do torcedor são extremamente importantes para o sucesso da equipe MFE. Como resultado, a organização também conta com as soluções XM da SAP e Qualtrics para reunir e analisar o feedback dos torcedores e promover melhorias contínuas.

O resultado

Subindo ao pódio com as soluções SAP S/4HANA Cloud e XM

Ávida por entrar na disputa, a equipe MFE não perderia o ímpeto por causa de uma pandemia global. Pelo menos, não com o SAP S/4HANA Cloud a bordo. 

 

Os recursos móveis e as tecnologias inteligentes ‒ incluindo IA integrada, automação inteligente de processos robóticos e tratamento de situações ‒ permitiram que as operações seguissem normalmente, apesar das circunstâncias anormais.

 

A equipe MFE pode medir o desempenho e tomar decisões de negócios rápidas e bem embasadas, contando com dados e funções analíticas em tempo real a seu alcance. Com interface e fluxos de trabalho intuitivos, a equipe ‒ dos mecânicos aos executivos ‒ compreende e aprende com os dados. 

 

Os torcedores podem interagir facilmente com a equipe e o feedback deles é analisado rapidamente, no contexto, com as soluções de XM da SAP e Qualtrics. A MFE obtém insights profundos sobre o que está dando certo e quais melhorias imediatas poderiam ajudá-la a se tornar e a continuar sendo a favorita dos torcedores.

A SAP ajuda a equipe de Fórmula E Mercedes-EQ a operar com máxima eficácia

Principais resultados e benefícios de negócios

Com o SAP S/4HANA Cloud como mecanismo operacional e as soluções de XM da SAP e Qualtrics, a equipe MFE tem insights e velocidade para vencer na pista e no back-office.

  • Processos unificados e padronizados que simplificam as operações e criam eficiência
  • Recursos móveis e tecnologias inteligentes que mantêm o mecanismo de negócios funcionando durante uma pandemia global
  • Funções analíticas e dashboards em tempo real fornecem insights para a elaboração de orçamentos e previsões, além de proporcionar maior controle financeiro
  • Medidas de desempenho da sustentabilidade e recomendações de melhorias
  • Engajamento dos torcedores em todos os pontos de contato e uso contínuo do feedback obtido para melhorar as experiências no dia do evento

Soluções e serviços em destaque

  • O SAP S/4HANA Cloud funciona como um sistema completo de ERP (planejamento de recursos empresariais) com tecnologias inteligentes incorporadas.
  • Com as soluções de gestão da experiência da SAP e Qualtrics, você estará apto a conhecer e responder às necessidades e lacunas da experiência dos colaboradores, ajudando a garantir a resiliência e a produtividade dos colaboradores.

Sobre a equipe de Fórmula E Mercedes-EQ

A equipe de Fórmula E Mercedes-EQ está promovendo mudanças sustentáveis, criando uma centelha de inovação e contribuindo para uma vida melhor para todos.

Setor Porte da empresa Parceiro
Esportes e entretenimento 25 usuários N/A
Voltar ao início