Ir para o conteúdo
 Turbina eólica

Propósito e Sustentabilidade

O propósito da SAP é ajudar a criar um mundo melhor e melhorar a vida das pessoas com a sustentabilidade no centro dos negócios.

Emissões zero. Desperdício zero. Desigualdade zero.

Nossa responsabilidade

Devemos agir agora para atingir a meta de desperdício zero, emissões zero e desigualdade zero.

De acordo com nosso propósito, o objetivo da SAP é criar impacto econômico, ambiental e social positivo dentro dos limites planetários com foco especial em ação climática, economia circular, responsabilidade social, orientação e relatórios holísticos.

Além de buscar nossas próprias metas, queremos ajudar os clientes a se tornarem mais sustentáveis. Temos um portfólio de soluções de sustentabilidade para ajudar as empresas a incorporar dados e insights operacionais, experimentais e financeiros para impulsionar a sustentabilidade em larga escala. 

Nossa jornada acelerada para o zero

A SAP se compromete a alcançar a meta zero ao longo de nossa cadeia de valor, de acordo com um futuro de 1,5°C em 2030, 20 anos antes do previsto originalmente. 

Nossa contribuição para os ODS das Nações Unidas

Compartilhamos exemplos de como contribuímos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e como ajudamos nossos clientes a promovê-los também.

Relatórios transparentes

Desde 2012, a SAP relatou nosso progresso de uma perspectiva holística, abrangendo o desempenho financeiro e pré-financeiro, bem como o impacto social e ambiental. 

Luka Mucic
Chief Financial Officer, SAP

Permanecemos firmemente comprometidos em liderar pelo exemplo em nossos esforços para administrar os negócios de forma sustentável e relatar nosso progresso. Igualmente importante é compartilhar conhecimento com os clientes e permitir que eles alcancem as próprias metas de sustentabilidade com nosso crescente portfólio de soluções.

Orientação holística e geração de relatórios ESG

Explore como incorporamos impactos econômicos, sociais e ambientais em nossas decisões e práticas de negócios.

Transparência gera confiança

A integração de medidas de desempenho ambiental, social e financeiro – tanto positivas quanto negativas – é fundamental para todos os stakeholders dentro e fora da SAP.

Gestão ambiental e energética

Descubra nossa abordagem de gestão ambiental e energética para alcançar nossas metas. 

Responsabilidade social

Conheça nossas iniciativas de sustentabilidade estendidas, incluindo como conduzimos cadeias de valor socialmente responsáveis, promovemos o respeito aos direitos humanos e criamos impactos sociais positivos.

Ética e conformidade

Descubra como nos esforçamos para empreender negócios com integridade, fazendo a coisa certa e seguindo tanto o espírito quanto o rigor da lei em todos os mercados em que operamos. 

Políticas, códigos e compromissos

Explore nossas políticas e compromissos em empregar e salvaguardar práticas empresariais responsáveis, com base nos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

Zero emissões

A SAP está comprometida em reduzir a pegada de carbono no mundo.

Zero

até 2030

A SAP está comprometida em alcançar a meta zero ao longo de nossa cadeia de valor alinhada com um futuro de 1,5°C em 2030, 20 anos antes do previsto originalmente.Com base em sua jornada de redução de carbono desde 2009, a SAP tornou-se membro da iniciativa Science Based Targets e foi a primeira empresa alemã com uma meta de redução de carbono baseada em ciência para 2050, em 2017. Em 2019, a SAP elevou seu compromisso e adotou uma meta de redução de emissões baseada na ciência de 1,5°C

Em nosso caminho rumo ao zero, o próximo marco intermediário é 2023, quando a SAP pretende ser neutra em carbono em suas próprias operações – dois anos antes do previsto originalmente.

-19%

Emissões reduzidas de carbono

Nossos relatórios mostram que, em 2020, a SAP conseguiu superar em 43% sua meta de emissões líquidas de carbono em 2020, gerando 135 quilotons em vez dos 238 quilotons previstos. Essa tendência continuou em 2021, período em que as emissões de carbono da SAP totalizaram 110 quilotons.


O baixo nível de emissão é consequência da atual pandemia da COVID-19 , bem como da introdução do Compromisso com a flexibilidade, que permite uma combinação mais flexível de trabalho remoto e no local. 

Nosso potencial de descarbonização pode ser amplificado consideravelmente se aprimorarmos nossos esforços ao longo de toda a cadeia de valor. Em 2020, as emissões de carbono somaram 12.300 kt ao longo de toda a cadeia de valor da SAP (incluindo emissões upstream e downstream) em comparação com emissões líquidas de 135 kt para as próprias operações da SAP. Começamos a desenvolver um programa interempresarial envolvendo especialistas de diferentes linhas de negócios para nos prepararmos para nossa transformação zero.


Em nosso caminho para a meta zero, o próximo marco intermediário é 2023, quando a SAP pretende ser neutra em carbono em suas operações. Isso inclui todas as categorias diretas (Escopo 1), indiretas (Escopo 2) e selecionadas de emissões de carbono da cadeia de valor (Escopo 3), como voos de negócios, deslocamento de funcionários e centros de dados externos (instalações alugadas e hyperscalers). 

