Ir para o conteúdo
Diversidade de talentos trabalhando juntos na SAP

Diversidade e inclusão

Na SAP, nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é fundamental para o nosso sucesso.

Diversidade e inclusão na SAP

Somos uma organização global com colaboradores de mais de 150 nacionalidades, onde todas as pessoas devem se sentir à vontade para serem autênticas para que nossa empresa tenha o máximo desempenho. 

A SAP tem o compromisso de ser uma das empresas de software mais inclusiva e com mais diversidade de pessoas talentosas do mundo. Promovemos proativamente a diversidade, a inclusão e a justiça social e trabalhamos para garantir que nossa força de trabalho reflita a paridade de gênero e a demografia de todas as regiões onde operamos. Nós nos empenhamos para garantir que todas as etapas do ciclo de vida das pessoas sejam inclusivas para viabilizar o sucesso dos colaboradores, manter a responsabilidade da liderança e criar diversidade no ecossistema – internamente e entre nossos parceiros e clientes.

Cultura inclusiva

Permitir que a liderança assumam a responsabilidade pela criação e manutenção de uma organização e uma cultura mais inclusiva e reconhecer a liderança que são modelos.

Ecossistema diversificado

Usar tecnologia de inclusão para garantir que nossas ferramentas sejam acessíveis e contribuir para um ecossistema de tecnologia diverso e inclusivo.

Jornadas de carreira inclusivas

Garantindo que todas as etapas da jornada dos colaboradores incluam todas as pessoas com esforços para atrair, reter e motivar um conjunto diversificado de talentos. 

Cultura inclusiva

Para prosperar como uma Empresa Inteligente, precisamos de uma cultura inclusiva que empodere as pessoas a dar o melhor de si, permita que as várias vozes da SAP criem um senso maior de comunidade e promova a responsabilidade pela inclusão e colaboração. 

Nosso compromisso com a inclusão

Reconhecemos que todas as pessoas na SAP contribuem para nossa diversidade, independentemente de gênero, idade, orientação sexual, nacionalidade, etc. Para alavancar nossa diversidade coletiva, estamos criando estruturas e processos inclusivos para incentivar comportamentos que apoiem o crescimento e o desenvolvimento de todas as pessoas. Uma equipe com diversidade de talentos é mais eficaz no atendimento às necessidades de clientes e parceiros globais da SAP, e a cultura inclusiva reúne pessoas para promover a inovação.

Todos os colaboradores têm um papel a desempenhar na criação e manutenção de uma cultura inclusiva

Os líderes são responsabilizados por contratações e comportamentos inclusivos, e estamos comprometidos em buscar incansavelmente nossa meta de aumentar a porcentagem de mulheres em cargos executivos ou de liderança, além de alcançar total paridade de gênero em todos os níveis. Por meio de novas estruturas, materiais de capacitação, treinamento de liderança inclusiva e um modelo de responsabilidade para líderes, nossos líderes são multiplicadores de força quando se trata de recursos inclusivos.

Fundamentos, interesses ou preocupações comuns se conectam e influenciam a cultura e o sucesso

Os grupos de redes de colaboradores (ENGs) incluem a Rede das mulheres de negócios, Pride@SAP, Rede dos colaboradores negros, Cultures@SAP e Latinos@SAP. Os membros são os agentes de mudança que indicam o caminho para garantir que a SAP seja um lugar onde todos possam ser verdadeiros no trabalho e para alavancar nossa diversidade como catalisador da inovação.

Quatro motivos pelos quais os ENGs são essenciais para sua empresa

Os grupos de redes de colaboradores da SAP são mais do que o suporte. Nos EUA, o colíder do Pride@SAP, Chad Minnick, explica como os ENGs educam, defendem e mudam políticas.

Homenageando líderes e pioneiros do patrimônio hispânico

As "estrelas" hispânicas muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem. A SAP reconhece que talentos incríveis merecem maior valorização e celebração. 

Diversidade em tecnologia: Rede de colaboradores negros na SAP

A Rede de colaboradores negros promove uma cultura que adota soluções possíveis, que cultiva a conscientização e a inclusão de colaboradores, priorizando o recrutamento, reforçando a retenção, fornecendo orientação e empoderando a mobilidade ascendente.

Rede de mulheres de negócios da SAP define o caminho na alta tecnologia

Saiba como a Rede de mulheres de negócios cresceu para 13.000 membros e 61 comitês.

