Skip to Content
Previous

 

 


Dê o primeiro passo

1. Conheça o SAPUI5

2. Experimente-o

3. Crie excelentes apps

O que é SAPUI5?

 

O SAPUI5 é uma tecnologia de IU que fornece tudo o que é necessário para criar apps Web prontos para empresas. Ele é fornecido com todas as principais plataformas SAP, mas também pode ser usado fora do ecossistema da SAP, porque uma grande parte do SAPUI5 foi obtida com o OpenUI5.

Conheça o SAPUI5/OpenUI5 e saiba como criar apps Web da mais alta qualidade.

Next

Conheça o SAPUI5

O SAPUI5 tem como base os seguintes princípios:

Kit de ferramentas prontas para empresas

O SAPUI5 é fornecido com todos os recursos necessários para cobrir as necessidades de aplicativos mais atuais, com níveis de padrões altos o suficiente para serem entregues nas soluções padrão da SAP.

Conceitos avançados de desenvolvimento

O núcleo do SAPUI5 oferece uma base sólida que simplifica o desenvolvimento, gerenciando nos bastidores diversos aspectos do desenvolvimento moderno. Ele é fornecido com suporte interno a conceitos arquitetônicos, como MVC, manipulação de mensagens,  vinculação de dados, encaminhamento e muito mais.

Controles de IU repletos de recursos

Estão incluídos mais de 400 controles de IU no SAPUI5, de elementos básicos a padrões complexos de IU. Você pode usá-los imediatamente ou estendê-los e ajustá-los, de acordo com suas necessidades.

Experiência do usuário consistente

Os aplicativos SAPUI5 se beneficiam de uma linguagem de design consistente e padrões predefinidos de experiência do usuário em todos os recursos de frontend. Use um tema predefinido ou o designer de temas da IU para criar o seu.

IU adaptável a qualquer tamanho

Não se preocupe com as especificações do dispositivo – os aplicativos SAPUI5 são executados em smartphones, tablets e PCs. Os controles de IU se adaptam automaticamente aos recursos de cada dispositivo e tiram o máximo de proveito dos bens imóveis disponíveis.

Simples de usar

Familiarizado com padrões Web comuns e JavaScript? Então, vai ser superfácil dar os primeiros passos no SAPUI5. Faça dos modelos de app prontos um ponto de partida para o desenvolvimento de apps. Eles incluem funcionalidades e testes genéricos de aplicativos que podem ser facilmente estendidos com a funcionalidade personalizada, se necessário.

Previous
Blogs
Perguntas

Pergunte à comunidade SAPUI5

Procure respostas. Publique suas perguntas. Compartilhe seu conhecimento.
Next
image
Tem perguntas ou comentários? Fale conosco

O que há nos bastidores

Previous

O SAPUI5 é uma tecnologia de IU cliente baseada em JavaScript, CSS e HTML5.

Os apps desenvolvidos com o SAPUI5 são executados em navegadores de qualquer dispositivo (celular, tablet ou PC).

Quando os usuários acessam um app SAPUI5, uma solicitação é enviada ao respectivo servidor para carregar o aplicativo no navegador. A exibição acessa as bibliotecas pertinentes. Geralmente, o modelo também é instanciado e os dados empresariais são obtidos no banco de dados.

Dependendo do ambiente no qual o SAPUI5 é usado, as bibliotecas ou os seus aplicativos podem ser armazenados, por exemplo, em um SAP NetWeaver Application Server ou SAP HANA Cloud Platform, e os dados empresariais podem ser acessados, por exemplo, usando o modelo OData por meio de um SAP Gateway.

Next

Matriz resumida

Recursos Detalhes
Acessibilidade
Em uma abordagem permanente, os controles do SAPUI5 devem estar em conformidade com vários padrões de produto, como suporte ao leitor de tela, temas de alto contraste e
manipulação de teclado.
Cache busting de aplicativo

O Cache busting de aplicativo (abreviado como AppCacheBuster) é semelhante ao Cache busting, mas é usado para recursos do aplicativo.

