Ir para o conteúdo
Executivos olhando para uma tela gerada digitalmente

Costain Group: Transformando dados em valor para uma gestão de infraestrutura mais econômica

Conheça a jornada do Costain Group com a SAP

Quando o setor de transporte do Reino Unido precisou de ajuda para consolidar e acessar dados isolados, o Costain Group propôs a criação do centro de controle de infraestrutura inteligente (IICC, na sigla em inglês), baseado no SAP Business Technology Platform. Os dados dos projetos foram unificados com o objetivo de tornar os projetos de transporte mais eficientes, reduzindo as emissões e economizando fundos públicos.

66

%

de redução nos custos de infraestrutura de TI, graças à virtualização de dados no SAP HANA.

30

%

de aumento na eficiência das máquinas, medido pelo tempo ocioso dos equipamentos, ajudando a reduzir as emissões e os custos.

30

%

de redução de custos ao longo de cinco anos (£180 bilhões de £600 bilhões).

Nosso objetivo é digitalizar o setor de infraestrutura. O SAP Business Technology Platform ajuda a impulsionar a inovação que otimiza a infraestrutura existente, o desenvolvimento e a jornada rumo ao carbono zero do Reino Unido.

Charlie Davies
Gerente de crescimento estratégico
Costain Group plc

O desafio

Unificar os dados dos projetos para aumentar a visibilidade e reduzir os custos

Seja viajando sob o mar no Eurotúnel ou sob a rua no metrô de Londres, infraestrutura segura, confiável, sustentável e econômica é fundamental para a sociedade britânica.

 

O Costain Group plc fornece soluções de infraestrutura modernas, inteligentes e integradas para atender às necessidades de transporte, água, energia e defesa. Quando se viram diante das dificuldades de consolidar os dados dos projetos de infraestrutura de fontes dispersas e isoladas, os órgãos de transporte da nação recorreram ao Costain Group. 

 

Para aprimorar o gerenciamento de dados e as funções analíticas em todo o portfólio de £600 bilhões de investimentos de capital em infraestrutura do Reino Unido, o Costain Group propôs a criação de uma plataforma de dados comum denominada centro de controle de infraestrutura inteligente (IICC, na sigla em inglês). O objetivo era aumentar a visibilidade e os insights para que as equipes pudessem tomar decisões mais rápidas e orientadas por dados, que simplificassem o planejamento, otimizassem o desempenho dos equipamentos, melhorassem o controle financeiro, reduzissem a pegada de carbono e os custos de infraestrutura de transporte.

A solução

Colaboração para criar o centro de controle de infraestrutura inteligente (IICC, na sigla em inglês)

O Costain Group contou com a ajuda da SAP e da Keytree, uma empresa da Deloitte, para o codesenvolvimento do IICC usando o SAP Business Technology Platform. 

 

A empresa usou o banco de dados SAP HANA Cloud e a integração de dados inteligentes do SAP HANA para criar um banco de dados central em tempo real e habilitar a virtualização de dados. Os dados são originados em sistemas de outros fornecedores, incluindo os usados no gerenciamento de programas e custos, bem como em fontes externas, como aplicativos de clima e acesso ao site. 

 

A solução SAP Analytics Cloud permite analisar dados em tempo real e fornece dashboards de fácil acesso com visões em tempo real de dados externos e KPIs referentes ao desempenho dos projetos. A solução SAP Data Intelligence Cloud é usada para modelagem baseada em Machine Learning, a fim de prever planos de projetos complexos e fatores externos, como o clima. 

 

Com o SAP Integration Suite, um framework de conector aberto permite que as APIs sejam consumidas diretamente por meio de tabelas virtuais ou que sejam transmitidas via pacote por meio do OData. Os dados retidos por fornecedores e clientes podem ser complementados com APIs externas, como a de qualidade do ar. 

O resultado

Uso da transparência dos dados para aumentar a eficiência, reduzir as emissões e os custos de TI

Com o IICC e o SAP Business Technology Platform, o setor de transporte do Reino Unido tem a inteligência de dados necessária para gerenciar operações e informar processos com eficácia. 

 

A virtualização disponibiliza dados antes armazenados em silos – agora 80% de todos os dados estão acessíveis, antes eram apenas 30%. A transparência total dos dados permite que todos os níveis de gestão vejam o impacto das atividades diárias dos projetos, fornecendo informações essenciais para apoiar os principais tomadores de decisões governamentais. Funções analíticas preditivas reduzem incógnitas e diminuem riscos e ao mesmo tempo ajudam a reduzir ainda mais os custos e aumentar a eficiência dos projetos. 