Ecossistema diversificado

Um ecossistema rico e diversificado impulsiona a inovação e nos permite atender
melhor nossos clientes. Usaremos tecnologia para inclusão, garantiremos que
nossas ferramentas sejam acessíveis e desenvolveremos um ecossistema de
tecnologia diversificado e inclusivo em toda a cadeia de suprimentos com fornecedores diversos para melhorar a experiência do consumidor. 

Acessibilidade de produtos SAP

Acessibilidade significa histórias individuais. Todas as pessoas têm habilidades únicas e a capacidade única de contribuir. Na SAP, temos orgulho de dizer que fazer nosso software trabalhar para mais pessoas tem sido e continua sendo nossa prioridade. Tornamos a acessibilidade real com design e desenvolvimento: recursos de acessibilidade, requisitos de acessibilidade bem definidos e processos são as chaves para tornar nossos produtos mais acessíveis.

 

Saiba mais sobre acessibilidade e experiência do usuário

 

Sobre acessibilidade

Acessibilidade significa possibilidade para todas as pessoas, incluindo pessoas com necessidades especiais, acessarem e usarem produtos de tecnologia e informação. De uma força de trabalho com mais de um bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo (de acordo com a Organização Mundial da Saúde), muitas pessoas precisam de tecnologias acessíveis.

 

As empresas estão cada vez mais cientes das necessidades que as pessoas têm de tecnologias acessíveis para contribuir no ambiente de trabalho. A acessibilidade tem importância social e econômica para a empresa.

A SAP se orgulha da diversidade da sua força de trabalho. Para promover uma cultura global de inclusão, estamos empenhados em respeitar e proteger os direitos humanos ao longo de todo o ciclo de vida de nossos produtos e serviços: do design ao desenvolvimento e uso. Assim, nossos produtos estão cada vez mais orientados pelas Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0 Nível AA, incluídas na Seção 508 dos EUA, e EN 301 549 harmonizada, incluindo WCAG 2.1 Nível AA.

 

Veja o compromisso da SAP com os direitos humanos

 

Informações sobre produtos

As opções para alto contraste, o suporte a ferramentas assistivas, como leitores de tela ou reconhecimento de fala, são apenas alguns exemplos de recursos de acessibilidade da SAP. Para fácil interoperabilidade, é levado em conta o suporte à acessibilidade dos dispositivos. Sistemas operacionais, navegadores e ferramentas assistivas são testados quanto à disponibilidade e ao suporte à padrões comuns.

 

Agora, nossos recursos de acessibilidade estão incorporados a conjuntos de controle e bibliotecas das principais tecnologias de IU da SAP, como o SAP UI5.

 

  • Documentos de status de acessibilidade da SAP: Os "Documentos de status de acessibilidade da SAP" informam sobre recursos de acessibilidade específicos do produto. Em particular, eles descrevem o ambiente de teste e relatam o status atual de padrões, diretrizes e requisitos. Esses documentos estão disponíveis como VPAT® US para clientes nos EUA, e como VPAT® EN 301 549 para clientes na Alemanha e internacionais. 

Para solicitações, entre em contato com seu executivo de contas da SAP ou conosco em accessibility@sap.com.

  • Personalização e customização: Muitas vezes, os recursos de acessibilidade integrados estão prontos para uso. No entanto, os usuários com deficiências específicas podem solicitar outras opções de personalização, ou alguns parâmetros precisam ser configurados para habilitar os recursos corretos. 

A documentação do usuário final contém informações como atalhos do teclado, opções de personalização relativas a cores, contrastes e tamanhos de fonte, bem como alternativas de acessibilidade. 

 

Visite o SAP Help Portal para obter mais informações. Como administrador, verifique o SAP Note 1139953 para opções de personalização. 

 

Nossas atividades

Nosso objetivo é que todas as pessoas, principalmente pessoas com deficiência, possam usar o software da SAP. A acessibilidade é um princípio norteador no processo de desenvolvimento da SAP e implementada nas políticas e nos padrões de design do software. Além disso, a acessibilidade é solidamente refletida em nossos processos de garantia de qualidade. Mantendo-se sempre atualizados, os produtos da SAP cumprem os mais recentes padrões do setor, como o "Accessible Rich Internet Application" (ARIA).

 

Como membro ativo dos grupos de trabalho de diretrizes de acessibilidade do W3C e WCAG do W3C, a SAP contribui para um suporte mais fácil e otimizado de aplicativos acessíveis baseados em navegador.

 

O Centro de competência de acessibilidade da SAP em Walldorf, Alemanha, cria padrões internos para desenvolvimento, documentação e testes de acessibilidade, oferece consultoria e treinamento para desenvolvedores e serve como contato direto com o cliente para todas as questões relacionadas à acessibilidade.

