Ir para o conteúdo
Imagem de navio de carga transportando frete para um terminal portuário comercial representando o SAP Master Data Governance

Adani: Aumentando a produtividade e a visibilidade com gerenciamento centralizado de dados mestre

Conheça a jornada do Grupo Adani com a SAP

Para diversificar as operações durante uma fase de rápido crescimento, o Grupo Adani decidiu criar uma base para o gerenciamento centralizado de dados em todos os negócios. O conglomerado encontrou o que precisava no aplicativo SAP Master Data Governance no SAP S/4HANA ‒ aumentando a produtividade, a qualidade dos dados e a transparência nos 11 principais negócios e 9 sistemas ERP.

1,6

milhão

de registros depurados e enriquecidos.

180.000

tickets de serviço de dados mestre processados por uma equipe anualmente.

15%‒20%

de melhoria da produtividade no gerenciamento central de dados mestre.

Desafio

Dar suporte à validação e ao aprimoramento de dados regulares em nove ERPs

Com negócios que abrangem a geração de energia renovável e térmica, infraestrutura portuária e logística e operações em aeroportos, o Grupo Adani (Adani) melhora a vida de muitos indianos todos os dias. O conglomerado é o maior operador portuário da Índia e uma das maiores empresas de energia renovável do mundo.

 

Grupo Adani decidiu modernizar a infraestrutura tecnológica e oferecer a cada negócio a própria plataforma ERP dedicada. No entanto, esse esforço gerou um ambiente incompatível com a governança de dados mestre em toda a empresa.

 

Com o projeto “OneData”, a meta do grupo era superar esse desafio, estabelecendo uma estrutura centralizada de governança de dados mestre. O foco desse projeto foi a desativação das ferramentas de criação de dados mestre, a integração de governança de dados ativa e passiva e a criação de uma única fonte de dados mestre.

Solução

Harmonização e enriquecimento de dados mestre

O Grupo Adani esculpiu o único sistema ERP em nove instâncias do aplicativo SAP ERP em execução no SAP HANA. O grupo embarcou no projeto "OneData" para apoiar essa descentralização e continuou a colher os benefícios de dados mestre unificados viabilizando economias de escala e processos de negócios consistentes. O grupo também queria melhorar a qualidade dos dados mestre existentes.

 

Com a ajuda do parceiro IBM da SAP, o Grupo Adani implementou o aplicativo SAP Master Data Governance no SAP S/4HANA em um modelo hub-and-spoke, conectando o sistema de governança de dados mestre com as nove instâncias de ERP. Também implantou o software SAP Data Services e SAP Information Steward para validação e enriquecimento regulares de dados. Os dados mestre suportados pelo software abrangem objetos de dados financeiros, de fornecedor, de serviço, de cliente e de material.

Resultado

Viabilização de práticas comuns de governança de dados mestre e processos em todo o grupo

Equipado com uma estrutura digital que inclui o SAP Master Data Governance no SAP S/4HANA, o SAP Data Services e o SAP Information Steward, o Grupo Adani conta com uma única fonte da verdade baseada em dados mestre de alta qualidade. Esse resultado dá aos colaboradores a visibilidade e os insights necessários para tomar decisões no momento certo com segurança, além de gerar dados de melhor qualidade com validação regular, definição consistente e verificações internas da qualidade desses dados.

 

Os processos de governança de dados do Grupo Adani também são mais eficientes, graças a uma estrutura padronizada com proprietários de dados definidos e distribuição de dados mestre para vários sistemas downstream. Além disso, a experiência geral do usuário é aprimorada com aprovações baseadas em workflows e a capacidade de escalar dados e sistemas da SAP e de terceiros.

Planos futuros

Ampliação do valor dos dados mestre com automação de processos

Como uma extensão deste projeto, a equipe de gerenciamento de dados mestre agora está automatizando o processo para dados mestre de manutenção, como locais funcionais, listas de materiais e listas de tarefas.

 

Para apoiar esses esforços, o Grupo Adani está avaliando o SAP Master Data Governance, enterprise asset management extension by Utopia e o aplicativo SAP Asset Information Workbench by Utopia.

A SAP ajuda o Grupo Adani a operar com mais eficiência

Principais resultados e benefícios

  • Validação e enriquecimento regulares de dados
  • Abordagem integrada para governança ativa e passiva
  • Pontuação de 9,87 de 10 para dados mestre de fornecedor após o processamento da qualidade dos dados
  • Única fonte de dados mestre para sistemas da SAP e de terceiros

Soluções e serviços em destaque

Sobre o Grupo Adani

O Grupo Adani é um conglomerado líder de negócios integrados, cujo foco é valorizar vidas, criar valor sustentável e empoderar a Índia por meio do crescimento com bondade. A organização diversificada compreende sete empresas de capital aberto e criou um portfólio de infraestrutura de transporte e serviços públicos de primeira linha que tem uma presença pan-indiana.

Setor Região Porte da empresa Parceiro
Intersetorial EMEA > 17.000 colaboradores IBM
IBM

A IBM usa metodologias ERP comprovadas para ajudar organizações em todo o mundo a criar roadmaps personalizados que reduzem os custos, aumentam a agilidade e melhoram os resultados. Ela oferece uma abordagem abrangente para clientes que migram soluções e cargas de trabalho críticas da SAP para a nuvem.

Voltar ao início