Para se tornar neutra em carbono nas próprias operações até 2023, a SAP está seguindo uma abordagem de três pilares: 

  • Evitar:sempre que possível, a SAP pretende evitar a criação de gases de efeito estufa. 
  • Reduzir: se as emissões de gases de efeito estufa não puderem ser evitadas, a SAP pretende impulsionar a eficiência e reduzir todos os tipos de emissões, por exemplo, eficiência na criação, operações de data center, carpooling e compartilhamento de carros e e-mobility.
  • Compensar: a SAP ampliou seus modelos de compensação de viagens. Se as emissões de gases de efeito estufa não puderem ser totalmente eliminadas, a SAP pretende reduzi-las por meio de inovações nas áreas de eficiência de criação, operações de data center, carpooling e compartilhamento de carros, bem como e-mobility. 

Integração de ação climática de ponta a ponta

Saiba como a SAP está tomando medidas climáticas, incorporando a sustentabilidade em seu portfólio e seus propósitos, suas estratégias e operações.

Atividade da SAP na COP26, um ponto de virada na história

Obtenha os detalhes sobre a atividade da SAP na COP26, onde a SAP fez vários anúncios ao longo do período, comunicando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

A SAP acelera sua mudança para uma frota de carros sem emissões

A SAP está acelerando sua mudança para uma frota de carros sem emissões em 2025, dobrando seus esforços de sustentabilidade.

Aprimoramento da sustentabilidade com pessoas e tecnologia

Como parte de seu compromisso com a proteção do clima, a SAP acrescentou a meta de plantar 21 milhões de árvores até o final de 2025.

Gerencie sua pegada de carbono

Encontre soluções para ajudar você a entender e reduzir sua pegada de gases do efeito estufa.

Zero desperdício

Ao repensar os processos de negócios em toda a cadeia de suprimentos e valor protegeremos nosso planeta, suas espécies e a prosperidade coletiva.​

Um oceano mais limpo

até 2030

Nossa estratégia de resíduos e água visa reduzir continuamente o impacto da SAP no meio ambiente. Ao promover iniciativas em toda a empresa, nos esforçamos para gerar menos resíduos e reduzir a quantidade de água que usamos nos locais em todo o mundo. Uma abordagem global combinada com metas e iniciativas locais permite otimizar nosso desempenho ambiental. Tomar medidas para reciclar resíduos e economizar água também contribui para o desempenho de nossos negócios. Por meio de iniciativas contínuas nos sites da SAP, reduzimos nossos custos operacionais enquanto engajamosos colaboradores em nossos esforços.


A SAP se comprometeu a lidar com a poluição de plástico, tanto como facilitadora quanto pelo exemplo. Assumimos um compromisso com nossos clientes de lutar por um oceano radicalmente mais limpo até 2030 no Fórum Econômico Mundial em Davos, ao lado da Ellen MacArthur Foundation, World Wildlife Fund e a Global Plastic Action Partnership.

-46% toneladas

Lixo eletrônico reduzido

Nosso lixo elétrico e eletrônico vem de servidores de data center e de equipamentos de TI, incluindo PCs, periféricos e dispositivos móveis. Em vários locais da SAP, cooperamos com parceiros internacionais e locais de descarte de lixo eletrônico para reformar e reciclar nosso lixo eletrônico. 

Essa estreita colaboração nos ajuda a estabelecer relatórios mais diferenciados que nos permite ver com mais precisão que tipo de tratamento de fim de vida foi aplicado aos ativos e dispositivos de TI descartados.

80%

Uso reduzido de papel

Reduzimos o uso de papel em 80% (mais de 66 milhões de páginas) desde 2009, apesar do aumento de 115,3% no número de colaboradores no mesmo período. 

Também continuamos nossa abordagem de contratação sem papel. Ao usar o aplicativo SAP Signature Management by DocuSign, que permite assinaturas eletrônicas, conseguimos reduzir a impressão de contratos em papel em mais de 224.000 páginas em 2020 (2019: cerca de 205.000 páginas – considerando os mesmos tipos de contrato de procurement de 2020).

36%

Consumo reduzido de plásticos

O plástico descartável é um dos maiores contribuintes para o lixo no planeta. Para minimizar o uso diário, a SAP mudou radicalmente seus hábitos e práticas de compra nos últimos dois anos. Uma pandemia global, embalagens dos fabricantes que estavam além do controle da SAP e regulamentações de reciclagem variadas de governos locais foram apenas alguns dos desafios que o projeto enfrentou.