 

Fale conosco

 

A acessibilidade é um tema amplo. Os clientes podem ter perguntas gerais sobre os recursos de acessibilidade de um produto específico da SAP, ou os administradores e usuários podem enfrentar problemas específicos.

 

Entre em contato conosco accessibility@sap.com.

 

Para comunicar um incidente relacionado a um recurso de acessibilidade, leia o SAP Note 1473897 e use o SAP ONE Support Launchpad.

Fornecedores Diversos

A SAP compromete-se a incentivar um ecossistema com diversidade de parceiros e clientes e a promover padrões para fornecedores diversos. Definimos metas para diversos fornecedores e usamos o SAP Ariba para incentivar a contratação com foco em fornecedores diversos no ecossistema da SAP. Trabalhamos em estreita colaboração com o escritório de procurement da SAP e a equipe de desenvolvimento do SAP Ariba para incorporar requisitos de acessibilidade aos processos.

Soluções de diversidade, equidade e inclusão

A crescente importância da diversidade e da inclusão exige que as empresas valorizem uma cultura inclusiva. As soluções SAP SuccessFactors são um componente-chave de uma estratégia de RH mais equitativa e inclusiva na qual as pessoas mais talentosas podem prosperar.

 

Saiba mais sobre como as soluções SAP SuccessFactors ajudam com a diversidade e inclusão

 

Como fazer com que a diversidade e a inclusão façam parte do DNA de sua empresa

Empresas que incorporam diversidade e inclusão ao DNA observam melhor produtividade, inovação, satisfação do cliente e resultados financeiros.

Negócios além das tendências na SAP

Na economia digital de hoje, eliminar tendências é fundamental para inovação, satisfação do cliente e engajamento dos colaboradores. Neste vídeo, a SAP mostra com orgulho "Os aspectos dos negócios além das tendências"
.

Como parar as tendências de contratação

Confiar cegamente em tudo é sempre um erro, e ainda mais quando o RH depende da inteligência artificial (IA) para contratar pessoas. Com a explosão global, é importante entender como tratar as tendências de contratação e, ao mesmo tempo, aproveitar ao máximo as mais recentes tecnologias de RH.

Jornadas de carreira inclusivas

Na SAP, oferecemos aos colaboradores um ambiente em que a singularidade é valorizada, e as expectativas de crescimento e desenvolvimento são transparentes. Eis o que estamos fazendo para garantir que todas as etapas da jornada do colaborador sejam inclusivas para atrair, reter e motivar um conjunto diversificado de talentos.

Nosso objetivo é ser a empresa de software mais inclusiva do planeta. Para atrair pessoas talentosas de todas as áreas, oferecemos programas de estágios direcionados e cooperativos. Também avaliamos constantemente os canais de sourcing para expandir nossa busca por pessoas criativas, inteligentes e talentosas. Estamos aumentando nosso programa Autism at Work e investindo na construção de relacionamentos em eventos como #WomenWhoRock, porque sabemos que o talento vem de todas as formas e entendemos que a diversidade de nossos colaboradores é um ingrediente essencial para estimular a inovação.  

Estamos empenhados em garantir práticas de contratação justas e transparentes. Um programa que usamos para contratar talentos de diversas áreas de conhecimento é o Project Propel, uma parceria entre a SAP e a Historically Black Colleges and Universities (HBCUs), em que a SAP ensina seu software a estudantes de graduação e de MBA. Outro é o nosso programa SAP Autism at Work, que nos permite contratar e promover a inclusão do autismo. Ajustando os processos de recrutamento, ajudamos a eliminar as barreiras na entrada de candidatos com autismo. 

A SAP visa processos de promoção transparentes e claramente comunicados, pois desenvolvemos planos de ação rápidos para os melhores desempenhos, coletamos e analisamos dados para identificar lacunas de progressão e tendências de estabilidade de carreira e implantamos tecnologia para incentivar a comunicação inclusiva e o feedback entre colaboradores e gerentes. Nosso objetivo é alcançar a mesma proporção de promoção para homens e mulheres e criar oportunidades e visibilidade para mulheres com alto potencial na SAP. Estamos progredindo em nosso objetivo de contar com 30% de mulheres em liderança (WiL) até 2022. 

