Ir para o conteúdo
Metalúrgico com equipamento de proteção próximo a um forno representando o uso do SAP Asset Strategy and Performance Management

ERG: Otimizar a manutenção da fábrica e reduzir o tempo de inatividade

Conheça a jornada do grupo ERG com a SAP

Para garantir alta disponibilidade e desempenho dos equipamentos e outros ativos da fábrica, o grupo ERG remodelou seus processos de manutenção com base na abordagem da manutenção centrada na confiabilidade (RCM). Com o SAP Asset Intelligence Network e o SAP Asset Strategy and Performance Management, o ERG reduz o tempo de inatividade do equipamento e maximiza a produtividade dos ativos.

7

%

de redução do tempo de inatividade não planejado.

10

%

de redução do tempo de inatividade planejado.

8

%

de redução prevista do custo de manutenção dos ativos.

A implementação das soluções de gestão inteligente de ativos da SAP e do SAP Services and Support permitirá que o ERG gerencie melhor seus ativos e responda rapidamente à constante evolução do ambiente de mercado.

Nurlan Nursultanov,
Diretor de confiabilidade de ativos
Eurasian Resources Group S.à r.l.

Desafio

Desenvolver uma abordagem de manutenção centrada na confiabilidade

O Eurasian Resources Group S.à r.l. (ERG) é um dos principais produtores de recursos naturais, com operações integradas de mineração, processamento, energia, logística e marketing em 15 países. Fundado em 1994, o grupo representa um terço do setor de metais e mineração da República do Cazaquistão e contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico do país.

 

A diversidade de negócios do ERG gerou uma grande e variada coleção de ativos de equipamentos responsáveis por dar suporte aos processos de produção. Apesar da manutenção cara e demorada, a empresa sofre com a repetição das falhas e o tempo de inatividade não planejado dos equipamentos. A falta de transparência dificultou a tomada de decisões sobre os problemas de manutenção.

 

O ERG queria desenvolver uma abordagem de manutenção centrada na confiabilidade (RCM) para melhorar a confiabilidade dos equipamentos, reduzir o custo dos reparos e aumentar a eficiência dos processos de manutenção, sem afetar negativamente o desempenho dos ativos. A empresa também precisava melhorar a posição da manutenção de ativos na mente dos colaboradores e na cultura corporativa.

 

Como já havia implementado o componente de manutenção de fábrica do aplicativo SAP ERP, o ERG tinha um histórico extenso de manutenção de ativos. Para gerenciar seus ativos de produção com mais eficiência, a empresa esperava construir um processo de ponta a ponta – estendendo-se da alta administração ao chão de fábrica – que equilibrasse a confiabilidade dos ativos e os custos de manutenção.

Solução

Criar a base de um ambiente de gestão inteligente de ativos

Para obter o máximo de seu significativo histórico de manutenção de ativos e dar suporte à implementação da metodologia RCM, o ERG trabalhou com a organização de Customer Success da SAP.

 

Ao longo de 14 meses, o time da SAP fez parcerias com especialistas de negócios, engenheiros de confiabilidade e representantes de TI do ERG para otimizar o registro do tempo de inatividade de equipamentos, criar listas de tarefas, inspeções e checkups e analisar os dados de falhas. Com as ofertas do SAP Services and Support, a equipe também definiu padrões para o desenvolvimento de estruturas de equipamentos em todas as instalações e criou um processo de distribuição de tarefas de manutenção entre os colaboradores.

 

O ERG implementou o aplicativo SAP Asset Strategy and Performance Management, uma solução na nuvem criada com base no SAP Asset Intelligence Network, que permite que os gerentes de fábricas e engenheiros de confiabilidade meçam e melhorem o desempenho dos ativos. O aplicativo dá suporte à metodologia RCM e permite que a equipe classifique cada ativo de acordo com seu impacto nos processos de segurança, ambiente e produção e se concentre nos ativos essenciais.

 

Com uma árvore de decisão RCM, os engenheiros definiram um tipo de estratégia de manutenção para cada ativo e desenvolveram recomendações que embasam a estratégia de manutenção de ativos corporativos. Foram analisados os riscos e o custo de implementar cada recomendação com o objetivo de aproveitar ao máximo o orçamento de manutenção. A equipe transferiu para o SAP ERP as estratégias aprovadas para que fossem utilizadas no processo de planejamento.

Resultado

Melhora da confiabilidade, do desempenho e da gestão de ativos

Com a implementação das soluções SAP e a utilização das ofertas do SAP Services and Support para otimizar a gestão de ativos, o ERG melhorou a manutenção das instalações e avançou rumo à transformação digital. Entre os benefícios financeiros, estão a redução significativa do tempo de inatividade planejado ou não e o custo mais baixo da manutenção de ativos. O desempenho dos ativos melhorou, e a empresa obteve mais retorno sobre seus ativos.

 

Do ponto de vista da TI, a integração entre a estratégia de manutenção e o sistema de execução ajudou a empresa a obter valor mais rapidamente. O SAP Asset Intelligence Network permite o compartilhamento de informações e a colaboração com fabricantes, operadores e prestadores de serviços. A implementação baseada na nuvem otimizou o custo de infraestrutura, e o armazenamento de dados avançado auxiliará o ERG a implementar tecnologias preditivas no futuro.

 

As novas soluções também deram mais autonomia aos colaboradores do ERG. Os engenheiros agora têm um único local de trabalho para supervisionar suas tarefas, e os processos de gestão de ativos exigem muito menos esforço que antes.

 

Graças às soluções SAP e ao SAP Services and Support, o ERG pode administrar melhor seus ativos e fornecer metais e recursos minerais essenciais a clientes do mundo todo.

Planos futuros

Responder com rapidez e confiabilidade às mudanças do mercado

Como o SAP Asset Intelligence Network e o SAP Asset Strategy and Performance Management fazem parte de sua estratégia de longo prazo de gestão de ativos, o ERG pensa em implantar essas soluções em todas as suas instalações no Cazaquistão.

 

Também há planos de integrar ainda mais as soluções de gestão inteligente de ativos à estrutura de TI. Essa integração inclui a solução SAP Predictive Asset Insights para uma avaliação melhor dos riscos com base em dados históricos e a criação de novos processos de fluxo de trabalho para assegurar a agilidade e a qualidade da análise de RCM. O ERG também pode reunir os dados dos equipamentos dos sistemas de produção com o aplicativo SAP Manufacturing Integration and Intelligence, que fornece informações em tempo real sobre a condição dos ativos.

 

Agora, o ERG pode utilizar as soluções SAP para criar uma ferramenta de planejamento de cenários de longo prazo que alinhe os planos de produção e vendas com as estratégias de manutenção e as previsões gerais da eficácia e da disponibilidade dos equipamentos.

A SAP ajuda o grupo ERG a operar com mais eficiência

Principais resultados e benefícios

  • Redução do tempo de inatividade do equipamento
  • Queda do custo de manutenção dos ativos
  • Maior retorno sobre os ativos
  • Melhor desempenho dos ativos
  • Otimização do custo de infraestrutura

Soluções e serviços em destaque

Sobre o ERG

Sediado no Cazaquistão, Eurasian Resources Group S.à r.l. O (ERG) é um grande fornecedor de recursos naturais. O grupo é especializado em ligas metálicas ferrosas, minério de ferro, alumina e alumínio, outras substâncias não ferrosas, energia e logística. É responsável por um terço do setor de metalurgia e mineração do país.

Indústria Região Porte da empresa
Mineração Ásia Central e Europa Oriental 67.000 colaboradores
Voltar ao início