O SAPUI5 oferece suporte ao Cache busting de aplicativo apenas no SAP NetWeaver AS para ABAP.

Modelos de app
Os modelos de app incorporam as recomendações mais recentes da SAP e podem ser usados como ponto de partida para o desenvolvimento de apps, de acordo com as diretrizes de design do SAP Fiori. Eles incluem funcionalidades e testes genéricos de aplicativos que podem ser facilmente estendidos com a funcionalidade personalizada, se necessário.
Cache busting

Um cache busting permite que o SAPUI5 notifique o navegador para atualizar os recursos somente quando os recursos do SAPUI5 forem alterados. Desde que não sejam alterados, os recursos podem ser sempre obtidos no cache do navegador.

O SAPUI5 dá suporte ao conceito de cache busting para servidores Java e ABAP e para o SAP HANA Cloud Platform. Não há suporte ao conceito de cache busting no SAP HANA XS.

Componente
Os componentes são partes reutilizáveis independentes usados nos aplicativos SAPUI5.
Controles

Os controles são usados para definir a aparência e o comportamento das áreas da tela.

Estão incluídos mais de 200 controles de IU no SAPUI5, de elementos básicos a padrões complexos de IU.

Tipos
de vinculação

O SAPUI5 oferece suporte a três tipos diferentes de vinculação: vinculação de propriedade, de agregação e de elemento.
Vinculação de dados

A vinculação de dados é usada para vincular duas fontes de dados ou de informações para mantê-las em sincronia: todas as alterações feitas em uma fonte de dados são refletidas na outra.

O SAPUI5 oferece suporte à vinculação com OData, JSON, XML e outros formatos de dados.

Descritor
O descritor foi inspirado no conceito de Manifesto de aplicativo Web introduzido pela W3C e fornece um local central de fácil acesso e legível por máquina para armazenar metadados associados a um aplicativo, componente de aplicativo ou biblioteca.
Adaptação ao dispositivo
O SAPUI5 oferece suporte a várias funções para adaptar-se a sistemas operacionais e dispositivos.
Extensibilidade
Você pode estender um app SAPUI5 de acordo com suas necessidades específicas. Por exemplo, estenda ou substitua exibições e controladores ou altere o texto específico
do idioma.
Fragmento
Fragmentos são partes leves da IU (subárvores da IU) que podem ser reutilizadas, definidas de modo similar às exibições, mas não têm qualquer controlador ou outro
código de comportamento. O SAPUI5 fornece fragmentos XML, HTML e JS.
Flexibilidade
O SAPUI5 fornece gerenciamento central de IU e mensagens do servidor.
Gerenciamento de mensagens
O SAP Web IDE depende da infraestrutura do HANA Cloud Platform na autenticação e conectividade segura com diferentes sistemas ou outros componentes. O SAP Web IDE pode usar qualquer provedor de identidade (IdP), inclusive IdPs definidos pelo cliente, ou usar o conector do SAP HANA Cloud na conexão segura com sistemas locais
Servidor de simulação
O servidor de simulação fornece serviços e dados simulados. Ele aceita dados gerados aleatoriamente com base nos metadados do serviço, assim como dados
simulados fornecidos nos arquivos JSON.
Modelo

Um modelo no SAPUI5 contém dados e fornece métodos para recuperar dados do banco de dados e para definir e atualizar dados.

O SAPUI5 fornece os seguintes modelos predefinidos: OData, JSON, XML e modelo de recurso. Também é possível criar uma implementação de modelo personalizado
para fontes de dados que ainda não são cobertas pela estrutura ou são específicos ao domínio.

 
Modelo-Exibição-
Controlador
O conceito Modelo-Exibição-Controlador (MVC) é usado no SAPUI5 para separar a representação de informações da interação com o usuário.    
Gerenciamento de
modularização e dependência
A estrutura do SAPUI5 tem suporte interno para modularizar aplicativos JavaScript gerais.    
Navegação O SAPUI5 oferece navegação baseada em hash que permite criar apps de página única, em que a navegação é feita
alterando o hash.
 