A SAP investe em desenvolvimento de carreira direcionada para acelerar a diversidade de talentos, usando mapas de habilidades para garantir que o desenvolvimento de carreira esteja alinhado e direcionado às necessidades futuras de habilidades. Também estamos criando uma estrutura para que nossos grupos de redes de colaboradores proporcionem oportunidades para minorias sub-representadas adquirirem habilidades essenciais. A SAP também usa uma ferramenta de mentoria para habilitar e incentivar mentoria inclusiva em cinco gerações de colaboradores.

Renovação de certificação EDGE

A SAP renovou a certificação do padrão global de EDGE (Economic Dividends for Gender Equality), que reconhece nosso compromisso estratégico de criar um ambiente de trabalho com igualdade de gênero que beneficia colaboradores, clientes e parceiros.

Autism at Work

Lançado em 2013, a SAP foi a pioneira global de tecnologia a criar um programa para apoiar as habilidades exclusivas de pessoas com autismo.

O primeiro passo para igualdade de gênero foi a licença paternidade

Saiba como a SAP impulsiona a inclusão, com flexibilidade e licença parental, entre outros benefícios para os novos pais. 

Esclarecendo mitos geracionais: inteligência entre gerações na SAP

Há diversos mitos em torno das atitudes de diferentes gerações. Neste blog, Annice Joseph separa fato da ficção.

Contratando trabalhadores autistas

A CBS News destacou a neurodiversidade em tecnologia e apresentou o programa Autism at Work da SAP.

Nativos digitais que conduzem o sucesso do cliente

Saiba mais sobre os graduados do SAP Academy for Sales que ajudam os clientes a traçar sua jornada para a Empresa Inteligente.

Série na web do SAP Latin America Women Forward

Essa série na web em quatro partes apresentará entrevistas com mulheres inovadoras em carreira, educação, liderança e economia. 

Women Forward MeetUp: Encontro entre Adriana Aroulho e Cristina Palmaka sobre igualdade de gênero

No Dia Internacional da Mulher, Adriana Aroulho e Cristina Palmaka compartilham seus pensamentos sobre como as mulheres e a sociedade podem progredir em um mundo pós-pandêmico por meio da igualdade de gênero.

SAP Women Forward Webseries - Episódio 1: O sonho de uma mulher muda o mundo.

Neste episódio da websérie SAP Women Forward, trazemos Nina Silva, executiva de TI, fundadora do Black Money Movement, e Duilia de Mello, astrônoma brasileira que colabora com a NASA em uma conversa transformadora sobre equidade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia e Matemática.

Episódio 2: Princípios para o empoderamento das mulheres

No segundo episódio da websérie "SAP Women Forward", reunimos Carolina
Angarita Barrientos, especialista em Transformação Digital e Humana, e autora
do livro "La Magía Sí Existe", e Raquel Bernal, professora economista da  Universidade dos Andes na Colômbia e doutora em Economia pela Universidade
de Nova Iorque, em uma conversa chave sobre igualdade de gênero, liderança
feminina e empoderamento.

Episódio 4: A transformação social inicia com a educação

No quarto e último episódio da websérie SAP Women Forward reunimos Nina Silva - executivade TI e sócia fundadora do Movimento Dinheiro Negro - e Cibele Racy -educadora brasileira eleita como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo - em umaconversa que é vital para um futuro melhor: educação transformadora.

Women Forward Cast

Esta série de podcasts conta com mulheres brasileiras que atuam em áreas historicamente ocupadas por homens debatendo sobre equidade de gênero, diversidade e representatividade.

Buscando a sustentabilidade com a liderança feminina

Veja depoimentos de grandes profissionais do mercado latino americano sobre como tornar um mundo mais igualitário e poderá acessar conteúdos exclusivos sobre equidade de gênero, inclusão social e sustentabilidade.

Talvez você também tenha interesse em…

Relatório integrado da SAP

O relatório integrado da SAP mostra como a diversidade e a inclusão se integram aos nossos principais negócios, apresentando nosso desempenho financeiro e não financeiro em um relatório integrado para oferecer mais insights sobre nosso desempenho geral. 

Saúde e bem-estar na SAP

Contando com o engajamento e a ação objetiva da diversidade da força de trabalho, a SAP trabalha continuamente para proporcionar uma excelente experiência aos colaboradores. A equipe global de saúde e bem-estar promove a saúde e o apoio à cultura do local de trabalho.

Igualdade para todas as pessoas

Na SAP, adotamos e incentivamos diferentes perspectivas e acreditamos que somos fortalecidos com nossa combinação única de cultura, raça, etnia, idade, gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, capacidade física ou mental e situações de vida e trabalho.

Voltar ao início