 

O IICC ajudou a reduzir os custos de infraestrutura em 66%, de modo que a virtualização de dados elimina a necessidade de data warehouses em silos. Isso, por sua vez, diminui a necessidade de data centers, ajudando o setor a reduzir a pegada de carbono e atingir seu objetivo de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Como os dados não residem na plataforma, a segurança é maior e as barreiras de adesão dos clientes são reduzidas. 

A equipe da Keytree tem sido fundamental para o sucesso do projeto IICC, ajudando-nos a usar o SAP Business Technology Platform para transformar dados em valor real para os cidadãos e para o planeta.

Tim Embley
Diretor de pesquisa, inovação e novas tecnologias
Costain Group plc

Planos futuros

Aumentar o valor dos dados em todo o setor de infraestrutura com tecnologia inteligente

Como o Costain Group e a Keytree continuam desenvolvendo o IICC, muitas inovações serão lançadas em breve. 

 

Funções analíticas avançadas que aproveitam o SAP Analytics Cloud, o SAP HANA Cloud e o SAP Data Intelligence Cloud são usadas para projetar o avanço das tarefas em relação aos planos e determinar se o desempenho está no caminho certo. A análise de séries cronológicas pode ser usada para correlacionar projeções de custos combinados e modelos de progresso a fatores externos que possam ter influência. 

 

Dados e funções analíticas baseados na nuvem usam o SAP Analytics Cloud e o SAP Digital Boardroom para possibilitar o mapeamento em tempo real dos locais de construção que podem ser acessados com o SAP Integration Suite. A tecnologia de Machine Learning usa o SAP Data Intelligence Cloud para aprimorar o mecanismo de produtividade do IICC e ajudar a modelar planos de projetos complexos usando dados externos. 

 

No futuro, o serviço SAP HANA Blockchain viabilizará pagamentos automatizados por meio da tecnologia de bancos de dados distribuídos e o SAP Integration Suite será usado para ampliar integrações entre nuvens e entre nuvem e ambiente on premise com aplicativos da SAP e de outros fornecedores. 

A SAP ajuda o Costain Group a operar com a máxima eficácia

Principais resultados e benefícios

  • Decisões mais rápidas e orientadas por dados para maximizar os benefícios econômicos, ambientais e sociais de cada projeto
  • 80% de todos os dados acessíveis – antes eram apenas 30%
  • Virtualização de dados que elimina data warehouses isolados e reduz a necessidade de data centers
  • Dados mais seguros
  • Funções analíticas preditivas para mitigar riscos, aumentar a eficiência e reduzir custos 

Soluções e serviços em destaque

  • O SAP Business Technology Platform reúne gerenciamento de dados, funções analíticas, IA, desenvolvimento de aplicativos, automação e integração em ambiente unificado.
  • O SAP Analytics Cloud combina Business Intelligence, funções analíticas preditivas otimizadas e recursos de planejamento em um ambiente na nuvem, com suporte a funções analíticas avançadas.
  • O SAP Data Intelligence Cloud que transforma dados dispersos em insights vitais, trazendo inovação em larga escala.
  • O SAP Integration Suite permite combinar aplicativos e processos on premisse e baseados em nuvem com ferramentas e conteúdo pré-incorporado.

Sobre o Costain Group

Parceiro de órgãos governamentais no Reino Unido, o Costain Group plc oferece serviços de tecnologia digital e consultoria, otimização de ativos e gestão de programas complexos para projetos de infraestrutura. Da implementação de trilhos de alta velocidade à atualização do metrô de Londres, a empresa ajuda a garantir o máximo em benefícios econômicos, ambientais e sociais em cada projeto. 

Setor Região Porte da empresa Parceiro em destaque
Setor público Maidenhead, Inglaterra  3.400 colaboradores  Keytree, uma empresa da Deloitte 
Parceiro em destaque

A Keytree, empresa da Deloitte e membro da SAP AppHaus Network, oferece uma abordagem orientada por design e centrada no ser humano para dar suporte a tudo, desde integração e gerenciamento de dados até inteligência de dados e funções analíticas, ajudando os parceiros a obter o máximo valor de suas tecnologias.

Voltar ao início