Avaliação do desempenho O SAPUI5 contém ferramentas para avaliar o desempenho de um app.  
Manipulação de recursos A manipulação de recursos no SAPUI5 está dividida em partes, como lado cliente e lado servidor. As duas partes são complementares e não são dependentes uma da outra.  
Suporte da Direita para a esquerda O SAPUI5 oferece suporte à direcionalidade Direita para a esquerda (RTL). Quando habilitada, a direção da página geral é definida como RTL e todo o
conteúdo do SAPUI5 é exibido no modo RTL. Os controles e conteúdo escritos automaticamente devem ser testados separadamente.
 
Padrão de encaminhamento
O SAPUI5 fornece os seguintes tipos de padrão: padrões codificados, encaminhamento com parâmetro obrigatório, encaminhamento com parâmetro opcional, encaminhamento com parâmetro de consulta e parâmetro "rest as string"  
Ferramentas de suporte O SAPUI5 apresenta várias ferramentas de suporte diferentes que ajudam na solução de qualquer problema.    
Modelagem

O SAPUI5 oferece suporte à modelagem HTML e XML.

O conceito de modelagem HTML no SAPUI5 permite vincular texto a propriedades no modelo. Se a propriedade no
modelo mudar, o texto será devidamente atualizado.

O conceito de modelagem XML permite usar a exibição XML como um modelo. Esse modelo é transformado por um pré-processador XML
no nível de fonte, o XML DOM, no tempo de execução pouco antes de uma árvore de controle do SAPUI5 ser criada a partir da fonte XML.

 
Teste O SAPUI5 fornece várias opções de teste, como testes de unidade e de integração e o servidor de simulação.  
Localização de texto Os conceitos de estrutura para localização de texto no SAPUI5 estão alinhados com os conceitos gerais da plataforma Java.
 
Temas O SAPUI5 permite criar e usar diferentes designs visuais, chamados temas, que podem ser usados e alternados de imediato, assim, o mesmo aplicativo
pode ter uma aparência bem diferente, dependendo da preferência de design ou necessidades de acessibilidade do usuário.
 
Adaptação de IU Consulte flexibilidade  
Exibições A exibição no SAPUI5 é responsável por definir e renderizar a IU.  Os seguintes tipos de exibição predefinidos são aceitos pelo SAPUI5: XML, JSON, JS e HTML  

Experimente agora!

SAPUI5 no SAP HANA Cloud Platform

Registre-se para o SAP HANA Cloud Platform, edição do desenvolvedor, gratuito, e obtenha uma instância de avaliação do SAP Web IDE, nosso ambiente de desenvolvimento recomendado para SAPUI5. Use-o para criar seus primeiros apps SAPUI5 e teste a plataforma na rede global em nuvem da SAP.

Totalmente gratuito apenas para uso do desenvolvedor.

SAPUI5 da Rede de entrega de conteúdo (CDN)

Há uma rede de servidores distribuídos que fornece automaticamente o SAPUI5 a partir do local mais próximo ao usuário. Isto permite simplesmente carregar o SAPUI5 em seu app, consultando:

Há uma lista de todas as versões on-line disponíveis para você consultar.
Caso ainda não esteja claro o modo como isso funciona, veja este exemplo simples para usar o CDN.

Versão de código aberto, OpenUI5

Obtenha o OpenUI5, versão de código aberto do SAPUI5. Ele é fornecido gratuitamente na licença do Apache 2.0 no GitHub.

Faça o download do OpenUI5 Runtime estável mais recente, o SDK do OpenUI5 que contém toda a documentação, ou acesse a página de download para mais opções.

Ajude-nos a tornar o OpenUI5 ainda melhor.
  • Encontrou um bug? Relate-o!
  • Deseja contribuir para a correção de um bug ou alguns novos recursos? Melhor ainda!

Leia e confira como contribuir no OpenUI5.

Back to top