  • A SAP lançou um sistema digital de embalagens de alimentos reutilizáveis para retirada, entrega e conveniência em todos os locais da SAP com cantina na Alemanha e pilotou os dois primeiros quiosques de lanchonetes sem plástico descartável na sede da SAP em Walldorf.
  • Nas unidades da SAP nos Estados Unidos e no Canadá, kits de “Sustentabilidade em trânsito” com utensílios reutilizáveis foram distribuídos entre os colaboradores.
  • A SAP introduziu o app "Too Good to Go" na Alemanha. Por uma pequena taxa, os colaboradores podem pegar as sobras do almoço nas lanchonetes para combater o desperdício de alimentos.
  • Na SAP México, a quantidade de estações de separação de resíduos foi ampliada ainda mais: um código QR em cada lixeira ajuda os colaboradores a separar resíduos de maneira correta.
  • A SAP Filipinas implementou práticas de gestão de resíduos perigosos para garantir manuseio e descarte corretos de materiais perigosos incluídos em baterias, lâmpadas quebradas, eletrônicos, etc.
  • Nos data centers de nossa sede, usamos resfriamento adiabático, além de um circuito fechado de água para minimizar o consumo de água para resfriamento dos racks de servidor. Em nossa sede e em outros locais do escritório, usamos água da chuva e de escoamento para irrigação e banheiros.
  • A SAP escolheu um forte provedor de serviços de descarte: SIMS Lifecycle Service (SLS), que gerencia o resíduo eletrônico de forma segura e sustentável, cuidando da destruição da mídia de dados e maximizando todos os esforços de reutilização, revenda e reciclagem. 

Transição para a reconexão: o que você mudaria com o poder da sustentabilidade?

Ouça Emily Penn, defensora dos oceanos e cofundadora da eXXpedition, compartilhar com o CEO da SAP, Christian Klein, por que os plásticos estão se acumulando em nossos oceanos e como a tecnologia SAP ajuda a identificar sua origem, educar o público e encontrar soluções que impulsionam mudanças duradouras e sustentáveis. 

Extraia valor do resíduo

Encontre soluções para ajudar você a transformar estratégias de Economia Circular em ação.

Zero desigualdade

Como seres humanos responsáveis pelo progresso social, devemos não só abraçar, mas também conectar e cruzar nossas diversas experiências para construir uma sociedade inclusiva na qual todos prosperem.

Direitos humanos

A SAP tem o compromisso de respeitar e promover os direitos humanos em todas as nossas operações, cadeia de suprimentos estendida e ciclo de vida do produto. 

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social é a base do crescimento econômico e o mecanismo do impacto sustentável.

Força de trabalho qualificada

Todos merecem a oportunidade de aprender habilidades que possibilitem o sucesso no mundo digital.

Saúde e bem-estar

Empresas líderes começam com pessoas saudáveis e uma cultura de cuidado.

Diversidade e inclusão

Criar uma cultura diversificada e inclusiva nos torna uma empresa melhor, ao promover a inovação, aprimorar a experiência de trabalho e viabilizar nosso sucesso em um mundo em constante transformação. 

Responsabilidade Social Corporativa

A SAP está oferecendo oportunidades para todas as pessoas por meio da inclusão digital com a ajuda de nosso talento, tecnologia e parcerias estratégicas.

SAP e a University of the People: Eduque os líderes de amanhã

A SAP fez parceria com a University of the People para fornecer 100 bolsas de estudo a refugiados e jovens desabrigados em todo o mundo. 

Como obter direitos humanos diretamente nos negócios

Para o Dia dos Direitos Humanos, saiba como a SAP desempenha seu papel para promover os direitos humanos em todas as operações, na cadeia de suprimentos e nos ciclos de vida do produto.

Estenda suas iniciativas de sustentabilidade

Desenvolva práticas éticas e ambientalmente responsáveis em processos de ponta a ponta.

Prêmios e reconhecimento

Principais pontuações em DJSI e Carbon Disclosure Project

A SAP recebeu um lugar na prestigiosa lista CDP A, que anuncia as mais de 300 empresas que lideram o caminho para um futuro mais sustentável. Essa classificação vem apenas algumas semanas depois de a SAP ser nomeada líder no setor de software nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pelo 15º ano consecutivo.

Reconhecimento dos passos da SAP para enfrentar desafios sociais e climáticos

Neste artigo, saiba por que os esforços da SAP para enfrentar desafios climáticos e sociais foram reconhecidos por muitas das organizações mais confiáveis de sustentabilidade empresarial.

Premiada com o Selo Terra Carta pelo compromisso com a sustentabilidade

A SAP faz parte de um grupo inaugural de 44 empresas premiadas com o Selo Terra Carta. O selo é concedido a empresas líderes do setor com roadmaps de transição confiáveis para alcançar a meta zero até 2050 ou antes, sustentados por métricas científicas globalmente reconhecidas.

Talvez você também tenha interesse em…

Objetivos de desenvolvimento sustentável

A SAP tem o compromisso de apoiar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Saiba em quais objetivos nos concentramos e como estamos fazendo a diferença.

Notícias sobre sustentabilidade

Receba as últimas notícias e informações da SAP relacionadas a sustentabilidade. Mais do que apenas comunicados à imprensa, você encontrará artigos detalhados sobre tendências de negócios e tecnologia, blogs de especialistas e formadores de opinião da SAP e muito mais.

Comunidade SAP para sustentabilidade

Participe da conversa sobre a criação de um mundo mais equitativo e sustentável.

Conecte-se conosco

Voltar ao início